Tricô fácil – Aprenda a fazer com 10 tutoriais e dicas para iniciantes

Aprenda a fazer tricô com 4 aulas gratuitas para iniciantes, além de receitas fáceis de cachecol, touca, blusa e até um cesto no estilo cachepô.

1.817

Em busca de dicas de tricô fácil? Nesse especial você encontra os principais pontos, dicas e tutoriais passo a passo, tudo pensado para iniciantes.

Com o sucesso do nosso artigo anterior sobre crochê fácil, dessa vez resolvemos focar no tricot. Esse, por sua vez, é outra técnica artesanal que vem fazendo o maior sucesso, em especial no friozinho. Confira:

Como fazer tricô fácil? O básico para iniciantes

como fazer trico facil

 

Para começar, vale lembrar que – assim como no crochê – para fazer tricô você irá precisar, basicamente, de linha, agulha e tesoura.

Além disso, uma vez que você aprenda os pontos básicos e a construção das carreiras, fica muito fácil se aventurar em novos modelos, tramas e pontos.

Por esse motivo, iniciamos nosso especial tricot fácil apresentando 4 aulas básicas do curso gratuito de tricô para iniciantes do canal Blog By Day

Curso de tricô gratuito para iniciantes

tricô facil curso gratuito iniciantes
Na sequência, reunimos aulas de tricô fácil em vídeo criadas pelo Blog By Day

 

Aula 01:  materiais básicos e tipos de agulha de tricot

Na primeira aula, você descobre para que serve cada tipo de agulha e quais são os materiais básicos:

 

Você vai precisar de:
  • Agulha n°4
  • Agulha de Tapeçaria n°24
  • Lã fina (Super bebê/Baby charm/Bebê fashion)
  • Agulha de mão
  • Lã grossa (Mollet/D’primeira/Premium)
  • Tesoura
  • Fita métrica azul
  • Caderno de Pauta

 

Curso tricô fácil Aula 02: montagem no tricot

 

Em seguida, a segunda aula do curso gratuito tem como foco a montagem no tricô. Isto é, a Day irá ensinar três formas simples de colocar os pontos na agulha de tricô, que são as chamadas montagens.

No vídeo a seguir, ela ensina fazer o nó corrediço, a montagem simples pelo polegar, a montagem tradicional (também conhecida como ponta longa) e, por fim, a montagem em meia.

Aula 03: Quais são os principais pontos do tricô?

tricô facil curso gratuito iniciantes

Agora que você já aprendeu a montagem, foco nos pontos. Na terceira aula, você irá aprender quais são os principais pontos de tricô. Além disso, ela também ensina o passo a passo de cada um deles.

Os pontos básicos são: ponto tricot, ponto meia e ponto tricot com avesso em meia.

 

Aula 04: Como fazer arremate no tricô

Para finalizar, na aula 4 você irá aprender a fazer os arremates, isto é, o acabamento da sua peça de tricô.

Você irá aprender: arremate em meia, arremate em tricô e, por fim, arremate acompanhando o ponto.

Gostou do conteúdo? Lembre-se que todas essas aulas e muito mais estão disponíveis no Blog da Day, conteúdo que você aprende clicando aqui.

Ao fim dessas quatro aulas apresentadas anteriormente, o iniciante já está preparado para se aventurar nos tutoriais que vamos mostrar a seguir.

Você também pode gostar!

Receitas de tricô fácil para iniciantes

 

Trabalhos artesanais estão super em alta e permanecerão fortes. Aqui já fizemos especial de sapatos de crochê, blusas de tricô, crochê para vender, bolsas de crochê, vestido de crochê e até máscara de crochê!

Agora, é a vez do tricô e você vai aprender receitas com passo a passo de cachecol, touca, gola, blusa e até mesmo um cesto estilo cachepô, perfeito para decorar a casa. Vamos lá?

 

Cachecol com franjas em tricot

Para começar, a receita queridinha dos iniciantes. Isso porque, além do resultado lindo, o cachecol fica pronto rapidinho e é ótimo para testar seus novos conhecimentos.

Na sequência, você confere o passo a passo da Bianca Schultz usando o fio Urbano, da Círculo.

 

Touca de tricô com pompom para iniciantes

Agora na sequência, uma touca muito fofa e que utiliza apenas 1 novelo de lã, criada pela Nat Petry. Ela é pensada para iniciantes e leva um pompom para arrematar, deixando o resultado ainda mais incrível.

No vídeo acima, você confere a aula passo a passo dessa touca de tricô sem costura, apenas com pontos básicos do tricô na agulha circular. Gostou?

 

Gola de tricô rápida e fácil

De acordo com a Bianca Schultz, essa gola charmosa é, além de tudo, bem baratinha. Isso porque ela leva apenas 1 novelo de lã e, é claro, pode ser adaptada de acordo com a cor e textura que você preferir.

Para começar, indicamos seguir a receita a risca. Depois, uma vez que você domine a prática, basta fazer os ajustes que preferir.

Cachecol de tricô rápido e bem fácil

 

Material necessário para começar:

  • 02 Novelos de lã com 100 Gr. eTex 440, compatíveis com agulhas 6/7
  • Agulhas 12
  • Tesoura e agulha para costurar. *

 

Receita:

Montagem com 25 pontos (Com fio duplo). múltiplos de 4+3+2 pontos de bordas. 1a. carreira : 1pb, * 2m, 2t *, 2m, 1t, 1pb. Repetir essa carreira (todas as carreiras são iguais). * Comprimento : Aproximadamente 1,50 cm. Largura : Aproximadamente 22 cm.

A receita em vídeo começa na sequência e é de autoria da Nil Maria:

 

Blusa fácil de tricô para iniciantes

Segundo a autora, essa é a blusa de tricô “mais fácil do universo”. Além das agulhas tapeçaria e também de tricô número 6, a Bianca Schultz também utilizou 3 novelos do fio Ternura cor 4054 para fazer o suéter oversized que você aprenderá na sequência:

 

 

 

Cesto de tricot / cachepô fácil

Receita cesto de tricô facil sem costura

Esse cesto fica lindo na decor e é perfeito para iniciantes.

Na sequência, a Pris do blog Craft Room Ideas ensina um cesto lindo e super moderninho em tricô. Ele serve tanto como cachepô para plantas quanto para guardar objetos em casa. Além disso, fica lindo no quarto do bebê. Veja a receita a seguir.

No entanto, se você prefere assistir a receita em  vídeo, clique aqui.

 

você pode gostar também