Cajuína orgânica: natural, vegana e saborosa, tem a cara do verão

A cajuína orgânica é nutritiva e potencializa os nutrientes presentes em sua composição. Conheça esta bebida natural, vegana e refrescante!

- Continue depois da Publicidade -

A cajuína orgânica é perfeita para deixar o seu verão mais refrescante. Originária da região Nordeste, trata-se de uma bebida não alcoólica feita a partir do suco de caju. Ela não só traz muitos benefícios para a saúde, como também é saborosa e combina com os dias mais quentes.

Sendo assim, separamos alguns tópicos para entender melhor a cajuína orgânica:

  • O que é a cajuína orgânica?
  • A cajuína orgânica é vegana?
  • Os benefícios da cajuína orgânica
  • A cajuína orgânica é saborosa?
  • Receitas de drinks

Então, para saber isso e muito mais, continue lendo!

 

O que é a cajuína orgânica?

 

- Continue depois da Publicidade -

Cajuína Orgânica da Natvita
Fonte: Instagram

 

A cajuína é uma bebida preparada a partir do suco de caju. Depois que é extraído, ele passa por processos de clarificação, esterilização e filtração.

- Continue depois da Publicidade -

Não há adição de álcool ou açúcar. Assim sendo, ela apresenta uma cor amarela-âmbar resultante da caramelização dos açúcares naturais da própria fruta. Isto é, a frutose.

Ainda mais,  a cajuína orgânica da Natvita não possui conservantes e também não tem adição de água. Assim, além de ser um suco de caju clarificado, leve, saboroso e refrescante, ele também é rico em vitamina C.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

A cajuína orgânica é vegana?

 

Primeiramente, é preciso diferenciar um produto orgânico de um vegano. Enquanto o primeiro é qualquer alimento produzido sem o uso de agrotóxicos, o segundo são alimentos que não usam origem animal em sua fabricação.

Sendo assim, a empresa Natvita, em sociedade com a Embrapa, desenvolveu um método de produção da cajuína livre de química e de proteína animal. Então, o produto é natural e pode ser consumido por veganos.

Entretanto, não é possível afirmar que toda cajuína orgânica é vegana. Pois, em muitos casos, acrescenta-se uma proteína animal, a gelatina em pó, que se agrega à polpa da fruta e permite que seja feita a coagem.

 

  • Veja também Maca Peruana: o suplemento vegano que ajuda a trazer energia, libido e fertilidade

 

Os benefícios da cajuína orgânica

 

Por conter minerais e vitaminas como a A e a C, a cajuína favorece a saúde. Entre seus benefícios, podemos citar uma melhora na imunidade, com a prevenção de gripes e resfriados. Além disso, os nutrientes da bebida previnem anemia, protegem os olhos, fortalecem dentes e ossos.

Ao mesmo tempo, há estudos que comprovam que a bebida reduz os efeitos colaterais da quimioterapia e protege o DNA. Também existem indícios que ela possa combater o estresse, a ansiedade e deixar a pele mais bonita.

A cajuína orgânica ainda é ótima para quem busca seguir uma dieta saudável. Afinal, alimentos orgânicos são mais nutritivos e potencializam a ação dos nutrientes presentes em sua composição.

 

 

A cajuína orgânica é saborosa?

 

Cajuína, a cara do verão
Fonte: Instagram

 

Sem dúvidas, gosto é uma coisa pessoal. No entanto, não há como negar que quem já bebeu a cajuína uma vez não esquece de seu sabor rico.

No Piauí, a cajuína é mais consumida do que qualquer outra bebida. Afinal, o estado produz mais de 5 milhões de garrafas por ano. Aliás, a bebida é considerada símbolo cultural de Teresina.

Além disso, por conta do seu gosto inesquecível, Caetano Veloso resolveu homenageá-la em uma música:

 

 

Portanto, a cajuína bem gelada tem sabor adocicado e levemente ácido. Desse modo, é perfeita para fazer drinks refrescantes, que vão ser um sucesso no verão!

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Em seguida, confira receitas dessa bebida incrível e orgânica.

 

 

1. Cajuína fizz

 

Cajuína Fizz
Fonte: Pinterest

 

Ingredientes

 

  • 30 ml de cajuína orgânica;
  • 30 ml de cachaça envelhecida;
  • 45 ml de gin;
  • 1 rodela de limão-cravo;
  • Gelo;
  • Tônica para completar;

 

Modo de preparo

 

Em um copo com gelo, despeje a cajuína, a cachaça e o gim. Em seguida, complete com a tônica e finalize com a rodela de limão.

 

2. Drink de cajuína (não alcoólico)

 

 

Ingredientes

 

  • 100 ml de leite condensado;
  • 1 caju em cubos;
  • 200 ml de cajuína;
  • Uma rodela de limão.

 

Modo de preparo

 

Em um copo com gelo, coloque o leite condensado, um caju em cubos e a cajuína. Em seguida, mexa bem, decore com limão e está pronto para ser servido!

 

 

Gin tônica com cajuína

 

 

Ingredientes

 

  • Casca de limão;
  • 50 ml de gin;
  • 30 ml de cajuína;
  • Água tônica para completar.

 

Modo de preparo

 

Coloque o gin e a cajuína em um copo alto com gelo. Logo depois, mexa bem devagar e complete com a água tônica. Em seguida, solte o óleo essencial do limão e adicione a casca no copo para decorar.

 

  • Veja também Aperol Spritz – O drink leve e refrescante que é a cara do verão

 

Conclusão

 

A cajuína orgânica possui propriedades que contém diversos benefícios para saúde. Além disso, é uma bebida refrescante que auxilia na dieta saudável do dia a dia.

Então,  a bebida é a cara do verão. Assim sendo, depois de ler seus benefícios e também as receitas de drinks incríveis, que tal compartilhar nas redes sociais?

Por fim, você pode acompanhar o nosso canal de Saúde,  pois lá é possível encontrar outros remédios caseiros que  promovem bem-estar.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes