Cabelo branco – Por que eles aparecem e como prevenir?

Os fios grisalhos não precisam ser motivo para dor de cabeça. Conheça as causas da descoloração, dicas para evitar, disfarçar e cuidar de cabelo branco

  • 1
    Share

- Continue depois da Publicidade -

Encontrar o primeiro cabelo branco pode ser um motivo de orgulho para as pessoas que aceitam o envelhecimento como algo natural e inevitável. No entanto, para a maioria, costuma ser um momento de preocupação. Isso acontece principalmente se o aparecimento do cabelo branco é precoce, antes de atingir os 30 anos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar tanto quem quer prevenir a descoloração das madeixas quanto aqueles que querem disfarçá-la.

Continue lendo e descubra a razão pela qual os fios embranquecem, conheça tratamentos caseiros, assim como sugestões de cuidados para manter os cabelos saudáveis.

Por que o cabelo branco aparece?

 

- Continue depois da Publicidade -

cabelo branco
Foto: Freepik

 

De maneira geral, o pigmento melanina é o responsável pela cor do cabelo, que é produzido em células especiais – os melanócitos. Quando a produção de pigmento para é que aparecem o cabelo branco. Assim, vários fatores podem influenciar esse processo.

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Depois, confira também Cabelo cinza: como tingir para obter o efeito desejado? Além de um super especial  de como cuidar dos cabelos grisalhos em Produtos para cabelo branco: melhores marcas e dicas de como usar.

 

1 – Envelhecimento

 

A produção de melanina diminui naturalmente com a idade. O princípio 50/50/50 é conhecido: aos 50 anos, 50% da população tem 50% de cabelos grisalhos.

- Continue depois da Publicidade -

Alguns anos atrás, os cientistas testaram esta regra e descobriram:

Normalmente, o primeiro cabelo grisalho aparece por volta dos 30 anos ou mais. Se a pigmentação for perdida mais cedo, eles falam sobre envelhecimento prematuro.

Se os cabelos brancos começaram a parecer, uma dica é deixar de lutar contra eles. Assim, veja nosso especial de Cabelos brancos – 40 fotos, dicas para assumir, fazer a transição com cortes e cuidados.

 

2 – Fatores genéticos

 

homem falando no celular
Foto: Freepik

O tempo de aparecimento do cabelo branco e a velocidade de sua propagação dependem da hereditariedade. A ciência confirma isso. Portanto, se seus pais ficaram grisalhos cedo, você provavelmente enfrentará o mesmo destino.

Assim sendo, analisar a experiência dos seus pais com os fios brancos pode dar dicas de como o seu próprio organismo irá se comportar.

A etnia é outro fator importante a ser considerado. Afinal, caucasianos costumam ficar com o cabelo branco mais cedo do que negros e asiáticos.

 

3 – Doenças

mulher de cabelo branco de perfil
Foto: Pexels

O cabelo branco pode aparecer devido a problemas de tireoide, certas doenças autoimunes ou progéria. Às vezes também ocorre como resultado da quimioterapia ou de certos medicamentos.

 

4 – Fumar

Esse vício afeta negativamente a condição da pele e a cor do cabelo. De acordo com uma pesquisa publicada em 2013, fumar causa envelhecimento prematuro dos cabelos. Além disso, os fumantes têm 2,5 vezes mais probabilidade do que os não fumantes de apresentar envelhecimento precoce.

 

5 – Deficiência de vitamina B12

 

 

Você é o que você come, e essa máxima vale também para os cabelos. Uma alimentação deficiente em vitamina B12, biotina, ômega-3 ou proteína enfraquece os folículos capilares e, assim, favorece o aparecimento de cabelo branco.

A falta de vitamina B12 provoca não apenas o primeiro cabelo branco, mas também a queda de cabelo. A boa notícia é que a perda de pigmento neste caso é reversível.

 

6 – Possível estresse

 

Você também pode gostar!

 

De acordo com um estudo recente realizado na Universidade de Harvard, levar uma vida estressante ativa nervos que são responsáveis pela resposta de luta ou fuga.

Como resultado, as células-tronco regeneradoras de pigmentos dos folículos capilares sofrem danos permanentes, envelhecendo de forma precoce.

 

7 – Tintura em excesso

 

A resposta mais comum para cabelo branco é pintá-lo. Contudo, algumas substâncias químicas presentes nas tinturas podem prejudicar a coloração das suas madeixas de forma irreversível. Isso porque ingredientes como amônia e água oxigenada têm como objetivo principal tirar a melanina dos cabelos.

 

Como disfarçar o cabelo branco

 

como assumir os cabelos brancos

 

Já ouviu a frase: mulheres não envelhecem, apenas ficam loiras? Ela é muito popular porque descolorir algumas mechas finas é uma das melhores maneiras de disfarçar o cabelo branco. Prefira as técnicas com a raiz esfumada para uma camuflagem ainda mais eficaz.

Não existem medidas preventivas contra a perda de pigmento relacionada à idade ou  hereditariedade. Portanto, o conselho aqui é óbvio: se você quiser se livrar do cabelo branco, pinte-o.

Existem também soluções menos duráveis:

  1. Pinte o cabelo branco com rímel. É ótimo para mascarar fios individuais e pode ser lavado com água.
  2. Use spray para escondê-los até que você os remova com shampoo.
  3. A propósito, ao contrário da crença popular, cabelos brancos podem ser arrancados: isso não causará mais cabelos branco- apenas um novo cabelo branco crescerá no mesmo lugar.

 

Como prevenir cabelo branco

 

 

Em resumo, fazer mudanças no seu estilo de vida é a solução para prevenir ou retardar o aparecimento dos fios brancos.

Se não for a idade ou a genética, o envelhecimento pode ser adiado ao:

  1. Parar de fumar.
  2. Comer produtos de origem animal, especialmente fígado, que contêm vitamina B12.
  3. A propósito. Verifique a sua saúde.
  4. Aprenda a lidar com o estresse . Como já mencionado, não é fato que isso vá impedir o aparecimento de cabelo branco, mas, pelo menos, você ficará menos nervoso com isso.

Outras formas de evitar o cabelo branco incluem proteger o couro cabeludo do sol utilizando um chapéu ou um lenço, reduzir o uso de secador e chapinha, diminuir a frequência das lavagens e desembaraçar os fios com um pente largo. Se quiser saber mais sobre essas práticas, leia Como lavar os cabelos corretamente e Como secar os cabelos corretamente.

Além disso, se decidir tingir o cabelo branco, dê preferência para os tonalizantes sem amônia ou para as tinturas naturais, como a henna.

Por fim, cuide da sua saúde mental e mantenha o estresse sob controle incorporando atividades como yoga e meditação ao seu cotidiano.

 

Que tratamentos naturais evitam cabelo branco?

 

mulher de cabelos grisalhos tomando chá

 

Alguns remédios caseiros podem ajudar a manter seu cabelo saudável e prevenir o surgimento de fios grisalhos:

  • Uma vez na semana, massageie o couro cabeludo com 1 colher (sopa) de óleo de coco antes de dormir. Então, no dia seguinte, lave como de costume;
  • Em um pote de vidro com tampa, coloque 1/4 de xícara (chá) de alecrim. Cubra com azeite de oliva, feche e deixe descansar em um local onde bata sol durante 1 mês, agitando algumas vezes na semana. Depois que estiver pronto, use como óleo capilar;
  • Prepare um chá preto forte com 3 saquinhos para cada xícara (chá) de água. Espere esfriar e misture ao seu condicionador preferido, na proporção de 1 para 1. Aplique nos fios, deixe agir por 1 hora e enxágue, em seguida.

 

mulher de cabelos brancos vestida de preto

mulher jovem deitada com cabelo branco

mulher praticando yoga

mulher segurando spray para disfarçar cabelo branco

 

Por Laís Rodrigues

  • 1
    Share

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes