Jaqueta jeans customizada: tudo sobre a tendência e como fazer

Com bordados, pedrarias e pinturas, a peça conquistou muitos adeptos ao redor do mundo e é super fácil de fazer em casa

passo a passo jaqueta jeans customizada
Compartilhe

A jaqueta customizada é febre entre os famosos e fashionistas, a exemplo de Jade Picon, e Arthur Aguiar, participantes do Big Brother Brasil. Até , que esteve no reality A Fazenda, é adepto da tendência.

Em seguida, o Fashion Bubbles preparou um especial com ideias de pinturas, bordados, aplicação de pedrarias e de retalhos. Confira os melhores modelos e siga o passo a passo!

 

Jaqueta jeans customizada faz sucesso entre os famosos

 

De fato, é impossível ficar imune ao reinado supremo do jeans no streetwear. Seja nas calças, jaquetas ou looks completos, o material sempre reaparece repaginado.

Dessa vez, o ícone de estilo é, decerto, a jaqueta jeans customizada. Isso porque basta uma olhadinha na televisão e no Instagram para perceber: a peça está em todos os lugares!  E os famosos, é claro, não perderam tempo. No , Jade e Arthur já exibiram as suas queridinhas.

 

looks jade picon jaqueta jeans
Fonte: Globoplay

 

Inclusive, no look mais comentado da vez, combinou sua jaqueta customizada com um macacão tie dye da marca londrina Poster Girl, à venda por 175 libras esterlinas. E isso, é claro, deu o que falar, assim como todas as roupas de Jade Picon dentro do programa.

 

  • Ainda sobre o assunto, não deixe de ler Jeans 2023: 6 tendências para o Verão que você pode usar já

 

Tendência também no armário masculino

 

jaqueta customizada arthur aguiar
Fonte: Globoplay

 

A jaqueta customizada tem feito o maior sucesso entre os homens, principalmente nos reality shows. O ator Arthur Aguiar, por exemplo, entrou no Big Brother Brasil 22 usando um look super despojado.

Sem dúvida, o destaque da composição ficou para a jaqueta jeans customizada. A peça, clarinha e cheia de bordados, certamente deu o que falar.

 

https://twitter.com/bbb/status/1484195691245285388?s=20&t=QTuKE65N1A7dqjJgQNN0GA

 

  • Também está de olho no BBB? Então, confira nossa cobertura completa do Big Brother Brasil

 

Além dos brothers, MC Gui também apostou na peça durante sua participação no reality A Fazenda, da Record.

Além de ser super despojada, a jaqueta tem um detalhe todo especial, uma vez que a arte foi feita sob medida para o funkeiro. Assim, a peça conta com um desenho do seu macaco de estimação na parte de trás, bem como inúmeros respingos coloridos de tinta e leves desfiados.

 

mc gui jaqueta customizada
Fonte: Instagram e Record

 

Ainda no confinamento, em conversa com Tiago Piquilo, ele afirmou que a jaqueta customizada custou cerca de R$ 2 mil. Bastante, né?

Mas não se preocupe. É possível fazer o item em casa, com a sua cara e dentro do orçamento, utilizando até mesmo uma jaqueta jeans antiga como base. Na sequência, reunimos os melhores passo a passo para criar a sua.

 

 

Passo a passo para fazer jaqueta jeans customizada em casa

 

look festival de música
Fonte: Alexandra Gurgel

 

Agora que você já está de olho na tendência, chegou a hora de aprender como criar uma jaqueta customizada. A base, é claro, varia de acordo com o que você tiver em casa. É possível, ainda, garimpar ótimos modelos em brechós.

Aliás, a customização é uma arte que vai de encontro com os pilares da sustentabilidade, uma vez que, com ela, é possível dar uma cara nova e exclusiva para qualquer peça.

 

  • Além disso, leia Wide leg jeans: o guia definitivo da calça queridinha do momento

 

O que você precisa saber antes de customizar seu jeans

 

Para começar, uma dica interessante é a de respeitar sempre o seu estilo pessoal. Já que a customização é um processo artesanal, ela pode ser infinitamente adaptada para o gosto de cada um.

E outra coisa bacana é observar como as peças são, essencialmente, genderless. Portanto, saiba que nenhum tutorial é exclusivamente feminino ou masculino. Quando se trata de customizar, o mais importante é encontrar algo que reflita a sua personalidade e gostos, independentemente do gênero.

Além disso, nas opções que mostraremos a seguir, você vai encontrar ideias para todos os níveis de habilidade. É possível pintar formas abstratas, desenhar, rasgar, fazer patchwork, bordar, costurar… A lista é quase infinita. Se empolgou? Então, mãos à obra!

 

1. Em primeiro lugar, uma jaqueta jeans pintada à mão

 

Uma vez que os trabalhos manuais estão em alta dentro da tendência craftcore, é claro que a pintura se destaca. Por isso, trouxemos um tutorial simples de uma jaqueta jeans customizada com pinturas.

Para fazer a sua, você vai precisar de tinta para tecido, pincel e caneta para tecido, bem como um molde do desenho. Caso preferir, ainda é possível desenhar à mão.

 

 

 

2. Jaqueta jeans customizada com bordados

 

peça masculina customizada
Fonte: Pinterest. Montagem: equipe Fashion Bubbles

 

Se, assim como , você está em busca de um look mais dramático, os bordados não podem faltar. Seja com pedrarias ou correntes, vale tudo na hora de criar uma jaqueta customizada super exclusiva.

Para fazer a sua, você vai precisar de agulha, linha e as pedras escolhidas. Vamos ao passo a passo dessa jaqueta jeans customizada incrível:

 

 

Ah, e lembre-se de que basta trocar os desenhos e formas para criar algo completamente personalizado. O que vale aqui é a inspiração e a forma de fazer, certo? Veja mais imagens para se inspirar e criar a sua:

 

jaqueta customizada feminina
Fonte: Pinterest. Montagem: equipe Fashion Bubbles

 

  • Ademais, leia também  Casacos customizados – Faça em casa os modelos pintados à mão, com dicas

 

3. Jaqueta customizada com patchwork passo a passo

 

jaqueta jeans customizada com patchwork
Fonte: Pinterest. Montagem: equipe Fashion Bubbles

 

Em terceiro lugar, outra mistura de tendências que fazem o maior sucesso. Isso porque o patchwork continua fortíssimo na moda e esse passo a passo traz ele de uma forma bem interessante.

Para criar a jaqueta customizada, o YouTuber Ego Oliver une retalhos de tecido no estilo bandana e também ensina a fazer a aplicação de uma estampa recortada de outra peça.

 

 

De fato, a transformação requer um pouco de habilidade na costura. Se esse não for o seu caso, basta trocar a máquina pela agulha ou, ainda, pela boa e velha cola de tecido.

 

jaqueta jeans feminina customizada
Fonte: Pinterest. Montagem: equipe Fashion Bubbles

 

 

4. Jaqueta customizada com retalhos de jeans – Upcycling

 

upcycling
Fonte: Pinterest. Montagem: equipe Fashion Bubbles

 

Por último, uma ideia incrível para os amantes de brechó, customização e sustentabilidade. Inspirado pelos looks icônicos de Britney Spears, o YouTuber Ego Oliver criou uma jaqueta do zero, apenas utilizando retalhos de jeans.

De fato, é uma customização que requer um pouco mais de habilidade. No entanto, não deixa de ser um projeto super bacana para aqueles que adoram costurar. Veja os detalhes no vídeo a seguir:

 

 

 

 

Conclusão

 

Também conhecida como “upcycling”, a técnica de customizar peças permite deixar qualquer item do armário ou do brechó com uma cara de exclusividade. Por isso, as jaquetas jeans customizadas são uma febre que, além de beleza, trazem mais versatilidade e sustentabilidade ao armário.

Uma vez que esses dois pilares estão em voga na indústria desde a pandemia, essa tendência promete se consolidar cada vez mais. Aposte!

Além disso, aproveite para conferir também nosso canal de Trabalhos Artesanais, com muitos passo a passo e também customizações.

 

Compartilhe

Stories

Matérias Similares