Investir em imóveis para alugar vale a pena? Saiba as melhores opções

Imóveis foram sempre considerados um investimento, mas qual foi o cenário de investimentos em imóveis em 2020? Qual a previsão para 2021?

- Continue depois da Publicidade -

Frente à eclosão da pandemia acarretada pelo novo Coronavírus, as rotinas de vida, de trabalho, de estudos mudaram completamente. Diante desse cenário surge a pergunta: ainda vale a pena investir em imóveis?

E não apenas isso, o mundo inteiro está experimentando um jeito diferente de viver, além de lidar com problemas que afetam  os planejamentos para o futuro. E cada decisão deve ser bem avaliada.

 

O mercado imobiliário em 2020

 

Ao longo desse ano, o mercado imobiliário tem sofrido muitas mudanças, uma vez que a venda de imóveis também caiu em alguns momentos. Desse modo, muitas casas e apartamentos tiveram seus preços despencados. Isso significa que, principalmente para pessoas que podem pagar esses valores à vista, o mercado está cheio de oportunidades. Assim, é um ótimo momento para comprar imóveis.

Em abril, o mercado  experimentou impactos no ramo imobiliário com a queda de 28% dos preços de imóveis à venda. Isso devido  à especificidade do mês, que foi o primeiro período com o maior impacto em decorrência da quarentena. Em vista disso, abril também apresentou 65% de queda nas vendas de imóveis em relação ao mês de março, o que de fato não era esperado e nem querido pelas empresas e profissionais desse ramo de negócios.

- Continue depois da Publicidade -

Como consequência dessa queda, alguns tipo de imóveis, como apartamentos e casas, estão sendo vendidos a preços muito inferiores do que o costume, além de muitos descontos.

Em contrapartida, um assunto que está bastante em alta neste mercado, e, a tendência é que cresça mais, é a respeito do aluguel de imóveis. Desta forma, destacamos alguns pontos a respeito desse assunto para que você possa entrar em contato com algumas ideias, ter uma visão um tanto mais ampla do tema, e se for o caso, analisar melhor se vale realmente a pena investir em imóveis para aluguel ou não.

- Continue depois da Publicidade -

Agora confira as  projeções para o setor imobiliário em 2021.

 

 

 

Investir em imóveis para locação

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Investir em imóveis
Investir em imóveis: aluguel de imóvel vale a pena?

 

Recentemente foi feito um levantamento pelo MelhorTaxa (comprador de créditos imobiliários), a respeito das taxas bancárias. Pesquisa que revelou o valor das taxas entre 6,75%  a  8,10%  ao ano.

A taxa Selic (a taxa que representa os juros básicos da economia brasileira e influencia todas as taxas praticadas no território nacional), está em menor nível da história, cerca de 2% ao ano. Sendo assim, os juros do mercado de imóveis consequentemente vêm caindo também.

Enquanto o mercado de imóveis está prejudicado para vendas, a oferta de imóveis para aluguel, ao invés disso, tem crescido e aumentado bastante. Cabe destacar que quantidade e qualidade dessas ofertas melhorou muito.

Portanto, nesse sentido, investir em compra de imóveis para locação é uma boa opção a ser considerada.

Se antes, muito alguns recomendavam deixar o dinheiro aplicado em bancos, hoje pode-se dizer que a rentabilidade tende a ser maior a partir do aluguel de imóveis, isto é, quando se tem um imóvel alugado.

 

 

Investimento em imóveis

 

investir em imóveis
investir em imóveis: casa de luxo

 

Você também pode gostar!

De cara, para se ter imóveis para investir em aluguéis, é necessário adquirir esse imóvel. Para isso, o interessante é acompanhar o comportamento de preços médios de venda, e esses preços geralmente variam de cidade para cidade, de estado para estado.

No mês de agosto, o Índice FipeZap (índice responsável por lançar a média de preços para vendas de imóveis residenciais em 50 cidades do país), teve um comportamento superior ao esperado pelo IPCA/IBGE para o mês, que era uma alta de +0,18%, ao passo que o Índice FipeZap apresentou alta nominal de +0,37%.

Portanto, é ideal acompanhar com bastante frequência os preços do mercado imobiliário. Visto que é a partir da avaliação desses valores, é que poderá se saber o momento com melhores tendências para tais compras.

 

 

Aluguel e rentabilidade

 

Se você está pensando em comprar um imóvel com finalidade de alugá-lo e obter essa renda mensal, é necessário saber se vale a pena comprar esse imóvel. Um jeito interessante de descobrir os riscos, assim como os pontos positivos, é através do cálculo da razão entre o preço médio de locação e o preço médio de venda desse imóvel (rental yield).

Por exemplo, esse cálculo de retorno médio proporcionado pelo aluguel de uma residência (medido pelo Índice FipeZap) no mês de julho fechou em 4,82%, que foi superior em 0,20% dos últimos 12 meses.

Ao longo desse período, é nítido que o investimento nesse ramo é bastante rentável. É, então,  uma ótima oportunidade de termos mais segurança de retorno.

No mês de setembro também teve alta nos preços médios de locação em comparação aos 12 meses anteriores. A alta real de 1,78% fica nítida com a amostragem de cidades do Brasil. Segue lista dos preços médios de locação de algumas dessas cidades:

– Recife: +7,25%
– Curitiba: +7,04%
– Belo Horizonte: +6,65%
– Florianópolis: +6,48%
– Brasília: +6,25%
– Porto Alegre: +5,86%
– Goiânia: +5,55%
– São Paulo: +5,27%

Em resumo: vale ou não vale a pena investir em imóveis?

 

Mesmo que, com os argumentos dados até então, pareça “fácil” chegar a uma conclusão, isso irá de acordo com o perfil da pessoa que quer investir no mercado de imóveis.

As informações percentuais sinalizam que o mercado está propício para esse tipo de investimento. Apesar disso, é importante  pesquisar exaustivamente antes de dar qualquer passo. O que parece um tanto óbvio, mas até o óbvio precisa ser dito.

A Internet é ótima em dar ferramentas bastante úteis no quesito de pesquisa sobre determinados assuntos. Para o mercado imobiliário não é diferente. Ela  permite que possam ser feitas comparações de todos os tipos. Além disso possibilita cálculos de gastos e lucros, e demais análises para serem feitas antes de um investimento.

Dessa forma, use e abuse dessas ferramentas, e lembre-se, qualquer decisão deve ser tomada com muita calma. Alguns economistas aconselham  dar um bom sinal na parcela de entrada. Se isso não for possível, uma boa opção é escolher imóveis que não irão comprometer a renda da pessoa.

Alertamos ainda para a questão dos juros e taxas em caso de apartamentos comprados na planta. Uma vez que o cenário instável da economia brasileira, pode acarretar alta de juros e portanto aumentar, as vezes, fora do previsto, o valor das parcelas.

Lembramos ainda, que após a quitação do imóvel é possível trocá-lo. Assim o imóvel já estará em condição de valorização e pode fazer parte do pagamento de uma próxima aquisição, trazendo vantagens consideráveis na negociação.

Por fim, veja também: Comprar apartamento na planta vale a pena? E tudo sobre Leilões, com vantagens e desvantagens.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes