Foto de caneca preta com chá de açafrão ao lado de pimenta-do-reino e canela

Chá de açafrão emagrece e turbina a saúde. Saiba como preparar!

A bebida ajuda na perda de peso, melhora a imunidade, tem efeito anti-inflamatório e antioxidante. Conheça sete benefícios do chá de açafrão

Compartilhe

O açafrão-da-terra é uma planta da mesma família do gengibre. Suas raízes possuem um tom alaranjado e têm sido usadas como corante há séculos. Seu sabor pronunciado também garante sua presença como ingrediente de vários pratos. Além disso, o chá de açafrão apresenta várias propriedades que favorecem a saúde.

Pesquisas apontam que a bebida ajuda a emagrecer, protege o coração, estimula o cérebro e turbina o sistema imunológico. Confira, em seguida, 7 benefícios do chá de açafrão, suas contraindicações e ideias de receitas para variar o preparo.

Quais são os benefícios do açafrão para saúde?

De nome científico Curcuma longa, a planta é conhecida como turmérico, açafrão-da-terra ou cúrcuma. É originária do sul da Índia e da Indonésia. Por causa de seu aroma apimentado e de seu gosto levemente amargo, é um dos ingredientes do curry. Ainda mais, em partes da Ásia, o pó de cúrcuma é misturado com água e aplicado no rosto a fim de tratar a pele.

É possível encontrar a raiz in natura em feiras. Seu pó está disponível nos corredores de temperos dos supermercados, assim como nas farmácias, em cápsulas de suplemento.

O chá de açafrão vem ganhando popularidade, uma vez que oferece vários benefícios para a saúde. Afinal, a planta é fonte de vitaminas B3, B6 e C, além de cálcio, cobre, ferro, manganês, potássio e zinco.

No entanto, a curcumina é o principal ativo do açafrão-da-terra. É ela a responsável por sua coloração forte. Trata-se de um flavonoide que tem atributos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Saiba mais sobre a curcumina no vídeo do Doutor Juliano Teles.

Pode tomar açafrão todos os dias?

É seguro ingerir a cúrcuma em doses diárias de até 12 gramas. Assim, o ideal é beber 1 xícara do chá de açafrão por dia. No entanto, existem contraindicações.

A curcumina é capaz de diminuir a pressão sanguínea. Por isso, pessoas que fazem uso de medicamentos anti-hipertensivos devem consultar seus médicos antes de acrescentar a raiz à dieta.

Grávidas também devem evitar o alimento. Apesar de não haver estudos para comprovar, acredita-se que o açafrão-da-terra possa estimular o trabalho de parto.

Pacientes com riscos de obstrução de vias biliares, pedras na vesícula e doenças hepáticas também devem buscar um médico antes de consumir chá de açafrão. Isso porque a cúrcuma pode aumentar a produção de bile.

Foto de tigela branca com açafrão em pó
Fonte: Freepik @jigsawstocker

  • Leia também: Ingrediente dourado, 5 receitas para juventude e beleza com cúrcuma.

Para que serve o chá de açafrão?

A infusão é uma das várias maneiras de consumir a cúrcuma. A bebida tem um gosto único, mas sutil. Veja, a seguir, os 7 benefícios do chá de açafrão!

Chá de açafrão ajuda a emagrecer

Em primeiro lugar, a bebida é pouco calórica: 1 xícara (chá) feita com 1 colher (chá) de cúrcuma tem apenas 8 calorias. Além disso, a curcumina melhora a digestão e acelera o metabolismo. Dessa forma, combinar uma alimentação saudável com a infusão de cúrcuma pode restringir o crescimento de células de gordura.

Mulher colocando chá de açafrão em uma xícara
Fonte: Rawpixel

  • Veja ainda: Cactínea, planta que reduz o inchaço e ajuda a emagrecer.

Protege a saúde do coração

A bebida ajuda a reduzir o colesterol ruim. Assim, os riscos de desenvolver condições mais sérias, como doenças cardíacas e derrames, são menores. Um estudo de 2008, aliás, descobriu que a curcumina diminui os níveis gerais de colesterol.

Foto de raiz de cúrcuma fatiada em fundo branco
Fonte: Steve Buissinne/Pixabay

Faz bem para o cérebro

As propriedades antioxidantes do chá de açafrão podem prevenir os danos cerebrais que causam Alzheimer. Mais estudos são necessários para comprovar sua eficácia. Mas pesquisas feitas na Universidade da Califórnia são promissoras.

Foto de xícara de chá de vidro com líquido amarelo
Fonte: Freepik @ededchechine

  • Confira ainda: Novo medicamento para Alzheimer aprovado nos EUA.

Chá de açafrão aumenta a imunidade

Outro benefício dos antioxidantes da curcumina é o fortalecimento do sistema imunológico. Conforme afirma este estudo de 2007, o flavonoide ajuda na regulação das células imunes.

Foto de colher de madeira com pó de açafrão-da-terra
Fonte: Rawpixel

Reduz inflamação

O chá de açafrão é um poderoso anti-inflamatório. Por isso, pode diminuir os sintomas de pessoas com artrite. De acordo com um estudo, a curcumina é capaz de reduzir a dor de pacientes com osteoartrite. Pode ser tão eficaz quanto alguns medicamentos, só que sem os efeitos colaterais.

Foto de chá de açafrão com leite de coco
Fonte: Osha Key/Unsplash

Pode prevenir câncer

Várias pesquisas indicam o potencial da cúrcuma como medicamento contra o câncer. Isso porque o alimento pode desacelerar o crescimento das células cancerosas. Tem se mostrado particularmente eficaz quando a doença é no sistema digestivo.

Foto de colher de madeira com pó de açafrão-da-terra
Fonte: Rawpixel

  • Aproveite para conferir: Cerejas podem reduzir o risco de câncer, diz estudo.

Chá de açafrão é bom para os olhos

As pesquisas ainda estão em estágios iniciais, mas indicam que o açafrão-da-terra pode ser eficiente para tratar uveítes. São doenças nos olhos que decorrem de inflamação em uma parte da íris chamada úvea.

Chá de açafrão em xícara de porcelana
Fonte: Freepik

Alivia dores menstruais

As cólicas menstruais são comuns para grande parte das mulheres. Por aparecer todos os meses, é importante saber técnicas e alimentos que aliviam essa condição.

O chá de açafrão contém substância capazes de aliviar esse problema.

Como se faz o chá de açafrão?

Em resumo, existem duas formas de fazer a bebida. A primeira é usando a raiz fresca. Higienize bem, descasque e rale o açafrão-da-terra. Então, misture 1 colher (sopa) com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo até ferver. Pode coar e beber logo após.

Por outro lado, se decidir fazer com a cúrcuma em pó, as proporções são diferentes. Use 1 colher (chá) para cada xícara de água. Além disso, o ideal é ferver a água antes e só depois disso adicionar o açafrão. Misture bem a fim de diluir.

Ao mesmo tempo, é possível misturar com outras especiarias, ervas e até frutas. Desse modo, a bebida ganha mais sabor e valor nutricional. Confira, em seguida, algumas opções de receitas saborosas.

Foto de caneca branca com chá de cúrcuma
Fonte: Freepik @azerbaijan-stockers

Golden milk

O golden milk, ou leite dourado, em português, é uma bebida tradicional da medicina ayurvédica. A mistura de leite vegetal e especiarias é anti-inflamatória, antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Saiba como preparar no vídeo de Joyce Vignochi.

  • Leia também: O que é Ayurveda? Tudo sobre o sistema de saúde mais antigo do mundo.

Chá de açafrão com canela

Ingredientes:

  • 1 canela em pau;
  • 2 xícaras (chá) de água;
  • 1 colher (sopa) de açafrão-da-terra em pó.

Modo de preparo

Leve a canela e a água ao fogo até ferver. Desligue e misture o açafrão até dissolver. Coe e sirva, em seguida.

Foto de chá de açafrão com canela
Fonte: Rawpixel

  • Leia ainda: Canela, uma especiaria versátil com mil benefícios que ainda ajuda na imunidade.

Chá de açafrão com alecrim

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de cúrcuma fresca ralada;
  • 250 ml de água;
  • 1 colher (sopa) de alecrim fresco.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, misture a cúrcuma com a água e leve ao fogo médio até ferver. Desligue e, logo depois, adicione o alecrim. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e sirva.

Foto de chá de açafrão com alecrim visto de cima
Fonte: Freepik @jcomp
  • Veja também: Alecrim turbina a saúde, cuida do cabelo e da pele. Saiba como usar!

Chá de açafrão com gengibre e laranja

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado;
  • 2 fatias de laranja;
  • 2 colheres (chá) de cúrcuma em pó.

Modo de preparo

Antes de mais nada, comece levando a água e o gengibre ao fogo. Assim que ferver, desligue e junte as fatias de laranja. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Adicione a cúrcuma e misture para dissolver. Por fim, coe e sirva.

Foto de chá de açafrão com gengibre e laranja
Fonte: Freepik @jcomp

  • Confira ainda: Chá de gengibre – Tudo sobre o termogênico e aliado da saúde.
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias