Casa de praia: O guia completo para você comprar ou alugar

Confira as melhores dicas para comprar ou alugar uma casa na praia.

Você quer desintoxicar de notícias ruins e fazer uma bela viagem com amigos ou família? Confira agora as melhores dicas para você escolher entre comprar ou alugar uma casa na praia.

- Continue depois da Publicidade -

Imagine acordar, abrir as janelas e dar de cara com o mar.

Quando quiser se refrescar, dar alguns passos e a água mais relaxante do mundo estar a sua espera.

Enfim, esses são apenas alguns dos confortos que uma casa na praia pode proporcionar.

Cresce o número de indivíduos que procuram por casa na praia, ainda mais nesse período de pandemia em que o isolamento imperativo. Seja para comprar ou alugar casa de praia, fato é que muitas dúvidas surgem a respeito desse assunto.

Dessa forma, vamos aprender tudo sobre casa na praia, os custos de manutenção, aplicativos para comprar e alugar casas na praia e como transformar sua casa em um santuário para famílias com crianças.

 

- Continue depois da Publicidade -

Fonte: Pexels

- Continue depois da Publicidade -

Comprar ou alugar casa de praia: qual a melhor opção?

 

Ambas as opções oferecem vantagens e desvantagens. Vamos começar analisando o aluguel de uma casa na praia.

 

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Aluguel de casa na praia

 

Vantagens: a possibilidade de diversificação é, sem dúvidas, uma das principais vantagens em alugar uma casa na praia. Dessa maneira, ao alugar uma casa na praia você poderá escolher diferentes destinos, sem ficar preso a um único local.

Além disso, o aluguel permite fazer pesquisas de preço e de custo-benefício, permitindo ao sujeito alugar a casa mais agradável e que melhor se encaixa em seu orçamento.

O custo para alugar é, a curto prazo, muito menor que o custo para comprar uma casa na praia. Como resultado, poderá usufruir tranquilamente durante os dias combinados.

Desvantagens: Um dos maiores riscos ao alugar uma casa na praia é a possibilidade de ser um cavalo de Troia, ou seja, um presente falso. Já que pode alugar uma casa na praia pela Internet, mas, chegando ao local, a realidade diferir daquela prometida.

Outro ‘porém’ é com relação ao distanciamento dessa casa de outras localidades. Por isso, é fundamental saber a localidade da casa e a acessibilidade a outros recursos (como supermercado ou farmácia).

Esses dois problemas são ocasionados por um problema ainda maior – o alto custo dos aluguéis.

Assim, muitas famílias, por terem o orçamento restrito, acabam sendo forçadas a alugarem casas na praia que não atendem aos seus requisitos básicos devido as questões financeiras.

Por isso, fazer pesquisas e considerar diferentes destinos de viagem é crucial para evitar cair em quaisquer dessas armadilhas.

 

Foto: Reprodução Pinterest

 

Compra de casa na praia

 

Vantagens: Vamos começar pela maior vantagem em comprar quaisquer bem – a posse da propriedade, portanto, a liberdade para geri-la como desejar.

Assim sendo, ao comprar uma casa na praia poderá decorá-la, reformá-la e deixá-la com a cara de sua família. Será livre para personalizar, terá  liberdade e privacidade que um imóvel alugado não pode assegurar.

Além disso, ao comprar uma casa na praia está realizando um investimento, aplicando seu dinheiro em algo que lhe trará conforto, lazer e, quem sabe, retorno financeiro futuro.

Você também poderá alugar sua casa na praia, quando não estiver usando, assim, ele poderá pagar seus custos e até gerar rendo para a família.

Ao comprar uma casa na praia sempre terá um destino certo para realizar as viagens de fim de ano, feriado entre outras. Se você tem crianças isso poderá facilitar sua rotina, no caso das férias por exemplo.

Lembramos ainda, que muitas pessoas gostam da estabilidade e de saber que estão indo para um lugar familiar. Por isso, ter o próprio imóvel é uma excelente forma de garantir isto.

 

Foto: Reprodução Pinterest

 

Desvantagens: Uma das maiores desvantagens que as pessoas consideram são os custos. De fato, além do investimento inicial (que é alto para a maioria das famílias), uma casa na praia gera diversos gastos posteriores com a manutenção.

Não é apenas comprar a casa e deixá-la abandonada até as próximas férias.

Outra desvantagem é a chamada “imobilização”. Por ser um investimento alto, pode ser que encontre dificuldades caso deseje revender a casa.

Além disso, não gera lucros.

A priori, se for deixar a casa fechada, apenas para uso familiar nas férias, ela não trará nenhuma rentabilidade. Nesse sentido, o que muitas pessoas fazem é disponibilizar a casa para aluguel, por meio de aplicativos, a fim de ganhar alguma renda extra com o imóvel.

Por fim, o último ponto negativo que vale ressaltar são as viagens sempre para um mesmo lugar. Se for uma pessoa que gosta de viajar para lugares diferentes, com novos ares, não compensa comprar uma casa na praia.

 

Custos de manutenção ao comprar uma casa na praia

 

Imagem sobre os custos de manutenção ao comprar uma casa na praia.
Fonte: Imagem do acervo do site Canva.

 

Imóveis geram gastos. Isto é, usufruindo a casa ou não, os gastos virão.

O principal gasto que conhecemos sobre qualquer imóvel são os impostos. Mesmo que tenha uma casa na praia apenas para uso da família aos finais de ano, as tarifas serão pagas normalmente.

Além dessas tarifas obrigatórias, não podem ser esquecidos os gastos recorrentes de manutenção da própria casa (como limpeza, uma parede que danificou a estrutura, etc).

Os gastos fixos são, primeiramente, o famoso IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, que inclusive é destaque por ser mais alto em áreas litorâneas.

Diversos fatores corroboram para que o IPTU de uma casa na praia seja mais elevado do que das casas comuns. A localidade e a proximidade com o mar é um deles.

Fora o IPTU, existem os gastos com água, energia, serviços de jardinagem e piscina (caso a casa possua), condomínio e seguro (especialmente as casas que irão ficar isoladas boa parte do ano, é importante ter um serviço de seguro).

Esses são os gastos fixos, mas é claro que, para quem tem uma casa na praia, é fundamental possuir uma reserva para caso um imprevisto aconteça. Dessa forma, é importante estar preparado, pois, comprar uma casa na praia é um investimento alto e, se não for cauteloso, pode perder muito dinheiro.

 

Foto: Reprodução Pinterest

 

Principais comodidades oferecidas por uma casa na praia

 

Seja para comprar ou para alugar, uma casa na praia oferece inúmeras comodidades às pessoas.

Pode passar um tempo com os amigos, com a família ou ainda ter aquelas relaxantes férias “sabáticas”, longe de quaisquer estresse e agitação.

Essa é a primeira grande comodidade – a paz. Casas na praia costumam ficar isoladas.

Dessa forma, é possível relaxar e entrar em contato com a natureza. É um ótimo tratamento terapêutico.

 

 

A segunda comodidade é a privacidade. Em uma casa da praia você terá liberdade para acordar e ir direto para a água, por exemplo. Não há necessidade de se preocupar com etiquetas, com os olhares e julgamentos dos vizinhos.

Outra comodidade reside na liberdade. Se quiser descasar, tem espaço de sobra para isso.

Entretanto, se for você for alguém mais animado e quiser fazer uma confraternização com os amigos, pode utilizar a casa na praia para tal finalidade.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Repare que ainda estamos falando das comodidades para a sua saúde e seu bem-estar, que vai além dos demais benefícios.

Falando em benefícios financeiros, para quem deseja um cantinho fixo para viajar, ter sua própria casa na praia pode ser bastante econômico.

 

Foto: Reprodução Pinterest

 

Família com crianças: diversão garantida X obrigação de ir sempre ao mesmo lugar

 

Quando se tem crianças na família, toda decisão deve ser tomada com maior cautela.

Decidir por comprar ou alugar uma casa na praia deve ser palavra final dos pais e responsáveis. Certamente, é sempre bom ouvir e considerar a opinião dos pequenos.

Porém, há questões financeiras e burocráticas que uma criança ainda não possui maturidade para compreender.

Assim, é muito arriscado decidir algo dessa magnitude baseado unicamente na opinião das crianças.

 

 

Com relação ao dilema, diversão X ir sempre ao mesmo lugar, não há resposta ideal. Sem dúvida, depende de cada família e do seu entendimento acerca do que é diversão.

Para algumas famílias, diversão é conhecer muitos lugares, com outras pessoas, provar comidas com sabores distintos. Ao passo que, em outras famílias, diversão é sentar todos reunidos, contar histórias, tocar o violão. Neste último caso, comprar uma casa na praia pode ser muito bem-vindo.

Apenas você saberá responder essa pergunta. Ir sempre ao mesmo lugar também pode ser muito divertido.

 

 

Casa na praia: ideal para quem quer ter seu santuário

 

Passamos o ano todo atarefados, sob muito estresse e pressão. Durante toda a semana acordamos cedo, trabalhamos por longas horas e escutamos bronca do chefe.

Em casa, as responsabilidades continuam. Levar as crianças na escola, nas atividades extracurriculares, fazer o dever de casa, preparar a apresentação de semana que vem, etc.

Ao chegar no final de ano precisamos de calmaria, um lugar que transmita paz, tranquilidade e que permita reforçar os laços familiares.

Uma casa na praia pode ser um verdadeiro santuário. Um local para reconexão.

Reconexão com a família, com os filhos, consigo mesmo. É um local que permite meditar, apreciar a natureza e acalmar os ânimos.

Para muitas pessoas, uma casa na praia pode ser um local extremamente espiritual e também de cura.

 

 

 

Quais são as atrações conhecidas perto da casa na praia?

 

Esse é um elemento que a pessoa deve se atentar, independente de comprar ou alugar uma casa na praia.

Conhecer quais as atrações e quais os recursos estão próximos àquela casa na praia.

Se for uma casa muito afastada, no mínimo, você precisa se preparar de maneira adequada, como levar alimentos em abundância.

Rodoviária, aeroporto, postos de combustível, hospitais ou supermercados são serviços básicos que precisam ser observados.

Sem dúvida, atrações extras dependerão do gosto de cada família. Dessa maneira, não há estabelecimentos fixos que toda redondeza de casa na praia precisa ter. Há grandes variações entre uma praia e outra.

Há restaurantes? Está localizada próximo a cidades ou centrinhos para compras e diversão? Desta forma, será importante que a casa na praia esteja perto de atividades que você e sua família gostem de fazer, assim em dia de chuva, por exemplo, vocês terão outras alternativas.

 

Apartamento na praia é um bom investimento?

 

Imagem de apartamentos a beira mar.
Fonte: Imagem do acervo do site Canva.

 

Nas mãos de um bom investidor, todo investimento pode ser bom. Portanto, apartamento na praia também pode ser um bom investimento, a depender da forma que for gerenciado.

Além de permitir aumentar o patrimônio da família (diversificando os investimentos) e ter um lugar garantido para as férias, você pode explorar o apartamento com o intuito de obter lucros.

É bastante comum que donos de apartamento na praia utilizem o imóvel para a locação. Assim, você pode usar os lucros para suprir os gastos de manutenção do próprio apartamento.

Desse modo, em períodos de alta temporada o lucro é maior ainda. E um detalhe: quanto menor o tempo da locação, maior será o lucro relativo.

Por quê?

Alugar para uma família passar um mês, por exemplo, dá menos dinheiro do que alugar para 10 pessoas diferentes para a realização de festas, no mesmo período.

Isso porque o “pacote família” vem com um certo desconto. Alugar diariamente é ainda mais vantajoso.

 

 

Melhores aplicativos para comprar e alugar casas na praia

 

Há diversos aplicativos que podem ser utilizados para comprar e/ou alugar casas na praia. Nesse sentido, é importante explorar vários deles, fazer pesquisas de preço e observar o que cada casa tem a oferecer de melhor.

Portanto, confira os principais aplicativos do mercado:

  • Airbnb;
  • Temporada Livre;
  • Booking.com;
  • Quinto Andar;
  • Zap Aluguel;
  • Trip Advisor;
  • 9Flats.com.

 

Principais dicas para comprar um apartamento ou casa na praia

 

Imagem de mansão com piscina a beira mar.
Fonte: Imagem do acervo do site Canva.

 

Algumas dicas podem ser muito bem-vindas antes de comprar um apartamento na praia. Vamos a elas:

  • Conheça seu orçamento: saiba quanto tem disponível para o investimento inicial. Não se esqueça de considerar um dinheiro extra para eventuais gastos.
  • Faça pesquisa de mercado: após saber quanto poderá gastar, pode começar a procurar sua casa ou apartamento na praia. Considere diferentes localidades, filtre aquelas que atende suas expectativas e veja se cabe no seu orçamento. Visite o local para não cair em ciladas, pesquise sobre os donos do imóvel.
  • Busque um profissional para negociações: se você não compreende da área, procure um corretor para negociar e avaliar o negócio por você.
  • Dê prioridade para um imóvel regularizado para evitar problemas no futuro.

 

 

Conclusão

 

Ter um espacinho na praia para o seu descanso pode mudar a vida de qualquer ser humano.

Alugando ou comprando, o mais essencial é passar por essa experiência. Por isso, conheça seu orçamento, as limitações financeiras e veja quais das duas possibilidades estão realmente ao seu alcance.

A casa na praia é um verdadeiro santuário, atende a diferentes gostos e com diferentes objetivos.

A tranquilidade e paisagens paradisíacas estão garantidas.

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes