Joias de segunda mão: a novidade do mercado de luxo

Com um crescimento exponencial, as joias chegam ao setor de secondhand de luxo com tudo! Confira detalhes e entenda como vender as suas!

Fonte: Divulgação / Orit

E é claro que o Brasil não ficaria de fora desse crescimento, afinal, entre os primeiros seis meses dos anos de 2020 e 2021 a abertura de estabelecimentos que vendem itens de segunda mão aumentou em 48,8% – maior número em seis anos, segundo o Sebrae.

Dessa maneira, uma das empresas brasileiras que atuam no ramo de secondhand de é a Orit, que compra e vende joias e relógios. Em seguida, confira todos os detalhes sobre este mercado, além de entender como vender suas joias!

Depois das bolsas e acessórios, agora o mercado de itens de segunda mão de luxo investe em joias 

Fonte: Instagram @orit.joia

Após a pandemia, um dos sentimentos que mais se propagam na sociedade é o de repensar a forma como nos relacionamos com o mundo.

Como consequência, o hábito de compra e vendas de artigos de itens de segunda mão de luxo começou no ramo de bolsas e acessórios, mas, agora, a chegou ao setor de joias!

Isso se comprova ao mostrarmos os dados de análise de varejo da GlobalData, que estima que o valor movimentado dentro do segmento de secondhand passará de US$ 24 milhões em 2019, para US$ 51 milhões, em 2025, ou seja, um aumento de 112,5%.

  • Logo depois, leia Joias coloridas que despertam leveza e alegria na tendência dopamina

Related Post

Quem são os responsáveis por essa mudança?

Segundo dados da empresa de consultoria norte-americana Boston Consulting Group, a (nascidos entre 1995 e 2015) são os grandes responsáveis por essa mudança. 

Afinal, eles estão mais atentos às questões do meio ambiente, além de também terem sidos essenciais para acabar com o preconceito sobre o hábito de comprar em brechós.

Fonte: Instagram @orit.joia

Dessa maneira, além da Gen Z, a mesma consultoria indica que os canais digitais também foram fundamentais para a mudança do paradigma. Por isso, caso queira entrar para o mundo de secondhand, invista nas redes sociais e no atendimento online.

A análise da Orit no mercado de joias de segunda mão

Fonte: Instagram @orit.joia

Para entender um pouco sobre o mercado de joias de segunda mão, é preciso saber que há companhias especializadas em analisar, comprar, vender e, também, preservar esses objetos.


“O mundo, de forma geral, vem repensando muito a forma de consumir e isso inclui as joias e relógios. Existia um preconceito há alguns anos sobre essas peças, mas isso foi se diluindo conforme as pessoas passaram a entender mais sobre a qualidade, durabilidade e beleza dos produtos secondhand, que reúnem o melhor em um preço muito mais acessível.

Além disso, há produtos que deixaram de ser fabricados, por exemplo, e se tornaram obras raras – temos inclusive alguns deles em nossas vitrines e loja online”, comenta Giovanna Landi, Gerente de Produtos da Orit.

Atualmente, a Orit é uma companhia especializada em compra e venda de joias e relógios e possui duas lojas físicas em São Paulo, além de realizar atendimentos e vendas online.

Como faço para vender minhas joias?

Fonte: Instagram @orit.joia

Como é um mercado novo para diversos setores e que está chegando com tudo, uma das grandes questões da população é: “Como faço para vender minhas joias?”

“Nossos avaliadores oferecem o serviço de pré-avaliação por WhatsApp e a negociação é finalizada presencialmente em uma de nossas duas lojas localizadas nos Shoppings Ibirapuera e Pátio Higienópolis. A proposta sendo aceita pelo cliente, o pagamento é feito no ato e à vista”, explica Giovanna.

Fonte: Instagram @orit.joia

Quando necessário, elas são higienizadas e recebem um certificado de garantia e originalidade, emitido pelos avaliadores. Vale lembrar que entre eles, muitos são gemólogos e possuem certificação Gia – Instituto Gemológos da América, a mais importante instituição certificadora de diamantes e pedras preciosas.   

“Após todo esse processo a peça é disponibilizada para venda, sendo uma excelente opção para quem busca um bom negócio nos mais elevados níveis de segurança e qualidade. Temos um estoque composto por peças únicas adquiridas de coleções particulares”, finaliza Giovanna. 

  • Logo após, veja Joias de proteção: amuletos que trazem sorte e boas energias são tendência

Sobre a Orit


A Orit é uma marca jovem que traz em seu DNA a expertise de três gerações que atuam há mais de 63 anos no mercado de avaliação, compra e venda de joias e relógios de luxo secondhand (seminovos).

Com infraestrutura diferenciada e um time de especialistas formado por avaliadores experientes que garantem a melhor opção para quem quer vender e comprar joias e relógios em todo o Brasil. 

Thamyres Barbosa: Estudante de Letras na UFRJ, apaixonada por literatura, por moda e pelo mundo.