montagem de retrospectiva 2022 com foto de Anitta, Rainha Elizabeth, Lula, Gal Costa, Erasmo Carlos e Messi
·

Retrospectiva 2022: política, mortes, desastres e principais notícias que marcaram o ano.

O ano já está chegando ao fim! Veja as principais notícias de janeiro a dezembro de 2022 na nossa retrospectiva

Compartilhe

Qual acontecimento de 2022 mais marcou você? Do que quer se lembrar quando for perguntado sobre este ano que está prestes a acabar? Política, alguma morte ou um evento especial?

Não sabe a resposta? Pois bem, não se preocupe. O Fashion Bubbles reuniu aqui os fatos mais importantes de 2022. Portanto, você pode conferir de janeiro a novembro, as principais notícias do Brasil e mundo. E, assim, decidir o que mais te marcou com esta retrospectiva.

Relembre os fatos mais marcantes de 2022, ano político, de grandes partidas e, de certa forma, também de justiça! Então, role a tela e confira já o que aconteceu de importante em cada mês do ano.

O que aconteceu em janeiro de 2022?

Janeiro de 2022, acima de tudo, ficou marcado pelo desastre em Capitólio. Em seguida, veja detalhes do fato e demais principais notícias do mês:

Desabamento de rochas em Capitólio, Minas Gerais

O desastre aconteceu no início da tarde de 8 de janeiro de 2022, no Lago de Furnas em Capitólio, Minas Gerais. Com isso, morreram 10 pessoas e 32 ficaram feridas. Local turístico, atrai várias pessoas que procuram por passeios de lancha e mergulhos na região.

O que causou o desastre de Capitólio?

A queda de uma rocha num cânion no Lago de Furnas, em Capitólio, foi resultado de um “evento natural”, segundo a Polícia Civil. Em suma, a análise pericial do acidente não encontrou ação humana específica que tenha provocado o desabamento.

Retrospectiva de janeiro de 2022: morte de Françoise Forton

Atriz brasileira, faleceu no dia 16 de janeiro, aos 64 anos. Assim, ficou conhecida pelos vários papéis na TV e no cinema. Seu último, aliás, foi o de Madame Olympia para a novela “Amor sem Igual” (2019) da Record TV.

Françoise Forton, atriz. Globo, Record TV
Françoise Forton recebeu homenagens de diversos amigos famosos. Fonte: Divulgação/ Record TV

Qual a causa da morte de Françoise Forton?

Françoise Forton foi vítima de um tumor. Em 1989, recebeu o diagnóstico de câncer de colo de útero. Contudo, logo depois de um severo tratamento, conseguido se curar.

Futebolista Robinho condenado por estupro, na Itália

Robinho foi condenado em última instância do judiciário da Itália a 9 anos de prisão por violência sexual de grupo, no dia 19 de janeiro. Ele e seu amigo Ricardo Falco, deverão cumprir a pena. O ex-jogador de futebol, além dos anos de reclusão, terá de pagar uma indenização de 60 mil euros (R$ 372 mil na cotação atual).

Foto de ex-jogador de futebol Robinho em campo jogando pelo Manchester City.
Pena do jogador Robinho por estupro: 9 anos de prisão. Fonte: Mirror

Janeiro 2022: outras principais notícias do mês

  • Devido à pandemia, carnaval de rua de São Paulo e Rio de Janeiro é cancelado;
  • Fortes chuvas no estado de São Paulo matam ao menos 24 pessoas e deixam 660 famílias desabrigadas.

O que aconteceu em fevereiro de 2022?

Fevereiro de 2022, acima de tudo, ficou marcado pela intervenção militar da Rússia contra a Ucrânia. Em seguida, veja detalhes do fato e demais principais notícias do mês:

Imagem com fundo vermelho, escrito de branco e amarelo "Retrospectiva fevereiro 2022 - 24/02/2022 - Rússia inicia intervenção militar na Ucrânia". No centro, foto do local sendo bombardeado.
Fonte: Jornal USP

Jogos Olímpicos de inverno de 2022

Em 4 de fevereiro de 2022 iniciaram-se os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim! Evento multiesportivo aconteceu até o dia 20 de fevereiro. Com isso, Noruega, Alemanha, China, Estados Unidos e Suécia conquistaram mais medalhas de ouro.

Qual a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022?

O Brasil chegou a participar dos Jogos Olímpicos de Inverno, mas não conquistou nenhuma medalha, bem como Portugal.

Retrospectiva de fevereiro de 2022: enchentes e deslizamentos em Petrópolis

No dia 15, fortes chuvas causaram inundações e deslizamentos de terra em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Mais de 30 mortes foram confirmadas, após o centro da cidade ficar inundado. Aliás, a Defesa Civil decretou estágio de crise na região na época.

O que causou os deslizamentos em Petrópolis?

A chuva teve índice pluviométrico que chegou a 534,4 milímetros em 24 horas. Assim, provocando desabamentos de casas, deslizamentos de barreiras e inundações de ruas.

Retrospectiva de fevereiro de 2022: morte de Paulinha Abelha

Cantora de forró, Paulinha Abelha morreu aos 43 anos, dia 23 de fevereiro, após passar 6 dias internada. Ficou conhecida por integrar os vocais da banda Calcinha Preta.

Cantora Calcinha Preta
Fonte: Instagram @paulinhaabelha

Qual o motivo da morte de Paulinha Abelha?

Paulinha Abelha morreu por infecção no sistema nervoso, apontou seu laudo.

Rússia inicia intervenção militar na Ucrânia

As forças militares da Rússia invadiram a Ucrânia dia 24 de fevereiro de 2022. Desde então, os países estão em atrito. Estima-se que cerca de 100 mil soldados russos e 100 mil ucranianos foram mortos ou feridos na guerra. Além disso, sugere-se que cerca de 40 mil civis morreram no conflito. Os dados são do general Mark Milley dos EUA.

Qual o motivo da guerra da Rússia com a Ucrânia em 2022?

O motivo é o avanço da Otan, Organização do Tratado do Atlântico Norte, no Leste Europeu e por questões geopolíticas entre os 2 países envolvidos.

Fevereiro 2022: outras principais notícias do mês

  • Comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil;
  • Brasil e outros 10 países votam a favor da resolução que condena a invasão da Ucrânia pela Rússia.

O que aconteceu de importante no mês de março de 2022?

Março de 2022, acima de tudo, ficou marcado pela morte do baterista Taylor Hawkins. Em seguida, veja detalhes do fato e demais principais notícias do mês:

Imagem com fundo cinza, escrito de branco e amarelo "Retrospectiva março 2022 - 26/03/2022 - Morte de Taylor Hawkins". No centro, foto do baterista do Foo Fighters.
Fonte: Instagram @taylorhawkinsofficial

Anitta alcança top 1 mundial do Spotify com canção “Envolver”

No dia 25 de Março, Anitta se tornou a 1ª brasileira a ficar em primeiro lugar no ranking global do Spotify. Cantora liderou a principal lista de streamings atual do mundo com a canção “Envolver”.

Foto de Anitta e modelo no clipe da música "Envolver".
Fonte: Instagram @anitta

Retrospectiva de março de 2022: 9ª edição do Lollapalooza Brasil

A edição começou no dia 25, indo até o dia 27. Inclusive, no dia da estreia, ocorreu um acidente no evento. Entre as principais atrações, estavam Strokes, Miley Cyrus, A$AP Rocky, Martin Garrix, Doja Cat e Machine Gun Kelly.

Imagem aérea do autódromo de Interlagos durante o Lollapalooza
Fonte: Twitter @lollapaloozabr

Vai ter Lollapalooza em 2023 no Brasil?

Sim! O festival acontecerá no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, de 24 a 26 de março de 2023. Saiba tudo sobre a 10ª edição do Lollapalooza Brasil!

Morte de Taylor Hawkins

O baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, faleceu dia 26 de março, aos 50 anos. O músico, aliás, se apresentaria com a banda no Lollapalooza Brasil no dia seguinte. Contudo, foi encontrado sem vida no quarto de um hotel em Bogotá, na Colombia. Então, toda a turnê que Foo Fighters realizaria na América do Sul foi cancelada.

Taylor Hawkins
Fonte: Pinterest

O que aconteceu com o Taylor Hawkins?

A causa da morte não foi divulgada, suspeitas levantadas pela rádio Caraol afirmam que o baterista pode ter sofrido uma overdose.

Março 2022: outras principais notícias do mês

  • Telegram é bloqueado no Brasil por decisão do ministro do Supremo Tribunal Alexandre de Moraes.

Como foi abril de 2022?

Abril de 2022, acima de tudo, ficou marcado pelo fim do infantil Bom Dia & Cia. Em seguida, veja detalhes do fato e demais principais notícias do mês:

Imagem com fundo azul, escrito de branco e amarelo "Retrospectiva abril 2022 - 04/04/2022 - Programa infantil Bom Dia & Cia, do SBT, chega ao fim". No centro, foto de Silvia Abravanel rolando roleta do infantil.
Fonte: YouTube

Programa infantil Bom Dia & Cia, do SBT, chega ao fim

O programa infantil do SBT ficou no ar por 28 anos, de 2 de agosto de 1993 a 4 de abril de 2022. Vários talentos nacionais fizeram seus nomes à frente do Bom Dia & Cia, como Eliana, Jackeline Petkovic, Priscilla Alcântara, Yudi Tamashiro e Maisa Silva.

  • Logo depois, leia Bom Dia & Cia: por onde andam os apresentadores do programa?

Foto de Maisa Silva no om Dia & Cia e atualmente.
Antes e depois de Maisa Silva, do Bom Dia & Cia, extinto programa infantil do SBT. Fonte: SBTPediaInstagram @maisa

Por que o programa Bom Dia e Cia acabou?

O infantil de Silvia Abravanel já não trazia lucro para o SBT desde que a publicidade voltada para crianças passou a ser restrita. Além disso, a audiência do programa quase nunca superava a da Band.

Retrospectiva de abril de 2022: Orkut é reativado por Orkut Buyukkokten

A rede social de mais sucesso dos anos 2000 voltou no dia 27 de abril. Orkut Buyukkokten, o fundador, anunciou que está construindo algo novo. Será que a extinta rede social será reativada?

Abril 2022: outras principais notícias do mês

  • Novo Império ganha o Carnaval de Vitória;
  • Acadêmicos do Grande Rio ganha o Carnaval do Rio de Janeiro;
  • Mancha Verde ganha o Carnaval de São Paulo.

O que aconteceu de importante em maio de 2022?

Maio de 2022, acima de tudo, ficou marcado pela morte do ator Milton Gonçalves. Em seguida, veja detalhes do fato e demais principais notícias do mês:

Imagem com fundo marron, escrito de branco e amarelo "Retrospectiva maio 2022 - 30/05/2022 - Morte de Milton Gonçalves". No centro, foto do ator.
Fonte: Web Notícia

Morte de Aleksandro, da dupla com Conrado

A dupla sertaneja Conrado e Aleksandro estava a caminho de um show no interior de São Paulo, quando o ônibus da dupla tombou. Então, Aleksandro e mais cinco pessoas, morreram na hora. O fato aconteceu dia 7 de maio de 2022. Saiba estado de saúde de Conrado.

Conrado e Aleksandro, acidente, morte de Aleksandro
Conrado e Aleksandro, (nessa formação) estavam juntos desde 2019. Aleksandro (de chapéu) deixa dois filhos e uma esposa. Conrado segue internado. Fonte: Redes Sociais

Paulo Cupertino, acusado de matar o ator Rafael Miguel em 2019, é preso

Paulo Cupertino estava foragido há 3 anos. O acusado de matar Rafael Miguel (22), que fez “Chiquititas”, em 2019, foi preso em São Paulo no dia 16 de maio de 2022. Criminoso também matou os pais do ator. O motivo, aliás, teria sido de Cupertino não aceitar o relacionamento de Rafael com a filha dele.

Paulo Cupertino, Rafael Miguel, Isabela Tibcherani , prisão cupertino
Paulo Cupertino é acusado de matar cruelmente o ator Rafael Miguel e seus pais, na porta de sua casa, em SP. Fonte: Reprodução/ Redes Sociais

Retrospectiva de maio de 2022: morte de Milton Gonçalves

Milton Gonçalves faleceu dia 30 de maio, aos 88 anos. Desde 2020, Milton Gonçalves enfrentava problemas de saúde em decorrência de um AVC.

Milton Gonçalves, Globo, novelas
Milton Gonçalves faleceu aos 88 anos, em sua casa no Rio de Janeiro. Fonte: Instagram

Maio 2022: outras principais notícias do mês

  • Fortes chuvas causam inundações e deslizamentos de terra no Recife.

O que aconteceu de importante em junho de 2022?

Junho de 2022, acima de tudo, ficou marcado pelo assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira. Em seguida, veja detalhes do fato e demais principais notícias do mês:

Imagem com fundo azul, escrito de branco e amarelo "Retrospectiva junho 2022 - 05/06/2022 - Assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira". No centro, foto dele.
Fonte: Wikipedia

Confirmado assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira

O indigenista Bruno Araújo Pereira, bem como o jornalista britânico Dom Phillips, foram assassinados dia 5 de junho de 2022. Ambos viajavam pelo Vale do Javaria, 2ª maior terra indígena do Brasil, no extremo-oeste do Amazonas.

Como foi a morte de Bruno Pereira?

O indigenista foi assassinado. O corpo de Bruno foi encontrado aparentemente esquartejado e enterrado no Amazônas. Tanto o dele, como o de Dom Phillips, jornalista britânico.

Retrospectiva de junho de 2022: 1º caso de varíola dos macacos no Brasil

Dia 8 de junho de 2022, o Brasil registrava seu 1º caso de varíola dos macacos. O paciente foi um homem de 41 anos que havia retornado há pouco tempo de viajem para a Espanha.

Onde foi o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil?

Em São Paulo, o homem foi isolado no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste do Hospital. Até dezembro de 2022, o Brasil registra 10 mil casos de varíola dos macacos.

Retrospectiva de junho de 2022: morte de Danuza Leão

A escritora e ex-modelo Danuza Leão faleceu dia 22 de junho, aos 88 anos. Danuza foi um ícone de comportamento e moda, sendo não apenas a primeira modelo brasileira, como também uma cronista de destaque.

Danuza Leão morre aos 88 anos
Fonte: Otávio Magalhães/Estadão Conteúdo/Arquivo

Como morreu Danuza Leão?

A celebridade sofria com enfisema pulmonar e a causa da morte foi insuficiência respiratória. 

Junho 2022: outras principais notícias do mês

  • Avião com Neymar e seus familiares faz pouso de emergência em Boa Vista, Roraima;
  • Pedro Guimarães se demite da presidência da Caixa Econômica Federal diante de denúncias de assédio moral e sexual contra funcionárias.

O que aconteceu de importante em julho de 2022?

Julho de 2022, acima de tudo, ficou marcado pela morte do filho do empresário Abílio Diniz, João Paulo Diniz. Em seguida, veja detalhes do fato e demais principais notícias do mês:

Imagem com fundo laranja, escrito de branco e amarelo "Retrospectiva julho 2022 - 31/07/2022 - Morte de João Paulo Diniz". No centro, foto dele.
Fonte: Instagram @joaopaulodinizoficial

Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II

A Rainha Elizabeth II conquistou o Jubileu de Platina dia 2 de junho, data em que foi coroada na Abadia de Westminster, em Londres, em 1952. A monarca britânica teve o mais longo reinado da história, marcando seu 70º aniversário no trono.

Foto da rainha elizabeth sorrindo com um vestido florido
Fonte: Instagram @theroyalfamily

O que é o Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth?

O Jubileu de Platina da monarca foi uma série de eventos públicos e comemorações reais e oficiais que decorreram ao longo de 2022 em celebração dos 70 anos de reinado de Isabel II do Reino Unido.

Retrospectiva de julho de 2022: morte de João Paulo Diniz, filho de Abílio Diniz

João Paulo Diniz faleceu aos 58 anos, em Paraty, na Costa Verde, no dia 31 de julho. Filho do empresário Abílio Diniz, fundador do grupo Pão de Açuçar, morreu após sofrer um infanto.

Foto de João Paulo Diniz usando camiseta polo branca.
Morre João Paulo Diniz aos 58 anos. Fonte: Instagram @joaopaulodinizoficial

Julho 2022: outras principais notícias do mês

  • Daniella Marques se torna presidente da caixa Econômica Federal;
  • Médico Giovanni Quintella Bezerra é preso em flagrante após ser filmado estuprando uma mulher durante o parto, no Rio de Janeiro.

O que aconteceu em agosto de 2022?

Agosto de 2022, acima de tudo, ficou marcado pela morte do humorista Jô Soares. Em seguida, veja detalhes do fato e demais principais notícias do mês:

Imagem com fundo verde-água, escrito de branco e amarelo "Retrospectiva agosto 2022 - 05/08/2022 - Morte de Jô Soares". No centro, foto do humorista.
Fonte: TV Globo

Morte de Jô Soares

Em 5 de agosto, morria Jô Soares, um dos grandes nomes do jornalismo e do humor brasileiros. Jô estava internado desde o dia 28 de julho no Hospital Sírio-Libanes, em São Paulo.

Foto de Jô Soares usando terno.
Fonte: Folha PE

Qual foi a causa da morte de Jô Soares?

Segundo o UOL, a causa da morte do humorista foi falência múltipla dos órgãos. Ele já sofria com alguns problemas no pulmão e tinha sido internado outras vezes

Retrospectiva de agosto de 2022: morte de Cláudia Jimenez

Cláudia Jimenez faleceu dia 20 de agosto de 2022, aos 63 anos. Segundo o UOL, atriz estava internada no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada. Relembre a carreira da artista!

Claudia participando do Encontro com Fátima.
A atriz enfrentava problemas de saúde desde 1986. Fonte: Globo

Qual o câncer de Claudia Jimenez?

Claudia enfrentou vários problemas de saúde durante sua vida. Em 1986, foi diagnosticada com um câncer no mediastino. Isto é, região dentro do tórax, bem próxima ao coração e aos pulmões.

Agosto 2022: outras principais notícias do mês

  • Início do Censo 2022;
  • Início da campanha eleitoral para as eleições gerais.

O que aconteceu de importante em setembro de 2022?

Setembro de 2022, acima de tudo, ficou marcado pela morte da Rainha Elizabeth II. Em seguida, veja detalhes do fato e demais principais notícias do mês:

Imagem com fundo pink, escrito de branco e amarelo "Retrospectiva setembro 2022 - 08/09/2022 - Morte de Rainha Elizabeth II". No centro, foto da monarca.
Fonte: Instagram @theroyalfamily

Início do Rock in Rio

A 9ª edição do Rock in Rio foi do dia 2 até o dia 11 de setembro. Entre as atrações, marcaram presença: Iron Maiden, Post Malone, Alok, Justin Bieber, Demi Lovato, Guns n’ Roses, Green Day, Camila Cabello e Dua Lipa. Aliás, alguns deles fizeram algumas exigências nos camarins. Clique para ver!

Foto do Rock in Rio 2022.
Fonte: Reprodução Instagram @rockinrio

Retrospectiva de setembro de 2022: bicentenário da Independência do Brasil

A Independência do Brasil ocorreu entre 1821 e 1825. A data é comemorada em 7 de setembro, porque neste dia, em 1822, ocorreu o Grito do Ipiranga, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo. Portanto, em 2022, o Brasil completou 200 de Independência de Portugal.

Foto de bandeira do Brasil com frase "07 de setembro - Independência do Brasil" escrito.
Fonte: Canva

O que aconteceu no bicentenário da Independência do Brasil?

Diversas comemorações pelos país que convidaram os brasileiros a refletir sobre o desenvolvimento da nação. Todos os estados do país celebraram o bicentenário da Independência do Brasil com desfiles.

Morte da Rainha Elizabeth II

A monarca britânica com o reinado mais longo, a rainha Elizabeth II, morreu dia 8 de setembro, aos 96 anos, no castelo escocês de Balmoral. Passou 70 anos no trono, superou crises e guerras e se tornou um ícone pop.

Famosos lamentaram a morte da monarca, que tinha um estilo real icônico e deixou uma fortuna bilionária. Veja e relembre, logo depois, Frases da Rainha Elizabeth.

Foto em preto e branco de Rainha Elizabeth II.
Fonte: Instagram @theroyalfamily

O Funeral de Estado da Rainha Elizabeth II aconteceu dia 19 de setembro, tendo sido acompanhado por mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo. Inclusive, Charles 3º vetou a entrada de Meghan Markle, em castelo, para despedida da rainha Elizabeth 2ª.

Qual foi o motivo da morte da Rainha da Inglaterra?

Segundo o atestado de óbito da Rainha Elizabeth II, a monarca morreu por causas naturais. Documento com a informação foi divulgado pelo Registro Geral da Escócia.

Onde está sepultada a Rainha Elizabeth 2?

Após seu funeral, Rainha Elizabeth II foi sepultada na Capela de São Jorge, Castelo de Windsor, Inglaterra, Reino Unido.

José Dumont é preso por suspeita de pedofilia

Dia 16 setembro, José Dumont foi preso por suspeita de pedofilia. Ator tinha em casa mais de 240 arquivos de conteúdo de pornografia infanto-juvenil.

Além disso, vizinhos do prédio onde o ator mora, no Rio de Janeiro, chegaram a denunciar José Dumont acariciando o jovem de 12 anos nas dependências comuns do prédio. Segundo relatos, Dumont usava-se do prestígio para atrair e seduzir esse adolescente.

José Dumont em cena da novela da Globo.
Dumont atuou na novela “Nos Tempos do Imperador” que foi ao ar no ano passado. Fonte: Globo

Setembro 2022: outras principais notícias do mês

  • Carlos II proclamado Rei do Reino Unido;
  • Reinauguração do Museu do Ipiranga em São Paulo;
  • Comemoração do centenário do Rádio no Brasil.

O que aconteceu no mês de outubro de 2022?

Outubro de 2022, acima de tudo, ficou marcado pela reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil. Em seguida, veja detalhes do fato e demais principais notícias do mês:

Imagem com fundo verde, escrito de branco e amarelo "Retrospectiva outubro 2022 - 30/10/2022 - Luiz Inácio Lula da Silva eleito presidente da república". No centro, foto do presidente do Brasil.
Fonte: Instagram @lulaoficial

1º turno das Eleições gerais no Brasil

O 1º turno das Eleições 2022 aconteceu dia 2 de outubro. Após 100% das urnas apuradas, ficou definido a disputa pelo cargo de presidente em um 2º turno.

urna de votação eleições 2022
Fonte: Jota

Qual o presidente do Brasil foi eleito no primeiro turno?

Lula venceu o 1º turno das Eleições 2022 com 57,2 milhões de votos (48,43%). Em contrapartida, Jair Bolsonaro vinha logo atrás, com 51 milhões de votos (43,20%). Portanto, a disputa ao Planalto só foi definida dia 30 de outubro.

Retrospectiva de outubro de 2022: morte de Robbie Coltrane

Conhecido pelo papel de Hagrid da saga Harry Potter, Robbie Coltrane faleceu dia 14 de outubro, aos 72 anos. A notícia foi informada pelo Deadline. Segundo o portal, o ator estava internado em um hospital perto de sua casa na cidade Larbert, na Escócia. Ele lutava contra alguns problemas de saúde nos últimos anos.

2 Imagens: a 1ª com fundo de pessoas e Robbie Coltrane no centro, usando terno azul. A 2ª imagem com fundo cinza. No centro, Robbie Coltrane como o personagem Hagrid de Harry Potter.
Fonte: Instagram @robbiecoltraneactor/ Canva

Qual o motivo da morte de Hagrid?

Segundo o jornal britânico Mirror, Robbie Coltrane morreu devido a uma série de complicações, incluindo falência múltipla dos órgãos. O atestado de óbito do artista também constou que ele sofria de sepse. Ator também tinha diabete tipo 2 e obesidade.

Retrospectiva de outubro de 2022: 2º turno das Eleições gerais no Brasil

Então, dia 30 de outubro, ocorreu o 2º turno das eleições gerais. Com 50,90% dos votos válidos, o candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva venceu Jair Bolsonaro (PL) e foi eleito o presidente do Brasil pela 3ª vez.

Em seguida, famosos choraram a derrota de Bolsonaro e a Jovem Pan demitiu comentaristas. Veja, logo depois, quem é o filho gato de Lula e o que em Lula mais incomoda Janja, sua esposa.

Lula no Jornal Nacional: foto do ex-presidente do Brasil em uma multidão
Fonte: Instagram @lulaoficial

Outubro 2022: outras principais notícias do mês

  • Comemoração de Halloween acaba em, pelo menos, 153 mortes em Itaewon, na Coreia do Sul;
  • Caminhoneiros promovem bloqueio das rodovias em protesto contra a vitória de Lula;
  • Abre investigação para apurar ofensas racistas contra o cantor Seu Jorge durante apresentação do artista em Porto Alegre.

O que aconteceu no Brasil no mês de novembro de 2022?

Novembro de 2022, acima de tudo, ficou marcado pela morte do cantor Erasmo Carlos. Em seguida, veja detalhes do fato e demais principais notícias do mês:

Imagem com fundo cinza, escrito de branco e amarelo "Retrospectiva novembro 2022 - 10/11/2022 - Morte de Erasmo Carlos". No centro, foto do cantor.
Fonte: Instagram @erasmocarlosbr

Retrospectiva de novembro de 2022: morte de Guilherme de Pádua

O ator, criminoso e pastor Guilherme de Pádua faleceu dia 6 de novembro, aos 53 anos. Ficou conhecido principalmente por assassinar sua ex-colega de profissão Daniella Perez, filha da autora Gloria Perez, com a ajuda de sua então esposa Paula Thomaz em 1992.

Guilherme de Pádua chegou a pedir perdão para Gloria Perez antes de morrer. Saiba, ainda mais, quem foi o defensor do ator e quem é o atual marido de Paula Thomaz.

Foto de Guilherme de Pádua.
Fonte: YouTube

Como Guilherme de Pádua morreu?

Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez, morreu por infarto fulminante, em Belo Horizonte, no dia 6 de novembro de 2022.

Morte de Gal Costa

Gal Costa morreu dia 9 de novembro, aos 77 anos, logo após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. A causa da morte, no entanto, não foi divulgado a pedido da família.

Cantora Gal Costa foto recente
Fonte: Instagram @galcosta

Retrospectiva de novembro de 2022: morte de Roberto Guilherme

No dia 10 de novembro, o ator Roberto Guilherme morreu, aos 84 anos. De acordo com as informações do Notícias da TV, Roberto estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro. Em contrapartida, há anos o ator lutava contra um câncer.

Roberto Guilherme.
Roberto Guilherme gravou um vídeo horas antes de morrer. Fonte: YouTube

Flordelis é condenada a mais de 50 anos de prisão

No dia 13 de novembro, Flordelis recebeu a condenação de 50 anos e 28 dias por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, uso de documento falso e associação criminosa armada pelo assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo.

Flodelis, Anderson do Carmo
Flordelis foi acusada de mandante do assassinato do pastor e empresário Anderson do Carmo. Fonte: Globo

Retrospectiva de novembro de 2022: morte de Erasmo Carlos

Dia 22 de novembro, foi confirmada a morte de Erasmo Carlos, aos 81 anos. O cantor e compositor estava internado desde a manhã anterior no Hospital Barra D’or, no Rio de Janeiro, para tratar um quadro de edema.

Logo depois, conheça a viúva de Erasmo Carlos, a qual é 49 anos mais jovem que ele. Veja ainda, velório do cantor e relembre sua carreira com músicas de sucesso.

Foto de Erasmo Carlos.
Erasmo Carlos (Foto: Reprodução)

Qual a causa da morte de Erasmo Carlos?

Erasmo Carlos morreu vítima da Síndrome Edemigênica. Doença causada pelo desequilíbrio bioquímico do corpo, que afeta as paredes dos vasos sanguíneos e faz com que os líquidos do sangue se acumulem entre os tecidos do corpo.

Novembro 2022: outras principais notícias do mês

  • Início da Copa do Mundo no Catar;
  • Gabriel Monteiro, ex-vereador do Rio de Janeiro, é preso acusado de estupro;
  • Milton Nascimento promove seu último show da carreira em Belo Horizonte;
  • Navio à deriva bate em um dos pilares da Ponte Rio-Niterói.

O que tem em dezembro 2022?

O último mês do ano foi marcado pela reta final da Copa do Mundo de futebol. Além disso, vimos a saúde de Pelé se complicar e perdemos o talento do ator Pedro Paulo Rangel. Saiba mais:

Eliminação do Brasil da Copa do Mundo 2022

O sonho do hexa chegou ao fim no dia 9 de dezembro de 2022, quando nossa seleção perdeu para a Croácia nos pênaltis, nas quartas de final da Copa do Mundo no Catar.

Copa, Brasil
Brasil foi eliminado pela Croácia nas quartas de final da Copa. Fonte: Reprodução

Logo após a derrota, o comentarista Galvão Bueno detonou a atitude de Tite, o então técnico da equipe. Já o jogador Neymar deu uma festinha para amigos em mansão durante sua folga depois da Copa.

Argentina conquista o tricampeonato

França e Argentina se enfrentaram em 18 de dezembro de 2022 para definir quem seria a seleção campeã do mundo. Em uma partida eletrizante, os hermanos ficaram com a taça!

Foto da esposa de Messi com o jogador com a taça da Copa do Mundo 2022.
Fonte: Instagram @antonelaroccuzzo. Montagem: Laila Lopes

Messi ganhou a atenção da mídia não só por sua atuação no campeonato, mas também por ter comemorado o título com sua esposa, Antonela Roccuzzo.

Estado de saúde de Pelé se complica

O rei do futebol está internado desde o final de novembro e seu estado de saúde preocupa o público. Aliás, fãs notaram uma movimentação na Vila Belmiro que poderia ser a preparação de uma homenagem para Pelé.

Morre o ator Pedro Paulo Rangel, aos 74 anos

O ator Pedro Paulo Rangel faleceu na madrugada de 21 de dezembro, aos 74 anos. Ele tratava uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar.

Ator Pedro Paulo Rangel como personagem Gigi da novela "Belíssima" da Globo.
Fonte: TV Globo/ Instagram @siltad

Integrante de trabalhos marcantes como “Gabriela” (1975) e “Saramandaia” (1976), ele estava internado desde 30 de novembro no CTI da Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio.

Morre o Rei do Futebol, Pelé, aos 82 anos

Nesta quinta-feira (29/12), às 16h, a assessoria de imprensa e a família de Edson Arantes do Nascimento, o famoso Pelé, confirmaram a morte do eterno camisa 10 da seleção brasileira.

Foto de Pelé em preto em branco
Fonte: Instagram @pele

Pelé faleceu em decorrência do câncer que acometeu o cólon e, em seguida, se espalhou pelo corpo do jogador. Ele já havia sigo internado no Hospital Albert Einstein

Morre a estilista Vivienne Westwood, aos 81 anos

A estilista britânica Vivienne Westwood faleceu nesta quinta-feira,  29/12, aos 81 anos , em Chapham Sul de Londres.  A causa da morte não foi divulgada, mas, de acordo com sua marca, ela “morreu pacificamente cercada da família”.

Foto de Vivienne WestWood com blusa branca e coração no meio
Fonte: Instagram @viviennewestwood

Considerada a “mãe do punk rock”, Vivienne foi um dos grandes ícones da moda internacional, responsável pela popularização da moda punk e new-wave.

Retrospectiva 2022: conclusão

2022 ainda não acabou, mas já podemos considerar um ano que vai entrar para a história. Logo no início, em fevereiro, iniciou-se a guerra da Rússia contra a Ucrânia, por exemplo. Marco que, com certeza, estará nos livros nas escolas nos próximos anos.

No Brasil, 2022 começou com desastres naturais causando mortes. Além disso, o ano ficou marcado pela partida de celebridades brasileiras, ícones da nossa TV e rádio. Como Françoise Forton, Paulinha Abelha, Aleksandro, Milton Gonçalves, Danuza Leão, Jô Soares, Claudia Jimenez, Gal Costa, Roberto Guilherme e Erasmo Carlos.

Imagem com fundo bege, no centro, escrito de laranja e marrom "Retrospectiva 2022". Abaixo, logo colorida do Fashion Bubbles.
Fonte: Canva. Montagem: Laila Lopes

Ainda mais, partiram também alguns astros internacionais que ficaram marcados por uma carreira de sucesso: Taylor Hawkins e Robbie Coltrane. Sem contar a partida da grande monarca Rainha Elizabeth II, que morreu aos 96 anos.

2022 ficará lembrado também pelo assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira. Assim como pela morte do assassino de Daniella Perez, Guilherme de Pádua.

Podemos apontar, contudo, que 2022 foi um ano de justiça. Afinal, Robinho foi condenado por estupro. Paulo Cupertino, que assassinou o ator Rafael Miguel, foi preso. O ator José Dumont também, por suspeita de pedofilia. Bem como Flordelis, pelo assassinato de seu esposo.

Para mais, o ano deixará saudades dos momentos com grandes artistas musicais. Como na 9ª edição do Lollapalooza e na 9ª edição do Rock in Rio. Enfim, 2022 marca também o início da esperança de um país melhor para os brasileiros, com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas.

Enfim, continue acompanhando o Fashion Bubbles para receber as principais notícias de dezembro de 2022!

Atualizado por Thamyres Barbosa

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias