Consciência na Moda? Saiba como fazer a sua parte em 5 passos

Enquete: Você é um consumidor consciente? Vote!

A moda sustentável ou eco moda, é um conceito atual que visa diminuir o impacto ambiental causado pela indústria fashion no planeta,  promover a diversidade étnica e cultural e incluir minorias há tanto esquecidas pela moda.

708

- Continue depois da Publicidade -

Você sabia que a indústria do moda produz, por ano, um bilhão de toneladas de gases que causam o efeito estufa ?  Neste cenário, a moda sustentável é a melhor alternativa para resolver este problema.

“A indústria da moda é sobre beleza. Mas qual é a beleza de 73% das 53 milhões de toneladas de roupas produzidas acabarem aterradas ou incineradas?”   Diz Ellen MacArthur, fundadora da Ellen macarthur foundation.

Só a cidade de São Paulo, as regiões de Brás e do Bom Retiro produzem 2 toneladas de lixo têxtil por dia, somando 730 toneladas por ano.

Sendo assim,  este novo conceito é aplicado tanto na hora de produzir roupas e acessórios até o momento da compra dos produtos. Além disso, a  eco moda une sustentabilidade com diversidade, ou seja, o objetivo é respeitar as diferenças  étnicas e incluir minorias que até então não tinham espaço no mundo fashion.

Desse modo, muitas marcas e empresas já estão fazendo a sua parte para transformar o mundo em um lugar melhor. Mas,  salvar o planeta e ajudar a construir com uma sociedade mais igualitária e inclusiva, é dever de todos  nós. Descubra como se tornar um consumidor do futuro!

Veja, então como fazer a sua parte!!!

moda sustentável
Foto: Comunica que muda

 

1. Compre em Brechós

 

Moda sustentável
Foto: Blog do Sebrae. Santa Catarina

Os brechós são ótimos aliados da moda sustentável. Afinal, todo o processo envolvido para produzir uma só peça de roupa causa danos enormes ao planeta. Por ano, são gastos cerca de 93 bilhões de metros cúbicos de água na produção de peças de vestuário etc.

Assim, reutilizar roupas, sapatos e acessórios  é uma das melhores formas de diminuir o impacto que a indústria da moda causa no meio ambiente.

Hoje em dia existem muitos sites e aplicativos onde é possível comprar e vender roupas usadas.

Além disso,  ainda existem os brechós conscientes que revertem suas vendas em ajuda financeira para instituições de caridade e outras instituições que apoiam causas ambientais no Brasil e no mundo.

 

2.Prefira o slow fashion ao fast fashion

 

Foto: Digitale téxtil

 

Você sabe o que é slow e fast fashion?

O fast fashion é um sistema de produção de moda cuja fabricação dos produtos é em massa e baseada em mão de obra barata.  Ou seja, este tipo de produção gera impacto negativo não só ao meio ambiente como também gera impactos socioeconômicos irreversíveis.

Além disso, as grandes marcas que usam este modelo de produção, vendem peças padronizadas para o mundo inteiro. Sendo assim,  este padrão não respeita a diversidade cultural e étnica de cada país e nem muito menos os diferentes tamanhos e formatos de corpos.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Em contrapartida, o slow fashion prioriza o local ao invés do global e assim, sua escala de produção é de pequena a média, o que gera um impacto bem menor no meio ambiente.

Além disso, os preços praticados pelas lojas com este modelo de produção são preços que incorporam os custos sociais dos meios de produção. Ou seja, eles não usam mão de obra barata e sim, pagam a seus funcionários um preço justo pelo seu trabalho.

  • Veja também: A Moda do amanhã – 10 caminhos para pensar a trajetória da Moda de agora em diante.

 

3. Compre de empresas engajadas em causas sociais e ambientais

 

Outra forma de fazer a sua parte e consumir moda sustentável, é apoiando empresas e marcas engajadas em causas sociais e ambientais.

Sendo assim, comprar roupas, sapatos etc de marcas que tenham  certificações de sustentabilidade e que apoiem a diversidade étnica e cultural em suas campanhas e produções, é a melhor solução.

Veja também: Em iniciativa sustentável, as marcas Natura e The Body Shop lançam programa de logística reversa que troca 5 embalagens usadas por 1 produto novo de graça. Saiba mais!

 

4.Priorize comprar de pequenos negócios

 

Os pequenos comerciantes geram um impacto ambiental muito menor no planeta do que empresas globais que usam a produção em massa e descartam os produtos depois.

Além disso, ao comprar de um local você ajuda na situação social e econômica do país. Assim, mais do que nunca, nestes tempos de crise, as lojas locais precisam de consumidores conscientes e que  sejam adeptos da moda sustentável.

 

5. Diminua o consumo

 

Moda sustentável
Foto: Toda Teen

Sem dúvida, uma das melhores formas de diminuir o impacto que a indústria da moda causa no meio ambiente é diminuir o consumo.

Além do mais, o consumo exagerado não gera danos apenas ao meio ambiente, mas também pode ocasionar problemas sérios a sua saúde financeira.

Por isso,  parar e refletir antes de comprar algo é fundamental para se tornar um consumidor mais consciente.

Outra dica importante é tentar consertar uma peça de roupa ou sapato antes de comprar um novo.

 

Você é um consumidor consciente? Tem alguma dessas atitudes na hora da compra?

View Results

Carregando ... Carregando ...

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

- Continue depois da Publicidade -