Carro movido a água: apenas um sonho do futuro ou há mais do que isso?

Um carro movido a água: o que parece uma visão futurística é, na verdade, um projeto cada vez mais real. O carro já está registrado na UE. Nanoflowcell AG é pioneira. Mas como isso realmente funciona? Descubra a força da bateria de fluxo nanoFLOWCELL®

- Continue depois da Publicidade -

A empresa suíça nanoFLOWCELL produziu um protótipo do primeiro carro movido a água como combustível.

Atualmente, Quant e-Sportlimousine foi oficialmente aprovado para uso em estradas na Alemanha, e a empresa recebeu as licenças apropriadas para conduzir testes de estradas em grande escala.

 

Eficiência do Quant e-Sportlimousine

 

- Continue depois da Publicidade -

A Quant e-Sportlimousine pode acelerar até 100 km/h em 2,8 segundos. Assim, sua velocidade máxima é de 350 km/h! Portanto, o carro pode viajar até 600 quilômetros com um tanque de combustível.

Claro, o nome “água salgada” não significa água do Mar. Mas um reator automotivo especial prepara duas soluções diferentes de sais metálicos que atuam como eletrólitos e são entregues separadamente às células de combustível.

 

- Continue depois da Publicidade -

quant
Foto: Reprodução Youtube

 

O trabalho de criação do carro durou 14 anos. A tecnologia de bateria de fluxo foi patenteada pela NASA já em 1976 e foi usada em voos espaciais, mas as patentes expiraram e empresas privadas se aproveitaram disso.

Sendo assim, considera-se as baterias de fluxo uma das direções mais importantes no desenvolvimento de carros elétricos. São fáceis de carregar e toda a operação é curta.

- Continue depois da Publicidade -

Além disso, outra vantagem desse tipo de bateria é uma vida útil mais longa do que as baterias de íon de lítio – mais de 10.000 ciclos de carga.

Quant é extremamente amigo do ambiente. Não usa metais preciosos. Todas as tecnologias do carro desenvolveram-se por especialistas em NanoFLOWCELL juntamente com especialistas em Engenharia da Bosch.

 

  • Será que os carros elétricos valem a pena? Descubra como funciona, vantagens e desvantagens, além dos custos de ter um carro elétrico.

 

Principais características do Quant: o carro movido a água

 

 

  • Comprimento do veículo (5257 mm).
  • Só as portas têm mais de dois metros de comprimento e a distância entre eixos é de 3198 mm.
  • Ao mesmo tempo, o carro equipa-se com quatro motores elétricos.
  • A aceleração para 100 km/h está prevista para levar apenas 2,8 segundos, e a velocidade máxima chega a 380 km/h.
  • O interior elegante do carro é decorado com madeira, couro e cobre vermelho. As portas se abrem como o bater das asas de um pássaro.
  • O carro esportivo elétrico é capaz de transportar quatro pessoas, incluindo o motorista.

 

O segredo da bateria de fluxo do carro movido a água

 

A tecnologia de baterias de fluxo está enraizada na indústria espacial: a primeira fonte de energia foi patenteada pela NASA em 1976 e destinava-se a fornecer energia a naves espaciais. Ela combina os princípios de design e as vantagens de baterias tradicionais, células de combustível e até mesmo motores de combustão interna.

 

quant o carro movido a água
Foto: reprodução youtube

 

As baterias de fluxo recarregam-se instantaneamente com novo eletrólito. Além disso, elas não degradam a capacidade com o passar dos anos.

Com uma tensão de saída de 600 V e uma corrente de 50 A, a bateria nanoFlowcell fornece 30 kW de potência. Assim, com um peso comparável, sua capacidade é cinco vezes maior que as baterias de íon de lítio.

 

Uso anterior da tecnologia e seus problemas

 

Você também pode gostar!

O princípio da bateria de fluxo não é uma invenção nova. Assim, como já falamos, foi pesquisado na década de 1950 e a NASA o patenteou em 1976. Era sua intenção promover o rápido desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia para viagens espaciais.

No entanto, a pesquisa sobre a tecnologia do carro movido a água logo foi descontinuada porque não era lucrativa devido à densidade de energia insuficiente. A patente expirou mais tarde e o caminho foi aberto para novas pesquisas.

 

A bateria bateria nanoFlowcell pode funcionar em qualquer carro?

 

No entanto, você não pode colocar essa bateria em um carro normal. Os carros Quant E, Quant F e Quantino tiveram que ser projetados literalmente em torno de uma bateria.

Assim, julgue por si mesmo: o volume dos tanques de combustível Quant E é de 200 litros cada. 400L de líquido iônico devem ser acomodados sem comprometer o conforto ou o manuseio.

 

carro movido a água
Foto: Reprodução Youtube

 

Além disso, a bateria de fluxo gera eletricidade incansavelmente, que armazena-se em supercapacitores de alta capacidade.

Desse modo, esses dispositivos fornecem muita energia rapidamente. Além disso, são eles que fornecem uma potência de pico impressionante e características dinâmicas do carro. Eles também armazenam a energia de frenagem do carro.

 

Quando a bateria do carro movido a água está fraca

 

Quando a bateria está fraca, o proprietário do carro não vai até a tomada mais próxima para reabastecer. Assim, a empresa desenvolveu um terminal de enchimento de alta pressão dedicado com mangueiras duplas e pistolas que permite encher rapidamente os tanques com um novo conjunto de líquidos iônicos.

 

  • Você sabia que os carros autônomos já são realidade? Grandes empresas como Google, Uber, Tesla, Toyota entre outros estão tornando o mais rápido possível essa nova forma de se locomover.  Além de carros por assinatura uma Netflix de carros? Vantagens e Desvantagens.

 

Carro movido a água: apenas um sonho do futuro?

 

Devido ao estrito sigilo por parte da empresa NanoFlowCell, todas as informações sobre o carro de água salgada e a tecnologia por trás dele ainda são vagas.

Quase todas as informações disponíveis atualmente provêm da própria empresa ou de seu chefe, Nunzio La Vecchia, e, portanto, deve-se tratar com cautela.

 

Dominação mundial da nanoFlowcell

 

Resta saber se La Vecchia pode alcançar o grande sucesso com seu carro movido a água que ele espera, mas isso não é tudo o que ele está planejando. Ele vê sua tecnologia recém-inventada não apenas para a indústria automotiva, na forma de carros de água salgada, mas também para uso em quase todos os meios de transporte.

O site da empresa atrai perspectivas brilhantes para nós: carros, caminhões, navios, aviões, trens e até aparelhos elétricos domésticos funcionarão com o combustível mágico de dois componentes.

 

carro quant
Foto: Reprodução/Youtube

 

Em um futuro próximo, a empresa suíça planeja produzir mais quatro protótipos que farão parte do programa de testes. A expectativa dos patrões da NanoFLOWCELL de apresentar o carro à venda regular é alta, então em breve poderemos contar com mais sucessos relacionados aos carros de água salgada.

Em conclusão, pode-se dizer que o assunto dos carros de água salgada ainda deve ser visto de forma crítica. Todos os dados, desenvolvimentos e avanços técnicos dados parecem muito bons.

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes