Armazenar alimentos na geladeira: alimentos para não refrigerar

Muitas vezes, a geladeira contém alimentos que seria melhor deixar no armário da cozinha. Compilamos uma lista para você saber quais alimentos não devemos refrigerar

Normalmente, ao comprar alimentos, deve-se colocá-los na geladeira. Armazenar alimentos na geladeira é uma das melhores maneiras de evitar que esses alimentos se estraguem.

No entanto, existem certos alimentos que não devem ser colocados em um local frio, pois as temperaturas extremas podem descolorir os alimentos ou acelerar sua deterioração. Esta lista mostrará quais alimentos devem ser mantidos fora da geladeira e por quê.

 

 

Alimentos que não devem ser refrigerados

 

 

Muitas vezes, a geladeira contém alimentos que seria melhor deixar no armário da cozinha. Compilamos uma lista para você saber como armazenar alimentos na geladeira.

 

 

1. Pão

 

 

Pão. Fonte: seriouseats

 

 

Colocar pães na geladeira é um erro muito comum. As donas de casa fazem isso para preservar a maciez dos produtos assados. No entanto, o aumento da umidade dentro do refrigerador estimula o crescimento de fungos.

Além disso, em um espaço fechado, o pão absorve perfeitamente os odores dos produtos vizinhos. Assim, o uso de pão para livrar a geladeira do cheiro desagradável é até baseado nessa propriedade.

 

 

2. Cebola

 

 

Depois de ficarem na geladeira por um tempo, as cebolas mofarão. Assim, uma das razões pelas quais não é recomendável armazenar cebolas com casca em sacos plásticos na geladeira é o fato de que precisam de ar para armazenamento por longo prazo.

Mas quanto às cebolas descascadas, ao contrário, é melhor armazená-las em recipientes que podem ser lacrados no refrigerador.

 

 

3. Abacate

 

 

No caso do abacate, vale a pena usar a geladeira se a fruta estiver madura e você não for comê-la logo após a compra. Mas se o abacate ainda estiver verde, deixe-o amadurecer em uma tigela de frutas em sua mesa.

 

 

4. Tomates

 

 

Tomates. Fonte: food.unl

 

 

Por causa do ar frio na geladeira, os tomates perdem o cheiro e o sabor. A estrutura muda, o tomate se solta como resultado da destruição das membranas celulares.

Assim, para evitar que os tomates percam o sabor, a cor e o cheiro, devem ser armazenados à temperatura ambiente.

 

 

5. Mel

 

 

Não adianta guardar o mel na geladeira, pois é um produto natural e, se estiver em um pote bem enrolado, vai durar para sempre. Além disso, em baixas temperaturas, o mel se transforma em açúcar mais rápido e fica muito duro.

 

 

6. Melancia

 

 

Como nossos avós armazenavam melancias antes? Isso mesmo, embaixo do armário. E nós aconselhamos você a fazer isso. Do contrário, a melancia perderá mais substâncias que contêm betacaroteno, ou seja, a vitamina A, que é tão benéfica para a saúde. No entanto, se a melancia for cortada, cubra-a com filme plástico antes de colocá-la na geladeira.

 

 

 

 

7. Abóbora

 

 

As abóboras são armazenadas melhor em um local escuro e bem ventilado.

 

 

8. Manjericão

 

 

Manjericão. Fonte: medicalnewstoday

 

 

Curiosamente, o manjericão vai murchar mais rápido na geladeira do que se você o colocar em um copo d’água e cuidar dele como um vaso de flores.

Além disso, tem a capacidade de absorver os odores de outros produtos que estão próximos uns dos outros na mesma prateleira. Mas para armazenamento a longo prazo, pique-o bem e congele na geladeira.

 

 

  • Confira também: Alface em 15 benefícios: tipos e como consumir, com 8 receitas fáceis de fazer

 

 

9. Ketchup

 

 

Mesmo para uma embalagem aberta de ketchup, você não precisa se preocupar. Pois todos os aditivos usados ​​para fazer o ketchup evitam que ele se estrague por muito tempo.

 

 

10. Atum enlatado

 

 

O atum fica mais saboroso quando aberto em temperatura ambiente. Tudo é pensado com antecedência e nos mínimos detalhes: a preservação para isso é para que possa ser guardado fora da geladeira.

 

 

11. Pepinos

 

 

Os pepinos, como a maioria dos produtos da lista acima, são armazenados melhor em temperatura ambiente. Certamente não por uma semana inteira, mas pelo menos alguns dias com certeza.

 

 

12. Maçãs

 

 

Maçã. Fonte: bbc

 

 

Armazena-se as maçãs em temperatura ambiente por 1 a 2 semanas. Se você comê-las com frequência, não precisará de uma geladeira.

 

 

Related Post

 

 

13. Peras

 

 

Nem todo mundo sabe, mas as peras amadurecem melhor quando já foram arrancadas da árvore. Isso as torna mais macias e suculentas mais rápido. Portanto, é melhor colocá-los na geladeira após o amadurecimento para armazenamento de longo prazo.

 

 

14. Berinjela

 

 

Guarde esses vegetais longe da luz solar direta em temperatura ambiente, pois as berinjelas são sensíveis a baixas temperaturas. Mas se a temperatura cair abaixo de + 10 ° C, a berinjela perde seus nutrientes e propriedades benéficas, além de ficar mole.

 

 

15. Vinagre

 

 

 

Vinagre. Fonte: thespruceeats

 

 

O vinagre é uma espécie de tempero e, como a maioria deles, não necessita de baixas temperaturas. Tudo por causa das substâncias ácidas contidas no vinagre.

 

 

  • Veja também: Banana-da-terra: benefícios, receitas e principais usos da casca

 

 

16. Salame

 

 

Como você sabe, o salame é um tipo de linguiça defumada feita com carne seca retirada do mesmo animal ou de diferentes animais. Historicamente, o salame é popular, pois pode ser armazenado em temperatura ambiente por até 30-40 dias após o corte.

 

 

17. Batata

 

 

Para guardar as batatas, é melhor escolher um local escuro e fresco na cozinha. No frio, o amido de batata é convertido em açúcar.

Assim, se os tubérculos estiverem a uma temperatura abaixo de +3 graus, a glicose que aparece neles adicionará um sabor excessivamente doce às batatas e não permitirá que retenham sua forma durante o tratamento térmico.

Além disso, durante a fervura, os carcinógenos aparecerão nos tubérculos congelados.

 

 

18. Conhaque

 

 

Na geladeira, o conhaque pode alterar o sabor e o cheiro. A temperatura ideal de armazenamento para esta bebida é de 12 graus. Mas o conhaque pode ser guardado em local escuro e à temperatura ambiente de cerca de 20 graus, caso não seja possível colocar as garrafas em local fresco.

 

 

19. Chocolate

 

 

Chocolate. Fonte: Pixabay

 

 

Acredita-se que em temperaturas frias o chocolate durará mais tempo e manterá seu sabor. Mas o frio congela a umidade do chocolate, resultando em uma camada branca. Isso não prejudica a qualidade da doçura de forma alguma, mas o sabor torna-se menos intenso.

Assim, o melhor lugar para armazenar seu chocolate é em um local fresco e escuro. E deve ser colocado na geladeira somente se for necessário dar ao chocolate derretido a sua forma original.

 

 

20. Azeite

 

 

O azeite de oliva, junto com o óleo vegetal, geralmente pode ser encontrado na geladeira. No entanto, o armazenamento refrigerado é prejudicial para a consistência do azeite.

Assim, com o armazenamento de longo prazo, o sabor torna-se amargo e. Mas é melhor mantê-lo no armário da cozinha com mantimentos e temperos.

 

 

  • Veja também: Vitamina A para a mulher: importante elemento de beleza e saúde

 

 

21. Cenouras

 

 

Deve-se armazenar as cenouras, assim como as batatas, em local fresco e sem iluminação. As baixas temperaturas moldam as cenouras e assim elas estragam mais rápido.

Além disso, todo o sabor e valor nutricional do produto serão perdidos. Pois na geladeira, as cenouras podem ficar aguadas devido ao excesso de umidade.

 

 

Armazenar alimentos na geladeira: regras

 

 

Existem algumas regras gerais para armazenar alimentos na geladeira, veja quais são:

  • Primeiramente, não coloque alimentos quentes na geladeira;
  • Feche bem a porta para evitar perda de temperatura e superaquecimento do refrigerador;
  • Além disso, se você tiver um refrigerador com sistema no frost, também deve descongelá-lo completamente (junto com o freezer) pelo menos uma vez por ano;
  • Realize auditoria dos produtos semanalmente, descartando os produtos fora do prazo, podres e azedos;
  • Por fim, após a revisão, limpe a geladeira com um pano com sabão para eliminar odores e bactérias nocivas.

 

 

Armazenar alimentos na geladeira: prazo de validade dos produtos

 

 

Nem todos os produtos possuem embalagens com as datas de vencimento indicadas. Portanto, você precisa conhecer essas informações com antecedência para poder planejar adequadamente suas compras e estoques.

Os padrões de armazenamento, mesmo para produtos semelhantes, diferem, por exemplo, para molhos: a maionese (devido ao seu conteúdo de gordura) pode ser armazenada com segurança por um mês, mas o ketchup aberto em uma semana começará a liberar toxinas.

Então qual o período que a comida pode ser armazenada na geladeira?

  • Carne crua – até 5 dias;
  • Peixes – até 2 dias;
  • Carne pronta – 1-2 dias;
  • Salsicha, presunto – uma semana;
  • Carne cozida – 4 dias;
  • Ovos – uma semana;
  • Queijo – 21 dias;
  • Manteiga – mês;
  • Leite, leite condensado – 5 dias;
  • Frutas e vegetais – até 3 semanas;
  • Folhas verdes – 1-2 dias.

Mas deve-se congelar a maior parte dos alimentos, o que aumenta significativamente sua vida útil.

 

 

Como armazenar alimentos na geladeira: distribuição

 

 

Geladeira. Fonte: timesofindia

 

 

Cada prateleira, como um reino separado, tem sua própria temperatura e se destina a uma lista específica de itens comestíveis.

Sabendo como armazenar alimentos na geladeira, você vai economizar espaço, eletricidade (quanto mais entupida, mais energia elétrica consome) e dinheiro, pois haverá menos alimentos estragados e descartados.

A prateleira ao lado do freezer é a mais fria, especialmente sob a parede da geladeira. É preferível guardar aqui produtos perecíveis: lacticínios, enchidos fatiados e queijo.

Assim, a mesma prateleira garante o correto armazenamento dos alimentos na geladeira: carne crua e peixe, somente se for cozinhá-los em 24 horas.

Guardamos os vegetais em gavetas bem no fundo. Nós os separamos em sacos especiais, porque alguns vegetais emitem substâncias que afetam a segurança de outros.

Mas quanto à porta, aqui a temperatura muda constantemente – quando a geladeira está aberta, os produtos localizados na porta estão em temperatura ambiente. Assim, quando a geladeira fica fechada por muito tempo, a temperatura de toda a geladeira se iguala.

Portanto, as regras para guardar alimentos na geladeira são: guardamos molhos, marinadas, óleos vegetais na porta.

Handreza Hayran: Handreza Hayran é pernambucana e adora descobrir os segredos do mundo, pois acredita na fonte inesgotável da sabedoria. Atualmente é redatora nos sites Mil Dicas de Mãe, Portal do Dog e editora do site Foco e Fama

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais