Cactínea: planta que reduz o inchaço e ajuda a emagrecer

A cactínea pode ajudar muito no processo de emagrecimento, sobretudo porque reduz o inchaço que tanto incomoda

- Continue depois da Publicidade -

O processo de emagrecimento não é simples, mas por sorte a cactínea pode te ajudar com isso e ainda proporcionar outros benefícios incríveis!

A prática frequente de atividade física e a manutenção de uma alimentação balanceada são essenciais para quem deseja conquistar a saúde e ainda emagrecer.

Mas há muito fatores que podem atrapalhar, como a ansiedade, a tenção hídrica, metabolismo lento, entre outros fatores.

E com a rotina corrida tudo se torna ainda mais complicado e inacessível. Se isso está acontecendo com você, precisa conhecer os benefícios da cactínea.

Esse é o nome popular para uma das espécies de cacto mais disseminadas em todo o mundo. Quer saber mais sobre ela? Então continue lendo esse texto.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Saiba o que é a cactínea

 

 

cactinea
Cactinea. Fonte: olivre

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Opuntia fícus-indica é uma espécie de cacto altamente disseminada por todo o mundo, que pode ser encontrada em áreas temperadas, subtropicais e também em regiões mais frias.

O cultivo controlado é realizado com a finalidade de gerar frutos para o consumo humano, graças ao valor nutricional que essa espécie vegetal possui.

Mas além de ser nutricionalmente importante, essa planta também possui elementos farmacológicos ativos, que incluem betalaínas, aminoácidos, vitaminas, minerais e muitas outras substancias com propriedades antioxidantes.

- Continue depois da Publicidade -

No entanto, vale dizer que a concentração desses componentes depende diretamente do tipo de solo, clima e de cuidados essenciais com a planta.

A partir da espécie vegetal citada, é possível obter a cactínea, que consiste no extrato seco do fruto do cacto.

Esse é um pó avermelhado, que pode ser incorporado à alimentação e, que possui uma série de propriedades interessantes, como a diurética e antioxidante, por exemplo.

Os benefícios já foram descritos como resultados de vários estudos já realizados com a espécie ao longo do tempo.

Em ratos, o composto demonstrou ter importante papel no controle de peso, bem como na proteção antioxidante do organismo. Isso graças aos compostos ativos da espécie.

 

 

Essa planta realmente ajuda no emagrecimento?

 

 

cactinea
Cactinea. Fonte: olivre

 

 

A cactínea passou a ser amplamente disseminada no Brasil depois que os Estados Unidos passaram a importar a planta do México em larga escala.

A partir disso muitas pessoas puderam usufruir dos benefícios da planta. Não demorou muito para que ela ficasse conhecida como drenagem linfática caseira, ou em cápsulas.

Mesmo com as pesquisas e os comentários de muitos usuários, ainda tem gente que duvida dos benefícios da cactínea. Mas será que essa espécie mexicana realmente pode ajudar a emagrecer?

Como já foi dito anteriormente, quando o assunto é emagrecimento, não existem milagres. É preciso caprichar na prática de atividades físicas e na alimentação equilibrada para ver os resultados aparecerem.

Mas a cactínea pode ajudar muito no processo, sobretudo porque reduz o inchaço que tanto incomoda. Não é a toa que ela é conhecida como drenagem em cápsulas.

 

 

 

Principais benefícios

 

 

cactinea
Cactinea. Fonte: manipularium

 

 

Que a cactínea ajuda no emagrecimento, você já sabe. Mas essa não é a sua única indicação. Como é natural e possui uma série de compostos ativos, ela tem várias ações diferentes sobre o organismo.

Por acelerar o metabolismo, a cactínea contribui positivamente para o emagrecimento. Ela possui efeito termogênico, que aumenta a queima energética, contribuindo assim para o déficit calórico.

O efeito diurético é mais uma entre as propriedades importantes, que faz com que esse composto seja conhecido como drenagem caseira.

Isso ocorre graças à grande quantidade de nutrientes que estimulam a diurese, como potássio, magnésio, taurina e vitamina C.

Mas além disso, tem-se relatos de que os Zapotecas utilizavam a raiz da planta para ajudar as puérperas a se recuperarem mais rapidamente do parto.

Mesmo que esse não seja um efeito comprovado, o conhecimento desse povo é de extrema relevância para estabelecer efeitos farmacológicos das plantas.

Muitas mulheres atualmente fazem uso da raiz no período da menopausa porque ela ajuda a amenizar os efeitos desagradáveis dessa fase da vida.

 

 

A cactínea promove a saciedade e disposição

 

 

Um dos efeitos associados à cactínea e que levam essa planta a contribui para o emagrecimento está relacionada à sensação de saciedade que ela proporciona aos indivíduos.

Assim, você se sente satisfeito, mesmo com a ingestão de quantidades menores de alimentos, ajudando assim a diminuir a ingestão de calorias.

Além disso, o pó obtido dos frutos dessa espécie vegetal, melhora a disposição de maneira geral, de modo que o indivíduo consiga ter um desempenho superior nos treinos.

 

 

  • Confira também: Dieta do ovo: como funciona e para quem se destina?

 

 

Outras consequências positivas do uso do composto

 

 

cactinea
Cactínea. Fonte: auchaneeu.auchan

 

 

Você já deve ter percebido que a cactínea é realmente um composto que auxilia os indivíduos em por proporcionar uma série de benefícios.

Agora conheça alguns dos efeitos mais específicos que podem ser observados.

 

 

Diminuição da circulação de açúcar

 

 

Alguns dos compostos disponíveis no extrato de Opuntia ficus-indica auxiliam no combate ao excesso de peso, contribuindo também para a diminuição dos níveis de açúcar no sangue (glicemia).

Sendo assim, ele pode funcionar bem como um auxiliar no controle da diabetes, sendo desaconselhado abandonar o tratamento convencional.

 

 

Diminui os níveis de colesterol ruim

 

 

Você também pode gostar!

Outro benefício do extrato da planta é a diminuição dos níveis de colesterol ruim, graças à menor oxidação.

O LDL é responsável por formar as temidas placas de gordura no interior dos vasos sanguíneos.

Os compostos também elevam os níveis de hormônios circulantes, que se relacionam com a sensibilidade à insulina.

 

 

  • Veja também: Aranto: planta para decoração que ajuda no tratamento da rinite

 

 

Efeito diurético

 

 

O efeito diurético é bem reconhecido para os indivíduos que se utilizam da cactínea. Estudos sugerem que o extrato realmente estimula a eliminação de líquidos pelo organismo, diminuindo consideravelmente o nível de inchaço.

E o melhor de tudo é que ao contrário de outros diuréticos, esse não influencia na eliminação de minerais essenciais para o funcionamento do organismo, como o potássio, sódio e cálcio.

 

 

Redução da medida do quadril

 

 

Em um estudo feito com mulheres entre os 40 e 50 anos, o consumo de cactínea durante um período de três semanas, promoveu a diminuição das medidas do quadril.

Em dose de 2 gramas por dia, p efeito observado foi de uma diminuição de 2% da medida nessa região.

 

 

Diminuição da taxa de gordura

 

 

Em um estudo com 49 voluntárias com idade entre os 20 e 60 anos, divididas em um grupo que recebeu o composto e um grupo placebo, a cactínea foi eficiente na diminuição da gordura corporal.

Passado esse período observou-se uma melhora na composição corporal, favorecendo inclusive a desintoxicação.

Entre os efeitos, houve a diminuição da gordura acumulada no fígado e na gordura corporal de maneira geral.

 

 

  • Confira também: Calmante natural: opções para reduzir a ansiedade e o estresse

 

 

Ação antioxidante

 

 

Os antioxidantes são essenciais para a eliminação dos radicais livres que contribuem para o processo de envelhecimento precoce.

De acordo com um estudo que compara a ação da cactínea e da vitamina C como antioxidante, percebeu-se que o extrato obtido a partir da espécie de cacto foi mais eficiente.

 

 

Como usar esse extrato?

 

 

O extrato de cactínea é encontrado em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais que estimulam a saúde.

Por promover a perda de peso e prevenir o envelhecimento precoce, esse composto é conhecido como nutracêutico.

O horário de ingestão da cactínea não interfere nos seus efeitos, mas como o composto é diurético, o melhor horário para administração é pela manhã.

Com base em informações obtidas em estudos científicos, os fabricantes chegaram ao consenso de que a quantidade diária recomendada é entre 500mg e 2 gramas.

O profissional de saúde que acompanha o indivíduo deve determinar a quantidade.

Ao receber as recomendações, é importante que o paciente as siga à risca para evitar riscos à própria saúde.

Quanto à forma de consumo, pode-se adicionar o extrato a sucos, shakes, alimentos variados ou, ingerir cápsulas manipuladas.

A maioria das pessoas prefere usar a cactínea em cápsulas por ser bem mais prática. E é importante lembrar que ela pode perder os seus efeitos benéficos quando aquecida acima de 45°C.

 

 

 

 

Efeitos colaterais e contraindicações

 

 

cactínea
Cactínea. Fonte: olivre

 

 

Assim como acontece para qualquer fármaco, mesmo que natural, antes de iniciar o uso da cactínea é necessário consultar um médico que faça a análise do seu quadro de saúde e, que te oriente em relação ao uso adequado.

Em alguns casos o produto pode fazer mal, provocando o agravamento de problemas de saúde pré existentes.

Ademais, a cactínea pode interagir com alguns grupos de medicamentos, reduzindo os seus efeitos e, até mesmo provocando reações desagradáveis.

Crianças, jovens, idosos, gestantes e mulheres que estejam amamentando devem ter um cuidado ainda mais específico em relação ao uso do composto.

Além disso, é importante analisar todos os componentes da fórmula para verificar se não existe alergia e intolerância em relação a nenhum deles.

Mas se durante o uso ocorrer qualquer problema, deve-se interromper imediatamente o uso e se dirigir até um centro de saúde para receber aconselhamento médico.

Esses são cuidados que devem ser tomados diante do uso de qualquer tipo de medicamento, independentemente de ser ou não natural.

Mas por ser derivado de uma planta, esse composto é bem mais seguro em relação aos medicamentos tradicionais.

 

 

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

 

Conclusão

 

 

A cactínea é um composto reconhecido por ajudar no emagrecimento, sobretudo por contribuir com a eliminação de líquidos e diminuição da ansiedade.

No entanto, ela possui muitos outros benefícios para o organismo de maneira geral. Mas lembre-se de que antes de iniciar o uso, é recomendado visitar um médico.

 

Referência

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes