Óleo essencial de melaleuca – Aliado da beleza da pele e cabelos

O óleo essencial de melaleuca ou tea tree é capaz de promover a saúde da sua pele e cabelos, podendo ser usado para diferentes finalidades, além de ser uma opção natural de cosmético para as peles oleosas e acneicas. Descubra tudo sobre esse cosmético natural super versátil!

507

- Continue depois da Publicidade -

O óleo essencial de melaleuca ou tea tree é uma opção natural de cosmético para as peles oleosas e acneicas. Assim como outros produtos do tipo, ele surgiu na esteira da febre da beleza natural.

Cada vez mais pessoas buscam alternativas aos produtos sintéticos, seja por saúde ou pelo desejo de colaborar com o meio ambiente. Sendo assim, soluções como os óleos essenciais e vegetais são muito bem-vindas.

Extraído da árvore do chá australiana, o produto ganhou fama nos últimos anos como um substituto natural aos secantes de espinhas. Além disso, pode ser utilizado na composição de diversos cosméticos para pele oleosa e até cabelos.

Graças a seus inúmeros usos e benefícios  para a pele, o ingrediente (também conhecido como óleo de Tea Tree) tem sido amplamente pesquisado nos últimos anos. Nesse artigo você fica sabendo tudo o que ele pode fazer por você.

Benefícios do Óleo Essencial de Melaleuca

 

O óleo essencial de melaleuca é muito versátil quando combinado com diferentes veículos e até outros óleos essenciais. Logo, vem se tornando mais presente na composição de cremes, produtos para unhas, óleos para massagem, sabonetes e até produtos para o cabelo.

Sendo assim, cada vez mais pessoas utilizam o óleo essencial de melaleuca e seus derivados em algum momento de suas rotinas de beleza. Descubra para que ele serve:

 

óleo de melaleuca
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Combater a acne e a oleosidade excessiva

 

Diversos estudos demonstraram os efeitos do óleo essencial de melaleuca no controle da oleosidade da pele e no combate à acne.  Um dos mais interessantes vem da Universidade do Irã.

Os pesquisadores testaram um gel à base de óleo essencial de melaleuca  em dois grupos de voluntários. Enquanto um deles recebeu o produto, o outro usou um placebo. Ao final da experiência, o número de lesões no grupo de voluntários que usou o gel de melaleuca era três vezes menor do que no que não usou.

Em outro estudo, do Hospital Prince Alfred, na Austrália, o gel de melaleuca foi comparado com a loção a base de peróxido de benzoila, um medicamento indicado para tratamento de acne. Dessa vez, o cosmético natural demonstrou a mesma eficácia que seu competidor. Porém, com a vantagem de ser um produto natural.

 

Evitar o “efeito rebote”

 

“Efeito rebote” acontece quando um produto utilizado para retirar a oleosidade da pele gera uma reação exagerada devido a perda do sebo natural. Assim, o organismo aumenta a produção de sebo para compensar, deixando a pele mais oleosa.

Sendo assim, o óleo essencial de melaleuca é uma excelente opção para o tratamento das peles oleosas. Livre de ingredientes sintéticos, as versões naturais dos cosméticos são menos agressivas à pele. Logo, o risco de “efeito rebote” é reduzido.

No entanto, lembre-se que óleos essenciais não devem ser utilizados puros, podendo ser extremamente agressivos sem diluição.

 

 

Repelir Insetos

 

O óleo essencial de melaleuca é um repelente natural de moscas e mosquitos. Alguns óleos essenciais possuem essa propriedade porque as plantas das quais vem precisam se defender de insetos.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Estudos feitos através de parceria entre a Universidade de Salzburgo e Bangkok são surpreendentes. De acordo com esses testes, o óleo essencial de melaleuca possui maior poder de afastar insetos do que alguns repelentes industriais populares.

Assim, repelentes à base do óleo oferecem proteção livre de produtos químicos fortes e de alta eficiência.

 

óleo essencial de melaleuca 4
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Desodorizar o corpo

 

O óleo essencial de melaleuca ajuda a controlar os odores fortes da transpiração atacando o problema pela raiz. Isso acontece porque a transpiração em si não é o que causa o mal cheiro.

Na verdade, o problema são as bactérias presentes na superfície da pele, que se reproduzem muito quando transpiramos. Assim, graças à suas propriedades antibactericidas, o o óleo essencial de melaleuca combate a causa dos odores.

Dessa forma, o óleo têm  sido incluído na fórmula de vários desodorantes naturais e hidratantes para o corpo.

 

Manter a saúde dos cabelos

 

Graças à sua ação purificante, o óleo essencial de melaleuca é capaz de regenerar e tratar os folículos capilares. Logo,  os nutrientes naturais do couro cabeludo conseguem percorrer todo o comprimento dos fios com maior facilidade.

Dessa forma, esse óleo essencial promove tanto a nutrição quanto a hidratação capilar. Inclusive, ele pode ser combinado com outros produtos durante um cronograma capilar , como forma de  potencializar o efeito de cada etapa da rotina.

  • Veja ainda o Óleo de jojoba – Para que serve o melhor óleo vegetal para pele e cabelos.

 

Tratar infecções e feridas

 

Devido a suas propriedades antibacterianas, o óleo essencial de melaleuca é excelente para o tratamento de ferimentos. Estudos publicados em 2013 demonstraram que ele auxilia na recuperação de feridas causadas por bactérias.

No experimento, 9 das 10 pessoas que combinaram o tratamento convencional com o óleo essencial mostraram uma diminuição no tempo de cicatrização em comparação ao tratamento convencional sozinho.

Assim, tudo leva a crer que esse óleo também possa ser empregado na composição de novos e revolucionários medicamentos.

 

melaleuca 3
Imagem: Reprodução / Instagram @hectorrussell863

 

 

 

Como usar o óleo essencial de melaleuca?

 

Os óleos essenciais são produtos com alta concentração de substâncias bioativas e seu uso requer sempre conhecimento e cuidado. Na grande maioria das situações, os óleos essenciais devem ser usado com diluição em um óleo vegetal que servirá de veículo.

Ainda que você não sofra de alergia ao composto ou de algum tipo de sensibilidade, esse cuidado é indispensável no caso do óleo essencial de melaleuca.  O produto em estado puro é extremamente forte e pode causar queimaduras ou outras reações.

 

Sendo assim, procure usar produtos em que o óleo essencial já vem combinado a outros ingredientes ou busque a orientação de um  dermatologista ou aromaterapeuta. Esses profissionais são capazes de avaliar o seu caso e lhe indicar a melhor forma de usar os óleos essenciais ao seu favor.

 

Fontes: PubMed, Journal of Alternative and Complementary Medicine

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

- Continue depois da Publicidade -