como fazer bijus de miçanga

Bijus de miçanga: como fazer e como usar o acessório que é tendência

As bijus de miçanga estão em alta há algum tempo e seguem firmes no pódio das tendências. Aprenda como fazer e dicas para usar o acessório!

Compartilhe

As bijus de miçanga estão em alta há algum tempo e seguem firmes no pódio das tendências. De acordo com o Pinterest Negócios, as pesquisas pelo termo não param de crescer, ganhando destaque no mês do Halloween.

E no que depender das famosas, esses acessórios coloridos não podem faltar no armário. Por isso, reunimos tudo sobre a novidade, dicas de como usar e passo a passo para fazer em casa.

Bijus de miçanga viram tendência no mundo todo

No verão europeu, só deu elas. Afinal, nada mais a cara da estação do que acessórios super coloridos e com pegada handmade, não é mesmo?

Além disso, o revival dos anos 90 e Y2K revigoraram o mundo da moda com uma nova dose de energia, leveza, otimismo, tons brilhantes e muita alegria de viver.

mulher loira usando mix de colares de miçangas coloridas e pérolas
Fonte: Instagram @hoskelsa

Em primeiro lugar, foi o retorno dos anéis pop em acetato. Logo depois, as plumas, o glitter e os tons neon voltaram à passarela. Enquanto isso, as calças de cintura baixa superaram os jeans skinny. E, agora, as bijus de miçanga estão de volta, trazendo muita diversão para o look!

Aliás, vale observar que o material está em tudo. Desde os anéis e colares até as cordinhas para óculos e bolsas feitas com miçangas. A regra é não ter regra e, sendo assim, quanto mais kitsch, melhor.

mulher negra usando brinco e colar de miçanga nas cores verde, rosa e vermelho
Fonte: Instagram @fiahamelijnck

Embora não faltem as versões DIY, muitas marcas independentes realmente começaram a dar gás na tendência, criando peças nostálgicas e personalizáveis. Além disso, grandes casas como Bottega Veneta e Balenciaga também criaram suas próprias versões.

E não faltam, é claro, celebridades para endossar a tendência. Dua Lipa, Chiara Ferragni, Elsa Hosk e até Harry Styles estão entre os fãs incondicionais das bijus de miçanga.

Uma vez que o verão brasileiro já começou a dar as caras, vale resgatar o espírito faça-você-mesmo e começar a criar os seus acessórios personalizados com miçangas. Aliás, essa é uma ótima opção para vender e faturar uma grana extra ou, ainda, presentear os amigos no Natal.

Como fazer bijus de miçangas?

Agora que você já está por dentro da tendência, que tal aprender como fazer as suas bijus em casa? Como falamos anteriormente, é interessante para presentear, usar e até mesmo garantir uma nova fonte de renda.

mulher loira de óculos de sol verde, colar de miçangas anos 2000 e look rosa
Fonte: Instagram @chiaraferragni
  • Veja ainda Barbiecore: o que é e como usar a tendência em 22 looks

Na sequência, reunimos tutoriais passo a passo, com vídeo, ensinando como fazer os modelos de bijus de miçanga que estão em alta no momento. Vamos lá:

1. Cordinha para óculos com miçangas

Antes de mais nada, um acessório super útil e que é a cara do verão. Reúna suas contas nas cores escolhidas e prepare-se para criar a sua biju divertida:

  • Ainda sobre o assunto, leia Moda dopamina: saiba tudo sobre a tendência mais colorida da vez

2. Colar de florzinha com miçangas

Na sequência, o canal Adoro Handmade ensina o passo a passo de uma biju de miçanga que as famosas adoram: a choker de florzinha! Ela é a cara do verão e combina com muitos estilos.

  • Logo depois, veja  Top de borboleta: tendência dos anos 2000 está de volta, confira os looks

3. Anel de miçangas

Mais um tutorial super divertido do canal Adoro Handmade. Na sequência, você aprende como fazer anéis com miçangas em diferentes motivos.

4. Pulseiras biju de miçanga com letras

Por último, mais um acessório queridinho das famosas. Sim, estamos falando das pulseiras coloridas com letras, formando nomes, palavras ou até frases de efeito.

É um passo a passo muito simples e você aprende logo na sequência:

  • Logo depois, veja Cores Verão 2023 – Veja as principais tendências para a estação

A história dos acessórios de miçangas

Ainda na década de 1970, a ascensão da subcultura DIY abriu o caminho para acessórios colecionáveis de miçangas, que eram um marco no zeitgeist dos acampamentos de verão norte-americanos.

Meias tubulares, roupas de cores primárias e pulseiras da amizade capturaram a estética do verão úmido e quente do país, um estilo que ressurgiu com força nos anos 90.

Desse modo, crescer nos anos 90 e início dos anos 00 significava exibir suas bijus de miçanga no primeiro dia de aula. Era, então, uma maneira de relembrar os verões passados e capturar os sentimentos vintage.

mulher morena tirando selfie no espelho com celular com alça de miçangas neon
Fonte: Instagram @brittanyxavier

Pulando para 2020, esses acessórios personalizados acabaram ressurgindo como uma espécie de hobby nostálgico, quase um escapismo em meio ao cenário instável da covid-19. Ao mesmo tempo, as bijus de miçanga deram origem a novos pequenos negócios e até viraram símbolo de expressão da fluidez de gênero.

Assim, tratam-se de acessórios que transmitem o vaporwave dos anos 90 e o glamour dos anos 2000, trazendo uma pegada escapista para nos ajudar a enfrentar os desafios da nova década.

Conclusão

Como vimos anteriormente, as bijus de miçanga são acessórios coloridos e divertidos, que conseguiram traduzir o zeitgeist de várias épocas.

Da década de 1970 aos anos 90, passando melo Y2K e, agora em 2020, elas conquistaram diferentes gerações e, apesar do baixo custo, ganharam espaço até em coleções de marcas de luxo.

Por isso, seja para vender, presentear ou criar a sua, vale ficar de olho nos nossos tutoriais para aumentar a gaveta de acessórios neste verão.

Deborah Secco com look anos 2000: regata laranja neon, piranhas no cabelo e colar e pulseiras de miçangas
Fonte: Instagram @dedesecco

Se você adora estar sempre por dentro das novidades, não deixe de conferir nosso canal de Moda. Lá você encontra as coleções que as principais marcas apresentaram nas passarelas, looks das famosas, como usar as tendências que estão bombando e muito mais!

  • Por fim, confira Bolsa de crochê: os modelos tendência 2022 com vídeo tutoriais

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias