Foto de prancheta com a data 2 de janeiro.

2 de janeiro é Dia do Sanitarista e Dia do Juiz de Menores. As datas comemorativas de hoje, segunda

Também é dia dos santos Basílio Magno e Gregório Nazianzo, além de dia dos orixás Exú e Omolú-Obaluaê. Veja as datas de 2 de janeiro

Compartilhe

Hoje é 2 de janeiro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 2 de janeiro?

Frase de bom dia com desenho de xícara de café: Frase "Um dia leve e um café forte".
Fonte: Canva

Em 2023, 2 de janeiro cai em uma segunda-feira. Trata-se do 2º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 363 dias para 2024. Além disso, estamos no verão e a fase da Lua é crescente. Enfim, quem nasce em 2 de janeiro é do signo de Capricórnio.

Hoje é o segundo dia do primeiro mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de janeiro de 2023. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

Qual o horóscopo de hoje?

Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 2 de janeiro?

Fundo amarelo com desenho de signo de capricórnio. Escrito "Capricórnio, 22 dez - 20 jan, A capricorniana escala montanhas direto ao topo e sabe que paciência, perseverança e dedicação são as únicas maneiras de chegar lá.
Fonte: Canva

Nascidos no dia 2 de janeiro são de Capricórnio. Sem dúvidas, os capricornianos são conhecidos por serem pacientes e disciplinados.

Similarmente, pessoas desse signo costumam a planejar e traçar seus objetivos e metas e, por isso, não costumam confiar nos planos feitos por outras pessoas. Além disso, sabem que para conquistar seus objetivos precisam trabalhar muito e serem persistentes.

O que se comemora no dia 2 de janeiro?

Está se perguntando: afinal, 2 de janeiro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia Mundial dos Introvertidos e Dia do Sanitarista.

Dia Mundial dos Introvertidos

O Dia Mundial dos Introvertidos é comemorado anualmente em 2 de janeiro. O marco faz homenagem aos indivíduos de todo o mundo retratados como reservados, silenciosos e reflexivos.

Foi em 2011 que ocorreu a 1ª celebração do Dia Mundial dos Introvertidos. Sendo realizada pela Psicóloga Felicitas Heyne, que cogitou o 2º dia do ano pensando o quanto as festas de Natal e Réveillon podem ser agonizantes para os introvertidos.

Hoje é dia dos introvertidos recarregarem as energias com seus hobbies preferidos, assim se prepararem para o Ano Novo.

  • Enquanto isso, confira também Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Você se considera um introvertido? Então, que tal postar conteúdo sobre a data nas suas redes sociais hoje? Pode divulgar uma lista de afazeres indicados para as pessoas como você fazer durante o dia, por exemplo.

Caso você se considerar extrovertido, também deve aproveitar a data para buscar conhecimento. Investigue sobre a psicologia da introversão. Fale sobre isso com os seus seguidores, que tal?

  • Ao mesmo tempo, veja também Frases de reflexão: as 60 melhores mensagens para pensar sobre a vida

Dia do Sanitarista

Hoje também celebramos o Dia do Sanitarista. No dia 2 de janeiro é importante chamar a atenção para a valorizarão da função, assim como buscar a conscientização sobre a importância.

Sanitarista é o profissional que analisa a saúde pública local, analisando os problemas, propondo soluções e também estimativas para que as medidas possam ser executadas.

  • Ao mesmo tempo, leia também Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar

Foto sobre o Dia do Sanitarista - 2 de janeiro.
Fonte: Facebook

Qua tal postar uma frase sobre esta data comemorativa nas suas redes sociais hoje? Confira alguns exemplos abaixo:

  • O saber contra a ignorância, a saúde contra a doença, a vida contra a morte… Mil reflexões da batalha permanente em que estamos todos envolvidos.” (Oswaldo Cruz).
  • Pelos erros dos outros, o homem sensato corrige os seus.” (Oswaldo Cruz).
  • A minha homenagem ao profissional sanitarista que verifica, analisa e pesquisa a Saúde Pública! Parabéns.

Próximas datas comemorativas do mês de janeiro

  • 3 de janeiro – Dia do Juiz de Menores;
  • 4 de janeiro – Dia da Abreugrafia, Dia Mundial do Braille e Dia do Hemofílico;
  • 5 de janeiro – Dia de São Nepomuceno Neumann e Dia da Criação da Primeira Tipografia no Brasil;
  • 6 de janeiro – Dia de Reis, Dia do Astrólogo e Dia da Gratidão;
  • 7 de janeiro – Dia do Leitor e Dia da Liberdade de Cultos;

Segunda-feira é dia de qual orixá?



Foto de imagem dos orixás Exú e Omolú-Obalauaê - montagem.
Fonte: Caotize/ Camdomblemagia. Montagem: Laila Lopes



Exú e Omolú-Obaluaê são os orixás de segunda-feira. O Orixá Exú conecta os humanos ao mundo dos orixás, assim sem Ele nenhuma comunicação espiritual é possível, e não há proteção para o terreiro nem para os filhos.

Já Omulú-Obaluaê é o senhor das doenças. Ele é o orixá que renova os espíritos, senhor dos mortos e regente dos cemitérios. O consideram o campo santo entre o mundo material e o espiritual.

Qual o santo do dia 2 de janeiro?

Em 2 de janeiro a Igreja Católica celebra o Basílio Magno e o Gregório Nazianzo. Basílio nasceu no Império Romano, Gregório, por sua vez, nasceu em Capadócia. Ambos viveram no século IV.

Foto de imagem de Basílio Magno e Gregório Nazianzo.
Basílio Magno (à enquerda) e Gregório Nazianzo (à direita). Fonte: Wikipédia/ Wikipédia

São Basílio foi bispo de Cesareia, na Capadócia. Também teólogo, ficou conhecido por seu cuidado com os necessitados e pobres. Ele e São Pacômio (IV) são lembrados como os pais do monasticismo comunal no cristianismo oriental.

Gregório de Nazianzo também levou uma vida religiosa, um Patriarca de Constantinopla, teólogo e escritor cristão. Ele é considerado o mais talentoso retórico da era patrística.

Para a Igreja Católica, Gregório é denominado pelo cognome doutor da Igreja.

A festa litúrgica de São Basílio e Gregório é hoje, dia 2 de janeiro. Ambos padres da Igreja, assim como Gregório de Níssa (IV), são denominados Padres Capadócios.

2 de janeiro: conclusão

Embora 2 de janeiro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. A Igreja Católica celebra hoje os santos Basílio Magno e Gregório Nazianzo.

Além disso, hoje é dia dos orixás Exú e Omolú-Obaluaê. Em resumo, é comemorado neste marco Dia Mundial dos Introvertidos e Dia do Sanitarista.

  • Por fim, leia 2022: política, mortes, desastres e principais notícias que marcaram o ano. Retrospectiva completa!

Foto de calendário com a data 2 de janeiro.
Montagem: Equipe Fashion Bubbles
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias