Foto de prancheta em mesa de escirtório com a frase "7 de dezembro" escrito em rosa

7 de janeiro é Dia da Liberdade de Culto e Dia do Leitor. Veja as datas comemorativas de hoje, sábado

Também é o Dia de São Raimundo de Penhaforte e dia do orixá Oxum e Iemanjá. Veja celebrações de 7 de janeiro e frases para compartilhar

Compartilhe

Hoje é dia 7  de janeiro! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 7 de janeiro?

Frase de Bom Dia
Nesse sentido, confira o cartão virtual de bom dia que você pode compartilhar nas suas rede sociais. Fonte: Canva (adaptado)

Em 2023, 7 de janeiro cai em uma sábado. Trata-se do 7º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 358 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos na verão. Nascidos em 7 de janeiro são do signo de Capricórnio.

Assim sendo, estamos no início do primeiro mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de janeiro de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2023: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 7 de janeiro?

Ilustração marrom com a cabeça de cabra, símbolo do signo capricórnio, com a data "de 22 de dezembro a 19 de janeiro"
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Nascidos no dia 7 de janeiro são de Capricórnio. Sem dúvidas, os capricornianos são conhecidos por serem sinceros, responsáveis e coerentes.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ser muito independentes e por isso, costumam amadurecer muito rápido e fazer seu próprio caminho. Além disso, também são pessoas focadas no trabalho e costumam ser reconhecidas pelo perfil workaholic.

Sendo assim, os escorpianos tendem a gostar de profissões que lhe dão estabilidade. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar com direito, educação ou administração.

O que se comemora no dia 7 de janeiro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 7 de janeiro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia da Liberdade de Culto e Dia do Leitor.

  • Além disso, veja Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Dia da Liberdade de Cultos

No Brasil, no dia 7 de janeiro, celebrasse o Dia da Liberdade de Cultos. A data é uma homenagem a primeira lei sobre o tema, feita em 7 de janeiro de 1890.

O Brasil é um país de cultura diversa, rico em diversas crenças e doutrinas. Por isso, o objetivo dessa data é reforçar que todos os brasileiros podem exercer suas crenças, sem medo de perseguição religiosa.

Afinal, a liberdade de cultos é prevista no artigo 5º da Constituição de 1988, que diz:

“É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.”

Dia da Liberdade de Cultos 7 de janeiro
Fonte: Canva (adaptado)
  • Ao mesmo tempo, veja também Frases de reflexão: as 60 melhores mensagens para pensar sobre a vida

Dia do Leitor

O Dia do Leitor é celebrado anualmente no dia 7 de janeiro. A data é uma homenagem ao jornal “O Povo”, que foi fundado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista brasileiro Demócrito Rocha.

A data tem como objetivo relembrar a importância da leitura em qualquer fase da vida. Afinal, ninguém nasce sendo um leito, é um hábito que se cria.

Sendo assim, também é importante mencionar que a data é dedicada àqueles que amam ler e são apaixonados pela literatura, independente do gênero textual.

Então, se você gosta de ler quadrinhos, romance, ficção, poemas e muito mais, este dia é seu!

Em seguida, confira algumas frases para homenagear o dia do leitor:

Dia do Leitor 7 de janeiro
Fonte: Canva (adaptado)

Frases de Dia do Leitor

  • “O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria. ” (Mario Quintana)
  • Prefiro livros, porque eles nunca ficam sem bateria. Feliz Dia do Leitor!
  • Algo mágico acontece quando você lê um bom livro. Feliz Dia do Leitor!
  • “Ler um livro é para o bom leitor conhecer a pessoa e o modo de pensar de alguém que lhe é estranho. É procurar compreendê-lo e, sempre que possível, fazer dele um amigo.” (Hermann Hesse)

Próximas datas comemorativas do mês de janeiro

  • 8  de janeiro – Dia do Fotógrafo;
  • 9 de janeiro – Dia do Astronauta e Dia do Fico;
  • 10 de janeiro – Dia de São Gonçalo de Amarante;
  • 11 de janeiro – Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos e Dia Internacional do Obrigado;
  • 12 de janeiro – Aniversário de Belém e Dia Nacional do Empresário Contábil;
  • 13 de janeiro – Dia de Santo Hilário de Poitiers e Dia Internacional do Leonismo;
  • 14 de janeiro – Dia do Treinador de Futebol e Dia do Enfermo;
  • 15 de janeiro – Dia do Compositor, Dia do Adulto, Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping nos Esportes e Dia de Santo Amaro;

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum
Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Com o objetivo de homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual da se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá
Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para a orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 7 de janeiro?

No dia 7 de janeiro, a Igreja Católica celebra o dia de São Raimundo de Penhaforte e da Beata Lindalva Justo de Oliveira.

São Raimundo de Penhaforte

Hoje, dia 7 de janeiro, a Igreja Católica comemora o dia de São Raimundo de Penhaforte. Raimundo nasceu em um castelo nobre da família Penhafort, na Catalunha, Espanha, em 1175.

Desde a infância, Raimundo já se interessava por tudo sobre os estudos e à religião. Sendo assim, aos 20 anos se tornou professor na cadeira de artes livres em uma universidade em Barcelona.

Logo depois, se mudou para Bolonha, na Itália, e lá continuou dando aulas e estudando matérias do direito civil e eclesiástico.

Quando voltou para Espanha, em 1220, se tornou padre. Assim, o Papa Gregório o convocou para Roma e lá, Raimundo se tornou seu confessor.

Em 1278, São Raimundo se tornou o sucessor do líder da Ordem Dominicana e assim, sua fama de santidade aumentou.

Dessa forma, ele morreu aos 100 anos, no dia 6 de janeiro de 1275.

Oração a São Raimundo de Penhaforte

“Senhor, que destes a São Raimundo de Penhaforte a virtude de uma admirável misericórdia para com os pecadores e os prisioneiros, dignai-Vos, por sua intercessão, quebrar as cadeias dos nossos pecados para podermos cumprir livremente a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do espírito Santo, amém. São Raimundo de Penhaforte, rogai por nós.”

Oração a São Raimundo de Penhaforte
Fonte: Canva (adaptado)

Beata Lindalva Justo de Oliveira

No dia 7 de janeiro, também se comemora o dia da Beata Lindalva Justo de Oliveira. Lindalva nasceu no município de Açu, Rio Grande do Norte, em 20 de outubro de 1953.

Desde muito nova, Lindalva dedicava sua vida a Igreja e aos pobres. Assim, um pouco depois de entrar para o seminário das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo, ela foi enviada, em 1991, para uma missão no Abrigo Dom Pedro II, em Salvador.

Lá, ela ficou encarregada de cuidar de 40 idosos e estava sempre disposta a ajudar.

Em janeiro de 1993, entrou para o abrigo um homem de 46 anos, que mesmo sem o direito de estar lá, conseguiu ser admitido. Entretanto, este homem, assediava Lindalva e não se contentava com o fato de não ser correspondido.

A irmã que poderia sair do abrigo quando quisesse, quando questionada dizia “Prefiro que meu sangue se derrame do que ir embora”.

Nesse sentido, Lindalva foi vítima de feminicídio enquanto servia o café da manhã dos idosos.

Sendo assim, ela foi morta com 44 facadas, número que se iguala as feridas sofridas por Jesus em sua crucificação.

Oração da Bem Aventurada Lindalva

Ó Deus, que infundistes no coração de Lindalva a chama da caridade e da fidelidade à vocação junto aos mais abandonados, concedei-nos a graça que vos pedimos (..) para que em breve seja reconhecida oficialmente entre os santos do céu. Sua vida ganhou, numa sexta-feira santa a coroa do martírio. Sua morte é a do justo e do inocente como a de Cristo. Na hora do holocausto, doloroso, mas fecundo, ela se apresenta a servir tal qual o Mestre que disse: “Não vim para ser servido, mas para servir.” Concedei-nos, Senhor, por intercessão da Bem-aventurada Lindalva, novas e santas vocações para o serviço de Cristo nos pobres. Isto vos pedimos, pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.”

Oração da Bem Aventurada Lindalva
Fonte: Canva (adaptado)

7 de janeiro: conclusão

Embora  7 de janeiro não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Dia da Liberdade de Culto e Dia do Leitor.

Ao mesmo tempo, é o dia de São Raimundo de Penhaforte e da Beata Lindalva Justo de Oliveira. Fora que todo sábado é dia do orixá Oxum e Iemanjá.

  • Por fim, confira também Feriados em 2023: datas dos feriados nacionais e dos pontos facultativos
7 de janeiro datas comemorativas
Montagem: Paulo Costa
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias