Foto de prancheta em mesa de escirtório com a frase "3 de dezembro" escrito em rosa

3 de dezembro é Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Veja as datas comemorativas de hoje, sábado

Também é o Dia de São Francisco Xavier e dia do orixá Oxum e Iemanjá. Veja celebrações de 3 de dezembro e frases para compartilhar

Compartilhe

Hoje é dia 3 de dezembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 3 de dezembro?

3 de Dezembro, frase de bom dia
Nesse sentido, confira o cartão virtual de bom dia que você pode compartilhar nas suas rede sociais. Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 3 de dezembro cai em um sábado. Trata-se do 337º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 28 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é crescente e estamos na primavera. Nascidos em 3 de dezembro são do signo de Sagitário.

Assim sendo, estamos no início do décimo segundo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de dezembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de conteúdo para as redes sociais

Quais os jogos da Copa do Mundo 2022 hoje, 26/11, sábado?

Hoje tem 2 jogos da oitavas de final da Copa do Mundo:

  • Holanda x Estados Unidos – 12h no horário de Brasília.
  • Argentina x Austrália – 16h no horário de Brasília.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 3 de dezembro?

Ilustração do signo de Sagitário com o céu estrelado de fundo
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos no dia 3 de dezembro são de Sagitário. Sem dúvidas, os sagitarianos são conhecidos por serem sinceros, animados e aventureiros.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características extrovertidas e por isso, costumam ser comunicativas e não gostar da solidão. Além disso, também são pessoas de alma livre e por isso amam viajar e conhecer o mundo.

Sendo assim, escorpianos tendem a gostar de profissões que não exigem rotinas rígidas. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar com turismo, jornalismo ou educação.

O que se comemora no dia 3 de dezembro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 3 de dezembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Dia do Delegado de Polícia e Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Hoje, dia 3 de dezembro, é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data tem como objetivo conscientizar a população acerca de assuntos relacionados a deficiências

Sendo assim, neste dia é importante a reflexão sobre a igualdade de direitos para pessoas com deficiência e sobre a necessidade da inclusão destas pessoas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente, 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência.

Por isso, é necessário garantir a boa qualidade de vida para todas as pessoas que sofrem algum tipo de deficiência.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Fonte: Canva (adaptado)

  • Leia também Cegueira: Dia Mundial da Visão fala sobre sintomas e prevenção

Dia do Delegado de Polícia

No dia 3 de dezembro, se comemora o Dia do Delegado de Polícia. A data foi instituída pela Lei nº 13.567, em 2017.

Além disso, foi neste mesmo dia, em 1841, que o imperador Dom Pedro II, estabeleceu, pela lei Lei nº 261 a função de chefe de polícia para o município da corte e cada uma das províncias do Império, criando o os cargos de Delegado e Subdelegado.

Então, hoje, é importante homenagearmos estes profissionais que, todos os dias, enfrentam crimes e contribuem para paz da nossa população

Dia do Delegado de Polícia
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria

No dia 3 de dezembro, celebra-se o Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria. A data é prevista pela Lei nº 11.203/2005.

De acordo com a Receita Federal, mais de 8.000 toneladas de mercadorias apreendidas, foram destruídas em 2020. Assim, isto corresponde a, aproximadamente, R$1,2 bilhão em autuações fiscais.

Então, neste dia, é importante nos conscientizarmos acerca do combate à pirataria e a biopirataria, seja o tráfico de animais silvestres, o contrabando de produtos, o uso ilegal de recursos naturais, entre outros.

Já que, a aquisição destes produtos pode incentivar o financiamento de organizações criminosas e assim, colocar em perigo a segurança da população.

Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria
Fonte: Canva (adaptado)

  • Além disso, confira Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Próximas datas comemorativas do mês de dezembro

  • 4 de dezembro – Dia Mundial da Propaganda, Dia do Pedicuro, Dia do Orientador Profissional, Dia do Perito Criminal Oficial e Dia do Trabalhador nas Minas de Carvão;
  • 5 de dezembro – Aniversário de Maceió, Dia Mundial do Solo, Dia Internacional do Voluntário, Dia Nacional da Pastoral da Criança e Dia do Médico de Família e Comunidade;
  • 6 de dezembro – Dia do Neuropsicopedagogo, Dia da Extensão Rural no Brasil, Dia de São Nicolau e Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres;
  • 7 de dezembro – Dia do Médico Cirurgião Plástico, Dia Internacional da Aviação Civil, Dia Nacional da Assistência Social e Dia Nacional da Silvicultura;
  • 8 de dezembro – Dia da Família, Dia da Justiça, Dia Mundial da Imaculada Conceição e Dia do Colunista Social;
  • 9 de dezembro – Dia do Fonoaudiólogo, Dia Internacional contra a Corrupção, Dia Internacional da Comemoração e Dignidade das Vítimas de Genocídio, Dia Internacional da Medicina Veterinária, Dia da Criança Especial e Dia do Alcoólico Recuperado;
  • 10 de dezembro – Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Dia Universal do Palhaço, Dia da Inclusão Social, Dia do Sociólogo e Dia de São Melquiades;

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum
Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Com o objetivo de homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual da orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá
Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para a orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 3 de dezembro?

No dia 3 de dezembro, a Igreja Católica celebra o  dia de São Franscico Xavier.

  • Logo após, veja Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar

Dia de São Francisco Xavier

O dia de São Francisco Xavier é comemorado anualmente no dia 3 de dezembro. São Francisco é considerado um dos maiores missionários jesuítas.

Assim sendo, ele foi cofundador da “Companhia de Jesus” e fundador dessas missões no Oriente.

Dessa forma, São Francisco Xavier foi beatificado em 1619, pelo Papa Paulo V e canonizado em 1922, pelo Papa Gregório XV.

Além disso, ele é intitulado como o protetor dos missionários.

Oração a São Francisco Xavier

Amabilíssimo santo, todo cheio de caridade e zelo; convosco, respeitosamente, adoro a divina majestade e, porque singularmente me comprazo no pensamento dos dons especiais da graça com que fostes enriquecido em vida e na glória de vossa majestade, rendo-lhe por eles as mais fervorosas ações de graças e suplico-vos, com todo o meu coração, que me alcanceis, por vossa poderosa intercessão, a graça tão importante de viver e morrer santamente.

Suplico-vos, também que me alcanceis a graça (pedido) e, se o que peço não é para a glória de Deus e maior bem da minha alma, alcançai-me o que mais conforme for a uma e outra coisa. Assim seja.

Oração de São Francisco Xavier
Fonte: Canva (adaptado)

3 de dezembro: conclusão

Embora 3 de dezembro não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, o  Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Dia do Delegado de Polícia e Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria são as comemorações deste dia.

Ao mesmo tempo, é o Dia de São Francisco Xavier. Fora que toda terça é dia do orixá Oxum e Iemanjá.

Destaque do dia 3 de dezembro
Montagem: Paulo Costa

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias