Benefícios da Rúcula – Antioxidante, anticâncer e anti-envelhecimento

As folhas verdes são ricas em vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Com apenas 5 calorias por xícara, a rúcula promove inúmeros benefícios à saúde.

- Continue depois da Publicidade -

Os benefícios da rúcula vão muito além do sabor levemente picante que ela acrescenta às saladas. Rica em fibras e baixa em calorias, ela é recheada com vitaminas, minerais e antioxidantes, parte do grupo dos alimentos anti-envelhecimento.

 

 

Quais são os benefícios da rúcula?

 

Em primeiro lugar, as folhas de rúcula contém altos níveis de ácido fólico e antioxidantes, tais como vitamina C, vitamina K e vitamina A. Portanto, é uma aliada no combate aos radicais livres que envelhecem as células.

Ademais, também contém carotenóides, bem como muitos outros minerais a exemplo do potássio, manganês, ferro e cálcio. E o que é melhor: tudo isso com apenas 5 calorias por xícara. Incrível, não é mesmo?

 

- Continue depois da Publicidade -

benefícios de comer rúcula
Imagem: Reprodução / The Stay at Home Chef

 

Muitos estudos atestam e confirmam os incríveis benefícios da rúcula, que ainda ajuda a reduzir o mau colesterol, equilibrar o açúcar no sangue e, por fim, reduzir o risco de doenças cardíacas.

 

- Continue depois da Publicidade -

Por que devemos incluir a rúcula na dieta?

 

Com tantos benefícios, fica até mais fácil incluir as folhas e rúcula no cardápio. Ela combina perfeitamente com saladas, mas também fica incrível na finalização de pratos quentes, trazendo uma crocância refrescante. Para além do sabor, existem outras razões pelas quais a rúcula é uma excelente aliada da saúde. Então vamos aos estudos e evidências:

 

1. A rúcula é um superalimento desintoxicante que combate o câncer

 

- Continue depois da Publicidade -

A rúcula é um membro da família das brássicas de vegetais chamados crucíferos – mesmo grupo do qual fazem parte o brócolis, a couve e o repolho. Trata-se, portanto, de uma família de vegetais rica em antioxidantes e fibras.

Ademais, eles também são ricos em compostos conhecidos como glucosinolatos. De acordo com estudos, esses compostos podem reduzir o risco de desenvolver câncer de pulmão, colorretal, mama, próstata e pâncreas.

 

benefícios da rúcula
Imagem: Reprodução / Fitness World

 

 

2. Comer rúcula pode proteger o envelhecimento do cérebro e o declínio cognitivo

 

Em segundo lugar, entre os benefícios da rúcula também se destaca a presença da maioria das vitaminas B. Entre elas, destaque especial para o folato. Afinal, pesquisas indicam que, em idosos, baixos níveis de folato têm se mostrado um fator de risco para declínio cognitivo acelerado.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Portanto, ingerir rúcula diariamente e manter os níveis de folato e vitamina B12 em alta podem auxiliar na prevenção de diversas doenças relacionadas ao envelhecimento do cérebro.

 

Confira ainda Vitamina B12: Benefícios da suplementação para quem possui diabetes tipo 1 e tipo 2.

 

3. Aumento da imunidade também é um dos inúmeros benefícios da rúcula

 

Como mencionamos anteriormente, a  rúcula é rica e minerais que, de alguma forma, reforçam as defesas do sistema imunológico do corpo. Desse modo, a partir do cobre presente nas folhas o corpo é estimulado a criar glóbulos brancos, aumentando a imunidade.

Além disso, a vitamina C (presente na rúcula e também nas frutas cítricas) é uma das melhores defesas do seu corpo para procurar radicais livres perigosos e inflamatórios. Esta vitamina conhecida é está presente em grandes quantidades na rúcula e ajuda a manter a boa saúde ao dar um impulso extra ao sistema imunológico.

 

benefícios das folhas de rúcula
Imagem: Reprodução / Youtube

 

4. Ajuda a acelerar o metabolismo

 

Outro benefício da rúcula é a presença de vitaminas do complexo B, que por sua vez ajudam a acelerar o metabolismo. Isso porque as 8 vitaminas  do complexo B participam e auxiliam em todas as atividades celulares diferentes. Incluindo produção de energia, síntese de gordura, produção de glóbulos vermelhos e muitos outros processos vitais para a saúde celular e metabólica. Portanto, mais uma razão para incluir as folhas de rúcula no cardápio da sua dieta.

 

5.  Clorofila também é um dos benefícios da rúcula

 

Presente em altos níveis nas folhas de rúcula, a clorofila pode ajudar a prevenir danos ao DNA e ao fígado causados pelas aflatoxinas. Estas substâncias cancerígenas são produzidas pelos fungos e, muitas vezes, encontradas no milho, amendoim e algumas nozes.

No entanto, para preservar a clorofila na rúcula, a dica é ingerir as folhas cruas. Seja na salada ou no suco, o sabor levemente picante agrada e refresca!

6. Aumenta a absorção de minerais

 

Por fim, quando comparada a outros vegetais folhosos (tais como o espinafre), a rúcula tem um nível muito baixo de oxalatos.  Isso é importante, uma vez que os oxalatos inibem a absorção de minerais pelos sistemas do corpo, o que é contraproducente para quem está ingerindo minerais na mesma refeição.

Assim, sem os oxalatos, os minerais que você obtém das plantas (como cobre e ferro) , são mais facilmente absorvidos pelo corpo para um uso eficiente.

Por fim, conheça todo o poder do Alecrim e do Alho Poró.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes