21 de junho é Dia do Profissional de Mídia. As datas comemorativas de hoje, quarta

Hoje é o vigésimo primeiro dia do sexto mês do ano, Dia do Aperto de Mão. Confira as celebrações de 21 de junho, frases e cartões para compartilhar

Hoje é dia 21 de junho! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 21 de junho?

Fonte: Canva (adaptado)

Em 2023, 21 de junho cai em uma quarta-feira. Trata-se do 172º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 193 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é nova e estamos no inverno. Nascidos em 21 de junho são do signo de Gêmeos.

Assim sendo, estamos no final do sexto mês o ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de junho de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 21 de junho?

Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 21 de junho são de Gêmeos. Sem dúvida, os geminianos são conhecidos por serem curiosos, comunicativos, amigáveis e intuitivos.

Similarmente, pessoas desse signo ficam entediados com facilidade e não gostam de rotina. Sendo assim, tendem a gostar de profissões onde precisam de estímulos intelectuais e por esse motivo são mais propensos a trabalharem em áreas como jornalista, editor, escritos, advogado, professor e empresário.

O que se comemora no dia 21 de junho?

Você não sabe o que se comemora no dia 21 de junho? Então, confira mais a seguir sobre o Início do inverno, Dia do Profissional de Mídia, Dia do Aperto de Mão, Dia Internacional do Yoga, Dia Mundial do Skate, Dia do Intelectual, Dia Nacional de Controle da Asma e Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Início do inverno

O inverno é uma das quatro estações do ano e sua característica mais marcante são as temperaturas baixas. Dessa maneira, ele corresponde a um fenômeno astronômico denominado Solstício de Inverno.

Sendo assim, no Brasil, a estação começa no dia 21 de junho de 2023 e termina no dia 22 de setembro de 2023.

Fonte: Canva (adaptado)

Está curioso para saber as principais características do inverno? Veja mais!

Principais características do inverno

  • No verão, ocorrem os dias mais curtos;
  • As temperaturas diminuem;
  • A umidade diminui;
  • Diminuição ou ausência das chuvas;
  • As noites são mais longas.

Dia do Profissional de Mídia

No dia 21 de junho, celebra-se o Dia do Profissional de Mídia. A data foi instituída pela Central de Outdoor, em 1977.

Assim, o dia tem como principal objetivo homenagear os profissionais que se dedicam diariamente a mídia, ou seja, são responsáveis por criar estratégias, produzir e lidar com todos os tipos de comunicação que esteja direcionado ao público.

Fonte: Canva (adaptado)

Dessa maneira, o profissional de mídia pode atuar em diversos meios de comunicação, como, por exemplo, o rádio, a TV, agências de comunicação e a internet.

Você quer ser um profissional de mídia? Então, se dedique bastante e conquiste seu espaço. Afinal, é uma área que tem crescido muito nos últimos anos!

Dia do Aperto de Mão

No dia 21 de junho se comemora o Dia do Aperto de Mão. A data é uma celebração a um dos cumprimentos humanos mais antigos.

Isto é, os primeiros registros foram encontrados em templos egípcios. Os povos do Egito Antigo acreditavam que quando os deuses estendiam as mãos para o faraó, ele recebia suas bênçãos e poder.

Fonte: Canva (adaptado)

Dessa maneira, o gesto perpetuou por diversos anos e atualmente representa um sinal de concordância e união entre duas pessoas

Com isso, o Dia do Aperto de Mão foi criado com objetivo de reforçar a importância das relações sociais e do respeito entre as pessoas. Afinal, o aperto de mão é utilizado para selar acordos, cumprimentar pessoas e até mesmo para fazer as pazes.

Dia Internacional do Yoga

No dia 21 de junho, celebra-se o Dia Internacional do Yoga. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU, durante a sua 69ª assembleia geral, realizada em 2014.

 Assim, o dia 21 de junho foi escolhido pois faz alusão ao início do Solstício de Verão, no Hemisfério Norte. Afinal, é considerado o dia mais longo do ano e tem um significado especial em diversas regiões.

Assim, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre os benefícios do Yoga para uma vida com mais qualidade e saúde. Dessa maneira, neste dia, diversos praticantes se reúnem para praticar o Yoga e comemorar a data.

Fonte: Canva (adaptado)

Dia Mundial do Skate

Hoje, dia 21 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Skate. A data foi criada pela International Association of Skateboards Companies – IASC, em 2004.

Dessa maneira, a data tem como objetivo homenagear todos aqueles que tem orgulho de praticar o skatismo, assim como promover a cultura, a diversidade e a diversão. Afinal, hoje em dia, ele é um esporte muito popular entre os jovens de todo o mundo.

Related Post

Assim, neste dia, acontecem diversos eventos ao redor do Brasil. Então, se você já pratica ou gostaria de praticar o esporte, encontre uma pista de skate e se divirta!

Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Intelectual

No dia 21 de junho, se comemora o Dia do Intelectual. A data foi criada em homenagem a todos que se dedicam à criação, ao pensamento e à reflexão dos mais variados temas do cotidiano e do universo.

Com isso, o dia visa chamar a atenção acerca da importância de se formar profissionais e cidadãos intelectuais e com alto senso crítico. Isto é, com a capacidade de questionar e debater temas importantes para a sociedade.

Fonte: Canva (adaptado)

Dia Nacional de Controle da Asma

No dia 21 de junho, celebra-se o Dia Nacional de Controle da Asma. A data foi criada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de reforçar a necessidade dos cuidados e modos de prevenção com uma das principais doenças respiratórias crônicas: a asma.

Sendo assim, a asma é uma doença inflamatória crônica, que acomete as vias respiratórias e o pulmão, causando episódios de falta de ar, tosse e aperto no peito.

Segundo a OMS, a doença acomete cerca de 235 milhões de pessoas no mundo e 6,4 milhões de brasileiros acima de 18 anos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

Fonte: Canva (adaptado)

Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

No dia 21 de junho, se comemora o Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.693, em 2018.

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença rara, que atinge o sistema nervoso de maneira degenerativa e progressiva.

Assim, os pacientes que sofrem com a doença desenvolvem paralisia motora irreversível e morte precoce, como resultado das perdas de movimentos cruciais, como a fala, o engolir e o respirar.

Por esse motivo, o tratamento precoce é extremamente importante. Afinal, apesar de não ter cura, os procedimentos visam uma melhoria da qualidade de vida do paciente.

Dessa maneira, o dia tem como objetivo alertar e conscientizar a população acerca dessa enfermidade rara, assim como buscar o apoio dos governantes e profissionais de saúde para o melhor tratamento e apoio aos pacientes acometidos.

Fonte: Canva (adaptado)

Quarta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Para agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 21 de junho?

No dia 21 de junho, a Igreja Católica celebra o dia São Luís de Gonzaga.

São Luís de Gonzaga

Hoje, dia 21 de junho, a Igreja Católica celebra o dia de São Luís Gonzaga. Luís Gonzaga nasceu em 9 de março de 1568, na Corte de Castiglione, Itália.

Filho de Marta Tana di Sántena e de Ferrante Gonzaga, pertencia a uma nobre família do Sacro Império. Assim, seu pai queria que o filho seguisse a carreira militar.

No entanto, aos 10 anos descobriu seu chamado à vida religiosa e abdicou da nobreza para se entregar completamente à Deus. Então, o jovem entrou para a Companhia de Jesus, onde permaneceu durante 6 anos.

Em 21 de junho de 1591, aos 23 anos, Luís de Gonzaga faleceu após contrair tifo. Foi canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII e é considerado o padroeiro da Juventude e dos Estudantes.

Oração a São Luís Gonzaga

“Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado.

Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém.”

Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de junho

  • 22 de junho – Dia do Aeroviário, Dia do Orquidófilo e Dia do Economiário;
  • 23 de junho – Dia do Atleta Olímpico, Dia do Lavrador, Dia Internacional das Viúvas, Dia das Nações Unidas para o Serviço Público, Dia Nacional do Agente Marítimo, Dia Internacional das Mulheres na Engenharia e Dia de São José Cafasso;
  • 24 de junho – Dia de São João, Dia da Polícia Militar, Dia da Indústria Gráfica, Dia do Caboclo, Dia Internacional do Leite, Dia do Disco Voador, Dia do Observador Aéreo, Dia da Araucária e Dia da Comunidade Britânica;
  • 25 de junho – Dia do Imigrante, Dia Mundial do Vitiligo, Dia Mundial do Marinheiro e Dia do Cotonete;
  • 26 de junho – Dia Nacional do Diabetes, Dia do Metrologista, Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura e Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas;
  • 27 de junho – Dia Nacional do Vôlei, Dia Nacional do Progresso, Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Dia Nacional do Técnico em Nutrição e Dietética, Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas e Dia Nacional do Quadrilheiro Junino;
  • 28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, Dia da Renovação Espiritual e Dia de Santo Irineu;
  • 29 de junho – Dia do Papa, Dia do Pescador, Dia do Dublador, Dia do Telefonista, Dia de São Pedro e São Paulo, Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública do Brasil, Dia do Engenheiro de Petróleo e Dia Internacional dos Trópicos;
  • 30 de junho – Dia do Caminhoneiro, Dia da Mídia Social, Dia Nacional do Bumba Meu Boi, Dia Nacional do Fiscal Federal Agropecuário, Dia Internacional do Asteroide e Dia Internacional do Parlamentarismo.

21 de junho: conclusão

Embora 21 de junho não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Início do inverno, Dia do Profissional de Mídia, Dia do Aperto de Mão, Dia Internacional do Yoga, Dia Mundial do Skate, Dia do Intelectual, Dia Nacional de Controle da Asma e Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Ao mesmo tempo, é o dia de São Luís de Gonzaga.

Montagem: Paulo Costa
Thamyres Barbosa: Estudante de Letras na UFRJ, apaixonada por literatura, por moda e pelo mundo.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais