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Girl Power: as mulheres fizeram um número recorde de filmes em 2020 🤩

Hollywood escolheu um número recorde de mulheres para dar as cartas nos principais filmes em 2020.

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Hollywood atraiu um número recorde de mulheres para fazer filmes em 2020, de acordo com um novo estudo do Center for the Study of Women in Television and Film at San Diego State University.

Os analistas assistiram aos 100 filmes de maior bilheteria lançados no ano anterior. Descobriu-se que 16% dos diretores eram mulheres – esse número é mais alto para mulheres na indústria cinematográfica.

Para esclarecer: em 2019, o percentual de diretoras era de cerca de 12% , e em 2018 era de apenas 4%.

 

Mulheres e profissões cinematográficas

 

Entre outras profissões cinematográficas, as mulheres também não ficam atrás: produtoras em 2020 são 28%, produtoras executivas 21%, editoras – 18%, roteiristas – 12% e cinegrafistas apenas 3%.

Entre os filmes de maior bilheteria estão três sucessos de bilheteria dirigidos por mulheres:

  • “Mulan” de Nicky Caro;
  • “Aves de rapina de Katie Yan;
  • “Mulher Maravilha: 1984” de Patti Jenkins.

 

O estudo também descobriu que filmes com pelo menos uma diretora mulher têm muito mais probabilidade de contratar mulheres para servir como editoras, cineastas ou outros papéis importantes nos bastidores.

Por exemplo, em filmes com cineastas, as mulheres representavam 53% do número total de roteiristas, enquanto em filmes com diretores exclusivamente homens, apenas 8% das roteiristas.

Embora a indústria tenha progredido, a maioria dos filmes (67%) empregava de zero a quatro mulheres em papéis importantes nos bastidores. Em contraste, mais de 70% dos filmes principais empregaram 10 ou mais homens como diretores, escritores e outras posições importantes.

Niki Caro: uma grande mulher na indústria do cinema

 

Niki Caro

A cineasta Niki Caro, diretora do filme da Disney, Mulan, diz que a persistente falta de oportunidadespara mulheres em Hollywood é simplesmente “lamentável”.

Caro apareceu no Power of Inclusion Summit da Nova Zelândia, um evento de dois dias realizado em Auckland para estimular mudanças na indústria internacional de cinema.

Caro destacou que Mulan é um marco de representação não apenas por ter uma diretora, mas também por ter uma diretora de fotografia em Mandy Walker e uma primeira assistente de direção, Liz Tan.

Niki Caro disse que as equipes de filmagem com as quais ela trabalhou ao redor do mundo nem sempre pareceram totalmente receptivas em ter mulheres no comando:

“Eles me recebem com qualquer coisa em uma escala móvel, tipo, desde a suspeita ao medo, ao ressentimento.”

Quando questionada pelo moderador se sentia uma pressão adicional para que seus filmes fossem um sucesso por causa de seu papel como uma mulher na indústria, Niki Caro disse que sim, e que muitas vezes sucumbe a algo como “culpa do sobrevivente”.

“Mesmo reconhecendo o quão duro trabalhei para chegar aqui”, explicou ela, “a culpa pela sobrevivência [vem de se perguntar], ‘Por que estou aqui e todas essas mulheres brilhantes não?’ Portanto, minha missão agora com meu trabalho é torná-lo bem-sucedido, para que eu possa empurrar meu ombro naquela porta, e fazer passar o maior número possível de mulheres.”

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