·

Ressaca de Ano Novo: 6 formas de acabar com ela naturalmente

Os sintomas mais comuns da ressaca são dores de cabeça e náuseas, por isso, confira alguns remédios naturais para curá-la de forma rápida

Compartilhe

Que tal degustar diferentes bebidas no ano novo sem se preocupar com a ressaca no dia seguinte? Durante as festividades, especialmente as de final de ano, é comum algumas pessoas acabarem exagerando na dose e acordar no dia seguinte com um mal estar terrível.

Porém, se você quer se recuperar durante o dia sem ter que tomar nenhum remédio para ficar pronto rápido para a próxima rodada, você está no lugar certo.

Afinal, selecionamos alguns remédios naturais que irão ajudar a diminuir os sintomas da ressaca.

Quais são os sintomas da ressaca?

Em primeiro lugar, se você bebeu bastante na noite de ontem é possível que esteja sentindo alguns desses sintomas:

Homem de ressaca.
Fonte: Pexels

A combinação desses “efeitos colaterais” depende de pessoa para pessoa. Além disso, existem remédios naturais que podem aliviar esses sintomas.

O que fazer para curar a ressaca rápido?

1. Beba bastante água

A sensação zonza que a bebida causa e a ressaca do dia seguinte é causada pela desidratação durante o consumo do álcool. Por isso, para evitar esse quadro e também para curar a ressaca, a principal dica é beber bastante água.

Além disso, um copo dela pode ser intercalado com sua bebida alcoólica de preferência.

Homem tomando copo de água.
Fonte: Canva

2. Tome suco de fruta

As frutas possuem um açúcar natural chamado frutose. Ele é responsável por queimar o álcool rapidamente do corpo.

Por isso, aposte em frutas mais doces. Além disso, a laranja e o tomate são ótimos ingredientes que irão ajudar a curar a ressaca pois aceleram a retirada de álcool do organismo.

3. Coma biscoitos ou torradas com mel

Assim como as frutas, o mel é rico em frutose. Por isso, vale a pena inserir um biscoito ou algumas torradas com o ingrediente na alimentação, especialmente no café da manhã quando os sintomas estão mais fortes.

Como resultado, o álcool será queimado de forma mais rápida no organismo.

Biscoito com mel cura ressaca.
Fonte: Canva

4. Beba café

Se a sua ressaca te dá a sensação de que a cabeça vai explodir, experimente tomar duas xícaras de café sem açúcar.

Embora pareça que o seu estômago não irá aguentar, vale a pena fazer um esforço. Afinal, a cafeína ajuda a relaxar os vasos sanguíneos que causam a dor de cabeça da ressaca.

Além disso, também auxilia o fígado a metabolizar as toxinas. Por isso, o café é tão famoso como remédio natural para curar a ressaca.

5. Tenha uma alimentação leve

Embora o enjoo seja recorrente na ressaca, manter uma boa alimentação no dia seguinte da bebedeira é muito importante. Isso porque o fígado fica carregado de toxinas que precisam ser eliminadas para acabar com o sintoma da indigestão.

Mulher comendo pote de salada para curar ressaca de Ano Novo.
Fonte: Canva

Por isso, a combinação das bebidas já mencionadas junto a refeições leves pode fazer com que os sintomas desapareçam de forma mais rápida.

6. Aposte nos chás

Os chás são remédios caseiros naturais que podem ser benéficos para diversos pontos da . Quando se trata de ressaca, caracterizada por náusea e dores fortes de cabeça, o melhor a se fazer é já colocar  água para ferver e ver quais ingredientes que temos em casa que pode ajudar.

Por exemplo, o gengibre é um remédio poderoso contra náusea, azia e gases. Além disso, o hibisco também é bastante conhecido por aliviar os sintomas desagradáveis da ressaca.

Afinal, ele age nos rins e no fígado, o que favorece para a eliminação de toxinas.

Mulher de ressaca tomando chá.
Fonte: Pexels

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News!

Quando bate a ressaca?

 

Para responder a essa pergunta é preciso entender o quanto o corpo aguenta se álcool sem se desidratar. Segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), a quantidade máxima que deve ser consumida para que não haja desidratação são duas latas de cerveja ou taças de vinho para o homem e metade para as mulheres.

Porém, tudo irá depender da porcentagem de álcool que cada bebida possui. Além disso, é importante destacar que o homem possui maior quantidade de enzimas que servem para metabolização do álcool.

Desta forma, a partir de uma ou duas taças de vinho ou latas de cerveja, o ideal é já começar a intercalar com um copo de água para não ter ressaca no dia seguinte.

É normal ter dois dias de ressaca?

Não é comum, mas pode acontecer. Normalmente, os sintomas da ressaca aparecem na manhã seguinte da bebedeira e começam a se amenizar conforme você se alimenta e se hidrata durante o dia.

Homem deitado na cama com ressaca.
Fonte: Canva

Porém, dependendo da quantidade de álcool ingerida e a desidratação esse quadro pode ser um pouco mais longo.

Por isso, é importante se prevenir contra a ressaca intercalando o álcool com a água e se alimentando adequadamente antes de começar a bebedeira.

Cuidado

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar problemas à saúde como cirrose hepática, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Portanto, casa haja algum sintoma anormal procure imediatamente um médico.

Conclusão

A semana entre Natal e Ano Novo é repleta de festas. Porém, exagerar no álcool pode trazer os sintomas horríveis da ressaca.

Portanto, se você está passando por isso é importante combinar mais de uma dica para curá-la de forma rápida e, o melhor, sem precisar tomar remédios.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias