Chá de Sene: amplamente utilizado no tratamento de prisão de ventre

Chá de Sene: amplamente utilizado no tratamento de prisão de ventre

O chá de sene é preparado usando-se uma planta com propriedades medicinais conhecida como Sena, Cássia, Cene, Lava-pratos, Mamangá.

Por ter propriedades laxativas e purgantes o sene é amplamente utilizado no tratamento de prisão de ventre.

O Sene, chamado cientificamente de Senna alexandrina é bastante comum e pode ser comprado facilmente em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Mas fique atento porque você pode encontra-lo também com o nome de Cassia Senna ou Cassia angustifólia. Esses eram os nomes científicos utilizados até algum tempo atrás.

Naturalmente essa planta é encontrada em áreas secas da Ásia, Oriente Médio e África e, desde a antiguidade é usada como tratamento.

 

 

Atualmente ele é reconhecido como um fitoterápico com propriedades comprovadas. Ele é amplamente usado como laxante e emagrecedor.

Continue lendo os próximos tópicos se você quer saber mais sobre o chá de sene e as suas propriedades.

 

Para que serve o chá de sene?

 

O chá de sene é um dos mais comuns quando se fala em propriedades medicinais. Isso porque ele é fácil de encontrar e serve para várias finalidades. Veja algumas delas a seguir:

 

Usado como laxante natural

 

 

O efeito laxativo do sene é, sem dúvidas, o mais conhecido. E é justamente por isso que esse chá é largamente consumido.

Os derivados antraquinônicos presentes na planta contribuem com a estimulação da musculatura do cólon, diminuindo assim a constipação.

Os chamados senosídeos A e B são os principais responsáveis pela estimulação da atividade intestinal.

 

Propriedades antioxidantes

 

As folhas usadas na elaboração do chá de sene são ricas em substâncias chamadas de glicosídeos e flavonóides que possuem importante papel como antioxidantes naturais.

Essas substâncias são muito importantes no organismo das pessoas, pois diminuem a incidência de doenças crônicas.

 

Função Detox

 

 

O chá de sene ajuda na limpeza do organismo porque age eliminando as principais toxinas e resíduos.

Além de estimular o funcionamento do intestino, a bebida também funciona como diurético. Assim ajuda a eliminar sais, gorduras e o excesso de água que deixam o corpo inchado.

 

 

Reduz inflamações

 

Outra propriedade muito interessante e apreciada do chá de sene é a sua capacidade de reduzir inflamações em geral.

Por isso ele é um ótimo aliado no tratamento de dores de cabeça e inflamações articulares, por exemplo.

 

Eficiente como vermífugo

 

Entre os usos secundários do chá de sene, deve-se citar o consumo como vermicida. Isso porque alguns compostos presentes na bebida são antiparasitários e estimulam a eliminação dos parasitas.

 

 

Chá de sene emagrece?

 

 

Muitas pessoas preocupadas com o emagrecimento e manutenção da forma corporal se perguntam se o chá de sene realmente emagrece.

Apesar de ser muito usado para quem quer diminuir a massa corporal, o chá de sene sozinho não vai fazer com que você emagreça.

Não existem comprovações científicas sobre o efeito emagrecedor dessa bebida. No entanto, o seu consumo estimula o funcionamento intestinal e tem efeito diurético.

Essas duas propriedades ajudam a eliminar o inchaço e acelerar a digestão dos alimentos. Por isso pode contribuir positivamente com o emagrecimento.

No entanto é fundamental que você entenda que o emagrecimento real acontece quando há déficit calórico.

Por isso, não procure fórmulas milagrosas. Ao invés disso, tenha uma alimentação bem equilibrada e pratique atividades físicas com frequência.

Juntamente a isso utilize o chá de sene para auxiliar no funcionamento intestinal e eliminação da retenção de líquidos.

Procure seguir recomendações de um médico ou nutricionista para seguir qualquer tipo de dieta e para consumir substâncias medicinais, mesmo que sejam fitoterápicos.

 

 

Ação da bebida no intestino

 

 

Como já foi dito anteriormente, a propriedade laxativa do chá de sene está diretamente associada ao fato de ser rica em senosídeos dos tipos A e B.

Essas substancias agem estimulando o plexo mioentérico, que aumenta a contração intestinal, fazendo com que o bolo fecal se movimente mais rapidamente.

Ademais, essa planta contém altos níveis de mucilagens, responsáveis pela absorção de água no organismo. Isso deixa as fezes mais macias e fáceis de eliminar.

Esse processamento mais rápido dos alimentos diminui a absorção de gorduras, contribuindo assim para o emagrecimento e diminuição do inchaço.

 

Como fazer e tomar chá de sene

 

Depois de conhecer todos os benefícios do chá de sene você deve estar interessado em apender a como preparar e consumir a bebida. Então veja como fazer isso.

Ingredientes

  • Folhas secas de sene
  • Água
  • Açúcar ou adoçante (opcional)

Modo de preparo

 

 

Aqueça a água até que ela atinja o ponto de fervura. Então adicione as folhas de sene, deixe ferver por um minuto e desligue o fogo.

É preciso deixar a bebida descansar por pelo menos 10 minutos. Depois disso você deve coar, e consumir morno. Se precisar você pode adoçar.

O chá de sene possui propriedades laxativas e diuréticas e, em alguns casos provoca efeitos intensos.

Por isso o consumo deve ocorrer por apenas alguns dias. Caso você tenha sensibilidade excessiva, interrompa imediatamente o tratamento.

Uma boa dica é consumir a bebida antes de dormir, visto que o efeito laxativo acontece geralmente entre 6 e 12 horas após o consumo.

 

  • Depois confira: Chá de orégano: protege a pele, alivia a inflamação e desintoxica

 

Alguns cuidados importantes ao tomar chá de sene

 

 

O chá de sene é uma bebida com propriedades medicinais importantes, mas os seus efeitos são intensos em alguns casos.

Por isso é essencial ter cuidado com o consumo. Alguns grupos de pessoas só usar o sene com indicação de um profissional de saúde. São eles:

  • Gestantes e lactantes;
  • Mulheres em período menstrual;
  • Indivíduos portadores de apendicite;
  • Pessoas com problemas renais ou hepáticos;
  • Quem tem qualquer problema de coração;
  • Pessoas com sensibilidade intestinal;
  • Crianças e idosos.

É preciso ter cuidado também com o consumo excessivo, uma vez que o sene reduz os níveis de potássio e cálcio no sangue. Isso leva à sensação de fraqueza e arritmia.

De qualquer maneira o melhor é consultar um profissional de saúde que te faça recomendações sobre o uso seguro do chá de sene.

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Conclusão

 

O chá de sene é uma bebida com importantes propriedades medicinais, sobretudo laxativa, amplamente consumida em todo o mundo.

No entanto, para fazer um uso seguro é preciso seguir as recomendações de um profissional de saúde.

Benefícios dos chásCássiacháchá de seneChá de sene emagreceChásEficiente como vermífugoFunção Detoxlaxante naturalMamangáPropriedades antioxidantesReduz inflamações