Chás para cólicas menstruais fortes: alívio pelo poder das ervas!

Um chazinho muitas vezes não é suficiente para aliviar as cólicas menstruais fortes. Mas, aqui, você conhecerá os ingredientes certos para se livrar delas sem ter de recorrer a medicamentos repletos de efeitos colaterais. Confira!

- Continue depois da Publicidade -

As cólicas menstruais sempre foram uma questão delicada vivida por mais de 75% das mulheres brasileiras. É o que apontam os dados de Faculdade de Ciências Médicas e Saúde da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba (2018).

Além disso, é um assunto que sempre deixa dúvidas, por exemplo:

 

  • Como se reduzir as cólicas menstruais fortes de forma natural?
  • Além de chás para cólicas menstruais fortes, há outras medidas para amenizar este sofrimento?
  • Quando devo buscar um médico?

 

O Fashion Bubbles foi pesquisar. Assim, você vai esclarecer as dúvidas acima. Além disso, quais são as causas das cólicas menstruais? Quais os melhores ingredientes para chás para cólicas menstruais fortes e muito mais! Não perca!

 

 

Porque temos cólicas menstruais?

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Primeiramente, antes de falarmos sobre os chás para cólicas menstruais fortes, vale esclarecer alguns pontos sobre essa dor que aparece todos os meses. para as mulheres.

A cólica surge, pois o organismo da mulher libera a prostaglandina . Esta, um hormônio com ação inflamatória.

- Continue depois da Publicidade -

É este hormônio que produzirá a contração do útero para expulsar o material que se acumulou na cavidade uterina. No caso, como não  houve fecundação do óvulo, o endométrio descama e desce, em forma de menstruação.

De acordo com o médico ginecologista, Fernando Guastella, as cólicas menstruais fortes, ou seja, aquelas que duram dias e deixam a mulher praticamente incapacitada, em geral, tem algum motivo. Assim, neste caso, é recomendado procurar um médico, certo?

Por outro lado, há intensidades de cólicas menstruais reduzidas com o uso de medicações consideradas “fracas” e sem tanto efeitos colaterais. Como o uso de chás para cólicas menstruais fortes, por exemplo.

- Continue depois da Publicidade -

Neste último caso, conforme o Dr. Fernando Guastella, embora a visita ao ginecologista seja sempre fundamental, tal quadro relacionado pode ser considerado “normal”, dentro processo do organismo feminino.

Assim, um chazinho muitas vezes não é suficiente para aliviar as cólicas menstruais fortes. Mas, aqui, você conhecerá os ingredientes certos para se livrar delas sem ter de recorrer a medicamentos repletos de efeitos colaterais. Confira!

 

  • Depois, veja também Mandala Lunar – Técnica de observação e registro dos seus padrões emocionais e comportamentais ao longo do ciclo menstrual.

 

cólicas menstruais fortes

 

 

Mas como resolver o problema das cólicas menstruais fortes?

 

 

Bem, este é um problema afeta muitas mulheres. E é o caso da estilista Aline Carvalho.

De acordo com Aline, o seu caso não é considerado endometriose (uma doença grave que requer intervenções médica.

No entanto, a estilista de 36 anos diz que alguns chás ou mesmo os medicamentos mais usados contra cólicas menstruais não resolvem as dores e os incômodos. Em especial, nos primeiros dias da menstruação,

Além disso, Aline cita que tais medicamentos possuem efeitos colaterais. Por exemplo: queimação do estômago, sonolência, entre outros.

E o caso da estilista parece ser o de muitas mulheres…

 

 

 

Chás para cólicas menstruais fortes

 

 

Os chás para cólicas menstruais fortes são boas opções para acabar com estas dores. como de Aline. Ou, então, complementar de forma natural tratamentos para a dismenorreia.

De acordo com a farmacêutica Mafalda Abreu, os chás devem conter potencialidades de acabar ou reduzir os principais sintomas e causas das cólicas menstruais. Em especial, das dores mais fortes.

Ou seja, muitas vezes usar chás (ou mesmo medicamentos) apenas analgésicos podem não ser suficientes para aliviar ou acabar com as cólicas menstruais.

Conforme Mafalda, as substâncias devem atuar em diversos fatores que causam as cólicas menstruais fortes. Além dos sintomas secundários, que pioram a dor e os incômodos das mulheres.

Veja a seguir:

 

 

Antiinflamatórios

 

Substâncias naturais com propriedades antiinflamatórias são excelentes para reduzir as cólicas.

Isso porque, o movimento do útero para expulsar o endométrio (menstruação) acaba inflamando estes músculos e resultando em dores. Além disso, a própria prostaglandina – produzida pelo organismo – é um hormônio inflamatório.

 

 

Antiespasmódicos

 

Há ervas que podem ser usadas como chás para cólicas menstruais fortes, que dão um grande alivio para a dor.

Isso porque os movimentos uterinos são espécies de espasmos – o que causa dor.

E, ao contar com substâncias naturais com propriedades antiespasmódicas, as contrações e a dor reduzem.

 

 

 

 

Antigases

 

A contração e distensão do útero acabam por causar a formação e a retenção de gases. Dessa forma, é mais um fator que torna as cólicas menstruais fortes ainda mais incômodas.

Portanto, convém usar, também, ervas nos chás para cólicas menstruais fortes que estimulem a eliminação dos gases.

 

Analgésicos

 

Analgésicos naturais são excelentes opções para chás para cólicas menstruais fortes. Com a vantagem de que produzem poucos efeitos colaterais.

 

 

Estimulantes da descamação do endométrio

 

Quanto mais a menstruação fica “presa”, mais dor a mulher sente. Isso porque o útero tende a contrair mais, a fim de eliminar o sangue.

Assim, ervas e ingredientes naturais ajudam muito nos chás para cólicas menstruais fortes. Ou seja, quando mais facilidade o útero tem de expelir o fluxo menstrual, menos ele precisará se contrair e expandir. E, assim, menos dor a mulher terá.

 

 

 

Diuréticos

 

Muitas mulheres não sabem, mas o inchaço característico do período menstrual colabora para tornar a fase ainda mais incomoda.

Inchaços na barriga, por exemplo, fazem com que as cólicas se tornem ainda mais sofridas.

Além disso, a retenção de líquidos causa dores nos seios, nas pernas e nos quadris,. Também dão sensação de peso nestas regiões.

 

  • Confira também Chá de carqueja é diurético, digestivo e emagrece. Aprenda a preparar! Além de Chá de hibisco é diurético e redutor de medidas. Aprenda como preparar!

 

Digestivos

 

A digestão também fica comprometida durante o período menstrual de muitas mulheres. O funcionamento do intestino, por exemplo, se torna irregular, com episódios de prisão de ventre e diarreia.

Assim, incluir ervas nos chás que regulam o sistema digestório auxilia nos incômodos desta fase.

 

 

Estimulantes da circulação sanguínea

 

Ervas que estimulam a boa circulação sanguínea também ajudam muito nos  chás para cólicas menstruais fortes.

Isso porque, neste período, a circulação fica mais lenta, devido à ação de hormônios. Com isso, os ingredientes que reduzem as cólicas podem ter sua eficácia comprometida pela má circulação sanguínea.

No entanto, se estimularmos a boa circulação, os ingredientes farão efeito ainda mais satisfatório contra as dores das cólicas.

 

 

 

 

Chás para cólicas menstruais fortes: conheça os melhores ingredientes

 

 

A naturopa alemã Catharina Walzberg, lista as melhores ervas preparar chás para cólicas menstruais fortes.

Além disso, dá dicas de como passar este período tão incomodo de forma mais agradável. Dessa forma, sem ter de recorrermos a remédios fortes.

 

 

 

 

  • Canela: é um ingrediente que tem a propriedade de estimular a descamação do endométrio, sem causar hemorragias. Assim, faz com que a menstruação seja eliminada mais facilmente, evitando contrações fortes do útero.  Conheça todo potencial da Canela: uma especiaria versátil com mil benefícios e ainda ajuda na imunidade.

 

Você também pode gostar!
  • Gengibre: também tem a propriedade de estimular a descamação do endométrio, reduzindo cólicas menstruais fortes. Além disso, tem ação analgésica natural. Saiba mais em Chá de gengibre – Tudo sobre o termogênico e aliado da saúde.

 

 

  • Calêndula: é um potente antiinflamatório natural. Assim, é uma ótima aliada para chás para cólicas menstruais fortes.

 

Mais ervas:

 

  • Verbasco: uma das ervas com mais potencia antiinflamatória. É um aliado e tanto para combater as cólicas menstruais.

 

  • Orégano: excelente antiinflamatório natural, que também ajuda muito a combater as dores da cólica. Saiba mais em Principais benefícios para a saúde do Chá de orégano – De acordo com os defensores da medicina alternativa, o chá de orégano é ótimo para infecções, ajuda com resfriados, gripes e sinusite.

 

  • Alecrim: tem ação antiespasmódica. Dessa forma, torna os movimentos uterinos para a eliminação do sangue mais suaves e menos doloridos.  Veja também:  Alecrim turbina a saúde, cuida do cabelo e da pele. Saiba como usar! Ainda aumento da imunidade, melhora da circulação sanguínea, prevenção do envelhecimento da pele e redução da queda de cabelo são alguns dos benefícios do alecrim.

 

  • Manjericão: mais um ingrediente natural com ação antiespasmódica.

 

  • Açafrão da terra ou cúrcuma: estimula a eliminação de gases e também tem alto efeito antiinflamatório. Saiba mais em Cúrcuma: Entenda os benefícios dessa super raiz para a sua saúde!

 

 

Açafrão da terra é antiinflamatório natural potente
Açafrão da terra é antiinflamatório natural potente

 

 

Mais ervas para acabar com as dores da menstruação:

 

  • Castanha da índia: esta erva tem propriedades estimulantes contra a má circulação sanguínea. Assim, vale incluir nos chás para cólicas menstruais fortes, a fim de aliviar os sintomas incômodos.

 

  • Alcachofra: também estimula a boa circulação sanguínea. Além disso, é digestiva, combatendo as disfunções do sistema digestórias, características do ciclo menstrual.

 

  • Cavalinha: potente diurético, que elimina a retenção de líquidos, reduzindo os inchaços característicos do período menstrual. Também tem leve ação de estimular a descamação do endométrio.

 

  • Erva doce: uma erva conhecida e eficaz contra os gases. Vale apostar nela para aliviar dores e este desconforto trazido com a menstruação.
Mais ervas:

 

  • Camomila: embora esta erva não seja suficiente no caso de cólicas menstruais fortes, pode ser adicionada nos chás. Além do efeito analgésico, também acalma (muitas mulheres ficam estressadas durante o período menstrual).

 

  • Lavanda: erva que ajuda muito na redução das dores das cólicas menstruais fortes. Além disso, tem um aroma peculiar, deixando os chás para cólicas menstruais fortes deliciosos. Saiba mais em Lavanda: 10 benefícios, história e tudo sobre o óleo essencial de lavanda

 

  • Valeriana ou folhas de maracujá: por fim, vale adicionar estas ervas nos chás, a fim de acalmar e até ajudar no sono, que pode ficar comprometido no período menstrual. Mas, são mais indicados como ingredientes para o chá da noite, certo?

 

 

Quantidade das ervas para fazer os chás para cólicas menstruais fortes

 

 

Se você acha que é só colocar os ingredientes para ferver e preparar o chá, está enganada!

Para cada uma das ervas apontadas pela, para preparar os chás para cólicas menstruais fortes, há uma quantidade recomendada. Caso contrário, você pode exagerar ou, então o, usar dosagens que não surtirão efeito.

A seguir, veja a quantidade de erva a ser usada para casa 1 xícara ou 1 xícara e ½ de chá de água:

 

  • Canela: de 1 a 2 paus ou 1 colher de sobremesa rasa do pó.

 

  • Gengibre: 1 pedaço com cerca de 1.5 cm de comprimento.

 

  • Calêndula: 2 colheres de sopa rasas.

 

  • Verbasco: 2 colheres cheias de chá.

 

  • Orégano: 1 colher de sopa rasa.

 

  • Alecrim: 1 colher cheia de sopa.

 

  • Manjericão: 1 colher de chá da erva seca.

 

  • Açafrão da terra: 2 colheres cheia de chá.

 

  • Castanha da índia: 1 colher de sobremesa cheia.

 

  • Alcachofra: 3 colheres de sopa de folhas de alcachofra picadas.

 

  • Cavalinha: 1 colher de sopa cheia.

 

  • Erva doce: 1 colher de sopa rasa ou 1 sachê.

 

 

  • Lavanda: 1 colher de sopa cheia.

 

 

Aproveite e saiba Tudo sobre a Lavanda!

 

 

  • Valeriana ou folhas de maracujá: 1 colher de sobremesa cheia (usar, de preferência à noite, a fim de evitar sonolência).

 

 

 

Lavanda ajuda a combater as cólicas menstruais
Lavanda ajuda a combater as cólicas menstruais

 

 

Como fazer os chás para cólicas menstruais fortes?

 

 

Bem, de acordo com a naturopa Catharina Walzberg, para maior eficácia contra as cólicas menstruais fortes, podemos usar os ingredientes acima.

Então, misturar de 4 a 5 ervas que atendam mais as suas necessidades e, assim, combatem os fatores que ocasionam as dores e os desconfortos.

Por exemplo, você pode preparar um chá para as cólicas menstruais com:

  • 2 paus de Canela (estimula o fluxo menstrual);
  • 1 colher de sopa cheia de Alecrim (é estiespasmódica);
  • 2 colheres de chá de Açafrão da terra (é antiinflamatória e ajuda a eliminar gases);
  • 1 colher de sopa de Lavanda (efeito analgésico);
  • 1 colher de chá de Manjericão seco (antiespasmódico).

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque 1 xícara e meia de chá de água para ferver.

Assim que a água começar a levantar fervura, coloque as ervas.

Deixe fervendo por uns 5 minutos.

Então, desligue o fogo e deixe a infusão tampada por 10 minutos.

Espere amornar e beba.

Beba de 3 a 5 xícaras de chá ao dia.

 

 

Chás para cólicas menstruais fortes

 

 

 

Dicas importantes:  atenção!!!

 

 

Por fim, confira dicas importantes de Catharina Walzberg para o  período menstrual:

  • Se quiser, adoce com os chás para cólicas menstruais fortes com 1 colher de sopa de mel. Evite o açúcar e os adoçantes artificiais, pois eles favorecem a formação de gases e os inchaços.

 

Aproveite e conheça os 30 benefícios do Mel para a sua saúde!

 

  • Além disso, evite misturar mais do que 5 ervas, a fim de não correr riscos de intoxicação gástrica.

 

  • Faça compressas quentes na região do abdômen e do útero, Elas funcionam como anestésicos da dor, além de estimular o útero expelir a menstruação.
  • Não beba nenhum chá para aliviar cólicas se você estiver com suspeita de gravidez, pois há riscos de abortamento.

 

  • E como os médicos orientam, busque um profissional se as cólicas menstruais lhe incapacitarem.  Ou, então, durarem mais do que 2 ou 3 dias.  E consulte com frequência um ginecologista.

 

 

Compressas ajudam a combater cólicas menstruais fortes
Compressas ajudam a combater cólicas menstruais fortes

 

Fontes: Clínica Imunize, Faculdade de Ciências Médicas e Saúde da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba,  Silo. Tips, Tua Saúde

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes