Montagem com 3 fotos de Milton Nascimento, cantor, em épocas diferentes da vida.

Milton Nascimento: qual sua doença, por que está careca e 15 coisas que você talvez não saiba sobre o cantor

Milton Nascimento é um dos cantores mais consagrados do Brasil! No entanto, além de sua carreira, o famoso tem uma vida repleta de curiosidades. Confira!

Compartilhe

Você é fã de música brasileira? Então certamente já ouviu falar de Milton Nascimento. Com uma voz marcante e dono de letras inspirados, o cantor e compositor mineiro possui uma legião de fãs em todo o mundo. Mas além de sua carreira musical de sucesso, a vida de Milton Nascimento é repleta de curiosidades pouco conhecidas.

Pensando nisso, o Fashion Bubbles reuniu 15 delas nesta matéria aqui para você descobrir! Então, não perca tempo. Role a tela agora e confira já!

Quem é o companheiro de Milton Nascimento?

Milton Nascimento nunca revelou publicamente sobre sua sexualidade. Sobretudo, e ainda que já tenha sido casado por um mês com uma mulher, especula-se de que ele seria homossexual.

Milton Nascimento usando camiseta azul e shorts, descalço, sentado em sofá com manta. Apoiando a cabela em almofada e pés em um puf.
Fonte: Instagram @miltonbitucanascimento

O artista, em entrevista ao Folha realizada em 2012, comentou com naturalidade sobre os rumores de sua sexualidade: “Não ligo para isso. Acho que ninguém tem nada a ver com nada”.

O que aconteceu com Milton Nascimento na ditadura?

Milton Nascimento foi um dos artistas que sofreram represálias durante a ditadura militar no Brasil. Ele teve várias de suas músicas censuradas pelo regime, mas não se intimidou e gravou-as em versões instrumentais, usando sua voz como forma de protesto.

Além disso, o cantor foi perseguido e ameaçado pelos militares, que chegaram a proibir que ele visse seu filho do coração, Pablo Ferreira. Milton Nascimento homenageou o filho de coração com a música “Pablo”, mas perdeu o contato com ele durante o regime militar. O rapaz era filho da comerciante de objetos de arte Cáritas, com quem o artista de relacionou nos anos 1960.

Milton Nascimento em sacada de Lisboa, Portugal
Fonte: Instagram @miltonbitucanascimento

Desse modo, se tornou um símbolo da resistência cultural e política, gravando canções de outros compositores engajados e participando da campanha das Diretas Já.

Ouça agora: Pablo

Qual é a religião de Milton Nascimento?

Conforme entrevista realizada ao Folha, em 2012, a religião de Milton Nascimento é ecumênica, ou seja, ele respeita e admira todas as crenças. Ele já teve experiências com o espiritismo, o candomblé e o catolicismo, mas não se identifica com nenhuma delas exclusivamente.

Além disso, acredita que há uma força maior que rege o universo e que se manifesta de diferentes formas. Milton também tem uma forte ligação com a cultura afro-brasileira e indígena, que influenciam sua música e sua visão de mundo.

Milton Nascimento e seu filho, Augusto,  sentados em banco em volta de árvores no Templo Expiatório da Sagrada Família
Fonte: Instagram @miltonbitucanascimento

Quantas vezes Milton Nascimento foi casado?

Segundo revelado pelo único herdeiro do cantor, Augusto Kesrouani Nasicmento, em entrevista ao UOL Tab, Milton Nascimento “se casou 3 vezes”.

Qual é a doença de Milton Nascimento?

Milton Nascimento em Torino, na Itália.
Fonte: Instagram @miltonbitucanascimento

Ao longo dos anos, a saúde de Milton Nascimento apresentou algumas quedas bem bruscas. Em 1996, ele revelou ter diabete tipo 2, que foi diagnosticada tardiamente e o levou a sofrer quadros graves de anorexia, embolia pulmonar e amiotrofia, por exemplo.

Além disso, devido a problemas cardiovasculares, o cantor já chegou a passar por cirurgia de cateterismo (procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas). Fora que foi internado diversas outras vezes e sofreu de uma grave depressão.

Selfie de Milton Nascimento na basílica de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto.
Fonte: Instagram @miltonbitucanascimento

Ainda mais, em recentes apresentações públicas, Milton Nascimento surgiu com dificuldade ao andar ou em cadeira de rodas e cantando sentando em um banquinho.

No mais recente, em 2020, ele foi internado por conta de um “distúrbio de ordem metabólica”, também relaciona à diabete tipo 2.

Quem foi o grande amor de Milton Nascimento?

Elis Regina, sem dúvida! Antes de tudo, os cantores se conheceram em 1966, quando ele estava no início da carreira e ela já com a sua consolidada, e passaram a trabalhar juntos, criando uma parceria musical de sucesso.

Milton Nascimento em 1982.
Fonte: Instagram @miltonbitucanascimento

A relação dos dois era de muita admiração, Elis Regina foi o maior amor de sua vida. Segundo o próprio Milton, a presença de Elis em sua vida seria uma coisa que levaria dez anos para explicar.

Vale lembrar, em 1982, Elis Regina faleceu em decorrência de uma overdose. Inclusive, na época, extremamente abalado com o ocorrido, Milton escreveu a canção “Maria, Maria” para a amada.

Ouça agora: Maria, Maria

Por que Milton Nascimento está careca?

Cantor deitado em sofá com controle de TV na mão.
Fonte: Instagram @miltonbitucanascimento

Milton Nascimento raspou a cabeça após não conseguir fazer a manutenção nas tranças que usava, durante a pandemia, porque não tinha ninguém para arrumá-las por conta dos riscos do Covid-19. Segundo seu filho, ele achou a ausência dos fios muito confortável. Aliás, o cantor mantém o visual assim até hoje em dia.

Milton Nascimento é cego?

Cantor sorrindo em fundo de natureza e prédios.
Fonte: Instagram @miltonbitucanascimento

Milton nasceu com glaucoma, uma condição que pode acarretar perda da visão. No entanto, ele passou por uma cirurgia na adolescência que lhe permitiu enxergar parcialmente.

Cantor em foto antiga, usando jaqueta jeans.
Fonte: Instagram @miltonbitucanascimento

Ou seja, ele não é cego, sua visão é limitada. Desse modo, Milton consegue enxergar o suficiente para fazer suas apresentações e atividade do cotidiano.

Relacionadas

Qual são as músicas mais bonitas de Milton Nascimento?

Milton Nascimento de tranças, foto recente dele tocando sanfona.
Fonte: Instagram @miltonbitucanascimento

Qual é a sua música favorita de Milton Nascimento? Ainda não sabe? Sem dúvida, as mais populares e aclamadas são “Travessia”, “Canção da América”, “Cais”, “Maria, Maria”, “Paisagem da Janela”, “Nada Será Como Antes” e “Cravo e Canela”.

Você pode ouvi-las no vídeo abaixo e decidir qual é a sua preferida, aliás. Assista agora!

Por que Milton Nascimento usa óculos de sol?

Milton Nascimento e Gilberto Gil abraçados, sorrindo, em local com casa e natureza.
Milton Nascimento e Gilberto Gil. Fonte: Instagram @miltonbitucanascimento

Em parte, devido a sua condição de visão limitada. Desse modo, os óculos de sol ajudam a proteger seus olhos da luz intensa. Assim como minimizam o desconforto que ela possa sentir.

Foto antiga de Milton Nascimento sentado em banco e tocando violão. Ele veste macacão jeans e boina jeans.
Fonte: Instagram @miltonbitucanascimento

Fora isso, os óculos de sol também fazem parte da imagem icônica do cantor, que é estiloso e autêntico. Ainda mais, segundo o Estadão, Milton usa óculos escuros para disfarçar sua timidez.

Por que o apelido Bituca?

Milton Nascimento criança segurando vela nas mãos.
Fonte: Instagram @miltonbitucanascimento

Você já sabia que o apelido de Milton é Bituca? Pois bem, ele é chamado assim desde criança, porque costumava fazer um bico grande quando era contrariado.

Milton Nascimento bebê segurando pandeiro nas mãos.
Fonte: Twitter @acervomiltonn

Quem são os pais adotivos do cantor?

Bituca com sua mãe adotiva, Lília, e amigos ao lado.
Fotografia rara de 1986 que regista um momento íntimo: Milton Nascimento ao lado de amigos, e sua querida mãe, Dona Lília. Fonte: Twitter @acervomiltonn

Os pais adotivos de Milton Nascimento eram Lília Silva Campos e Josino Brito Campos. Ela foi pianista e professora de música, enquanto ele um operário ferroviário que também tocava violão.

Criado em meio à música, o interesse de Milton pelo mundo musical vem desde a infância, com a maior influência tendo sido sua família adotiva.

Assista agora: Dona Lilia e Seu Josino falam de Milton Nascimento

Quem fundou o Clube da Esquina?

O Clube da Esquina foi fundado por Milton Nascimento e Lô Borges. O movimento musical nasceu em 1960 e contava com outros grandes talentos. Juntos, aliás, eles criaram um estilo musical que misturava elementos do rock, jazz, música folclórica brasileira e música clássica.

Ouça agora: Milton & Lô Borges – Clube da Esquina

Quando o cantor aprendeu a tocar os instrumentos musicais?

Cantor quado jovem tocando violão.
Fonte: Instagram @miltonbitucanascimento

Milton aprendeu a tocar violão na adolescência, por volta dos 13 anos, sozinho, com um instrumento que pertencia ao seu pai adotivo.

Cantor em 1962, tocando instrumento musical em BH.
Fonte: Instagram @miltonbitucanascimento

Logo depois, começou a se interessar por piano e saxofone. Hoje, o cantor é um músico virtuoso com habilidades como multi-instrumentista.

Ouça agora: Milton Nascimento e Orquestra Ouro Preto – Ponta de Areia

Quem é o filho adotado de Milton Nascimento?

Augusto Nascimento e pai.
Fonte: Instagram @augustoknascimento

Enfim, Milton Nascimento é pai adotivo de Augusto Nascimento. Augusto é cineastra e diretor de TV, tendo sido adotado quando jovem pelo Bituca.

Gostou de descobrir 15 curiosidades sobre a vida de Milton Nascimento? Então, que tal agora conhecer as curiosidades sobre Roberto Carlos, Fátima Bernardes, Glória Maria e Ana Maria Braga?

Todos esses artistas possuem uma história de vida única e emocionante que ajudam a entender um pouco mais sobre suas trajetórias de sucesso. Não deixe de conferir também!

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias