Harley-Davidson do Brasil indica técnicas de pilotagem em marcha lenta

Além das dicas da Harley-Davidson do Brasil, confira o que é marcha lenta, se faz bem ou mal para o veículo pilotar dessa forma e o que você pode fazer para evitar futuros problemas quando dirigir assim

Fonte: Divulgação Harley-Davidson do Brasil

Conte-nos, você coloca os pés no chão para manter o equilíbrio quando está pilotando sua motocicleta devagar? Isso é normalmente feito quando há a necessidade de estar em velocidade de marcha lenta (ou simplesmente marcha lenta).

Quer mudar isso? Você pode aprender a manter os pés para cima quando em ritmo de caminhada, pois a Harley-Davidson do Brasil trouxe algumas dicas de pilotagem muito especiais sobre isso para o Fashion Bubbles. Além disso, no conteúdo a seguir tem a explicação do que é marcha lenta, se é bom ou ruim dirigir dessa forma e também o que fazer para evitar futuros problemas quando há a necessidade de pilotar assim. Confira!



O que é marcha lenta?


Fonte: Instagram @harleydavidsondobrasil

A marcha lenta ocorre quando um veículo, sem estar em movimento, se encontra com o motor funcionando. Isso geralmente ocorre no trânsito, quando os motoristas são parados no sinal vermelho, por exemplo. Em síntese, entende-se por marcha lenta a velocidade mais baixa que o motor opera.


Dirigir com a marcha lenta é bom ou ruim?


Fonte: Instagram @harleydavidsondobrasil/ @eparrillacreates

  • Logo depois, confira Carro usado: 7 dicas matadoras na hora da compra

Na verdade, essa resposta depende muito. Afinal, andar em marcha lenta é necessário às vezes. Você pode querer aquecer a motocicleta antes de dar uma volta, por exemplo. E isso não é necessariamente ruim. Mas uma motocicleta deixada em marcha lenta por muito tempo pode acarretar problemas.

Quando a marcha lenta é usada, a motocicleta não funciona em temperatura ideal. Assim, o ar e combustível que entram no motor não queimam como deveria. E o que não é queimado se torna excesso. Que, por sua vez, fica depositado nos componentes do motor e do escapamento.

Tais contaminantes vão cada vez mais se acumulando. Isso então pode restringir os fluxos de ar. Até mesmo, se quebrarem, danificar os componentes internamente.

Existem óleos de motor modernos que possuem aditivos para ajudar na remoção de acúmulos, mas não são essenciais para acúmulos excessivos. Por isso é ideal evitar a marcha lenta por longos períodos, quando possível.

Essa não é a única razão pela qual você deve evitar longos períodos de inatividade. Afinal, quando a sua motocicleta está em marcha lenta, há o desperdício de gasolina. Com isso, também a produção de emissões, poluindo o ar.

No vídeo abaixo, entenda como funciona o carburador, principal componente mecânico do sistema de alimentação de um motor de combustão interna.


  • Em seguida, veja também Jet Ski – O guia completo para se divertir com segurança



É melhor deixar a motocicleta em marcha lenta ou desligada?


Fonte: Instagram @harleydavidsondobrasil

Se for preciso deixar a sua motocicleta por um minuto ou mais, a melhor opção seria desligá-la. Você pode considerar isso uma regra. Desligue o seu veículo quando for deixá-lo por mais de um minuto e ligue-o novamente quanto retornar.

Related Post

Ao fazer isso você está ajudando na melhora da vida útil do seu motor. Além do que, a prática ajudará na economia de dinheiro no futuro.



As dicas de pilotagem em marcha lenta da Harley-Davidson do Brasil


Fonte: Divulgação Harley-Davidson do Brasil

A marcha lenta, por vezes, é indispensável. Afinal, é normal parar a motocicleta no sinal vermelho, esperar enquanto estacionam do lado de fora de uma empresa ou residência, ou de outra forma deixa o motor funcionando sem o veículo estar em movimento.

Por isso a Harley-Davidson do Brasil, que trata de modo muito frequente o assunto segurança na pilotagem, resolveu compartilhar algumas dicas sobre pilotagem em marcha lenta. Com a prática de tais, você conseguirá manter seus pés para cima enquanto estiver enfrentando o tráfego em ritmo de caminhada, ou mais devagar ainda.


  • Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Confira as dicas


  • Recorra à sua “zona de atrito” para possibilitar que sua moto se mova em ritmo de caminhada. Segundo a Motorcycle Safety Foundation (MSF), zona de atrito é “a área do movimento da alavanca da embreagem que começa no ponto em que a embreagem começa a transmitir potência para a roda traseira e termina pouco antes de a embreagem ficar totalmente engatada”. Ou seja, zona de atrito é a faixa em que a embreagem patina, a transmissão agarra e uma potência parcial é transmitida para a toda traseira;
  • Seja equivalente quanto ao uso da sua zona de atrito com o acelerador e o freio traseiro para manter a velocidade que deseja: você precisa somente de um leve arrasto no freio traseiro;
  • Olhe para frente e fique concentrado em manter a firmeza e a suavidade;
  • Recorra ao freio traseiro para gerir sua velocidade;

Como regular a marcha lenta da moto?




Sobre a empresa


“Harley-Davidson, Inc. é a empresa controladora da Harley-Davidson Motor Company e da Harley-Davidson Financial Services. Nossa visão: Construindo nossa lenda e liderando nossa indústria por meio da inovação, evolução e emoção. Nossa missão: Mais do que construir máquinas, defendemos a busca atemporal por aventura. Liberdade para a alma”.

“Desde 1903, a Harley-Davidson define a cultura da motocicleta com uma gama em expansão de motocicletas de ponta, distintas e personalizáveis, além de experiências de pilotagem e acessórios, equipamentos e roupas de pilotagem excepcionais. Harley-Davidson Financial Services fornece financiamento, seguros e outros programas para ajudar a colocar os motociclistas da Harley-Davidson na estrada”.


  • Por fim, leia BMW M2 CS: Antes de iniciar a pré-venda, modelo já esgotou no país
Laila Lopes: Laila Lopes é mineira com apenas 22 anos. Há dois mora no Rio de Janeiro, para desbravar novos caminhos. No vai e vem de cidades, resolveu crescer como redatora, função que administra com amor e carinho de onde estiver, com técnicas de SEO e artigos otimizados. Contato: laila-lopes@live.com