Aplicativo que tira medidas é o futuro da moda – Compras Virtuais

0 378

Comprar roupas pela internet tem muitas vantagens: não é necessário deixar o conforto da sua casa para renovar o armário. Além disso, você passa a ter acesso a uma variedade muito maior de lojas e marcas do que teria normalmente. Afinal, é possível até encomendar produtos de outros países.

Por outro lado, adquirir uma peça sem experimentá-la pode ser arriscado. Isso porque as fôrmas costumam variar de uma confecção para a outra e, mesmo que elas tenham o mesmo tamanho na etiqueta, podem apresentar caimentos diferentes.

Se você estiver comprando uma camiseta ou uma calça jeans, por exemplo, a variação na modelagem não é tão grande e não resulta em um problema tão grave. Mas, quando falamos de uma roupa mais formal, para uma festa ou outro evento, é essencial que a peça sirva com perfeição.

Então, o mundo da moda tem apostado no desenvolvimento de tecnologias para resolver esta questão. Continue lendo e fique por dentro do aplicativo que tira medidas precisas por meio do escaneamento corporal!

  • Leia ainda: A Moda do amanhã – 10 caminhos para pensar a trajetória da Moda de agora em diante e também, iniciativas de sustentabilidade na prática com Moda Conciente . Além da Natura e The Body Shop que lançaram programa de logística reversa que troca 5 embalagens usadas por 1 produto novo de graça.

Diga adeus à fita métrica!

Já existem, no mercado, aplicativos simples que substituem a fita métrica na hora de tirar medidas. Eles são perfeitos para quem não tem o instrumento em casa e precisa descobrir o tamanho de roupa que veste antes de finalizar uma compra on-line. Os melhores apps são:

  • Measure – é o aplicativo de fita métrica do Google. Funciona melhor para obter as dimensões de superfícies planas. Por isso, o ideal é utilizá-lo para medir uma roupa que você já possui, em vez de usá-lo para calcular os tamanhos de partes do seu corpo;
  • MeasureKit – o app utiliza a tecnologia de realidade aumentada para medir distâncias. Permite medir atributos da face, altura de pessoas, linhas retas e ângulo. Está disponível para iPhone e iPad;
  • Moasure – trata-se de um aplicativo que tira medidas por meio de movimento. Basta mover o seu smartphone de um ponto até o outro para que a ferramenta estime a medida ou o ângulo entre eles.
linha, agulha, dedal e fita métrica sobre uma bancada
Foto: Pexels

Escaneie o seu corpo

Você também pode gostar!

No entanto, esses tipos de aplicativo que tira medidas funcionam com uma margem de erro e servem mais para dar uma estimativa do que para fornecer um valor preciso. E, com a finalidade de atender da melhor forma o consumidor do futuro, várias empresas estão desenvolvendo tecnologias conhecidas como body scanner.

Em resumo, tratam-se de apps que escaneiam o seu corpo, utilizando a câmera do smartphone, e criam um modelo em 3D de alta precisão com as suas dimensões. Dessa forma, as marcas podem disponibilizar as medidas de suas peças e você compra com a garantia de que não precisará fazer nenhum ajuste quando sua encomenda chegar.

Essa ferramenta pode, no futuro, ser utilizada até em shoppings e pontos físicos de venda, como alternativa aos provadores. Com toda a certeza, será muito cômodo chegar a uma loja e saber se as roupas oferecidas terão bom caimento em você.

mulher sentada na cama fazendo compras no notebook
Foto: Pexels

Saiba como funciona um aplicativo que tira medidas

 

Cada app tem suas particularidades e opera de maneira diferente. A loja Arthur Caliman, por exemplo, criou o primeiro scanner de corpo do Brasil e está aperfeiçoando uma ferramenta que requer o uso de um traje especial.

Em primeiro lugar, a pessoa deve vestir a roupa, de um tecido justo e quadriculado que evidencia todas as curvas. Em seguida, com o aplicativo instalado, é necessário utilizar a câmera do celular para tirar uma foto.

O app, por fim, cria um avatar das suas medidas e você pode compartilhá-lo com costureiras ou fazer a comparação com tabelas disponíveis em sites de venda. Assim, fica mais fácil tanto encomendar roupas feitas sob medida quanto comprar peças que já estão prontas.

mulher com roupa especial para body scanner
Foto: YouTube
Foto: Reprodução / Pinterest

Gostou de conhecer um pouco a respeito do aplicativo que tira medidas? Para que você entenda como a tecnologia está transformando o mundo fashion, preparamos também um artigo sobre a Moda do futuro. Fique por dentro e saiba tudo sobre Sustentabilidade com diversidade, o próximo passo para o setor.

você pode gostar também