Foto de prancheta com a data 1º de janeiro.

1º de janeiro é Ano Novo e Dia Mundial da Paz. As datas comemorativas de hoje, domingo

Também é feriado cívico de Dia da Confraternização Universal e dia da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Veja as datas de 1º de janeiro

Compartilhe

Hoje é dia 1º de janeiro, feriado cívico do Dia da Confraternização Universal! Neste dia, além disso, há outras celebrações importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhadas nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores.

Continue acompanhando!

Quando é dia 1º de janeiro?

Imagem com fundo branco escrito de dourado "Feliz Ano Novo, antes de tudo, diga obrigado!".
Fonte: Canva

Em 2023, 1º de janeiro cai em um domingo. Trata-se do 1º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 364 dias para 2024. Do mesmo modo, a fase da lua é crescente e estamos no verão.

Assim sendo, estamos no primeiro dia do primeiro mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de janeiro de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 1º de janeiro?

Nascidos no dia 1º de janeiro são de Capricórnio. Sem dúvida, os capricornianos são conhecidos por serem pacientes e disciplinados.

Fundo amarelo com desenho de signo de capricórnio. Escrito "Capricórnio, 22 dez - 20 jan, A capricorniana escala montanhas direto ao topo e sabe que paciência, perseverança e dedicação são as únicas maneiras de chegar lá.
Fonte: Canva

Similarmente, pessoas desse signo costumam planejar e traçar seus objetivos e metas. Por isso, geralmente não confiam nos planos feitos por outras pessoas. Além disso, sabem que para conquistar seus objetivos precisam trabalhar muito e serem persistentes.

O que se comemora no dia 1º de janeiro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 1º de janeiro? Então, confira mais a seguir sobre Ano Novo, Dia da Confraternização Universal e Dia Mundial da Paz.

Ano Novo

No Ano Novo comemoramos a chegada de um novo ciclo anual, celebramos na passagem do dia 31 dezembro para 1º de janeiro. É conhecido ainda como Réveillon, termo em francês que quer dizer “despertar”.

A véspera de Ano Novo (31 de dezembro) antecede o 1º de janeiro, que é feriado nacional. Neste dia, é Dia da Confraternização Universal.

Frase de Feliz ano novo: Que a paz, a saúde e o amor estejam presentes neste ano que se inicia".
Fonte: Canva

Dia da Confraternização Universal

No dia 1º de janeiro de todos os anos é feriado cívico do Dia da Confraternização Universal. A data que dá as boas-vindas ao novo ano reflete sobre a união entre os povos.

Feriado de Dia da Confraternização Universal, 1º de janeiro.
Fonte: Canva. Montagem: Laila Lopes

Dia Mundial da Paz

Também no primeiro dia do ano, é comemorado o Dia Mundial da Paz. A data, criada em 1867 pelo então Papa Pauli VI, é celebrada pelos católicos, bem como por outras religiões.

Dia Mundial da Paz, foto de pombinha, 1º de janeiro.
Fonte: Canva

Desse modo, o tema de cada ano da celebração é escolhida pelo papa vigente. Assim, no dia 1º de janeiro, milhares de pessoas assistem ao seu discurso, o qual é comumente conhecido como a “Mensagem do Papa”.

Próximas datas comemorativas do mês de dezembro

  • 2 de janeiro – Dia do Sanitarista, Dia Mundial dos Introvertidos e Dia de São Basílio Magno;
  • 3 de janeiro – Dia do Juiz de Menores;
  • 4 de janeiro – Dia da Abreugrafia, Dia Mundial do Braille e Dia do Hemofílico;
  • 5 de janeiro – Dia de São Nepomuceno Neumann e Dia da Criação da Primeira Tipografia no Brasil;
  • 6 de janeiro – Dia de Reis, Dia do Astrólogo e Dia da Gratidão;
  • 7 de janeiro – Dia do Leitor e Dia da Liberdade de Cultos;
  • 8  de janeiro – Dia do Fotógrafo.

Domingo é dia de qual orixá?

Nanã Burukú é o orixá de domingo. Ela é o orixá dos mangues, do pântano. É a senhora da morte, responsável pela entrada (reencarnação) e saída (desencarnação) da alma. Nanã e Oxalá tiveram quatro filhos juntos: Omol/Obaluaiê, Oxumarê, Ewá e Ossaim.

Foto Orixá Nanã.
Fonte: Tungra

Nanã é dona de um cajado, chamado ibiri. Suas roupas parecem encharcadas de sangue, orixá das águas calmas que mata na hora, e ela mata uma cabra sem usar faca. Seus fios de conta são lilás e branco.

Qual o santo do dia 1º de janeiro?

No dia 1º de janeiro, a Igreja Católica celebra a solenidade de Santa Maria, mãe de Deus.

Sonelidade de Santa Maria, mãe de Deus

A Igreja escolhe o 1º dia do civil para comemorar a Maternidade Divina de Nossa Senhora, visando que comecemos o ano através da gloriosa intercessão de Maria.

A coincidência com a Oitava do Natal nos mostra que a melhor forma de louvar o Menino Jesus é exaltar as qualidades da Mãe d’Ele e nossa, do mesmo modo a melhor forma de elogiar a Mãe é festejar o nascimento de seu Divino Filho.

Foto de mãos orando, escrito oração "Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém".
Fonte: Canva. Montagem: Laila Lopes

1º de janeiro: conclusão

1º de janeiro é feriado da Confraternização Universal e data com marcos importantíssimos. Nesse sentido, a Igreja Católica celebra hoje a santa Maria, mãe de Deus.

Dessa forma, o orixá de domingo é Nanã Burukú. Em resumo, neste dia celebramos o Ano Novo e Dia Mundial da Paz.

  • Por fim, leia 2022: política, mortes, desastres e principais notícias que marcaram o ano. Retrospectiva completa!
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias