Foto de caderno com data 1º de dezembro.

1 de dezembro é Dia Internacional da Luta contra a AIDS. As datas comemorativas de hoje, quinta

Também é Dia do Numismata, Dia de Santo Elígio e dia do orixá Oxóssi, Veja as datas comemorativas de 1 de dezembro

Compartilhe

Hoje é dia 1 de dezembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 1 de dezembro

Imagem rosa com frase branca e verde de bom dia: "Bom dia, você é forte e corajosa. Dê seu melhor hoje".
Fonte: Canva

Em 2022, 1 de dezembro cai em uma quinta-feira. Trata-se do 335º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 29 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é crescente e estamos na primavera. Nascidos em 1 de dezembro são do signo de Sagitário.

Assim sendo, estamos no início do décimo segundo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de dezembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 1º de dezembro?

Ilustração do signo de Sagitário com o céu estrelado de fundo
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos no dia 1º de dezembro são de Sagitário. Sem dúvidas, os sagitarianos são conhecidos por serem sinceros, animados e aventureiros.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características extrovertidas e por isso, costumam ser comunicativas e não gostar da solidão. Além disso, também são pessoas de alma livre e por isso amam viajar e conhecer o mundo.

Sendo assim, escorpianos tendem a gostar de profissões que não exigem rotinas rígidas. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar com turismo, jornalismo ou educação.

O que se comemora no dia 1 de dezembro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 1 de dezembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia Mundial de Combate à AIDS e Dia do Numismata.

Dia Mundial de Combate à AIDS

O Dia Mundial de Combate à AIDS  é uma data que visa promover a conscientização ao redor do mundo sobre a doença.

No Brasil, a data passou a ser comemorada no fim dos anos 1980, e envolveu os governos federal, estaduais, distrital, municipais e organizações sociais.

Sendo assim,  este dia está entre os 8 relacionados com a saúde celebrados ao nível global. São eles: Dia Mundial da Saúde, Dia Mundial do Dador de Órgãos, Dia Mundial da Imunização, Dia Mundial da Tuberculose, Dia Mundial sem Tabaco, Dia Mundial da Malária e Dia Mundial contra as Hepatites.

01 de dezembro: as datas comemorativas de hoje, quarta
Fonte: Senado Federal

Dia do Numismata

O numismata é o profissional que se dedica a estudar moedas, papel-moeda e medalhas.  Além disso, ele também estuda os objetos que eram usados para a fabricação desses materiais.

Não se sabe ao certo o porquê de o Dia do Numismata ser celebrado nesta data. Assim, alguns acreditam que o motivo é que no dia 1 de dezembro a Igreja Católica celebra a são Elígio, padroeiro dos numismatas e ourives.

Outra explicação é que a Sociedade Numismática Brasileira teria sido escolhido o 1 de dezembro já que foi nesta data que aconteceu a coroação de Dom Pedro I como imperador do Brasil. Dessa forma, emitiram a primeira moeda do Brasil independente.

Fonte: Mensagens com amor

Próximas datas comemorativas do mês de dezembro

  • 2 de dezembro – Dia Nacional do Samba, Dia da Astronomia, Dia Nacional das Relações Públicas, Dia Pan-americano da Saúde, Dia Internacional para a Abolição da Escravatura e Aniversário de Minas Gerais;
  • 3 de dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Dia de São Francisco Xavier, Dia do Delegado de Polícia e Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria;
  • 4 de dezembro – Dia Mundial da Propaganda, Dia do Pedicuro, Dia do Orientador Profissional, Dia do Perito Criminal Oficial e Dia do Trabalhador nas Minas de Carvão;
  • 5 de dezembro – Aniversário de Maceió, Dia Mundial do Solo, Dia Internacional do Voluntário, Dia Nacional da Pastoral da Criança e Dia do Médico de Família e Comunidade;
  • 6 de dezembro – Dia do Neuro Psicopedagogo, Dia da Extensão Rural no Brasil, Dia de São Nicolau e Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres;

Quinta-feira é dia de qual orixá?

Representação artística de Oxóssis. Ele segura uma flecha e as cores predominantes de suas vestes são verde e dourado.
Fonte: Significados

Oxóssi é o orixá de quinta-feira. Ele é o caçador, o Senhor das Matas, sendo simbolizado por um arco e uma flecha. Azul e verde são suas cores primárias, sendo esta última a mais associada pela relação às matas. Para salvar Oxóssi, dizemos ke arô!

Quem é Oxóssi na Umbanda?

Oxóssi é considerado um orixá da mata que rege o arco e a flecha. Apesar de sua simplicidade, essa imagem estabelece uma rica teia de interpretações que tornam a mitologia e o significado de Oxóssi relevantes para as diversas manifestações religiosas da cultura afro-brasileira.

Qual o santo do dia 1 de dezembro?

No dia 1 de dezembro, a Igreja Católica celebra o Santo Elígio.

Santo Elígio

Santo Elígio, também conhecido como Santo Elói, é padroeiro dos ourives, serralheiros, metalúrgicos, ferreiros, ferramenteiros e cavaleiros. Além disso, ele também é o santo dos agricultores, carreteiros, mecânicos e garagistas.

Nascido por volta do ano 588, em Chaptelat, perto de Limoges, na França, o “bom Santo Elígio” pertencia a uma família de camponeses. Ele e seus parentes trabalhavam na própria lavoura. No entanto, Elígio deixou o campo para se tornar aprendiz de ourives.

Elói tinha o hábito de economizar parte da renda familiar a fim de fazer a caridade aos pobres e escravos. Quando lhe propuseram fazer um trono de ouro para o rei Clotário II (613-629), com o ouro que sobrou ele fez mais um para que não sobrasse nada para si.

01 de dezembro: as datas comemorativas de hoje, quarta
Fonte: Pai eterno

1 de dezembro: conclusão

Embora 1 de dezembro não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade. Nesse sentido, a Igreja Católica celebra hoje o Santo Elígio. Além disso, o orixá de quinta-feira é Oxóssi.

Em resumo, o Dia Mundial de Combate à AIDS e o Dia do Numismata são as comemorações deste dia.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias