Mudanças de aparência Jade Picon

Marca pessoal: a estratégia por trás da mudança de visual de Jade Picon do BBB 22

Você sabe qual a estratégia que Jade Picon usou para entrar no BBB 22? Saiba tudo sobre marca pessoal, com análise de especialista!

Compartilhe

Não importa se você está acompanhando ou não o reality show Big Brother Brasil: com toda a certeza, nos últimos dias, você ouviu falar da participante Jade Picon.

A influenciadora digital, que conta com mais de 17 milhões de seguidores nas redes sociais, está dando o que falar, seja por conta de suas relações dentro do confinamento, seu estilo ou sua personalidade.

Mas o que você não sabe é que Jade já protagonizou uma polêmica antes mesmo de entrar no programa, ao mudar de visual. Você sabe qual estratégia a influencer usou para sua entrada no reality?

Veja, em seguida, tudo sobre marca pessoal e como ela pode te ajudar em seu negócio, com dicas da professora Rafaela Aparecida!

 

Qual a estratégia por trás da transformação de visual de Jade Picon para a entrada no programa?

 

Jade picon estratégia
Fonte: Instagram

 

A estratégia de Jade Picon está relacionada à imagem que ela pretendia passar ao público. Isto é, antes de entrar para o BBB 22, a influenciadora transmitia uma mensagem de rebeldia e luxo, com as suas roupas de tecidos pesados e as sobrancelhas escuras com alto contraste ao seu cabelo loiro platinado.

Por outro lado, para entrar no reality, Jade apostou na harmonia entre seus cabelos escuros e sua sobrancelha, além de roupas menos carregadas e com tons mais claros. Assim, a sister transmite maior naturalidade, jovialidade, acessibilidade e maturidade.

Dessa forma, percebemos que a mudança de imagem pode influenciar a percepção que as pessoas têm umas das outras. Com isso, os principais conceitos relacionados à imagem pessoal e profissional são o marketing pessoal e personal branding.

 

Personal branding
Fonte: Canva

 

Para entendê-los, precisamos saber que o marketing pessoal está ligado à representação de uma identidade. Ou seja, à projeção de uma imagem que não está, necessariamente, relacionada com à essência da pessoa. Já o personal branding representa a essência da pessoa e as características que a tornam única.

Então, segundo a professora Rafaela Aparecida, entende-se por personal branding o que chamamos de marca pessoal. Ela está ligada, principalmente, à maneira como outras pessoas nos veem, enquanto o marketing pessoal é a forma que gerimos a nossa marca.

 

 

O que é marca pessoal?

 

O que é marca pessoal
Saiba o que é marca pessoal. Fonte: Freepik

 

 

De acordo com Jeff Bezos, CEO da Amazon, “sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.”

Dessa forma, entende-se por marca pessoal a percepção que deixamos nas pessoas por onde andamos. Isto é, como elas nos veem e quais as qualidades que associam a nós. Então, isso pode ser bom ou ruim, dependendo da imagem que passamos para nossos colegas, sejam eles de trabalho ou de estudo.

No entanto, apesar de ser uma marca que cultivamos por toda nossa vida, nós podemos trabalhá-la e usá-la a nosso favor.

Sendo assim, algumas vantagens de construir sua personal branding são:

  1. Ter mais reconhecimento profissional;
  2. Obter mais clientes;
  3. Ter mais visibilidade;
  4. Permite que você transmita conhecimento à outras pessoas.

Nesse sentido, percebe-se que é super importante cuidar da marca pessoal, para que se construa uma imagem de maneira positiva. Assim, será possível aumentar a rede de contatos de forma mais humana e autêntica.

 

 

Você já parou para pensar o que sua marca pessoal comunica?

 

O que é marca pessoal
Fonte: Freepik

 

Primeiramente, por meio da marca pessoal é possível traçar diversos perfis, como: pessoa doce, delicada, romântica, jovial, acessível, ou também, transmitir confiança, comprometimento, imponência, entre outros.

 

“Uma boa imagem projetada em seu ambiente de trabalho é de extrema importância e pode causar um grande efeito em seu progresso na carreira”, diz Rafaela Aparecida.

 

Com isso, ao gerenciarmos nossa marca pessoal, é possível conhecer melhor nossos atributos e trabalhar, de forma consciente, a percepção que as pessoas têm a nosso respeito. Assim, criando associações favoráveis na mente do público-alvo.

Nesse sentido, uma ótima maneira de sabermos o que nossa marca pessoal comunica é fazendo uma autoanálise. Então, segundo a Rafaela Aparecida, algumas perguntas importantes são:

  • Qual é o meu estilo?
  • Meu corpo e minhas atitudes comunicam adequadamente os objetivos que pretendo alcançar profissionalmente?
  • Qual é a imagem que estou passando?
  • Minha imagem condiz com quem eu sou?
  • Como quero ser visto(a)?
  • Minha imagem está adequada ao meu local de trabalho e a função ou cargo que estou exercendo?

Pensando nisso, o bom senso do “menos é mais”, aliado ao autoconhecimento, fará toda diferença na sua vida pessoal e profissional. Aliás, essa percepção de si é essencial para transmitir a mensagem que deseja e também se vestir de forma assertiva.

Assim, uma imagem profissional positiva pode agregar valor à sua marca pessoal e ao seu currículo, podendo ampliar suas oportunidades de crescimento.

No entanto, é preciso entender que esse é um processo continuo de reflexão e é necessário fazer do autocuidado um hábito. Afinal, o direcionamento de ações envolve não apenas a aparência, mas também o comportamento da pessoa.

 

 

3 dicas para criar uma marca pessoal

 

dicas para marca pessoal
Fonte: Canva (adaptado)

 

1. Determine sua imagem pessoal

 

Sua imagem pessoal fala muito sobre você, por isso, é importante criar uma imagem forte para divulgação. Sendo assim, veja qual roupa se adequa melhor para a mensagem que você quer passar. Mantenha uma boa aparência e, em redes sociais, publique fotos de qualidade.

Além disso, não se esqueça de evitar problemas relacionados a comunicação e atitudes.

 

O que te faz único?
Fonte: Canva (adaptado)

 

  • Leia também Plataforma Speck auxilia no processo de contratação de talentos

 

2. Conheça seu público-alvo

 

Para que você se comunique bem e passe sua mensagem para as pessoas certas, é preciso conhecer e entender com quem está se comunicando.

No entanto, é preciso que você não tente agradar a todos. Essa ideia está condenada ao fracasso, pois não é possível atender a todas as expectativas.

Assim, para criar uma marca pessoal, você precisa estar ciente que irá deixar de lado as pessoas que não estão interessadas no seu conteúdo.

 

Público alvo
Fonte: Freepik

 

 

3. Seja consistente no que faz

 

Ser consistente é chave para o sucesso da sua marca pessoal. Afinal, como diz o ditado popular, “as pessoas lembrarão de você pelas coisas que você fez”. Então, é importante que seja bem feito e que você saiba o que está fazendo, não é mesmo?

Dessa forma, saiba quem você é e se comprometa de forma coerente com a mensagem que quer passar. Como resultado, você pode se destacar “fora da caixinha” e se tornar um profissional excepcional.

 

Seja consistente
Fonte: Freepik

 

 

Vídeos que vão te ajudar a construir sua marca pessoal

 

 

 

 

Quem é Rafaela Aparecida de Almeida?

 

Rafaela Aparecida
Fonte: Divulgação

 

A fonte dessa matéria é a tutora do curso de Secretariado e professora da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios, Rafaela Aparecida de Almeida.

Rafaela falou sobre a importância do gerenciamento da marca pessoal no mundo corporativo e trouxe como referência a mudança de visual da participante do BBB 22, Jade Picon.

 

 

Conclusão

 

Em resumo, a marca pessoal é a identidade que os outros enxergam de você. Então, você pode usá-la a seu favor, gerenciando-a de forma positiva. Essa foi a estratégia usada por Jade Picon, ao mudar de visual para entrar no BBB 22.

Você gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhar nas redes sociais e nos marcar!

Por fim, não deixe de acompanhar nosso canal de Oportunidade e Empreendedorismo! Lá você encontra tudo o que é preciso para alavancar o seu negócio!

 

  • Por fim, confira Ganhar na loteria: 10 dicas de especialista para aumentar suas chances

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vence o programa após a eliminação de Anny?

Anny foi a nona eliminada do Big Brother, e agora restam 16 pessoas na disputa pelo prêmio. Qual delas você acha que merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias