Carros Elétricos: valem a pena? Presente ou Futuro?

Carros elétricos são o futuro automobilístico, contudo será que vale a pena ter um? Aqui você fica sabendo como funciona, vantagens e desvantagens, além dos custos de ter um carro elétrico.

169

- Continue depois da Publicidade -

Quando pensamos em carro elétrico ainda parece algo distante, não é mesmo? Pois é, pior que não. Os carros elétricos estão cada vez mais comuns e com toda a preocupação atual com o meio ambiente cada vez mais preferíveis entre os compradores.

Mas será que vale a pena desembolsar uma boa quantia a mais para ter um carro elétrico? Aqui no Fashion Bubbles você vai saber tudo sobre os famosos carros elétricos e um pouquinho mais.

Carro tecnológico = Carro elétrico

Afim de tornar o meio de transporte menos poluente, os veículos elétricos funcionam por meio de uma corrente elétrica que é armazenada em uma bateria recarregável. Sendo que existem dois tipos: os híbridos (misturam as tecnologias tradicionais com a elétrica) e os elétricos puros.

A grande maioria que compõe o mercado hoje em dia são os híbridos, pois tem um custo e tecnologia mais acessível. As economias de combustível podem chegar a 50% , sendo que a queima de combustível serve apenas para carregar a bateria e não para movimentar o carro.

O melhor é que tanto o híbrido quanto o puro podem ter suas baterias carregadas em qualquer tomada doméstica. E ao contrário do que muitos pensam, de acordo com as companhias elétricas isso não irá custar mais do que um chuveiro ligado pelo mesmo período. Você também pode instalar um carregador rápido igual aos utilizados nos eletropostos e outros lugares que disponibilizam a recarga.

Carros elétricos
Carros elétricos recarregando – Fonte: Pixabay

Mas vale a pena ter um carro elétrico?

Apesar de ser uma tecnologia que está cada vez mais ativa e com certeza será o futuro automobilístico, por ser recente ter um carro elétrico ainda pode pesar consideravelmente no bolso. Por isso não vá comprar um sem antes conhecer as vantagens e desvantagens de ter um carro elétrico.

Sonoridade

Sem comparações, o carro elétrico consegue diminuir consideravelmente o barulho. O que traz uma menor poluição sonora e muito mais conforto ao dirigir o carro!

Amigo do Meio-Ambiente

Claro que sua principal vantagem é a drástica redução de emissão de CO2 e outros poluentes que o carro convencional libera, o que ajuda a diminuir a poluição urbana. Mesmo havendo uma emissão de poluente para produzir o carro essas são compensadas pela vida útil do carro.

Gasolina alta? Com o carro elétrico você não tem essa preocupação

A eletricidade elétrica possui um custo relativamente menor que o combustível, gerando uma economia de até 50% que um carro tradicional teria. E não só isso, sua manutenção também é em torno de 15% menor pois apresenta uma mecânica bem mais simples. Assim, manter um carro elétrico se torna bem mais em conta que o tradicional.

Veloz e Furioso

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Os carros elétricos, não só possuem um custo de utilização baixo, como também um alto desempenho sem pausas entre pisar no acelerador e o carro andar. Com o carro elétrico você tem maior precisão chegando a altas velocidades mais rapidamente.

Não tem rodízio

Outra grande vantagem, principalmente para quem não pode ficar sem carro, é o rodízio liberado. Isso mesmo, nada de rodízio para quem tem carro elétrico, o que facilita bastante a rotina! Inclusive, essa é uma das vantagens muito comentadas por quem possui um carro elétrico em grandes centros urbanos  como São Paulo e Rio de Janeiro.

carros elétricos
Carro Elétrico Veloz – Fonte: Pexels

O barato que sai caro

A primeira desvantagem óbvia que se tem é o preço, apesar de ser barato de manter, você terá que desembolsar uma grande quantia primeiro para ter. Devido a tecnologia utilizada não ser de fácil acesso ainda e no Brasil com mais impostos e taxa em cima do valor, comprar um carro elétrico acaba por ter um custo altíssimo.

O mais em conta híbrido que existe atualmente sai na faixa de 150 mil reais. Por isso, muitos países oferecem bônus e isenções, mas mesmo assim seu valor ainda está pouco acessível para a realidade de muitos. Entretanto ,com o passar dos anos a tendência é baixar até chegar nos valores dos carros convencionais.

Baixa autonomia

Apesar do que se tem falado, muito dificilmente você conseguirá ir do Rio de Janeiro até São Paulo sem precisar dar uma recarga. Mesmo tendo avançado nas tecnologias de baterias, suas autonomias ainda não entregam o que prometem gerando um ponto negativo. E, além disso, devido à pouca oferta e demanda existem poucos eletropostos  nas cidades, o que também deixa os compradores com um pé atrás.

Recarga Rápida?

As baterias trazem alguns aspectos negativos. São feitas de lítio, por exemplo, que da mesma forma que o combustível é finito.  Seu peso pode chegar até 450 kg, porém, o que mais pode vir a incomodar os usuários é o tempo de recarga.

O tempo de recarga para as baterias atuais levam em média de 6 a 8 horas em uma tomada 220 V. E convenhamos que em uma viagem ninguém quer esperar todo esse tempo para carregar o carro, não é mesmo?

Brasil, elétrico ou não?

Bom, como já falado, com os impostos e as taxas que o Brasil tem, claro que o carro está com um preço bem acima do que a maioria pode pagar. Apesar disso, atualmente já temos 12 modelos disponíveis no país, sendo que o mais em conta é o modelo chinês JAC IEV20 por R$139.900, seguido do compacto Renault Zoe por R$147.990.

Contudo, a tendência é que essa tecnologia fique cada vez mais acessível tornando os carros elétricos um futuro bem próximo para o automobilismo. Isso em todos os países, inclusive aqui em nosso país!

Lembrando  que o Brasil tem grande parte da eletricidade gerada por fontes limpas ou renováveis. Portanto, trazer os carros elétricos irá tornar o país muito mais sustentável e diminuir a poluição que ainda é um grave problema em todas as grandes cidades.

carros elétricos
Carro Elétrico Tesla – Fonte: Pexels

Por fim confira ainda como criar uma startup com asso a passo para pilotar sua ideia! E 17 famosos empreendedores para inspirar.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

- Continue depois da Publicidade -