Foto de caderno sob superfície laranja com óculos, caneta e xícara ao lado. No centro, escrito "15 de dezmebro - Datas comemorativas" e logo do Fashion Bubbles.

15 de dezembro é Dia do Arquiteto e Dia do Jardineiro. As datas comemorativas de hoje, quinta

Também é Dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada) e Dia Nacional da Economia Solidária. Veja as datas de 15 de dezembro

Compartilhe

Hoje é dia 15 de dezembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 15 de dezembro?

Foto de paisagem com plantação e céu. Escrito no centro de branco: "Tenha um bom dia!" - 15 de dezembro.
Fonte: Canva. Montagem: Laila Lopes

Em 2022, 15 de dezembro cai em uma quinta-feira. Trata-se do 349º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 16 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos na primavera. Nascidos em 15 de dezembro são do signo de Sagitário.

Assim sendo, estamos no início do décimo segundo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de dezembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 15 de dezembro?

 

Ilustração do signo de Sagitário com o céu estrelado de fundo
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos no dia 15 de dezembro são de Sagitário. Sem dúvidas, os sagitarianos são conhecidos por serem sinceros, animados e aventureiros.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características extrovertidas e por isso, costumam ser comunicativas e não gostar da solidão. Além disso, também são pessoas de alma livre e por isso amam viajar e conhecer o mundo.

Sendo assim, escorpianos tendem a gostar de profissões que não exigem rotinas rígidas. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar com turismo, jornalismo ou educação.

O que se comemora no dia 15 de dezembro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 1 de dezembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia do Arquiteto, Dia do Jardineiro, Dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada) e Dia Nacional da Economia Solidária.

Dia do Arquiteto

Em todo 15 de dezembro, comemora-se o Dia do Arquiteto. A data foi instituída pela Lei nº 13.627, de 16 de janeiro de 2018.

Um arquiteto tem a função de pensar em projetos. Criar um design de construção no mundo. Cheios de criatividades, usam o conhecimento e a sensibilidade para produzir verdadeiras obras de arte.

Foto de arquiteto
Fonte: Andrea Piacquadio/Pexels (adaptada)

Dia do Jardineiro

O Dia do Jardineiro é comemorado em 15 de dezembro. A data homenageia os profissionais que trabalham ao ar livre, cuidando da natureza e vegetação de jardins. Sendo de empresas, residências, ou áreas públicas.

Foto de homem cuidando de jardim. Escrito de branco: "15 de dezembro, Dia do Jardineiro. Onde há um belo jardim, há um ótimo jardineiro! Parabéns."
Fonte: Golin

Dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada)

O Dia da Mulher Operador do Direito cai em 15 de dezembro. Na data, homenageamos a luta por direitos, igualdade e pelas prerrogativas da mulher que exerce a advocacia.

Além disso, também relembramos a 1ª advogada brasileira, Mythes Gomes. Ao todo, o Quadro da Advocacia conta, atualmente, com cerca de 630 mil advogadas e estagiárias brasileiras, representando 50% da advocacia.

Dia Nacional da Economia Solidária

O Dia Nacional da Economia Solidária é celebrado todos os anos em 15 de dezembro. A data tem como objetivo incentivar a defesa do trabalho associado e voluntário, a partir do desenvolvimento sustentável, respeito à vida e com justiça social.

Foto de bonecos de papel. Escrito de preto: "Dia da Economia Solidária 15 de dezembro".
Fonte: Canva. Montagem: Laila Lopes

Próximas datas comemorativas do mês de dezembro

  • 16 de dezembro – Dia do Reservista, Dia do Teatro Amador e Dia de Santa Adelaide;
  • 17 de dezembro – Dia do Pastor Presbiteriano, Dia de São Lázaro e Dia do Engenheiro de Produção;
  • 18 de dezembro – Dia Internacional dos Migrantes, Dia do Museólogo e Dia de São Zózimo;
  • 19 de dezembro – Aniversário da Emancipação do Paraná;
  • 20 de dezembro – Dia do Mecânico e Dia Internacional da Solidariedade Humana;
  • 21 de dezembro – Início do Verão e Dia do Atleta;

Quinta-feira é dia de qual orixá?

Representação artística de Oxóssis. Ele segura uma flecha e as cores predominantes de suas vestes são verde e dourado.
Fonte: Significados

Oxóssi é o orixá de quinta-feira. Ele é o caçador, o Senhor das Matas, sendo simbolizado por um arco e uma flecha. Azul e verde são suas cores primárias, sendo esta última a mais associada pela relação às matas. Para salvar Oxóssi, dizemos ke arô!

Quem é Oxóssi na Umbanda?

Oxóssi é considerado um orixá da mata que rege o arco e a flecha. Apesar de sua simplicidade, essa imagem estabelece uma rica teia de interpretações que tornam a mitologia e o significado de Oxóssi relevantes para as diversas manifestações religiosas da cultura afro-brasileira.

Qual o santo do dia 15 de dezembro?

No dia 15 de dezembro, a Igreja Católica celebra a Santa Cristiana.

Santa Cristiana

Natural da Grécia, Cristiana viveu no incício do século IV como escrava. Embora não se saiba sua verdadeira origem, ela ficou conhecida pelo 1º nome ou mesmo pelo apelido, Nina. Cristiana foi uma mulher humilde e caridosa.

15 de dezembro: conclusão

Embora 15 de dezembro não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade. Nesse sentido, a Igreja Católica celebra hoje a Santa Cristiana. Além disso, o orixá de quinta-feira é Oxóssi.

Em resumo, Dia do Arquiteto, Dia do Jardineiro, Dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada) e Dia Nacional da Economia Solidária são as comemorações deste dia.

  • Por último, veja 2022: política, mortes, desastres e principais notícias que marcaram o ano. Retrospectiva completa!

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias