Protetor solar FPS 15, 30 ou 50 – qual é a diferença?

Com o início do verão e a existência de uma quantidade tão grande de produtos, é muito importante entender qual protetor solar escolher

- Continue depois da Publicidade -

Com o início do verão e a existência de uma quantidade tão grande de produtos nas prateleiras com fator de proteção solar, é muito importante entender qual deles será mais adequado para você. Qual é a diferença entre o protetor solar com FPS 30, 50 e 100?

 

O que é FPS em cosméticos?

 

O índice FPS (Fator de proteção contra queimaduras solares) dos filtros solares corresponde ao nível de proteção.

Assim, os protetores solares são geralmente divididos em 4 grupos:

  • Baixa proteção (FPS <15);
  • Média (<15 FPS <30);
  • Alta (<30 FPS <50);
  • Muito alta (FPS 50+).

- Continue depois da Publicidade -

O índice deve ser escolhido, em primeiro lugar, com base no tipo de pele. Quanto mais sensível ao sol, maior deve ser o fator de proteção solar.

 

O que significam esses mesmos números na embalagem do protetor solar?

 

 

- Continue depois da Publicidade -

menino com protetor solar na mão
Foto: Pinterest

 

Os números após a designação “FPS” são indicados para compreensão de quanto tempo você pode passar ao sol, aproveitando o banho de sol sem se queimar. Mas para fazer isso, você precisa multiplicar os números pelo número de minutos para os quais ‘você queima no sol’.

Por exemplo, um creme solar com um fator de 30 permite que você gaste 150 minutos seguros no sol se sua pele queimar em 5 minutos (30 × 5 = 150).

- Continue depois da Publicidade -

Sendo assim, o fator de proteção mais versátil é o FPS 30, adequado para a maioria das pessoas com diferentes tipos de pele. E, infelizmente, não existe uma proteção que nos proteja de 100% dos raios solares.

Vamos analisar as opções de proteção mais populares usando um exemplo:

  • FPS 15 nos protegerá de 93% dos raios ultravioleta;
  • Já o FPS 30 de 97% de raios UV;
  • FPS 50 de raios UV de 99%.

Assim, vemos que a diferença entre os cremes com FPS 30 e 50 é de apenas 2%. Mas mesmo uma pequena diferença pode desempenhar um papel decisivo para você se você estiver sob a luz direta do sol, especialmente quando você está relaxando em uma espreguiçadeira enquanto toma banho de sol.

É importante notar que os indicadores de proteção não se somam nas camadas uns sobre os outros, e se você aplicar um protetor solar com proteção FPS 15 a um creme com proteção FPS 20, então seu indicador total não será 35, mas apenas 20.

 

 

Com que frequência devo reaplicar o protetor solar?

 

A frequência da renovação do filtro solar depende do tempo que você está sob o sol e de suas atividades.

Assim, no caso de exposição prolongada ao ar livre, recomenda-se renovar a aplicação a cada 2-3 horas, bem como após cada banho. Isso se deve exclusivamente à fotoestabilidade dos filtros.

Em ambientes urbanos, você também deve seguir esta regra se estiver constantemente ao ar livre.

 

  • Confira também: Vitamina D: alimentos que possuem a vitamina do sol

 

Como escolher o FPS?

 

menina de óculos usando protetor solar
Foto: Pinterest

 

Encontrar o protetor solar certo para você requer considerar as necessidades exclusivas da sua pele e onde você planeja aplicá-lo.

Para máxima proteção solar, escolha um com FPS de pelo menos 15.

Se você fica dentro de casa a maior parte do dia e não fica muito exposto ao sol, pode usar um protetor solar ou produto de beleza com FPS 15 ou superior. Mas se você passa muito tempo ao ar livre, especialmente durante os períodos de maior atividade solar, é necessário um protetor solar à prova d’água com FPS 30 ou superior.

Você também pode gostar!

Se a pele for clara, um FPS mais alto pode ser necessário – 30 a 50.

Além disso, o FPS 15 é ideal para exposição diária ao sol de curta duração, como passear com o cachorro ou ir para o trabalho.

Um FPS 30 ou superior é necessário para atividades prolongadas ao ar livre, incluindo corrida de longa distância, caminhadas, natação e trabalho ao ar livre.

Escolhendo protetor solar para pele:

  • Com tendência a acne, oleosa e mista: procure produtos rotulados como “não comedogênicos” ou “não obstruem os poros” na textura de fluidos ou loções.
  • Propensa a alergias: evite protetor solar que contenha fragrância, PABA, parabenos ou oxibenzona (benzofenona-2, benzofenona-3, diosibenzona, mexenona, sulisobenzona ou sulisobenzona sódica).
  • De crianças: Use um protetor solar feito para crianças.
  • Pele seca: procure as palavras “hidratante” ou “pele seca” no rótulo.

 

 

Qual melhor textura de protetor solar?

 

mulher sorrindo com creme no rosto
Foto: Pinterest

 

O tipo de textura do protetor solar é uma questão de escolha pessoal. Pode variar dependendo da área do corpo a ser protegida.

Os formatos de proteção solar incluem loções, cremes, géis, pomadas, bastões e sprays.

  • Os cremes são melhores para a pele seca do corpo e para o rosto em geral.
  • Os géis são bons para áreas com pelos, como couro cabeludo ou seios masculinos.
  • Os sprays às vezes são preferidos pelos pais, pois se aplicam facilmente à pele do bebê.

 

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre beleza direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Outros fatores na escolha do FPS

 

Além da composição, examine a embalagem para:

  • Resistência à água. É melhor que o produto tenha uma fórmula à prova d’água, já que as férias de verão estão mais frequentemente associadas a procedimentos com água, bem como ao aumento da sudorese;
  • Fabricante. Um fator subjetivo, mas às vezes ajudando na escolha, é o país de produção. Os protetores solares asiáticos são populares, assim como os produtos feitos na Austrália. Se o produto for feito nos EUA, provavelmente conterá filtros físicos, uma vez que os filtros químicos simplesmente não passam nos testes e não podem ser usados.

 

Como escolher um protetor solar para crianças

 

As crianças tem uma pele mais fina e delicada, mais sujeita a irritações causadas por ingredientes químicos. Mas pPara as crianças, opte por loções FPS à base de minerais e aplique generosamente.

 

  • Veja também: Dicas para cuidar de sua pele antes, durante e depois da exposição ao sol

 

Quais componentes adicionais do filtro solar tem um efeito benéfico na pele?

 

mulher passando protetor solar
Foto: Pinterest

 

Os ingredientes a seguir ajudam a pele a reter a umidade e têm um efeito antioxidante:

  • Ácido hialurônico;
  • Anti-inflamatório antioxidante;
  • Ceramidas;
  • Vitamina E.

 

Como usar o protetor solar corretamente

 

Em primeiro lugar, um creme bronzeador deve proteger a pele das queimaduras solares. Confira as dicas básicas de como usar o protetor solar:

 

  • Antes de tudo, use somente na pele seca;
  • Além disso, meia hora antes de sair do quarto, é necessário aplicar uniformemente o creme em todo o corpo com leves movimentos de massagem, atenção especial às partes mais ardentes: maçãs do rosto, nariz, testa, ombros, pernas e tórax;
  • Se o produto estiver com a composição usual, após a segunda ou terceira entrada na água, a camada deve ser renovada;
  • Por fim, depois de sair da praia, é preciso tomar banho para enxaguar o restante do creme, aplicar uma loção pós-sol no rosto e no corpo.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes