cartão rosa onde se lê 4 de janeiro e datas comemorativas

4 de janeiro é Dia Mundial do Braille e Dia do Hemofílico. As datas comemorativas de hoje, quarta

4 de janeiro também é Dia da Abreugrafia e Dia de São Tito. Veja ideias de conteúdo para compartilhar nas redes sociais!

Compartilhe

Hoje é dia 4 de janeiro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 4 de janeiro?

Frase de Bom dia, 4 de janeiro
Nesse sentido, confira o cartão virtual de bom dia que você pode compartilhar nas suas rede sociais. Fonte: Canva (adaptado)

Em 2023, 4 de janeiro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 4º  dia do ano. Dessa forma, agora faltam 361 dias para 202a. Além disso, a fase da lua é crescente e estamos no verão.

Assim sendo, estamos no início do primeiro mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de janeiro de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2023: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 4 de janeiro?

Nascidos em 4 de janeiro são de Capricórnio. Sem dúvida, os capricornianos são conhecidos por terem suas metas bem definidas e por sua maturidade. Independentes, gostam de traçar seu próprio caminho.

fundo azul onde se lê as características do signo de Capricórnio: inteligente, determinado, responsável, trabalhador e competitivo
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Além disso, pessoas desse signo são práticas, persistentes, espertas e disciplinas. São muito dedicadas ao trabalho, tanto para o bem quanto para o mal, e podem chegar a desenvolver um perfil workaholic.

O que se comemora no dia 4 de janeiro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 4 de janeiro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia Nacional da Abreugrafia, Dia Mundial do Braile e Dia do Hemofílico.

  • Ao mesmo tempo, veja também Frases de reflexão: as 60 melhores mensagens para pensar sobre a vida

Dia Nacional da Abreugrafia

No dia 4 de janeiro, se comemora o Dia Nacional da Abreugrafia. A data foi instituída pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, através do decreto nº 42.984, do dia 3 de janeiro de 1958.

Sendo assim, o nome Abreugrafia é uma homenagem ao criador desta técnica, o radiologista, Manoel Dias de Abreu.

Dia Nacional da Abreugrafia
Fonte: Canva (adaptado)

Dessa forma, a técnica é um método mais rápido de tirar imagens de radiografias em impressões de papel fotográficos. Assim, ela facilita o diagnóstico de doenças pulmonares, como a tuberculose e também de lesões no coração.

Por conta do desenvolvimento desta técnica, Manoel Dias de Abreu chegou a ser nomeado ao Prêmio Nobel.

  • Ao mesmo tempo, leia também Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar

Dia Mundial do Braile

Nesta quarta-feira, (4), celebra-se o Dia Mundial do Braille. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas, em 2018, para homenagear o aniversário do francês Louis Braille.

Louis Braille foi o criador do sistema de escrita e leitura tátil chamado Braille. Ele permite com que pessoas com deficiências visuais tenham mais facilidades nessas áreas e estejam mais inclusas na sociedade.

Dia Mundial do Braile 4 de janeiro
Fonte: Canva

O Braille é um sistema de códigos, composto por 64 sinais, que são resultados de 6 pontos. Eles são gravados em relevo no papel e quando combinados formam números, letras e outros símbolos importantes para a comunicação.

Sendo assim, segundo a Organização Mundial de saúde (OMS), no mundo existem cerca de 36 milhões de cegos e 216 milhões de pessoas com deficiência visual moderada ou grave. Ou seja, o Braile é muito importante para sociedade, por isso, devemos lutar para que ele seja cada dia mais incluído na população.

  • Enquanto isso, confira Frases de Verão: 42 mensagens para os apaixonados pela estação

Dia do Hemofílico

Hoje, dia 4 de janeiro, é Dia do Hemofílico. A data tem como objetivo chamar atenção à Hemofilia e conscientizar a população acerca da necessidade do diagnóstico precoce.

A Hemofilia é uma doença genética hereditária que é caracterizada pela dificuldade de coagulação do sangue.

Dia do Hemofílico 4 de janeiro
Fonte: Canva

Isto é, quando alguém se machuca, é natural que as proteínas entrem em ação para estancar o sangramento. Porém, uma pessoa hemofílica, não possui essas proteínas, o que faz com que elas sangrem além do normal.

Sendo assim, a data, no Brasil, é uma homenagem a morte do escritor Henrique de Souza Filho, o Henfil, que possuía a doença e por conta de transfusões de sangue, contraiu HIV, em 1988. Nesta época, a transfusão era necessária para o controle da Hemofilia.

Próximas datas comemorativas do mês de janeiro

  • 5 de janeiro – Dia de São Nepomuceno Neumann e Dia da Criação da Primeira Tipografia no Brasil;
  • 6 de janeiro – Dia de Reis, Dia do Astrólogo e Dia da Gratidão;
  • 7 de janeiro – Dia do Leitor e Dia da Liberdade de Cultos;
  • 8  de janeiro – Dia do Fotógrafo;
  • 9 de janeiro – Dia do Astronauta e Dia do Fico;
  • 10 de janeiro – Dia de São Gonçalo de Amarante;
  • 11 de janeiro – Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos e Dia Internacional do Obrigado;

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Com o objetivo de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 4 de janeiro?

No dia 4 de janeiro, a Igreja Católica celebra o Dia de Zdislava de Lemberk e São Tito.

Dia de Zdislava de Lemberk

No dia 4 de janeiro, a Igreja Católica comemora o Dia de Zdislava de Lemberk. Santa Zdislava nasceu em Křižanov, Boêmia, atual República Checa, no ano de 1215.

Ela se casou aos 16 anos contra sua vontade, com um príncipe violento e orgulhoso. Com ele, teve 4 filhos.

Santa Zdislava de Lemberk
Fonte: Wikipedia

Santa Zdislava sentia que devia ser devota a Cristo e estava sempre ajudando aos mais necessitados. Assim sendo, convenceu seu marido a financiar a fundação do convento Gabel, da Ordem Dominicana, e participou das obras com as próprias mãos.

Além disso, antes de morrer, ela conseguiu realizar seu desejo pela conversão de seu marido.

Dessa forma, Santa Zdislava realizou diversos milagres, antes e depois de morrer. Por isso, o Papa João Paulo II a canonizou, em Olomouc, na Morávia, em 21 de maio de 1995.

Dia de São Tito

Hoje, dia 4 de janeiro, celebra-se o Dia de São Tito. Tito, antes Pagão, foi convertido por São Paulo em uma de suas viagens apostólicas.

Assim, ele se tornou parceiro de Paulo e era chamado por ele de “meu filho”. Dessa forma, o ajudou a escrever uma carta aos coríntios.

Então, depois de pregarem juntos por várias cidades, São Paulo o consagrou com Bispo da Ilha de Creta.

Oração de São Tito

“Ó Deus, que fez Santo Tito brilhar com virtudes apostólicas, concede-nos, por sua intercessão, que, depois de viver neste mundo em justiça e santidade, merecemos alcançar o reino dos céus.

Por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, seu Filho, que vive e reina com você na unidade do Espírito Santo e é Deus para todo o sempre.

Amém”

Oração de São Tito
Fonte: Canva (adaptado)

4 de janeiro: conclusão

Embora  4 de janeiro não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Dia Nacional da Abreugrafia, Dia Mundial do Braile e Dia do Hemofílico.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias