Já pensou em ter um espaço só seu? Não precisa ser necessariamente dentro do quarto, mas uma área que você se sente bem, confortável, acolhido e que pode relaxar e meditar do jeito que gosta. Esse lugar é conhecido como espaço zen.

Basicamente, trata-se de uma área longe de distrações, no qual você pode meditar e se concentrar no que realmente importa naquele momento.

Não se preocupe se não há um espaço exclusivo para isso dentro de casa ou do apartamento como um quarto sobrando, por exemplo. Basta usar um cantinho com uma decoração que siga seu estilo e que você consiga desfrutar do seu momento.

Como fazer um espaço zen?

Cantinho zen com quadros de buda.
Fonte: Pinterest

Seja uma mansão ou um cômodo já utilizado com outra função, não há desculpa para não criar o espaço zen. Quer saber como? Separamos alguns modelos criativos de onde você pode criar este cantinho.

Canto da sala

Cantinho zen na sala.
Fonte: Pinterest

Em primeiro lugar, é preciso criar um espaço confortável. Além disso, vale a pena identificar qual será o uso desta área.

Por exemplo, se o objetivo for ficar sentado em uma posição de meditação, uma almofada ou colchonete deve bastar. Por outro lado, caso você seja praticante de yoga, é melhor ter um espaço maior para colocar um tapete e algumas almofadas decorativas.

Normalmente, quando se trata de sala de estar, o melhor lugar para fazer um cantinho zen é ao lado do sofá e próximo da janela. Isso porque a iluminação natural e a entrada de ar fresco são essenciais para garantir a qualidade de um momento relaxante.

Varanda

Varanda decorada com plantas, almofadas e balanço.
Fonte: Pinterest

Já se você tiver uma varanda disponível para criar seu espaço zen, é possível criar uma série de cenários. Uma dica de decoração muito utilizada para esta área é a utilização de plantas.

Afinal, elas oferecem uma ligação com a natureza e ajudam a purificar o ar, o que torna o exercício da meditação mais satisfatório.

Ademais, deixar o espaço confortável é essencial. Portanto, almofadas e tapetes são muito bem-vindos.

Cômodo vazio

Espaço aconchegante para meditar.
Fonte: Pinterest

Se você mora sozinha e tem um quarto inteiro sobrando ou uma edícula sem utilidade, saiba que você tem o mundo inteiro de possibilidades.

Uma das vantagens deste espaço zen exclusivo é a chance de poder apostar em uma iluminação mais intimista. Para isso, aposte em luzes amareladas que sejam mais fracas como abajures, luminárias ou o famoso pisca-pisca.

Já nas paredes, aposte em cores que te tragam paz. Por exemplo, os tons claros de azul e verde, além das cores neutras são ótimas para criar uma ligação com os elementos naturais. E, aproveitando este gancho, a madeira é um excelente revestimento para a área.

Além disso, se você gosta de ler, uma boa opção é integrar o espaço zen com um cantinho da leitura. Como resultado, seu cômodo servirá como um refúgio da realidade caótica no qual vivemos.

Quarto

Tapete rosa e almofadas.
Fonte: Pinterest

O quarto costuma ser o cômodo mais aconchegante e confortável da casa. Além disso, separa sua intimidade das demais áreas comuns. Por isso, acaba sendo um dos espaços preferidos para um cantinho zen.

Aqui os elementos serão basicamente os mesmos utilizados como se estivesse no cantinho da sala. Porém, você poderá ousar ainda mais na decoração por ser um espaço que não será visitado pelos demais moradores ou convidados.

O que colocar no cantinho zen?

Cantinho com almofadas para meditar.
Fonte: Pinterest

Embora a resposta seja bastante específica de acordo com o objetivo de casa pessoa, existem alguns itens que são essenciais neste espaço, são eles:

1. Tapete

Tapete felpudo para meditar.
Fonte: Pinterest

Em um espaço zen, o tapete é muito mais do que um simples objeto decorativo. Ele serve para isolamento térmico no chão, já que muitas pessoas meditam sentadas na superfície.

Por isso, é importante escolher uma textura agradável e uma coloração que básica para que o objeto não tire a atenção do real sentido do espaço.

2. Almofadas

Decoração simples com almofadas.
Fonte: Pinterest

Elas podem adquirir uma série de utilidades neste cômodo. Por exemplo, os modelos maiores servem de assento.

Por outro lado, há a função decorativa ou ainda para servir como travesseiro em um momento de relaxamento profundo.

3. Plantas

Espaço zen dom plantas e livros.
Fonte: Pinterest

Como dissemos anteriormente, as plantas são elementos naturais que filtram o ar e oferecem uma ligação com a natureza. Além disso, algumas espécies são capazes de sugar as energias ruins.

Portanto, não deixe de acrescentar algumas espécies no cantinho zen. Você pode usar desde as de pequeno porte, como as suculentas, quanto os vasos maiores.

4. Iluminação

Cantinho zen com colchão e iluminação amarela.
Fonte: Pinterest

A iluminação é essencial para um ambiente e faz toda a diferença na decoração de um local. Quer um exemplo? Hospitais e demais serviços de saúde possuem luzes brancas pois a cor deixa o cérebro em estado de alerta.

Por outro lado, restaurantes e teatros apostam em uma luz amarelada, que ajuda a relaxar.

Tendo estes objetos como referência, é possível criar um espaço zen que reflita a sua personalidade e que ajude a relaxar.

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Inspirações de espaço zen

Espaço zen com música.
Fonte: Pinterest

Por fim, separamos mais alguns modelos de cantinho zen para você usar de inspiração. Portanto, não esqueça de salvar seus modelos preferidos!

Edícula com teto de vidro.
Edícula com teto de vidro e cantinho zen. Fonte: Pinterest

Cantinho zen com almofadas, livro e velas.
Espaço zen em quarto adolescente com almofadas da mesma cor e diferentes formatos. Fonte: Pinterest

Tapete que imita grama no espaço zen.
Cômodo com tapete que imita grama para andar descalço. Fonte: Pinterest

Cômodo verde com espelhos e cantinho zen.
Cantinho zen com imagens, velas e tapete para yoga. Fonte: Pinterest

Almofada com encosto.
Espaço também é aproveitado para tocar violão. Fonte: Pinterest

Decoração com cores vibrantes.
Cantinho zen embaixo da janela decorado com cores vibrantes. Fonte: Pinterest

Decoração com flores e borboletas.
Por outro lado, espaço com cores sóbrias e decoração que remete a natureza. Fonte: Pinterest

Papel de parede florido.
Espaço decorado com papel de parede de flores e cabana. Fonte: Pinterest

Varanda com jardim vertical.
Varanda com pallet, jardim vertical e espaço zen. Fonte: Pinterest