Chás energéticos: 6 opções que dão disposição no dia a dia

Confira quais são os chás energéticos que possuem uma boa dose de cafeína e quais estimulam o metabolismo para ter ânimo o dia todo

- Continue depois da Publicidade -

A correria do dia a dia com o trabalho e os afazeres domésticos muitas vezes acabam esgotando nossas energias para fazer aquilo que mais gostamos. Por exemplo, para fazer uma atividade física ou sair para passear com as crianças. Desta forma, é importante adicionar alimentos e bebidas na dieta que ajudam a dar energia. Como resultado, hoje trouxemos 7 opções de chás energéticos.

Seja para tomar nos dias mais quentes do ano ou acrescentar umas pedrinhas de gelo, os chás são super saudáveis e oferecem uma série de benefícios para a saúde. Pensando nisso, separamos as seguintes ervas para fazer a infusão no dia a dia:

  • Chá Verde
  • Chá Preto
  • Ooolong
  • Canela
  • Gengibre
  • Chá de alecrim

Portanto, se você busca por alternativas para substituir o café e experimentar novos sabores saiba o porquê esses chás dão energia. Além disso, confira ainda os diversos outros benefícios de cada um.

 

Chá verde

 

- Continue depois da Publicidade -

Chás energéticos: chá verde.
Fonte: Polina Tankilevitch/Pexels

 

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

- Continue depois da Publicidade -

O chá verde é um dos mais consumidos no Brasil. Isso porque além do sabor agradável, a camellia sinensis, erva utilizada na produção da bebida, é facilmente encontrada em qualquer região do país. Além disso, é claro que não podemos falar sobre as coisas boas que ela oferece.

Em primeiro lugar, este chá é considerado energético por possui um boa quantidade de cafeína. Embora seja menor do que outras opções que apresentaremos, esta é uma fonte de energia para quem não aprecia o próprio café.

Por outro lado, este é um dos chás energéticos fontes de um aminoácido chamado teanina.  Ele é responsável por melhorar a concentração e o foco. Desta forma, esta bebida é perfeita para ser consumida antes de desenvolver um trabalho que necessita de atenção.

- Continue depois da Publicidade -

Além disso, os flavanoides também são encontrados no chá verde. Como resultado, oferece o benefício de prevenir doenças cardiovasculares. E se você esta de dieta, não se preocupe! Afinal, este chá energético possui quase zero calorias!

 

  • Veja também: No chá verde foi encontrada uma substância que protege contra o coronavírus!

 

Chá preto

 

Chá preto.
Fonte: Akhilesh Sharma/Unsplash

 

O chá preto é muito parecido com o chá verde. Isso porque são feitos com a mesma erva e o que muda é apenas o processo de produção. Porém, este simples processo é capaz de mudar alguns pontos importantes no que diz respeito aos benefícios de saúde.

Dentre todos os chás energéticos, este é o que mais possui cafeína. No geral, em uma xícara com 200ml, 40ml são de cafeína. Isso proporciona o benefício do estímulo ao sistema nervoso central.

Além disso, a bebida é rica em antioxidantes. Como resultado, as células recebem oxigênio com maior facilidade e se mantém saudáveis por mais tempo, ou seja, aumenta a imunidade. Outras vantagens são: estimular a cicatrização, melhorar a saúde do coração e auxilia na perda de peso.

Porém, se você quer um chá energético e está com objetivo de perder peso, lembre-se de não adicionar qualquer outro ingrediente na bebida como açúcar, leite ou mel. Por outro lado, para variar o sabor é possível colocar algumas gotas de limão.

 

 

Chá oolong

 

Chás energéticos: oolang.
Fonte: Sergey Norkov/Unsplash

 

Dentre a lista de chás energéticos, o oolong é um dos menos conhecidos. Apesar de ser feito com a mesma erva das bebidas já mencionadas, o oolong é mais tradicional em países asiáticos. A diferença entre eles é que o processo de oxidação das folhas fica em um nível intermediário em relação ao chá verde e o preto.

Esse fator já é o suficiente para trazer um novo sabor, cor e benefícios diferentes. Alguns estudos comprovam que, por ser rico em antioxidantes polifenóis, o chá é perfeito para pessoas diabéticas que buscam garantir mais energia no dia a dia. Isso porque esse “ingrediente” ajuda a reduzir o açúcar no sangue e favorece a sensibilidade à insulina.

Além disso, outros benefícios encontrados no chá oolong são:

  • redução no risco de doenças cardiovasculares
  • reduz a pressão arterial
  • reduz o colesterol ruim
  • ajuda a perder peso
  • melhora a função cerebral
Você também pode gostar!

Por fim, não podemos deixar de mencionar que também possui cafeína, o que faz com que a bebida esteja entre os chás energéticos desta lista!

 

Chá de canela

 

Chá de canela.
Fonte: Charlotte May/Pexels

 

Embora a canela seja muito utilizada no Brasil como tempero de pratos e bebidas doces, poucos conhecem os benefícios de um chá feito com o pó ou o talo de canela. Ao contrário dos outros chás energéticos, este não possui cafeína.

O que tem são compostos fenólicos. Eles são responsáveis por estimular o metabolismo energético. Além disso, possui ação anti-inflamatória e é a especiaria mais rica em antioxidante, de acordo com um estudo comparativo feito com outras 25 especiarias. Como resultado, as células ficarão protegidas.

Outras vantagens do chá de canela são:

  • acelera o metabolismo
  • reduz o risco de doenças cardíacas
  • aumenta a sensibilidade à insulina
  • previne doenças neurodegenerativas
  • alivia cólicas
  • previne o câncer

Por isso, não deixe de incluir este chá energético na dieta e garantir todos esses benefícios!

 

 

Chá de gengibre

 

Mulher segurando xícara de chá.
Fonte: Dominik Martin/Unsplash

 

Aqui vai mais uma opção para quem é sensível a cafeína mas precisa de uma dose de ânimo e energia durante o dia. O gengibre, assim como a canela, possui substâncias que estimulam o metabolismo energético.

Apesar de ser conhecido como forma de tratamento de dores de garganta, estômago e resfriado, a bebida também está associada ao emagrecimento. Seja a raiz inteira ou o pó, é possível fazer o chá de gengibre das duas formas.

Por outro lado, por ser uma bebida termogênica, o chá de gengibre não deve ser consumido em excesso. Caso isso ocorra pode acabar desenvolvendo problemas estomacais como gastrite e irritações no estômago. Por isso, intercale-a com outros sabores de chás energéticos.

 

  • Veja ainda: Chá de hibisco e diurético e redutor de medidas. Aprenda como preparar!

 

Chá de alecrim

 

Chás energéticos de alecrim.
Fonte: GreenMe

 

Quem sofre de insônia com certeza deve correr de todos os chás energéticos já apresentados. Porém, o chá de alecrim deve ser uma exceção. Isso porque suas propriedades são a combinação perfeita entre estimulante e relaxante. Os fitoquímicos presentes do alecrim melhoram a disposição.

Por outro lado, também apresenta benefícios em relação a qualidade do sono. Afinal, é mais fácil ter energia pela manhã após ter dormido bem, não é mesmo?

Outros benefícios deste chá energético são:

  • melhora a aparência da pele
  • estimula o sistema circulatório
  • facilita a digestão
  • anti-inflamatório
  • melhora o funcionamento do fígado

 

 

Contraindicações

 

Apesar de todos os chás energéticos serem feitos apenas a partir de ervas e plantas, nem todo mundo pode consumi-los. Por isso, pessoas com gastrite, gestantes e portadores de doenças cardiovasculares devem consultar um médico antes de fazer o consumo.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes