Para que serve chá de boldo: benefícios e cuidados

O chá de boldo pode ajudar na perda de peso, proteger o fígado e melhorar a digestão. Conheça as vantagens e as contraindicações da bebida!

- Continue depois da Publicidade -

Está procurando um remédio natural para melhorar a digestão ou para desintoxicar o organismo? Então, o chá de boldo é uma ótima opção! Utilizada há milênios por suas propriedades medicinais, a planta favorece a saúde e traz bem-estar não só para o corpo, mas também para a mente.

Em seguida, você descobre seus 7 benefícios, conhece os tipos de boldo que existem, confere suas contraindicações e aprende a fazer a infusão. Saiba mais!

 

Chá de boldo é bom para quê?

 

foto de arbusto de boldo
Fonte: Pixabay

 

O boldo é uma planta originária da América do Sul. Tem folhas verdes, ovais e com pelos, além de flores delicadas que podem ser brancas ou roxas, de acordo com a espécie. É comestível, com sabor amargo, assim como aroma marcante.

- Continue depois da Publicidade -

Uma curiosidade é que, no Chile, foram encontradas folhas de boldo fossilizadas que datam de mais de treze mil anos atrás. Algumas das folhas continham marcas de dentes humanos. Então, seu uso para fins alimentícios e medicinais é muito antigo.

O chá de boldo serve, principalmente, para:

- Continue depois da Publicidade -

  • Melhorar a digestão;
  • Tratar doenças do fígado;
  • Melhorar o funcionamento da vesícula biliar;
  • Combater fungos e bactérias;
  • Promover o relaxamento.

 

  • Logo depois, confira Chá de mulungu: benefícios, propriedades e como preparar

 

Benefícios do chá de boldo para o corpo

 

- Continue depois da Publicidade -

foto de xícara de vidro com chá de boldo
Fonte: Pixabay

 

A planta contém lactona, substância que é responsável por seu amargor, mas que a torna uma ótima aliada da digestão de gorduras.

Além disso, componentes como boldina, cânfora, limoneno, beta-pineno e cumarina a tornam muito favorável para a saúde. Assim sendo, confira 7 benefícios do chá de boldo para o corpo!

 

 

  1. Ajuda a emagrecer

 

Isso porque a planta contém flavonoides glicosilados, componentes responsáveis por seu efeito diurético. Assim, o chá de boldo pode reduzir a retenção de líquidos, diminuir inchaços e colaborar com a perda de peso.

 

 

  1. Chá de boldo é digestivo

 

Com toda a certeza, esse é o uso mais comum da infusão. O boldo possui um alcaloide chamado boldina, capaz de estimular o fluxo de bile pelo fígado. A bile é importante para o processo digestivo. Afinal, seus ácidos são capazes de reduzir a gordura dos alimentos em partículas menores.

Ao mesmo tempo, o chá de boldo tem propriedades adstringentes e antiespasmódicas. Desse modo, pode reduzir a acidez do estômago, melhorar a azia, aliviar cólicas intestinais e evitar a produção excessiva de gases.

 

  1. Tem propriedades antioxidantes

 

De acordo com uma pesquisa de 2006, que analisou 13 infusões de ervas, o chá de boldo é um dos que mais apresentam atividade antioxidante. Dessa maneira, combate os radicais livres, compostos nocivos que podem danificar as células e causar inúmeras doenças.

 

  • Ao mesmo tempo, confira Chá de açafrão emagrece e turbina a saúde. Saiba como preparar!

 

  1. Favorece a saúde do fígado

 

Como dissemos anteriormente, o boldo estimula a produção de bile. Como resultado, ajuda a remover toxinas do organismo.

Só para ilustrar, a planta colabora com a eliminação do cetaldeído que é produzido após ingerir bebida alcoólica. Então, o chá é uma boa opção para aliviar sintomas da ressaca, como boca seca, náusea e dor de cabeça.

 

  • Além disso, veja Chá de alecrim: 10 benefícios, para que serve e como preparar

 

  1. Trata problemas de vesícula

 

Isso porque promove a liberação de bile pela vesícula biliar. No entanto, quem sofre de cálculos biliares só deve consumir o chá de boldo com orientação médica.

 

  1. É antimicrobiano

 

O chá de boldo contém substâncias que colaboram com o sistema imunológico a fim de eliminar micróbios como:

  • Candida sp, fungo causador da micose na pele;
  • Staphylococcus aureus, responsável por infecções pulmonares, de pele e ósseas;
  • Streptococcus pyogenes, bactéria que causa infecção na garganta.

 

  1. Tem efeito calmante

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Uma vez que é uma planta aromática, o boldo também age no sistema nervoso. Assim, serve para relaxar a mente. Para essa finalidade, é possível beber a infusão ou preparar um banho com a erva.

 

 

Tipos de boldo

 

Existem vários tipos de boldo, entre eles o boldo-do-chile (Peumus boldus), o boldo-da-terra (Plectranthus barbatus), o boldo-baiano (Vernonia condensata), o boldo-português e o boldo-chinês. Mas as duas primeiras variedades são as mais usadas para fazer o chá de boldo.

 

Boldo-do-chile

 

foto de boldo-do-chile
Fonte: Wikimedia Commons

 

Tem folhas verde-escuras, alongadas e com bordas lisas. Além disso, suas flores são brancas. Pode ser difícil de encontrar, pois não é cultivado no Brasil. No entanto, algumas farmácias vendem a erva importada.

 

 

Boldo-da-terra

 

foto de boldo-brasileiro
Fonte: Pixabay

 

Também chamado de boldo-brasileiro, possui folhas mais claras, aveludadas e com bordas serrilhadas. Ainda mais, suas flores são roxo-azuladas. É muito comum o seu cultivo nos jardins brasileiros.

Aproveite, então, para ver o vídeo do canal Nô Figueiredo e aprender dicas de cultivo de cada tipo de boldo:

 

 

 

Como fazer chá de boldo para o estômago?

 

folhas secas para fazer infusão
Fonte: Wikimedia Commons

 

A infusão é muito fácil de preparar! Antes de mais nada, coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Desligue o fogo e acrescente 1 colher (chá) das folhas de boldo secas ou 1 colher (sopa) das folhas frescas. Então, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba, em seguida.

O indicado é tomar, no máximo, 3 xícaras de chá de boldo ao dia.

 

  • Ao mesmo tempo, veja Chá preto: benefícios, malefícios e receitas quentes e geladas

 

Veja vídeos de como fazer o chá de boldo

 

 

Veja ainda os diferentes tipos de boldo

 

 

Grávida pode tomar chá de boldo?

 

folhas secas em ordem
Fonte: Thomas Griggs/Unsplash

 

O consumo da infusão em pequenas quantidades é seguro para a maioria dos adultos saudáveis. No entanto, não deve ser consumida nem na gravidez nem durante o período de amamentação. Quem sofre de doenças crônicas deve consultar um médico antes de ingerir a erva.

Além disso, beber chá de boldo por mais de 30 dias seguidos pode causar dor de estômago e diarreia. Se precisar fazer uso da bebida por um período longo, o ideal é fazer uma pausa de 1 semana logo após o primeiro mês.

 

Conclusão

 

Assim sendo, o chá de boldo é bom para quem sofre de problemas no estômago, no intestino, no fígado e na vesícula biliar. Ainda mais, ajuda a controlar problemas de ansiedade, é antioxidante e antimicrobiano.

No entanto, é necessário ficar atento às contraindicações. Fora que o consumo em grandes quantidades ou durante longos períodos não é indicado. Além disso, se você tem qualquer doença crônica ou toma remédios, deve procurar um médico antes de ingerir a infusão.

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes