Chá para emagrecer: 10 ervas que ajudam a secar a barriga
Que tal contar com o auxílio das infusões para perder peso? Veja as 10 melhores opções de chá para emagrecer e inclua na dieta!
Muitas pessoas costumam beber infusões de ervas por causa de seu sabor agradável. Ou ainda devido aos efeitos relaxantes da bebida. Mas você sabia que é possível contar com os benefícios do chá para emagrecer?
Em seguida, você confere quais são as 10 melhores opções para incluir na dieta. Lembrando que, com o intuito de perder peso, o ideal é tomar a infusão sem adoçar. Se acaso não conseguir, prefira usar opções mais saudáveis, como o mel ou o açúcar mascavo. Continue lendo e saiba mais sobre cada chá para emagrecer!
-
Chá-verde
A infusão das folhas da planta Camellia sinensis é uma das bebidas mais saudáveis que existem. O chá-verde também pode ajudar na perda de peso, pois tem alto teor de antioxidantes chamados catequinas.
De acordo com estudos, essas substâncias estimulam a queima de gordura. E os resultados são ainda melhores quando combinados com a prática regular de exercícios físicos.
No entanto, não é indicado tomar este chá para emagrecer durante a noite. Afinal, ele contém cafeína, o que pode atrapalhar na qualidade do sono. Ele também é contraindicado em casos de problemas renais, hepáticos ou cardiovasculares, gastrite, úlcera ou pressão alta.
- Enquanto isso, aproveite para seguir o Fashion Bubbles no Google News! Assim, você acompanha tudo sobre Saúde, Beleza, Moda e muito mais! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha 🌟 lá no News
-
Chá de gengibre
O sabor marcante do chá de gengibre é por causa da presença de gingerol. Conforme o resultado de pesquisas, este composto químico melhora a digestão, pode regular os níveis de açúcar no sangue e promover a perda de peso.
Além disso, a bebida é termogênica. Ou seja, colabora para aumentar o gasto de calorias e a queima de gordura pelo corpo. Assim, é um chá para emagrecer muito eficiente.
Contudo, quem faz uso de remédios anticoagulantes deve evitá-lo. Isso porque o gengibre retarda a coagulação sanguínea.
- Leia também: Chá de gengibre – Tudo sobre o termogênico e aliado da saúde
-
Chá de hibisco
De sabor doce e levemente ácido, o chá de hibisco é o queridinho das dietas. Afinal, alguns estudos indicam que pode ser um poderoso redutor de índice de massa corporal. Ao mesmo tempo, ajuda a diminuir a gordura localizada e afina a cintura.
Só que este chá para emagrecer deve ser ingerido com moderação. Beber mais do que 6 xícaras ao dia pode causar intoxicação. Por fim, quem tem pressão baixa deve evitar a bebida.
- Veja ainda: Chá de hibisco é diurético e redutor de medidas. Aprenda como preparar!
-
Chá branco
Geralmente, quando pensamos em chá para emagrecer, nos lembramos do chá-verde. Todavia, o chá branco é outro bom aliado da dieta. Ele também vem da Camellia sinensis, mas a diferença é que usa as folhas e os brotos da planta ainda jovem. Por isso, a cor da bebida muda.
Os cientistas acreditam que a infusão estimule a quebra de gordura. Ao mesmo tempo, previne que novas células de gordura se formem. O chá branco ainda ajuda a acelerar o metabolismo em cerca de 5%.
Quem tem hipertensão, úlcera gástrica, sofre de insônia ou possui batimentos cardíacos irregulares deve consultar um médico antes de incluir a bebida na dieta.
-
Chá de canela
Além de saborosa, a canela ainda é cheia de benefícios. A infusão da especiaria, por exemplo, acelera o metabolismo, controla o colesterol e os níveis de açúcar no sangue. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a diminuir o inchaço.
A fim de fazer o chá para emagrecer, coloque em uma panela 1 canela em pau e 1 xícara (chá) de água. Deixe ferver por 10 minutos, desligue e coe. Beba assim que amornar.
-
Chá mate
Por causa de seu alto teor de cafeína, o chá mate é uma boa opção de chá para emagrecer. Estudos indicam que a substância pode aumentar a queima de gordura entre 10 e 29%. Mas as contraindicações da erva incluem pessoas hipertensas, que sofrem de insônia e nervosismo.
Para fazer, coloque 1 colher (chá) de mate em 1 xícara (chá) de água fervente. Tampe, espere 10 minutos, coe e beba. No calor, dá para preparar a infusão e esperar amornar. Em seguida, misture com gelo e limão para um drink refrescante!
-
Chá-preto
Rico em nutrientes e antioxidantes, o chá-preto melhora a saúde e reduz a inflamação no organismo. Trata-se de mais uma bebida extraída da Camellia sinensis. Só que, aqui, as folhas usadas estão oxidadas e fermentadas.
Um estudo realizado em 2014 mostrou que a infusão da erva é capaz de inibir o ganho de peso e reduzir a circunferência da cintura. Porém, o chá para emagrecer deve ser evitado por quem tem hipertensão, problemas gastrointestinais, pessoas grávidas e no período de amamentação.
- Confira também: Chá preto: benefícios, malefícios e receitas quentes e geladas
-
Chá de hortelã
A bebida é naturalmente livre de calorias e tem um sabor agradável. Beber o chá depois das refeições ajuda na digestão e pode diminuir a vontade de comer doce. Por isso, é uma ótima opção de chá para emagrecer.
A erva é contraindicada na gravidez, durante a amamentação, para crianças com menos de 8 anos, porquem tem anemia ou obstrução dos ductos biliares.
- Leia ainda: Chá de hortelã: 10 benefícios apoiados pela ciência
-
Chá de oolong
O tradicional chá chinês também é extraído da Camellia sinensis. Contudo, seu nível de oxidação fica no meio termo entre o chá-verde e o chá-preto. Assim sendo, também tem uma coloração intermediária.
De acordo com um estudo de 2001, quando comparado com a água, o chá de oolong aumentou o gasto de energia em 2,9%. Isto é, o equivalente a cerca de 281 calorias extras são queimadas por dia.
- E mais: Chás para acalmar a mente: 5 tipos para incluir no dia a dia
-
Chá de cavalinha
Você já deve ter visto este chá para emagrecer à venda em lojas de produtos naturais. A cavalinha possui em sua composição substâncias anti-inflamatórias, antioxidantes e diuréticas. Assim, a bebida favorece a queima de gordura localizada e reduz a retenção de líquidos.
Ao mesmo tempo, por conter ácido cafeico, a infusão é termogênica. Então, acelera o metabolismo. Contudo, o ideal é evitar seu uso contínuo. Isso porque o chá de cavalinha pode eliminar minerais importantes para o organismo ao longo do tempo.
- Por fim, veja: Chás para cólicas menstruais fortes: alívio pelo poder das ervas!