Benefícios do gengibre e por que incluí-lo em sua dieta
Demonstrou-se que o consumo regular de gengibre traz grandes benefícios à saúde, incluindo a solução para problemas digestivos e cólicas menstruais
O gengibre há muito é considerado uma raiz milagrosa saudável. Sua raiz é muito procurada por seu aroma inconfundível e seus efeitos positivos na saúde.
O gengibre é verdadeiramente um tubérculo com propriedades curativas! Ele não só tem um efeito calmante em resfriados e náuseas, mas também ajuda a estimular o metabolismo e, assim, desintoxicar o corpo.
Como tempero, confere aos pratos um aroma forte e distinto.
Por que o gengibre é tão saudável?
O gengibre é rico em vitamina C e também contém magnésio, ferro, cálcio, potássio, sódio e fósforo. A raiz tem um efeito antibacteriano e pode, portanto, contribuir para uma flora intestinal saudável.
Portanto, o tubérculo definitivamente mantém você saudável. TTambém é antiemético, o que significa que evita o vômito. Portanto, um pouco de gengibre deve definitivamente estar na bolsa em viagens longas.
As substâncias quentes que o contém também estimulam a circulação sanguínea.
Com que doenças o gengibre ajuda?
1. Gengibre contra tonturas e náuseas
O alívio da náusea é o principal efeito atribuído ao gengibre e também reconhecido pelos médicos. Existem estudos que sugerem que essa raiz pode reduzir significativamente a tontura e a náusea.
Os médicos suspeitam que essa raiz libera gases do trato gastrointestinal, aliviando assim a pressão do abdômen. Outra explicação possível é que ele bloqueia certos receptores transmissores de dor no estômago.
2. Raiz de gengibre contra o resfriado comum
Na verdade, o gengibre é uma planta medicinal tradicional para resfriados, porque as substâncias que ele contém têm um efeito anti-inflamatório.
Chá de gengibre para resfriados
Existem algumas coisas a considerar ao preparar adequadamente o chá de raiz de gengibre para um resfriado:
- Não descasque o tubérculo, pois a casca também contém ingredientes valiosos, como vitaminas.
- Corte-o apenas um pouco antes de o chá ser fervido, para que nenhum ingrediente ativo seja perdido.
- A água deve estar bem quente.
- O chá deve ficar em infusão por pelo menos 5 minutos.
3. O gengibre aumenta a digestão
O gengibre é tradicionalmente usado para vários problemas gastrointestinais.
As áreas típicas de indicação são cólicas, dores de estômago, flatulência, diarreia, síndrome do intestino irritável e perda de apetite.
A raiz estimula a digestão e garante que nossos pratos sejam mais digeríveis. No entanto, tome cuidado se você tiver um estômago sensível.
- Confira também: Ingrediente dourado: 5 receitas para juventude e beleza com cúrcuma
4. Gengibre para músculos doloridos e dores nas costas
Você exagerou nos esportes? Se os músculos e articulações doerem, uma compressa de gengibre pode ajudar. Isso, porque a raiz inibe a inflamação.
Preparação da compressa:
- Corte a raiz em pequenos pedaços, regue com água e deixe repousar 15 minutos.
- Deixe a água com gengibre esfriar até ficar morna e, em seguida, despeje em uma garrafa de água quente.
- Molhe uma toalha com a bebida, coloque-a sobre a área dolorida e coloque a bolsa de água quente sobre ela.
- Cubra para manter o calor dentro.
- Deixe no local por 15 a 20 minutos.
5. Ajuda rápida com mau hálito
O mau hálito é desagradável, especialmente quando os outros o percebem.
O gengibre contém substâncias que estimulam uma enzima da saliva a quebrar os compostos sulfurosos da boca e, assim, reduzir o mau hálito. O efeito pode ser sentido em alguns segundos!
- Conheça também: Chá de manjericão: benefícios para a mente e o corpo
6. Artrite
Para algumas pessoas que sofrem de artrite, a ingestão de gengibre ajuda a reduzir a dor.
O gel aplicado nos quadris ou joelhos também pode ser eficaz. Porque tem um efeito anti-inflamatório e supostamente inibe as substâncias sinalizadoras que promovem a degradação da cartilagem.
7. Gengibre contra câncer?
O gengibre também é usado no tratamento do câncer. Na verdade, existem estudos que sugerem que o a raiz pode ter um efeito positivo nas células do câncer de mama.
Atualmente não há estudos suficientes disponíveis para avaliar com precisão os efeitos no alívio do câncer.
- Veja também: Vitamina D: 9 alimentos que possuem a vitamina do sol
Perder peso de forma saudável com gengibre?
O gengibre estimula o metabolismo, promove a digestão de gordura e produção de ácido gástrico. Estas são boas propriedades para uma dieta.
Supostamente, os indivíduos que bebem um copo de água com gengibre nas refeições também comem menos do que os outros. Pelo menos é o que afirmam alguns estudos.
Existem correspondentemente muitas dietas com gengibre – mas a planta por si só não faz emagrecer.
Os guias de dieta recomendam uma ingestão diária de cerca de dois gramas, mas só isso não dissolve cem gramas de chocolate ingeridos anteriormente.
No entanto, a planta pode sustentar uma dieta e compensar parcialmente a perda de minerais importantes.
- 7 razões simples, mas importantes para comer salsa todos os dias
Gengibre durante a gravidez – (não) é uma boa ideia?
O gengibre geralmente ajuda a aliviar náuseas e vômitos. Mas não há um conhecimento definitivo se esse também é o caso durante a gravidez.
Ainda assim, um pouco pode ser uma boa ideia nos estágios iniciais. Mas as opiniões divergem sobre o que vem a seguir.
Alguns acreditam que o excesso pode desencadear contrações precoces, entre outras coisas porque promove a circulação sanguínea.
A medicina tradicional chinesa, por outro lado, não vê problema em tomá-lo durante a gravidez.
- Confira também: Camomila em 20 benefícios comprovados para a Saúde e Beleza
Receitas de gengibre
O gengibre não é apenas saudável. E seja cozido com carne ou peixe, como condimento de vegetais ou arroz, ou ralado cru.
As seguintes receitas simples irão ajudá-lo a obter sua porção diária:
- chá;
- água;
- limonada;
- óleo e;
- caldo.
Bebida quente: previne resfriados
Fazer chá de gengibre é muito fácil e a bebida é maravilhosamente benéfica na estação fria ou para quem está com resfriados. Mas também você pode beber bem no verão, se necessário como um chá gelado.
- Para 250 mililitros, corte um pedaço da espessura do seu polegar do tubérculo em cubos finos e coloque-os em uma xícara.
- Em seguida, despeje água fervente sobre ele e deixe em infusão por quinze a vinte minutos.
- Você também pode infundir os pedaços com chá verde ou preto ou temperar a bebida com alho, hortelã, capim-limão, tomilho, mel, açúcar ou limão.
A combinação de alho e gengibre é particularmente saudável.
-
Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto em seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Água de gengibre, para matar a sede
A água de gengibre é preparada como chá. Normalmente, no entanto, você não adiciona nenhum outro sabor (como chá) e geralmente bebe em temperatura ambiente.
A água também é um bom substituto da água no trabalho, na escola ou durante a prática de esportes. Então você tem uma bebida simples e barata que é muito saudável.
Limonada, a bebida doce
Não é tão saudável quanto o chá. Mas é um bom refresco.
- Para um litro de limonada, corte cerca de dez centímetros do “tubérculo” e um limão e acrescente 75 gramas de açúcar e o suco de um limão.
- Então você despeja água quente sobre as mistura.
- Agora deixe em infusão por duas horas e deixe esfriar.
Para economizar eletricidade, deixe a limonada esfriar do lado de fora até a temperatura ambiente e depois coloque-a na geladeira. Agora é só adicionar cubos de gelo e sua limonada caseira está pronta.
Caldo
Com vegetais orgânicos, você também pode continuar a usar as tigelas fervendo um delicioso caldo com elas.
- Coloque as cascas lavadas (incluindo as cascas de gengibre, é claro) em uma panela com água e deixe ferver até que o caldo tenha uma cor e um sabor agradáveis.
- Agora é só passar por uma peneira e temperar com sal e pimenta.
- O caldo pode ser guardado em potes lacrados na geladeira por mais de uma semana.
Óleo
Diz-se que o óleo promove a circulação sanguínea e ajuda a relaxar os músculos. Também pode ser usado como banho aromático e óleo de massagem.
Armazene o gengibre adequadamente
Com a casca e embrulhada em papel de cozinha, o gengibre pode ser mantido na geladeira por duas a três semanas. O gengibre fatiado deve primeiro secar antes de colocá-lo na geladeira – mas isso pode ser feito de forma relativamente rápida.
Ralado ou picado, pode ser congelado e tem uma longa vida útil, mas perde facilmente sua eficácia e tem um sabor menos intenso.
No entanto, ele perde seus óleos essenciais e, portanto, também seu sabor durante o armazenamento.
Cozinhando com gengibre
Na Índia, no Sri Lanka e em outros países asiáticos, o gengibre é tradicionalmente usado em curries, marinadas e guisados saudáveis e dá aos pratos um sabor picante e típico.
Na hora de cozinhar, pode-se descascá-lo, picar finamente e fritar com a cebola e o alho antes de adicionar os demais ingredientes.
Uma dose de gengibre fortalece seu sistema imunológico!
Se o gengibre cru for muito forte para você, você também pode preparar uma mistura com ele.
Uma mistura popular é a combinação com açafrão. Você precisará de um espremedor ou um liquidificador para moer o gengibre. Você pode refinar a dose como quiser com o suco de duas a três laranjas ou limões e duas colheres de sopa de mel por 100 gramas de gengibre.
Se a dose ainda estiver quente demais para você, pode misturar com ela suco de maçã. Essa mistura pode preventivamente para fortalecer seu sistema imunológico ou quando um resfriado estiver se aproximando. Tenha cuidado para não beber a dose de gengibre com o estômago vazio.