Consciência na Moda? Saiba como fazer a sua parte em 5 passos
A moda sustentável ou eco moda, é um conceito atual que visa diminuir o impacto ambiental causado pela indústria fashion no planeta, promover a diversidade étnica e cultural e incluir minorias há tanto esquecidas pela moda.
Você sabia que a indústria do moda produz, por ano, um bilhão de toneladas de gases que causam o efeito estufa ? Neste cenário, a moda sustentável é a melhor alternativa para resolver este problema.
“A indústria da moda é sobre beleza. Mas qual é a beleza de 73% das 53 milhões de toneladas de roupas produzidas acabarem aterradas ou incineradas?” Diz Ellen MacArthur, fundadora da Ellen macarthur foundation.
Só a cidade de São Paulo, as regiões de Brás e do Bom Retiro produzem 2 toneladas de lixo têxtil por dia, somando 730 toneladas por ano.
Sendo assim, este novo conceito é aplicado tanto na hora de produzir roupas e acessórios até o momento da compra dos produtos. Além disso, a eco moda une sustentabilidade com diversidade, ou seja, o objetivo é respeitar as diferenças étnicas e incluir minorias que até então não tinham espaço no mundo fashion.
Desse modo, muitas marcas e empresas já estão fazendo a sua parte para transformar o mundo em um lugar melhor. Mas, salvar o planeta e ajudar a construir com uma sociedade mais igualitária e inclusiva, é dever de todos nós. Descubra como se tornar um consumidor do futuro!
Veja, então como fazer a sua parte!!!
1. Compre em Brechós
Os brechós são ótimos aliados da moda sustentável. Afinal, todo o processo envolvido para produzir uma só peça de roupa causa danos enormes ao planeta. Por ano, são gastos cerca de 93 bilhões de metros cúbicos de água na produção de peças de vestuário etc.
Assim, reutilizar roupas, sapatos e acessórios é uma das melhores formas de diminuir o impacto que a indústria da moda causa no meio ambiente.
Hoje em dia existem muitos sites e aplicativos onde é possível comprar e vender roupas usadas.
Além disso, ainda existem os brechós conscientes que revertem suas vendas em ajuda financeira para instituições de caridade e outras instituições que apoiam causas ambientais no Brasil e no mundo.
2.Prefira o slow fashion ao fast fashion
Você sabe o que é slow e fast fashion?
O fast fashion é um sistema de produção de moda cuja fabricação dos produtos é em massa e baseada em mão de obra barata. Ou seja, este tipo de produção gera impacto negativo não só ao meio ambiente como também gera impactos socioeconômicos irreversíveis.
Além disso, as grandes marcas que usam este modelo de produção, vendem peças padronizadas para o mundo inteiro. Sendo assim, este padrão não respeita a diversidade cultural e étnica de cada país e nem muito menos os diferentes tamanhos e formatos de corpos.
Em contrapartida, o slow fashion prioriza o local ao invés do global e assim, sua escala de produção é de pequena a média, o que gera um impacto bem menor no meio ambiente.
Além disso, os preços praticados pelas lojas com este modelo de produção são preços que incorporam os custos sociais dos meios de produção. Ou seja, eles não usam mão de obra barata e sim, pagam a seus funcionários um preço justo pelo seu trabalho.
- Veja também: A Moda do amanhã – 10 caminhos para pensar a trajetória da Moda de agora em diante.
3. Compre de empresas engajadas em causas sociais e ambientais
Outra forma de fazer a sua parte e consumir moda sustentável, é apoiando empresas e marcas engajadas em causas sociais e ambientais.
Sendo assim, comprar roupas, sapatos etc de marcas que tenham certificações de sustentabilidade e que apoiem a diversidade étnica e cultural em suas campanhas e produções, é a melhor solução.
Veja também: Em iniciativa sustentável, as marcas Natura e The Body Shop lançam programa de logística reversa que troca 5 embalagens usadas por 1 produto novo de graça. Saiba mais!
4.Priorize comprar de pequenos negócios
Os pequenos comerciantes geram um impacto ambiental muito menor no planeta do que empresas globais que usam a produção em massa e descartam os produtos depois.
Além disso, ao comprar de um local você ajuda na situação social e econômica do país. Assim, mais do que nunca, nestes tempos de crise, as lojas locais precisam de consumidores conscientes e que sejam adeptos da moda sustentável.
5. Diminua o consumo
Sem dúvida, uma das melhores formas de diminuir o impacto que a indústria da moda causa no meio ambiente é diminuir o consumo.
Além do mais, o consumo exagerado não gera danos apenas ao meio ambiente, mas também pode ocasionar problemas sérios a sua saúde financeira.
Por isso, parar e refletir antes de comprar algo é fundamental para se tornar um consumidor mais consciente.
Outra dica importante é tentar consertar uma peça de roupa ou sapato antes de comprar um novo.
- Leia também: Moda consciente: plataforma de luxo lança fashion Footprint. Além de: Moda ajuda a entender o consumo.
[poll id=”13″]
Enquete: quem você quer que vença A Fazenda 2024?
O público tem seus favoritos e segue votando no reality. Por isso, o menos querido foi eliminado do reality show da Record, e Gui Vieira e Sidney Sampaio seguem na atração. Faça parte da enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Flora Cruz e vote em quem deve ganhar o programa da Record: