O chapéu de crochê virou tendência! Seja no BBB ou no Instagram das influenciadoras, o modelo bucket é um hit e traz muito frescor para os looks.

A ascensão do chapéu de crochê não é nenhuma surpresa. Afinal, o acessório vem no embalo do cottagecore, estilo que traz de volta a simplicidade e valoriza o feito à mão. Dessa vez, o toque fica por conta das padronagens divertidas e das misturas de cores adocicadas.


Chapéu de crochê é tendência entre os famosos


chiara ferragni crochet
Fonte: Instagram

Divertido, artesanal e cheio de personalidade, o chapéu bucket de crochê é o acessório da vez. No Brasil, a empresária e influenciadora Jade Picon usa e abusa da peça durante sua participação no BBB 22. O modelo mais famoso é o roxinho com flores – que teve até mesmo biquíni combinando.

Recentemente, a sister apareceu na telinha também com uma versão colorida e desfiada. Além dela, celebridades como Ísis Valverde, Chiara Ferragni, Dua Lipa e Gio Ewbank estão na lista das apaixonadas por chapéu de crochê.

Mas, afinal, o que a peça tem de tão especial? Bom, primeiramente, a técnica artesanal traz toda a exclusividade de um produto feito à mão, com cuidado. Além disso, a possibilidade infinita de customização também faz toda a diferença.


tendência crochê
Fonte: Instagram

  • Além disso, confira Cores Verão 2022: aprenda a usar e a combinar as tendências da estação

Por isso, fica aqui o nosso alerta de tendências: o chapéu bucket de crochê veio mesmo para ficar! E, pensando nisso, reunimos os melhores tutoriais, gráficos e inspiração para que você possa fazer o seu em casa.


Como fazer chapéu de crochê em casa – passo a passo


chapéu bucket
Fonte: Instagram


Agora que você já sabe tudo sobre a tendência do crochê na moda, que tal confeccionar o seu chapéu? Em seguida, apresentaremos 5 vídeos com o passo a passo para colocar a mão na massa.


Chapéu de crochê da Jade Picon


jade picon chapeu croche
Fonte: Globo

Em primeiro lugar, é claro que o chapéu bucket da influenciadora, empresária e sister Jade Picon é um hit. Portanto, fica fácil encontrar inúmeras receitas e também passo a passo para criar o acessório.

Uma vez que o crochê é uma técnica artesanal e customizável, é possível modificar as cores, os tamanhos e tudo o que for necessário. Assim fica fácil criar o chapéu bucket perfeito, não é mesmo? Pensando em agradar a todos, reunimos as duas versões do badalado acessório que roubou a cena no BBB.

Então vamos lá:


Chapéu roxo de crochê da Jade


Para começar, o divertido chapéu de florzinhas que conquistou o Brasil.

Antes de mais nada, é preciso selecionar as cores da peça e também das margaridas em sua marca de barbantes favorita. De acordo com a YouTuber Tata Morena do canal Crochê e Amigurumi, a circunferência recomendada para uma mulher adulta varia entre 54 a 56 cm.

Isso vale, é claro, para quem deseja comprar a peça pronta. Por outro lado, se estiver confeccionando o chapéu de crochê para uso pessoal, meça a circunferência da cabeça com uma fita no ponto 2 dedos acima da orelha.




Chapéu de crochê desfiado da Jade Picon


chapéu de crochê jade picon BBB
Fonte: Globo

Em seguida, trouxemos o passo a passo de outro chapéu bucket super divertido. Quem ensina é a Naiara Moreira, que aproveitou sobras de barbantes para confeccionar o acessório divertido. O mix de cores garante que o item roube toda a atenção, não é mesmo?

Veja o passo a passo do chapéu a seguir:




Chapéu bucket de crochê da Ísis Valverde


Outras famosas também viraram fãs do acessórios. Entre elas, temos a atriz Ísis Valverde, que já apareceu no Instagram com várias versões do chapéu bucket feito em crochê.

Antes de começar, anote: você vai precisar de barbante fio 06 na cor desejada e agulha nº 3,5.




Chapéu de crochê listrado




Bucket hat listrado em crochê


Por fim, um tutorial inspirado no modelo usado por Giovanna Lancellotti. Esse chapéu de crochê é feito com listras multicoloridas e promete dar um up em qualquer look!

Agora, atente-se aos materiais: 160g de fio de algodão ou barbante 6 nas cores preferidas e agulha 3,5 mm. Veja o passo a passo na sequência:




Gráficos e imagens para inspirar


chapéu de crochê granny square
Fonte: Instagram

Como falamos anteriormente, uma vez que se trata de uma técnica artesanal, o crochê é altamente customizável. Por isso, o ideal é partir de uma receita e adaptá-la para o seu estilo e cores preferidos.

Em seguida, reunimos alguns gráficos e imagens de inspiração para variar os estilos e aproveitar toda a versatilidade do crochê.


1. Primeiramente, que tal um chapéu de crochê com flores aplicadas?


gráfico de chapéu bucket hat crochê
Fonte: Garn Studio


2. Em segundo lugar, uma versão com uma faixa multicolorida em destaque


gráfico de chapéu bucket hat crochê
Fonte: Garn Studio

3. Ainda no clima de listras e flores, também é possível criar uma versão colorida


gráfico crochê chapéu listrado com flores
Fonte: Pinterest

  • Nesse sentido, veja Bolsas de Crochê – tendências, gráficos e passo a passo para fazer em casa

4. Como já mencionamos previamente, as listras coloridas estão com tudo


chapéu bucket listrado crochet
Fonte: Instagram

5. Por outro lado, basta uma linha especial para trazer um charme ao chapéu


passo a passo crochê grafico
Fonte: Pinterest

5. O modelo conhecido como “granny square” certamente conquistou muitas adeptas


chapéu colorido
Fonte: Instagram

6. Contudo, os chapéus de crochê em tons neutros também tem o seu charme, como no modelo a seguir



gráfico de crochê
Fonte: Pinterest

Conclusão


Por fim, o chapéu bucket de crochê certamente chegou para ficar. E a peça promete ter vida longa, afinal, também tem dado as caras no street style internacional, ganhando espaço também para o próximo verão.

Sendo assim, escolha suas cores preferidas, assista os tutoriais acima e comece agora mesmo a criar o seu!

Ainda sobre crochê, se você adora o assunto, não deixe de conferir a nossa categoria Trabalhos Artesanais. Por lá sempre trazemos as últimas novidades do mundo fashion e muitos passo a passo.