Amanda e mulher lavando o cabelo.
·

Lavar o cabelo todo dia faz mal? Entenda a decisão de Amanda do BBB23 por não lavar os fios diariamente

Saiba qual a frequência ideal para lavar o cabelo de acordo com o tipo de fio e dicas para manter o cabelo limpo por mais tempo

Compartilhe

Você costuma lavar o cabelo todos os dias? Esse assunto virou tema dentro da casa mais vigiada do Brasil, o BBB 23 e deixou muita gente em dúvida sobre qual a frequência correta para fazer essa higiene.

No reality, a participante Amanda, médica, foi criticada por colegas de confinamento por não lavar o cabelo diariamente e, assim, deixá-lo oleoso. Porém, a sister respondeu que costuma fazer essa higiene a cada dois dias pois possui dermatite.

Quantas vezes por semana tem que lavar o cabelo?

Mulher tomando banho e lavando o cabelo.
Fonte: Canva

Recentemente, temos ouvido falar sobre os benefícios de levar o cabelo com menos frequência ou então adotar o movimento “no poo”, que consiste em dar adeus ao shampoo.

A justificativa desse movimento é garantir fios mais saudáveis e bonitos. Porém, quando o assunto é frequência de higiene, especialistas não conseguem chegar a um consenso.

Isso porque lavar os fios com shampoo é uma necessidade que depende de cada pessoa. Por exemplo, quem frequenta academia diariamente ou possui fios oleosos, costuma lavar o cabelo com maior frequência em relação àquelas que não suam tanto no couro cabeludo e que tem fios secos.

Mulher com cabelo curto lavando os fios.
Fonte: Canva

Desta forma, é importante saber avaliar qual o seu tipo de cabelo. Segundo a fundadora da Drybar, Alli Webb, não há problema em ficar alguns dias sem usar shampoo.

“Para cabelos normais, em termos de oleosidade e tamanho médio, às vezes digo aos meus clientes para ficarem o máximo que puderem sem lavar”, explicou ao WebMD.

De acordo com a especialista, quando mais você lava o cabelo, menos bonito ele fica.

Qual é a importância de lavar o cabelo?

Primeiramente, é importante avaliar como os produtos que usamos na lavagem agem nos fios. Para isso, partiremos do princípio de que para lavar o cabelo, uma pessoa usa shampoo e condicionador.

Naturalmente, o couro cabeludo produz um óleo chamado sebo. Assim, basicamente, o papel do shampoo é reter a a produção do sebo e diminuir a oleosidade do cabelo. Além do excesso de óleo, o produto remove a sujeira acumulada e resíduos de outros produtos usados.

Como resultado, ao enxaguar o cabelo ficará completamente limpo. Entretanto, segundo especialistas, é importante que haja óleo no cabelo para que ele fique hidratado.

Além disso, os óleos naturais dos fios agem como uma barreira entre a pele e o cabelo.

Por outro lado, pessoas com cabelos secos que usam o produto com frequência podem ficar propensas à quebra.

Quem deve lavar o cabelo todos os dias?

Estudiosos da área apontam que são poucas pessoas que devem fazer essa higiene diariamente. Dentre o pequeno grupo estão aqueles com fios finos, quem vive em locais úmidos e quem sua bastante.

Além disso, pessoas com caspa, mesmo que tenham um couro cabelo seco, também devem fazer uma lavagem mais frequente.

Mulher com cabelo oleoso.
Fonte: Canva

Qual a melhor hora de lavar o cabelo?

Cabelos grossos e menos oleosos podem ser lavados com menos frequência. Por exemplo, pessoas com cabelo cacheado ou secos.

Além disso, àquelas que se enquadram na média, podem lavar o cabelo a cada 2 ou 3 dias. Alguns sinais que podem indicar a melhor hora para fazer a higiene capilar é quando o couro cabeludo estiver coçando ou houver descamação.

Mulher com cabelo seco.
Fonte: Canva

Quem usa chapinha ou babyliss tem que lavar o cabelo mais vezes?

Não há uma regra para responder à essa questão. Porém, é importante destacar que quem usa ferramentas de modelagem aquecidas devem sempre lavar os fios com shampoo antes de passá-las.

Afinal, além do cabelo durar mais, os fios ficarão com uma aparência mais bonita.

Segundo Webb, se o cabelo receber tratamento de queratina ou ter histórico de ser quebradiço, lavar os fios com frequência pode acabar adicionando mais estresse ao cabelo.

Além disso, profissionais apontam que é importante não ultrapassar 14 dias sem lavar o cabelo.

Qual a melhor forma de lavar o cabelo?

Homem lavando o cabelo.
Fonte: Canva

A partir de estudos e testes, cientistas chegaram a uma forma perfeita de lavar o cabelo para que ele fique perfeitamente limpo:

  1. Regule a temperatura

    Parece uma medida inofensiva, mas é importante lavar o cabelo com água morna ou fria. Isso porque o calor excessivo resseca os fios.

  2. Medida do shampoo

    Como forma de medir a quantidade correta, use a palma da mão. Assim, o shampoo deve preencher 1/4 dela e ser passado apenas uma vez na raiz do cabelo.

  3. Deixando agir

    Após aplicar o shampoo, massageie o couro cabeludo de forma delicada por 20 segundos. Em seguida, basta deixar o produto escorrer até as pontas. Não é necessário esfregar o comprimento dos fios.

  4. Aplique o condicionador

    Por outro lado, o condicionador não deve ser aplicado na raiz, apenas no comprimento e nas pontas. O ideal é deixá-lo agir por 5 minutos. Neste tempo, você pode aproveitar para se ensaboar.

  5. Quantidade de condicionador

    Segundo especialistas da Seda, a quantidade ideal para quem tem cabelos curtos é de uma colher de chá. Já quem tem cabelo médio ou comprimido poderá usar uma colher de sobremesa como medida.

  6. Desembarace

    Ainda enquanto estiver no banho, aproveite para desembaraçar os fios com um pente apropriado. Assim, a água ajudará na retirada de nós e isso evita a quebra dos fios.

  7. Finalize

    Por fim, enxague o cabelo com água fria para dar brilho aos fios!

Como fazer a lavagem durar mais?

Mulher com black power.
Fonte: Canva

Se você deseja lavar os fios com menos frequência mas que ele não aparente tanta sujeira ou oleosidade, saiba que existem alguns truques que podem te ajudar.

Para isso, é válido mencionar que os cuidados com o cabelo devem ir além das lavagens, de modo que dê uma boa aparência e que previna contra possíveis danos.

1. Penteie com frequência

O hábito de pentear o cabelo é uma forma de proteger o couro cabelo. Afinal, neste ato você solta as células mortas da pele, assim como possíveis sujeiras. Para ajudar nesse processo, você pode lavar os fios para penteá-lo.

Mulher usando pente de madeira.
Fonte: Canva

2. Massageie

A massagem no couro cabelo também ajuda a soltar a pele morta e a limpar os fios. Assim, antes de dormir ou em um momento tranquilo do dia, massageie a pele.

3. Produtos indicados

A fim de que a lavagem dure mais tempo, um dos produtos recomendados é o condicionador leave-in.

Além disso, para quem possui cabelo seco, existem óleos de umectação que ajudam a hidratar e nutrir o couro cabeludo.

Óleo para umectação capilar.
Fonte: Canva

4. Enxague

Se você costuma se exercitar e suar bastante, uma ótima dica para não ter que lavar o cabelo com shampoo e condicionador diariamente é enxaguar usando apenas água.

Isso evita o mau cheiro e o crescimento de bactérias no couro cabeludo.

5. Shampoo a seco

Uma alternativa que ficou popular nos últimos anos é o uso do shampoo seco para cabelos oleosos. Esse recurso é uma opção rápida e prática para manter os fios limpos sem precisar lavar.

Entretanto, ele deve ser utilizado com moderação para que não haja acúmulo no couro cabeludo.

Mulher com couro cabeludo limpo.
Fonte: Canva

6. Consulte um dermatologista

Caso você esteja com dificuldade na identificação de qual o tipo de cabelo você tem e qual seja o melhor tratamento, talvez seja interessante consultar um profissional.

Além disso, um dermatologista pode te indicar um tratamento apropriado para problemas como queda de cabelo, caspa, dermatite ou fios quebradiços.

Como a dermatite interfere no cabelo?

A dermatite é uma inflamação na pele que aparece em diferentes áreas. Bastante comum, trata-se de uma doença não contagiosa e que pode surgir em qualquer idade.

Dentre os sintomas mais comum estão: descamação, vermelhidão, pequenas bolhas com líquido transparente e coceira.

São vários tipos de dermatite, de forma que ela pode ser causada por uma série de fatores como reação alérgica, contato, utópica, entre outros.

Durante o BBB 23, enquanto Bruna e Cara de Sapato dizem que a Amanda deveria lavar o cabelo diariamente por conta da oleosidade, a médica esclarece que não pode o fazer pois tem dermatite.

Como justificativa, ela acrescenta ainda que quanto mais lava o couro cabelo, mais ele fica sensível e aumenta a queda. Por isso, Amanda lava o cabelo a cada dois dias.

Confira o diálogo entre os brothers:

https://www.tiktok.com/@portal_ig/video/7207481315678080262?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7192623778529166853

Em seguida, entenda o que é a dermatite:

Conclusão

Não existe uma regra sobre a frequência de lavar o cabelo. Portanto, vai da pessoa saber identificar essa necessidade a partir de possíveis sinais como escamação, mau cheiro e coceira.

Em conclusão, não esqueça de realizar os cuidados necessários para que as madeixas permaneçam bonitas e cheirosas por mais tempo.

Para saber mais sobre a saúde capilar, leia também nosso especial sobre Tranças e dreads do BBB 23: veja estilo de cabelo dos brothers e sisters e dicas de manutenção

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias