Como fazer aromatizador de ambiente: tipos e fragrâncias

Quer saber como fazer aromatizador de ambiente para ter uma casa sempre bem arrumada e cheirosa?

aromatizador de ambiente. Fonte: imall

Quer saber como fazer aromatizador de ambiente para ter uma casa sempre bem arrumada e cheirosa?

Além de servirem como objeto de decoração para os diferentes ambientes, esses itens deixam um cheiro delicioso no ar.

Isso melhora em muito a harmonia e o bem estar dos cômodos e, você ainda pode depositar toda a sua personalidade nesses objetos, dando o seu toque especial para a sua residência.

Atualmente existem muitas marcas e modelos de aromatizadores comercializados em vários tipos de lojas, mas você pode criar o seu próprio produto.

Os aromatizadores caseiros podem ser feitos a partir de materiais que você tenha em casa, desde que você tenha o cuidado de combinar os objetos utilizados com a decoração do local.

Para te ajudar com esse momento criativo, esse artigo está cheio de informações valiosas e vai te mostrar ainda como fazer aromatizador de ambiente.

 

 

Tipos e fragrâncias para o aromatizador de ambiente

 

 

aromatizador de ambiente. Fonte: afamily

 

 

Antes de aprender como fazer aromatizador de ambiente você deve saber que existem vários tipos e fragrâncias diferentes e, você precisa fazer uma composição que combine com você e com o cômodo onde será colocado.

Antes mesmo de começar a criar, você deve avaliar o tamanho do cômodo em que esse item será colocado e, a intensidade da fragrância que você deseja que se propague.

Os aromatizadores de varetas, por exemplo, duram por muito tempo, mas o aroma não é tão intenso.

Por isso, esse modelo é recomendado para ambientes com área reduzida e, onde circulam muitas pessoas, como banheiros, quartos e salas de estar menores.

Em ambientes maiores, é melhor usar um aromatizador do tipo spray manual, que espalha o aroma pelo local imediatamente, deixando o odor agradável.

Entretanto, esse efeito passa mais rápido e, é necessário refazer o processo de tempos em tempos.

 

 

Escolha o aroma mais adequado

 

 

aromatizador de ambiente. Fonte: Elo7

 

 

Ao avaliar como fazer um aromatizador de ambiente, você deve ter em mente que a fragrância escolhida é um ponto primordial.

Você deve considerar o tipo de cômodo e, a partir disso selecionar as fragrâncias que sejam mais adequadas para ele.

Odores diferentes provocam sensações distintas nas pessoas. Então, algumas fragrâncias são melhores para alguns ambientes do que outras. Veja a seguir algumas sugestões.

 

 

Sala de estar

 

 

Na maioria das residências a sala de estar é o local de receber convidados e, é também onde a família se reúne para momentos agradáveis juntos.

Por isso, o melhor para esses ambientes é optar por fragrâncias alegres, energizantes e que contribuam para harmonizar o local.

Capim Limão, Erva Cidreira, Bambu e Folhas são alternativas interessantes nesse caso. Mas aromas florais também são indicados quando o intuito for criar um ambiente intimista.

 

 

  • Veja também: Bagunça? Saiba como acabar com ela usando a decoração

 

 

Banheiro

 

 

Os aromatizadores de ambiente no banheiro devem proporcionar um aroma de limpeza e, ao mesmo tempo funcionar como bactericida.

As mais indicadas para esse local são aquelas que trazem sensação de frescor, como alecrim, capim limão e bergamota, por exemplo.

 

 

Cozinha

 

 

Na cozinha não se deve exagerar nas essências e, é preciso encontrar alternativas que harmonizem com o odor dos próprios alimentos, para que a essência não fique enjoativa.

Perfumes refrescantes e cítricos, ajudam a neutralizar o odor de gordura e podem ser boas opções. O maracujá é um bom exemplo.

Mas usar aromas de especiarias e ervas também é uma boa alternativa na cozinha. Hortelã, alecrim, erva cidreira e laranja podem ser usados.

 

 

Quarto

 

 

O quarto deve ser sempre um ambiente que transmita a sensação de calma e tranquilidade, sendo necessário então investir em essências que proporcionem bem estar e relaxamento.

Essências que induzam o sono e que te ajudem a relaxar antes de dormir são excelentes pedidas nesse caso. Experimente usar lavanda.

Mas se o intuito for transformar o quarto em um ambiente de romance e contato físico, você pode utilizar essências afrodisíacas, como a baunilha e o patchouly.

 

 

Escritório e ambiente de trabalho

 

 

Para o ambiente de trabalho, procure utilizar essências que sejam agradáveis a você e que te deixem com uma sensação de bem estar.

Erva cidreira e laranja são ótimas opções. Mas você pode também optar por especiarias, como a canela, que ainda ajuda a atrair a prosperidade.

Se você precisa de foco e concentração no dia a dia, então o melhor é realmente optar por uma essência de flor de laranjeira.

 

 

Vantagens de utilizar aromatizador de ambiente na sua casa

 

 

aromatizador de ambiente. Fonte:  mmartan

 

 

Se você experimentar sentir o cheiro de essências como lavanda, jasmim, capim limão e canela, vai perceber que cada uma delas vai te trazer uma sensação diferente.

E é justamente sobre esse poder que os cheiros possuem sobre os indivíduos que se trata a aromaterapia.

Essa área se dedica ao estudo dos aromas sobre a saúde emocional física e mental, focando-se nas emoções que cada cheiro desperta nas pessoas.

A ciência já sabe que cada essência promove sensações diferentes e, que existem muitos benefícios da aromaterapia. E a melhor forma de aproveitar isso é utilizando aromatizadores de ambiente.

Hoje em dia o mais comum é usar essência nos aromatizadores com varetas, mas você também pode optar pelos sprays, incensos e difusores. Todos eles possuem os seguintes benefícios:

  • Decoram o ambiente;
  • Deixam um cheiro agradável no ar e proporcionam bem estar;
  • São bonitos e contribuem para a decoração;
  • São fáceis de fazer;
  • Os modelos caseiros são muito baratos.

Além desses benefícios diretos, saber como fazer aromatizador de ambiente pode te ajudar a ter uma renda extra, comercializando esses produtos com uma boa margem de lucro.

Related Post

 

 

  • Veja também: Aranto: planta para decoração que ajuda no tratamento da rinite

 

 

Você pode fazer seu próprio aromatizador de ambiente

 

 

Atualmente, é possível encontrar vários tipos de aromatizadores de ambientes prontos, mas se você quiser, pode criar o seu.

Aprender a fazer um aromatizador de ambiente pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro e, ainda há a possibilidade de fazer disso uma ótima fonte de renda.

O primeiro passo para começar a criar os seus próprios aromatizadores, é descobrir quais os aromas que mais te agradam.

O ideal é que você pense nos perfumes de que gosta. Você prefere aqueles que possuem toque herbal, floral ou mais amadeirado?

Assim, de repente você pode ir a uma loja que comercialize essências e testar algumas até descobrir aquelas que te proporcionam uma sensação maior de prazer.

Feito isso, é hora de colocar a mão na massa e começar a criar o seu próprio item. Você inclusive pode usar objetos que tenha em casa.

 

 

 

 

Aprenda a fazer um aromatizador de ambiente de varetas

 

 

aromatizador de ambiente. Fonte:  find-clever

 

 

Os aromatizadores de ambiente de varetas são os mais usados hoje em dia, sobretudo porque eles são bonitos e funcionam bem como parte da decoração.

Você pode aprender a fazer um aromatizador de ambiente desse tipo, seja para uso pessoal ou para comercializar e criar um negócio.

A seguir você verá uma receita que funciona como um padrão, mas você pode utilizar a essência que preferir e, também pode ajustar as medidas de acordo com o tamanho do recipiente.

Primeiramente, separe os materiais de que vai precisar para essa tarefa:

  • Frasco de vidro;
  • Funil;
  • 100 ml de água;
  • 100 ml de álcool de cereais;
  • 30 gotas de óleo essencial;
  • 5 Varetas de madeira;
  • Corante alimentício, caso você deseje que o líquido fique colorido.

Em lojas de artesanato você pode encontrar recipientes de vidro e, também as varetas de madeira.

Mas caso prefira, pode utilizar qualquer varetinha, até mesmo aquelas de espeto de churrasco que você encontra em supermercados e, deve ter na sua casa mesmo.

Quanto aos óleos essenciais, não é nada difícil encontrar esses produtos em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. Muitas lojas online também vendem esses itens.

Depois de separar tudo o que vai precisar, é a hora de começar a preparar o aromatizador.

 

 

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre organização e decoração direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

 

Passo a passo de como fazer aromatizador de ambiente

 

 

Veja a seguir os passos a serem executados:

  1. Coloque o álcool de cereais no frasco com o auxílio do funil;
  2. Pingue o óleo essencial escolhido com cuidado;
  3. Ainda com o funil, despeje a água;
  4. Se você quiser, pode adicionar o corante nesse momento;
  5. Misture tudo e, depois deixe o vidro fechado durante três dias;
  6. Após esse período, abra o reservatório e coloque as varetas;
  7. Por fim, acomode o aromatizador em uma bandeja ou qualquer local onde ele fique bem.

Para ter um efeito de perfume constante no ambiente onde o aromatizador foi colocado, é ideal que você vire as varetas com frequência, preferencialmente a cada cinco horas.

 

 

Aprenda a fazer um aromatizador spray

 

 

O aromatizador de spray tem preparo bastante semelhante ao modelo de varetas. Nesse caso a receita sofre algumas alterações e, o recipiente é diferente.

Primeiramente, procure separar os materiais de que vai necessitar para o preparo:

  • 100 ml de álcool de cereais;
  • 30 ml de água mineral;
  • 15 ml de essência ou 25 gotas de óleo essencial;
  • 5 ml de fixador;
  • Corante caso deseja o líquido colorido;
  • Borrifador;

Nesse caso, basta colocar todos os ingredientes citados no interior do recipiente e, então misturar tudo calmamente.

Recomenda-se que se deixe o líquido descansar durante algumas horas antes de utilizá-lo. Então ele estará pronto.

 

 

 

 

Veja como aproveitar melhor o seu aromatizador

 

 

Aprender como fazer um aromatizador de ambiente é considerado relativamente simples, assim como o uso desses itens.

No entanto, existem algumas dicas bem interessantes e importantes, que permitem que você aproveite melhor o seu aromatizador. Veja quais são as principais:

  • Para ter um aroma sempre fresco no ambiente, você deve virar as varetas pelo menos uma vez ao dia;
  • Se você preferir utilizar um óleo essencial, o melhor é colocar o conteúdo em um frasco de vidro escuro, pois assim a luz não degrada os seus compostos;
  • Se o ambiente for grande, prefira aromatizadores de spray e faça a aplicação pelo menos duas vezes ao dia;
  • Procure escolher essências adequadas para as atividades que são desenvolvidas em cada ambiente. Além disso, não deixe de levar em consideração as suas próprias preferências;
  • Posicione o aromatizador mais ou menos na altura do nariz, para que seja possível aproveitar melhor o cheiro;
  • Não deixe o objeto em janelas, pois o vento carrega facilmente o cheiro e, a luz solar degrada os compostos da fórmula.

 

 

Óleo essencial é diferente de essência?

 

 

Ao pesquisarem sobre como fazer aromatizador de ambiente, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre o uso de óleos essenciais e essências.

Mas é importante que você entenda que eles são bem diferentes entre si e, que proporcionam resultados bem diferentes nos aromatizadores.

Assim, o óleo essencial é um composto muito volátil, de origem 100% natural. Ele é extraído da planta e vendido puro, sem a adição de nenhum outro componente, nem corantes ou conservantes.

Mas é justamente esse o elemento principal utilizado na aromaterapia, por possui funções de proporcionar o equilíbrio físico, mental e emocional.

Além disso, usa-se um mesmo óleo em diversos tratamentos, por ter funções aromática, terapêutica e dermatológica.

No entanto, é importante salientar que o óleo essencial é extremamente concentrado, justamente por ser comercializado na sua versão pura.

Por isso, recomenda-se que um especialista faça as recomendações de uso, visto que ele pode ocasionar efeitos colaterais.

Em contrapartida, a essência é um composto artificial, produzido exclusivamente para ter função aromática. Sendo assim, não usa-se como forma de tratamento de saúde.

Devido à diferença de obtenção e de função entre os dois, o óleo essencial é obviamente muito mais caro em relação à essência, chegando a custar até seis vezes mais.

Em suma, utiliza-se óleos e essências nos aromatizadores. Mas apenas com o óleo essencial é possível obter efeitos físicos e psicológicos e obter a cura para algumas condições.

Mas independentemente do tipo escolhido, procure não aumentar as quantidades recomendadas nas indicações de como fazer aromatizador de ambiente.

Isso porque o odor exagerado pode te deixar com dores de cabeça, náusea e, até mesmo elevar os seus níveis de estresse.

 

 

Conclusão

 

 

Aprender como fazer aromatizador de ambiente é ótimo seja para você criar objetos decorativos para a sua residência ou para comercializar esses itens.

Assim, com essas dicas contidas nesse texto você está pronto para colocar a mão na massa e usar as suas essências favoritas para deixar os ambientes mais confortáveis e cheirosos.

Handreza Hayran: Handreza Hayran é pernambucana e adora descobrir os segredos do mundo, pois acredita na fonte inesgotável da sabedoria. Atualmente é redatora nos sites Mil Dicas de Mãe, Portal do Dog e editora do site Foco e Fama

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais