Milton Nascimento: qual sua doença, por que está careca e 15 coisas que você talvez não saiba sobre o cantor
Milton Nascimento é um dos cantores mais consagrados do Brasil! No entanto, além de sua carreira, o famoso tem uma vida repleta de curiosidades. Confira!
Você é fã de música brasileira? Então certamente já ouviu falar de Milton Nascimento. Com uma voz marcante e dono de letras inspirados, o cantor e compositor mineiro possui uma legião de fãs em todo o mundo. Mas além de sua carreira musical de sucesso, a vida de Milton Nascimento é repleta de curiosidades pouco conhecidas.
Pensando nisso, o Fashion Bubbles reuniu 15 delas nesta matéria aqui para você descobrir! Então, não perca tempo. Role a tela agora e confira já!
Quem é o companheiro de Milton Nascimento?
Milton Nascimento nunca revelou publicamente sobre sua sexualidade. Sobretudo, e ainda que já tenha sido casado por um mês com uma mulher, especula-se de que ele seria homossexual.
O artista, em entrevista ao Folha realizada em 2012, comentou com naturalidade sobre os rumores de sua sexualidade: “Não ligo para isso. Acho que ninguém tem nada a ver com nada”.
O que aconteceu com Milton Nascimento na ditadura?
Milton Nascimento foi um dos artistas que sofreram represálias durante a ditadura militar no Brasil. Ele teve várias de suas músicas censuradas pelo regime, mas não se intimidou e gravou-as em versões instrumentais, usando sua voz como forma de protesto.
Além disso, o cantor foi perseguido e ameaçado pelos militares, que chegaram a proibir que ele visse seu filho do coração, Pablo Ferreira. Milton Nascimento homenageou o filho de coração com a música “Pablo”, mas perdeu o contato com ele durante o regime militar. O rapaz era filho da comerciante de objetos de arte Cáritas, com quem o artista de relacionou nos anos 1960.
Desse modo, se tornou um símbolo da resistência cultural e política, gravando canções de outros compositores engajados e participando da campanha das Diretas Já.
Ouça agora: Pablo
Qual é a religião de Milton Nascimento?
Conforme entrevista realizada ao Folha, em 2012, a religião de Milton Nascimento é ecumênica, ou seja, ele respeita e admira todas as crenças. Ele já teve experiências com o espiritismo, o candomblé e o catolicismo, mas não se identifica com nenhuma delas exclusivamente.
Além disso, acredita que há uma força maior que rege o universo e que se manifesta de diferentes formas. Milton também tem uma forte ligação com a cultura afro-brasileira e indígena, que influenciam sua música e sua visão de mundo.
Quantas vezes Milton Nascimento foi casado?
Segundo revelado pelo único herdeiro do cantor, Augusto Kesrouani Nasicmento, em entrevista ao UOL Tab, Milton Nascimento “se casou 3 vezes”.
Qual é a doença de Milton Nascimento?
Ao longo dos anos, a saúde de Milton Nascimento apresentou algumas quedas bem bruscas. Em 1996, ele revelou ter diabete tipo 2, que foi diagnosticada tardiamente e o levou a sofrer quadros graves de anorexia, embolia pulmonar e amiotrofia, por exemplo.
Além disso, devido a problemas cardiovasculares, o cantor já chegou a passar por cirurgia de cateterismo (procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas). Fora que foi internado diversas outras vezes e sofreu de uma grave depressão.
Ainda mais, em recentes apresentações públicas, Milton Nascimento surgiu com dificuldade ao andar ou em cadeira de rodas e cantando sentando em um banquinho.
No mais recente, em 2020, ele foi internado por conta de um “distúrbio de ordem metabólica”, também relaciona à diabete tipo 2.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Quem foi o grande amor de Milton Nascimento?
Elis Regina, sem dúvida! Antes de tudo, os cantores se conheceram em 1966, quando ele estava no início da carreira e ela já com a sua consolidada, e passaram a trabalhar juntos, criando uma parceria musical de sucesso.
A relação dos dois era de muita admiração, Elis Regina foi o maior amor de sua vida. Segundo o próprio Milton, a presença de Elis em sua vida seria uma coisa que levaria dez anos para explicar.
Vale lembrar, em 1982, Elis Regina faleceu em decorrência de uma overdose. Inclusive, na época, extremamente abalado com o ocorrido, Milton escreveu a canção “Maria, Maria” para a amada.
Ouça agora: Maria, Maria
Por que Milton Nascimento está careca?
Milton Nascimento raspou a cabeça após não conseguir fazer a manutenção nas tranças que usava, durante a pandemia, porque não tinha ninguém para arrumá-las por conta dos riscos do Covid-19. Segundo seu filho, ele achou a ausência dos fios muito confortável. Aliás, o cantor mantém o visual assim até hoje em dia.
Milton Nascimento é cego?
Milton nasceu com glaucoma, uma condição que pode acarretar perda da visão. No entanto, ele passou por uma cirurgia na adolescência que lhe permitiu enxergar parcialmente.
Ou seja, ele não é cego, sua visão é limitada. Desse modo, Milton consegue enxergar o suficiente para fazer suas apresentações e atividade do cotidiano.
Relacionadas
Leandro Lehart tem recurso negado pela justiça em caso de estupro em 2019: “Defecou na minha boca”
Filho de Mário Gomes reage após chuva de críticas ao ator que teve casa leiloada por dívidas
Goleiro Bruno assume nova profissão após liberdade condicional pelo assassinato de Eliza Samúdio
Qual são as músicas mais bonitas de Milton Nascimento?
Qual é a sua música favorita de Milton Nascimento? Ainda não sabe? Sem dúvida, as mais populares e aclamadas são “Travessia”, “Canção da América”, “Cais”, “Maria, Maria”, “Paisagem da Janela”, “Nada Será Como Antes” e “Cravo e Canela”.
Você pode ouvi-las no vídeo abaixo e decidir qual é a sua preferida, aliás. Assista agora!
Por que Milton Nascimento usa óculos de sol?
Em parte, devido a sua condição de visão limitada. Desse modo, os óculos de sol ajudam a proteger seus olhos da luz intensa. Assim como minimizam o desconforto que ela possa sentir.
Fora isso, os óculos de sol também fazem parte da imagem icônica do cantor, que é estiloso e autêntico. Ainda mais, segundo o Estadão, Milton usa óculos escuros para disfarçar sua timidez.
Por que o apelido Bituca?
Você já sabia que o apelido de Milton é Bituca? Pois bem, ele é chamado assim desde criança, porque costumava fazer um bico grande quando era contrariado.
Quem são os pais adotivos do cantor?
Os pais adotivos de Milton Nascimento eram Lília Silva Campos e Josino Brito Campos. Ela foi pianista e professora de música, enquanto ele um operário ferroviário que também tocava violão.
Criado em meio à música, o interesse de Milton pelo mundo musical vem desde a infância, com a maior influência tendo sido sua família adotiva.
Assista agora: Dona Lilia e Seu Josino falam de Milton Nascimento
Quem fundou o Clube da Esquina?
O Clube da Esquina foi fundado por Milton Nascimento e Lô Borges. O movimento musical nasceu em 1960 e contava com outros grandes talentos. Juntos, aliás, eles criaram um estilo musical que misturava elementos do rock, jazz, música folclórica brasileira e música clássica.
Ouça agora: Milton & Lô Borges – Clube da Esquina
Quando o cantor aprendeu a tocar os instrumentos musicais?
Milton aprendeu a tocar violão na adolescência, por volta dos 13 anos, sozinho, com um instrumento que pertencia ao seu pai adotivo.
Logo depois, começou a se interessar por piano e saxofone. Hoje, o cantor é um músico virtuoso com habilidades como multi-instrumentista.
Ouça agora: Milton Nascimento e Orquestra Ouro Preto – Ponta de Areia
Quem é o filho adotado de Milton Nascimento?
Enfim, Milton Nascimento é pai adotivo de Augusto Nascimento. Augusto é cineastra e diretor de TV, tendo sido adotado quando jovem pelo Bituca.
Gostou de descobrir 15 curiosidades sobre a vida de Milton Nascimento? Então, que tal agora conhecer as curiosidades sobre Roberto Carlos, Fátima Bernardes, Glória Maria e Ana Maria Braga?
Todos esses artistas possuem uma história de vida única e emocionante que ajudam a entender um pouco mais sobre suas trajetórias de sucesso. Não deixe de conferir também!