·

Mau Hálito – BBB21 levanta questões sobre “bafo” – Saiba mais sobre o assunto

Uma edição para lá de agitada, o BBB21 vem causando dúvidas e até preocupação em algumas pessoas, devido alguns participantes serem “acusados” de terem bafo ou mau hálito. Veja o que aconteceu e saiba mais sobre o problema do mau odor bucal.

mau hálito BBB21
Compartilhe

Polêmicas a parte, vem rolando histórias de mau hálito e bafo no BBB21 – um dos mais “tensos” da história do reality global. Com pouco mais de apenas uma semana de exibição, assuntos e fatos que estão dando o que falar é o que não falta!

Logo nos primeiros dias de programa, a sister Karol Conká – que já estava se queixando do participante Lucas – falou para Lumena e João que Lucas tinha mau hálito.

Além disso, a polêmica participante do BBB21 chegou a afirmar para o próprio Lucas a questão de seu hálito desagradável.

 

Sister reclama para Lucas do seu mau hálito

 

“Calado, não quero ouvir tua voz, não quero sentir esse teu bafo hoje. E esse bafo não é normal. Esse mau hálito é de ruindade. Agora eu estou entendendo porque ele tem mau hálito forte, é de ruindade.”, disparou Karol Conká na cozinha, na último sábado (30/01).

 

Karol fala do mau hálito de Lucasconka-e-lucas
Karol fala do mau hálito de Lucas

 

Fiuk e o cigarro

Já na festa do dia 04/02, aconteceu o primeiro beijo de Thaís e Fiuk. O casal ficou junto depois de alguns dias flertando no BBB21.

No entanto, no dia seguinte, Thaís – que é dentista – comentou que tem hálito de cigarro. O ator e participante do BBB21 fuma alguns cigarros durante o dia, enquanto está na casa.

Algumas sisters ainda questionaram como Thaís, sendo uma cirurgiã dentista, fica com alguém que fuma e que teria mau hálito.

 

E agora?

 

Com isso, é normal que os espectadores do BBB21 fiquem cismados com o seu próprio hálito. Afinal, até um ator global fora mencionado como tendo mau hálito, no caso, de cigarro.

Portanto, saiba o que causa o mau hálito, como evitar e combater e outros detalhes.

 

Médico e dentista esclarecem sobre o mau hálito

 

O que causa o mau hálito?

 

Muita gente pensa que este problema é causado por problemas estomacais. Porém, de acordo com o médico Dráuzio Varella, em seu site, a maior causa do problema está na língua.

Além disso, o médico diz que a maioria das pessoas que sofrem de mau hálito (halitose) não percebe o problema. Com isso, podem passar por constrangimentos, como o “falatório” de outras pessoas.

Dráuzio Varella explica que a língua é revestida por papilas. Estas, são responsáveis por conduzir informações para o cérebro, a fim de conseguirmos reconhecer o sabor de alimentos.

Assim, estas papilas possuem pequenos vãos entre elas, onde podem se acumular bactérias. Dessa forma, vem o mau hálito.

 

Mau hálito (halitose)
Mau hálito (halitose)

 

Como ocorre este odor?

 

Ronaldo P. Lima Barbosa, cirurgião dentista, explica que a língua possui diversas papilas gustativas. E assim que elas retêm resíduos, as células descamam e placas bacterianas começam a fermentar. Com isso, passa a liberar odor de enxofre.

 

Ter mau hálito significa que a pessoa não faz a higiene correta dos dentes?

 

Sim e não. O médico explica que a maior parte dos casos de hálito desagradável transitórios pode ser descuido na escovação e higiene bucal. Porém, é muito simples de resolver, bastando fazer a higiene correta.

Mas, se o mau hálito é constante e muito marcante, é possível que a pessoa já esteja com muitos detritos acumulados na língua e uma limpeza profissional se faz necessária.

 

Problemas dentários causam o mau cheiro?

 

De acordo com o cirurgião-dentista Ronaldo P. Lima Barbosa, para o site do médico Dráuzio Varella, isso pode ocorrer. Mas, cerca de 80% dos casos de mau hálito tem como causa a língua, depois vem os problemas nos dentes.

Por fim, 5% a 10% das pessoas com este problema (halitose) podem sofrer de outros problemas de .

 

Quais os problemas de saúde que causam mau hálito?

 

Algumas condições, de acordo com Dráuzio Varella, podem provocar o mau cheiro na boca, entre elas:

  • Deficiências renais
  • Deficientes hepáticas
  • Sinusites
  • Problemas respiratórios
  • Inflamações e infecções na garganta

 

Como tratar este problema?

 

Todos os casos de mau hálito devem ser investigados. Primeiramente, recomenda-se procurar um dentista.

Se as causas bucais estiverem descartadas, o próximo passo é passar por uma consulta médica, a fim de investigar a existência de problemas de saúde.

 

Cigarro causa mau hálito?

 

Em geral, o mau hálito do fumante está relacionado mais ao ar exalado pelo pulmão do que à língua e a boca. Assim, o odor é transmitido pelas vias aéreas – mas pode confundir as pessoas.

Em relação ao sabor, o fumante fica, realmente, com a boca com gosto de cigarro. Porém, esse tipo de hálito é diferente da halitose.

Por outro lado, o cirurgião-dentista Ronaldo P. Lima Barbosa explica que o ato de fumar pode ajudar com que resíduos se fixem na língua.

 

Como evitar o problema do mau cheiro?

 

Fazer a higienização constante da boca, incluindo dentes e a língua é fundamental. Além disso, visitar regularmente o dentista.

Caso ocorra o mau hálito (halitose) e o dentista não constate problemas bucais, deve encaminhar o paciente para um médico.

 

Entenda mais sobre o mau hálito
Entenda mais sobre o mau hálito

 

Quando o mau hálito é normal?

 

Por fim, vale lembrar que é normal ter mau hálito ao acordar, devido a menor produção de saliva durante o sono. Também, passar longos períodos pode causar o mau odor, em razão do atrito da língua com os dentes.

Mas, nestes dois casos, basta fazer a higiene bucal para se livrar do problema.

Compartilhe

Stories

Matérias Similares