Piercing na orelha: tipos, 32 fotos de inspiração e tudo que você precisa saber antes de furar
Quer colocar um piercing na orelha mas não sabe qual? Confira aqui sobre as perfurações, bem como os tipos e fotos de inspiração
Quem nunca desejou fazer um piercing na orelha, não é mesmo? Se você está em dúvida se vai ou não fazer a perfuração, ou está decidida em furar, mas não sabe qual tipo escolher, está no lugar certo. Inclusive, existem diversos tipos de piercings e uma variedade imensa de joias, das mais discretas às mais chamativas.
Porém, embora seja um acessório lindo, ele também é uma forma de machucado e precisa de cuidados especiais. Então, o Fashion Bubbles trouxe tudo o que você precisa saber antes de fazer a perfuração, os tipos de piercing e 32 fotos de inspiração.
Quais os tipos de piercing na orelha?
A anatomia da orelha permite uma diversidade e versatilidade enorme de perfurações. Assim, cada um dos piercings apresenta uma forma de uso e um local específico a ser perfurado. Dessa forma, cada um deles é único e especial.
Diante disso, o Fashion Bubbles separou os tipos mais comuns de piercing na orelha, bem como suas nomeclaturas, regiões em que são instalados e outras curiosidades. Confira!
Hélix
Mais comuns quando o assunto é perfuração na cartilagem, o hélix é, quase sempre, a primeira opção de quem deseja colocar um piercing na orelha. Além de ser uma tendência que nunca sai de moda, essa perfuração é sutil e estilosa ao mesmo tempo.
O hélix nada mais é que a parte superior da cartilagem, mas do lado de fora da orelha, como visto na foto acima. Assim, ele é ideal para quem só possui a perfuração no lóbulo.
Outro motivo pelo qual essa perfuração é muito aclamada é que seu nível de dor é baixo, girando em torno de 5 de 10. Então, se você deseja fazer um piercing na orelha e não sabe por qual começar, aposte no hélix.
Anti hélix
Já o anti hélix segue a mesma linha, porém do lado oposto. Ou seja, o hélix é feito na parte superior da cartilagem da orelha, mas do lado de fora, mais próximo ao cabelo. Por outro lado, o anti hélix é feito na parte superior da cartilagem do lado de dentro, mais perto do rosto.
Assim, ele é ideal para quem busca um toque elegante, mas diferente do usual.
- Confira também Frases para tatuagem – 206 ideias e 150 fotos para você escolher a sua
Tragus
Os piercings no tragus são um charme e estão em alta. Nesse sentido, eles são feitos em uma cartilagem bem pequena na orelha, bem rente ao rosto, no local que protege a entrada do canal auditivo.
Assim como o hélix, possui um grau de dor pequeno, considerado um 5 de 10. Porém, é válido ressaltar que cada pessoa apresenta um nível particular de tolerância à dor.
Dessa forma, o tragus é uma opção super delicada e encantadora. Assim, também é uma excelente aposta.
Anti tragus
Como o prórpio nome já diz, e seguindo a mesma linha de raciocínio do anti hélix, essa perfuração é oposta ao tragus. Isto é, do lado contrário à perfuração citada anteriormente.
Assim, o anti tragus fica acima do lóbulo, mas na região mais próxima à concha. Então, se você deseja ousar na perfuração, esse piercing é a opção perfeita!
- Em seguida leia Tatuagens que imitam joias e acessórios – 40 inspirações de tattoo de anel, pulseira, colar e pedras preciosas
Tranversal ou industrial
O piercing transversal consiste em uma haste que atravessa a orelha, de um extremo a outro. Ou seja, ele conecta dois pontos de cartilagem. Assim, ele é feito na parte superior da orelha, próximo ao hélix e anti hélix.
Nesse sentido, os furos são feitos na região da cartilagem e ambas as pontas do piercing possuem uma tarraxa de rosca, o que impede que a joia escape dos furos.
Por serem duas perfurações, o transversal dói um pouco mais que os anteriores.
Rook
Outro piercing diferente, o rook é um tanto quanto incomum e fica um pouco escondido. Próximo ao anti hélix, mas na parte da fossa triangular da orelha, a dor da perfuração gira em torno de 7 de 10. Isso porque essa região é um pouco mais rígida em comparação às outras.
Assim, se você deseja um piercing diferente na orelha e escondido, com um toque de mistério e charme, aposte no rook.
- Leia também Tatuagem no pulso – o que significa + 50 ideias para servir de inspiração
Daith
Já o daith é localizado no arco que envolve a cartilagem na parte interna da orelha. Dessa forma, a perfuração requer muita habilidade do profissional que irá realizá-la, no intuito de que o piercing fique na posição correta e respeite a anatomia da orelha.
Mas você sabia que existe uma curiosidade interessante sobre esse piercing? Pois é, dizem que a perfuração nesse local ajuda a aliviar as dores da enxaqueca.
Nesse sentido, o ato de furar essa região também não é muito dolorido, cerca de 6 de 10.
Conch
Maravilhoso e super versátil, o piercing no conch é uma ótima opção para quem gosta de autenticidade e deseja ousar muito nas joias. Nesse sentido, ele leva esse nome por ser instalado na região da orelha que se assemelha a uma concha. Inclusive, esse local também recebe o nome de concha.
Por ser uma cartilagem mais rígida e grossa, a perfuração é um pouco mais dolorida, chegando a um nível 7 de 10.
- Ao mesmo tempo leia Tatuagem feminina – mais de 70 ideias e fotos para inspirar sua tattoo
Snug
O piercing no snug é bem diferente. Isso porque ele se localiza perto do conch, na parte superior do anti tragus. Por isso, ele fica bem próximo à borda da orelha.
Apesar de um pouco incomum, esse piercing é super charmoso. Porém, sua perfuração é mais dolorida do que o normal, visto que consiste em dois furos que atravessam a mesma cartilagem.
Flat
Já o piercing no flat consiste na perfuração abaixo da hélice, a “curvinha” da orelha.
Delicada na medida certa, não é uma perfuração muito dolorida.
Scapha
Um pouco abaixo do flat, que é mais próximo à “curvinha” da orelha. O piercing scapha é mais ao centro daquela região, que se chama, justamente, escafa.
É uma perfuração muito estilosa e perfeita para ousar, visto que tem, relativamente, bastante espaço para a joia.
Relacionadas
Tatuagem de viagem: 50 ideias de tattoo para quem ama explorar o mundo
Tatuagem no pescoço feminina e masculina: as 70 melhores ideias de tattoo para servir de inspiração
Tatuagem pequena: 30 ideias de tattoos discretas para te inspirar
Lóbulo
O piercing no lóbulo nada mais é do que aquela perfuração comum, na parte mais baixa e “gordinha” da orelha. Inclusive, esses furos clássicos são, quase sempre, feitos em meninas recém-nascidas.
Assim, essa perfuração é simples, não costuma doer por ser em uma região mais carnuda e a cicatrização é bem simples.
- Confira também Tatuagem de sereia – significado + 40 ideias para inspirar sua tattoo
Qual piercing na orelha mais dói?
A dor é algo muito relativo, então a resposta é depende. Cada pessoa possui mais ou menos sensibilidade, e é mais ou menos resistente à dor em determinados locais. Porém, como citado anteriormente, existem alguns piercings na orelha que costumam doer menos. São eles: hélix, tragus, daith e flat.
Por outro lado, o transversal, rook, conch e snug são aqueles piercings na orelha que mais doem.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Como escolher a joia ideal para o piercing na orelha?
Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de piercing e já escolheu sua perfuração, é hora de pensar na joia perfeita. Por isso, o Fashion Bubbles trouxe cinco dicas de como escolher a joia ideal para o seu piercing na orelha.
Qualidade sempre em primeiro lugar
A qualidade sempre vem em primeiro lugar. Normalmente, ela vem acompanhada de preços mais elevados, é verdade, mas pense que o piercing é um machucado que, querendo ou não, agride o seu corpo. Então, a perfuração precisa ser feita com uma joia adequada e de qualidade.
Sendo assim, opte por aquelas feitas de titânio pelo menos para fazer o piercing e no período de cicatrização. Isso porque esse material é biocompatível com o seu corpo, sendo a melhor opção. Além disso, o aço cirúrgico também é uma opção. Posteriormente, você pode considerar a utilização de joias em prata 925 e ouro.
Combine com seu estilo
Não adianta nada a joia ser de qualidade, se não combinar com seus gostos e estilos. Então, pense muito bem nos detalhes e combinações. Assim, você escolherá com o coração e certamente encontrará a joia perfeita para você.
Escolha um piercing com significado
Existem várias opções de piercing para cada região da orelha, incluindo uma diversidade de cores. Pois é, o titânio pode ser anodizado e conferir ainda mais autenticidade à perfuração. Então, pense em um símbolo, cor ou pedra que te represente e escolha um piercing que abrace isso.
Pense na versatilidade
Pense nas diferentes ocasiões em que você usará sua joia. Assim, opte por algo versátil, que combine tanto com seus looks cotidianos quanto com os noturnos e usados em eventos especiais. Dessa forma, você poderá aproveitar ao máximo sua nova joia em todas as situações.
Mantenha o equilíbrio
Ao escolher a joia ideal, considere o equilíbrio, harmonia e proporção da sua orelha. Isso porque é importante pensar se esse piercing combina com os outros que você já tem ou que pretende fazer, e se ele é do tamanho certo para o seu corpo.
Esse equilíbrio é importante porque uma joia pequena pode se perder na sua orelha, e uma muito grande pode ser desproporcional, incomodar e chamar muita atenção.
- Leia também Tatuagens da Selena Gomez – as 17 tattoos da cantora e seus significados
Quanto tempo demora para cicatrizar um piercing na orelha?
Novamente, a resposta é depende. Isso porque, de novo, cada pessoa é de uma forma e possui um tempo próprio. Porém, sempre há uma estimativa. O hélix, por exemplo, é um dos piercings na orelha mais fáceis de cicatrizar, levando de dois a três meses.
Já o tempo de cicatrização do tragus varia de seis a nove meses. Por outro lado, o transversal é um dos mais demorados para cicatrizar, o que leva muitas pessoas a desistir dessa perfuração. Além dele, o daith também é bastante demorado, levando mais de nove meses para cicatrizar.
Mas lembre-se: tudo depende do seu organismo e do modo em que você cuida da sua perfuração. Assim, é muito importante prestar atenção nas possíveis lesões e inflamações, bem como na higienização.
Qual o piercing ideal para furar a orelha?
O piercing ideal para furar a orelha é aquele feito do material certo e biocompatível, que também respeita sua anatomia. Além disso, você também pode considerar o nível de dor do local e a joia, que deve ser preferencialmente reta.
No mais, o ideal é que você goste do local e da joia, mas também do profissional que realizará a perfuração.
- Em seguida, leia Tatuagem de Medusa – significado e 74 fotos para inspirar
Cuidados pré perfuração de piercing na orelha
Se você é menor de idade, o primeiro passo é verificar como é a legislação no seu estado. Isso porque, em São Paulo, por exemplo, a lei conhecida como Campos Machado não permite a aplicação de piercings em menores de idade. Pois é, menores de 18 anos não podem fazer a perfuração mesmo acompanhado de um responsável.
Resolvida essa questão e escolhida a região da orelha que você deseja colocar o piercing, o próximo passo é ter o cuidado de escolher o profissional que realizará a perfuração. Assim, visite a maior quantidade de estúdios que conseguir, converse com muitos profissionais e veja muitas fotos e comentários sobre o trabalho deles.
Dessa forma, certifique-se da qualidade do perfurador e também dos materiais utilizados. Além disso, opte por aqueles que usam joias ideais e biocompatíveis, bem como usem agulhas para realizar o piercing, Isso porque as pistolinhas não são indicadas para isso, podendo deixar o piercing torto e prejudicar a cicatrização.
Ainda, não use argolas como primeira perfuração. Isso porque as joias retas facilitam a cicatrização, são mais estáveis e apresentam menos chance de enroscar.
- Em seguida leia Tatuagem religiosa – significado + 75 ideias para se inspirar
Cuidados pós perfuração de piercing na orelha
Colocar um piercing na orelha vai muito além de só escolher o local, a joia e o profissional. Boa parte do trabalho é da pessoa que recebe a perfuração, que terá que cuidar do piercing. Por isso, o Fashion Bubbles separou uma lista de tudo que você precisa saber sobre os cuidados após a perfuração.
- Limpar o piercing com soro ou antisséptico indicado pelo profissional e secar bem o local, evitando que as bactérias se proliferem;
- Evite mexer na área perfurada, ainda mais com as mãos sujas;
- Evite atritos no local durante o período de cicatrização, ainda mais nas primeiras semanas. Tenha cuidado com roupas, na hora de dormir e até com o cabelo, que pode enroscar;
- Opte por alimentos que ajudem a imunidade e a cicatrização, como peixes, vegetais e sementes. Alimentos mais pesados, como carnes gordurosas ou frituras, tendem a ser prejudiciais nessa fase;
- É normal sentir algum tipo de desconforto nos primeiros dias, mas se o local ficar inflamado, com secreção ou sinal de quelóide, procure imediatamente um profissional;
- Não passe perfumes, cremes, protetor solar e maquiagens na região até que ela cicatrize totalmente.
Piercing na orelha: conclusão
Agora que você já sabe tudo sobre piercings na orelha, quais os tipos existentes, cuidados pré e pós perfuração, além de como escolher a joia ideal, está pronta para fazer sua perfuração. Assim, escolha o profissional certo e fique ainda mais bela. Ainda, se você gosta de tatuagem, não deixe de conferir nossa categoria.
- Por fim, leia Tatuagem mãe e filho – 22 ideias para eternizar o amor incondicional