O óleo essencial de cada signo pode variar. Afinal, é preciso levar em consideração o restante do seu mapa astral e o momento atual pelo qual você está passando.

Contudo, como a aromaterapia trabalha aspectos que estão engessados e escondidos dentro de nós, faz sentido começar com um óleo que trabalhe os pontos fracos do seu signo. Sendo assim, venha descobrir mais sobre o uso dessa técnica milenar com benefícios comprovados.

O que é aromaterapia?

Óleo essencial de cada signo
Fonte: Pixabay

Antes de falar sobre o óleo essencial de cada signo, é importante entender quais os benefícios e como a aromaterapia funciona.

Trata-se de uma terapia holística que faz uso dos óleos essenciais a fim de ajudar a melhorar e equilibrar o físico e o emocional. Já os óleos essenciais são substâncias 100% naturais extraídas de plantas e ervas. Eles são extremamente fortes e uma gota do óleo essencial de camomila, por exemplo, equivale a 25 xícaras de chá.

Então, ao entrar em contato com o cérebro humano por meio do olfato, o óleo estimula as células nervosas, ativando áreas do cérebro relacionadas às emoções. Como resultado, também causa reações fisiológicas.

Por fim, é importante entender que o óleo essencial é diferente da essência. A essência é utilizada para fazer aromatizador de ambiente e promove apenas um cheiro agradável. Além disso, os valores são bem diferentes: o óleo essencial, por sua pureza, possui um preço mais elevado.

  • Veja também Eucalipto: os principais benefícios da árvore que ajuda na saúde respiratória

Quais são os benefícios da aromaterapia e dos óleos essenciais?

Óleo essencial
Fonte: Pixabay

Por volta dos anos 30, o perfumista e químico francês René-Maurice Gattefossé se queimou em seu laboratório e usou um extrato natural de lavanda para amenizar a dor. Dessa forma, ele percebeu que estava prestes a fazer uma nova descoberta.

Depois que diversos estudos e experimentos foram realizados, podemos nos beneficiar com a aromaterapia. E, como veremos no óleo essencial de cada signo, eles servem para trabalhar os pontos fracos da nossa personalidade e problemas do dia a dia.

Portanto, os benefícios observados são diversos, desde a melhora da insônia com o óleo essencial de lavanda até a cicatrização com melaleuca. Além disso, alguns melhoram o ânimo, como os cítricos (laranja, tangerina, bergamota, limão siciliano), e outros são afrodisíacos, como o de canela.

  • Leia também Como usar o óleo de Rosa Mosqueta, o mais usado pelas celebridades

Como funciona uma sessão de aromaterapia?

difusor
Fonte: Pixabay

Descobrir qual é o óleo essencial de cada signo ou entender como cada um funciona usando a Internet é muito interessante. Afinal, os óleos ou produtos feitos com eles são facilmente encontrados para compra.

Contudo, uma sessão de aromaterapia funciona de outra forma. Primeiro, é preciso encontrar um aromaterapeuta, e saiba que esses profissionais precisam possuir certificados específicos. Após isso, ele te colocará para sentir o cheiro de alguns óleos e pedir que você diga o que sente ou do que se lembra.

Por fim, o óleo essencial não deve entrar em contato direto com a pele ou ser consumido via oral, além disso, muitos possuem contraindicações. Dessa forma, o aromaterapeuta pode diluir o óleo para você utilizar na pele ou te indicar a quantidade correta para colocar em um difusor.

Qual óleo essencial de cada signo?

Óleo essencial de cada signo
Fonte: Pixabay

Áries: sálvia esclareia ou manjericão

O óleo essencial de cada signo serve para melhorar os aspectos negativos de cada um. Sendo assim, para Áries, que é de fogo e conhecido por ser energético, a sálvia esclareia pode ser uma boa escolha. Isso porque promove calma.

Além disso, o óleo essencial de manjericão tem a função de clarear pensamentos, o que pode ser muito útil para os arianos. Dessa forma, quem tem Sol em Áries pode pingar um pouco de um dos óleos no difusor ou diluir cerca de 30 gotas em 100ml de óleo vegetal para passar no pulso.

Touro: junípero ou lavanda

Quem possui Sol em Touro, normalmente, é teimoso. Por isso, os óleos essenciais ideais para os taurinos são os de junípero e lavanda. Junípero fornece segurança e dissipa energias negativas vindas da teimosia de permanecer onde está. E lavanda acalma e trabalha o apego.

Desse modo, o ideal é utilizar esses óleos no difusor ou diluir cerca de 50 gotas em 100ml de álcool de cereais e borrifar no quarto.

Gêmeos: erva-doce ou hortelã-pimenta

O óleo essencial de erva-doce trabalha a comunicação e é ideal para os geminianos, que são falantes e expressivos. Além disso, a hortelã-pimenta pode ser muito útil para esse signo se livrar das tensões do dia a dia.

Dilua cerca de 30 gotas do óleo escolhido em 100ml de óleo vegetal e aplique na pele em seguida.

Câncer: gerânio ou manjerona

Os cancerianos são apegados e sensíveis. O óleo essencial de manjerona, por exemplo, pode ser uma boa para promover paz interior. Mas ele é relaxante, então use de noite no difusor ou dilua 30 gotas em 100ml de óleo vegetal e use para massagem.

Entretanto, a manjerona pode atrapalhar no desejo sexual. Dessa forma, o gerânio pode ser acolhedor do mesmo jeito e ainda alivia a ansiedade e os efeitos da menopausa. Dilua do mesmo modo que o óleo de manjerona.

Leão: alecrim ou patchouli

Os leoninos são bem expressivos. Assim, diluir 30 gotas de óleo essencial de alecrim em 100ml de óleo vegetal pode ajudar na hora que esse signo precisar de energia.

Ao mesmo tempo, o óleo essencial e patchouli também é uma boa opção para esse signo se acalmar quando estiver sendo muito autoritário ou eufórico demais.

Virgem: laranja doce ou alecrim

Os virginianos são organizados e perfeccionistas. Como resultado, o óleo essencial de laranja doce auxilia essas pessoas a delegarem tarefas de forma mais tranquila. Além disso, o óleo essencial de alecrim também é uma boa opção quando é preciso deixar as ideias frescas.

Dilua 30 gotas desses óleos em 100ml de óleo vegetal para passar na pele ou 50 gotas em 100ml de álcool de cereais para borrifar no ambiente de trabalho.

Libra: gerânio ou bergamota

Quem é do signo de Libra não gosta de conflitos e pode ser um pouco indeciso. Por isso, o óleo essencial de gerânio ajuda a ter mais autoconfiança e alivia a ansiedade. Ainda mais, o óleo essencial de bergamota também pode ser muito bom para trazer mais energia e alegria aos librianos.

Dilua 30 gotas de óleo essencial de gerânio em 100ml de óleo vegetal para passar na pele antes de dormir. Se acaso queira usar o óleo essencial de bergamota, dilua 50 gotas em 100ml de álcool de cereais para borrifar no ambiente de trabalho.

Escorpião: patchouli ou lavanda

Os escorpianos são bem intensos e podem ser muito ciumentos. Dessa forma, o óleo essencial de lavanda pode ajudar esse signo a relaxar. Então, dilua 30 gotas em 100ml de óleo vegetal e use para massagem antes de dormir.

O óleo essencial de patchouli também pode ser útil para que o escorpiano obtenha mais fluidez no dia a dia. Ele também ajuda a aliviar a tristeza nos momentos mais difíceis. Você pode usá-lo da mesma forma que o óleo essencial de lavanda.

Sagitário: petitgrain ou vetiver

Os sagitarianos são super expansivos e sonhadores. Sendo assim, o óleo essencial de petitgrain ajuda a acalmar os pensamentos. Similarmente, o de vetiver aterra esse signo e o ajuda a ter mais pé no chão.

Então, dilua 30 gotas em 100ml de óleo vegetal e use para massagem antes de dormir ou para realizar meditações.

Capricórnio: grapefruit ou laranja doce

Diferente dos sagitarianos que têm a cabeça mais nas nuvens, os capricornianos são pé no chão. Por isso, o óleo essencial de laranja doce deixa esse signo mais leve e combate a tendência à melancolia.

O óleo essencial de grapefruit também é ótimo para os capricornianos desapegarem das expectativas, principalmente em relação ao trabalho. Dilua 50 gotas de um desses óleos em 100ml de álcool de cereais e borrife nos ambientes.

Aquário: ylang-ylang ou cipestre

Os aquarianos são extrovertidos, criativos e abertos às amizades. Desse modo, 30 gotas de óleo essencial de ylang-ylang diluídas em 100ml de óleo vegetal podem melhorar a fluidez e a entrega no romance.

O óleo essencial de cipestre ainda auxilia quem é de Aquário na hora que bate o nervosismo. Use ele da mesma forma que o ylang-ylang ou dilua 50 gotas em 100ml de álcool de cereais e borrife nos ambientes.

Peixes: vetiver ou bergamota

Quem é de Peixes, normalmente, é bem avoado. Por isso, o óleo essencial de vetiver é ótimo para esse signo ter mais pé no chão! Os piscianos também podem ser intensos, então, o óleo essencial de bergamota equilibra esse sentimento.

Dilua 50 gotas do óleo essencial de que você mais precisar no momento em 100ml de álcool de cereais e borrife pelo ambiente.

Conclusão

Os óleos essenciais possuem muitos benefícios e podem melhorar o seu dia a dia. Você pode pesquisar mais sobre cada um deles, começar com o óleo essencial do seu signo ou procurar um aromaterapeuta para te orientar.

Contudo, é importante prestar atenção nas contraindicações e formas de uso de cada óleo para tirar o melhor proveito dos benefícios sem riscos.