23 de agosto é Dia do Aviador Naval e Dia Mundial de Combate à Injustiça. Veja as datas comemorativas de hoje, terça

Também é o dia de Santa Rosa de Lima e dia do orixá Oxumarê. Veja celebrações de 23 de agosto e frases para compartilhar

Frase "23 de agosto" em destaque na cor bege. Fundo de flores no asfalto.
Compartilhe

Hoje é dia 23 de agosto! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 23 de agosto?

Cartão virtual com a frase de bom dia em destaque e o fundo rosa, com alguns ramos de flores
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 23 de agosto cai em uma terça-feira. Trata-se do 235º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 130 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos no inverno. Nascidos em 23 de agosto são do signo de Virgem.

Assim sendo, estamos no final do oitavo mês o ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de agosto de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 23 de agosto?

Ilustração com o signo de Virgem, com uma mulher de cabelos ao vento, uma costelação e a data "23 de agosto a 22 de setembro"
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 23 de agosto são de Virgem. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem organizados, detalhistas, inteligentes e dedicadas.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características perfeccionistas e costumam ser muito críticos. Além disso, os virginianos também são pessoas muito é no chão. Por isso, sempre vão pelo caminho mais seguro e racional.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões exigem atenção aos detalhes e organização. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como escritor, jornalista, analista de sistemas, costura e nutrição.

Terça-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a terça-feira é dia de 1 orixá: Oxumarê. Logo depois, veja como homenageá-lo!

Oxumarê

Oração a Oxumarê
Oração a Oxumarê. Fonte: Canva (adaptado)

Também conhecido por renovar nossa criatividade, Oxumarê, acaba com ciclos dolorosos, trazendo alegria e nos fazendo tomar as melhores decisões para a vida. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas nas cores branca, ou bicolores amarela e verde.

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Aberém, uma comida feita com milho moído, macerado em água e cozido em folhas de bananeiras secas.

Qual o santo do dia 23 de agosto?

No dia 23 de agosto, a Igreja Católica celebra o o dia de Santa Rosa de Lima, Santo Irineu, Santo Abúndio e São Ciríaco.

Santa Rosa de Lima

Hoje, dia 23 de agosto, a Igreja Católica celebra o Dia de Santa Rosa de Lima. Ela nasceu em abril de 1586, em Lima, no Peru.

A santa dedicou sua vida à oração e a ajuda aos mais necessitados, se destacando por sua solidariedade. Ela faleceu muito jovem, aos 31 anos, em 1617 e foi canonizada pelo Papa Clemente X, em 1671.

Santa Rosa de Lima é conhecida como a primeira Santa das Américas e é a padroeira da América Latina, do Peru e das Filipinas.

A Igreja celebra em 23 de agosto, Santa Rosa de Lima, primeira santa das Américas, virgem e padroeira da América Latina, do Peru e das Filipinas

Oração a Santa Rosa de Lima

Ò Santa Rosa, primeira flor de santidade do novo mundo, eu vos louvo e bendigo de todo coração com santa alegria. Quando edificaste a Santa Igreja de Deus pela vossa pureza Angélica, pela vossa paciência admirável e pelo amor à Jesus no Santíssimo Sacramento! Alcançai-me com a vossa piedosa intercessão a graça de guardar a virtude da santa pureza do coração, de sofrer tudo por amor de Jesus Cristo e de Maria, com paciência e resignação de receber sempre, com sincera devoção e amor, o sagrado corpo e precioso sangue de Jesus na Santa Comunhão. Rogai por mim, protetora minha, para que Jesus sempre esteja comigo na vida e na morte e por toda eternidade. Amém.

Ilustração rosa com a Oração a Santa Rosa de Lima em destaque
Fonte: Canva (adaptado)

Santo Irineu

No dia 23 de agosto, celebra-se o Dia de Santo Irineu. Irineu nasceu na Ásia Menor e foi discípulo de São Policarpo.

Irineu se tornou Bispo de Lyon após voltar de uma missão na França e durante seu bispado combateu de gnósticos. Por conta de seus escritos, hoje em dia ele é considerado um dos cristãos mais importantes do século II.

Assim, Santo Irineu morreu como mártir em uma perseguição do imperador Severo, no ano 202.

Oração a Santo Irineu

“Meu Senhor e meu Deus, pela intercessão e fidelidade de Santo Irineu, concedei-me a graça de também ser um sinal de paz, de unidade e de defesa da fé. Amém!”

Ilustração com a Oração a Santo Irineu em destaque e ao fundo uma praia
Fonte: Canva (adaptado)

Santo Abúndio

No dia 23 de agosto, a Igreja também celebra o dia de Santo Abúndio. Abúndio foi o quarto bispo de Como, eleito por volta do ano 450. Ele estava presente no Concílio de Constantinopla e foi responsável por combater ativamente a heresia do eutiquianismo.

Desse modo, o santo faleceu por volta do ano 489 e à ele é dedicada a Igreja de Santo Abúndio em Como, consagrada pelo Papa Urbano II.

São Ciríaco

Pintura de São Ciríaco com o fundo amarelo
Fonte: arquisp.org.br

No dia 23 de agosto, também é celebrado o Dia de São Ciríaco. Segundo um antigo texto da tradição cristã, um hebreu de nome Judas teria ajudado nos trabalhos para encontrar a cruz de Cristo em Jerusalém, no século IV.

Esse hebreu se converteu e passou a adotar o nome de Ciríaco, quando se tornou sacerdote. Mais tarde, foi eleito Bispo de Jerusalém.

No entanto, pouco depois, morreu como mártir durante a perseguição de Juliano, o Apóstata, entre os anos 361 e 363.

O que se comemora no dia 23 de agosto?

Você não sabe o que se comemora no dia 23 de agosto? Então, confira mais a seguir sobre o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição, Dia da Intendência, Dia do Aviador Naval e Dia Mundial de Combate à Injustiça.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição

No dia 23 de agosto, celebra-se o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição. A data foi estabelecida pela UNESCO, através da Resolução 29 C/40 e é comemorada anualmente desde 1998.

Assim, o dia tem como objetivo homenagear todas as vítimas de escravidão, além de convidar a população a refletir sobre o que foi a escravidão e os preconceitos raciais que se perpetuam desde a época.

Cartão Virtual com o fundo azul, a frase "Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição" eduas mãos se livrando de uma corrente
Fonte: Canva (adaptado)

Dia da Intendência

Hoje, dia 23 de abril, celebra-se o Dia da Intendência. A data foi instituída em 1945, através do Decreto-Lei nº 782, que oficializou o Serviço de Intendência da Aeronáutica.

Em 2022, a Intendência celebra seus 77 anos de criação e, hoje em dia, a Arma de Intendência, é responsável por dar apoio aos que voam na Dimensão 22, além de ser fundamental para influenciar, indiretamente, o resultado de uma batalha.

Assim, se você gerência um perfil sobre a área militar nas redes sociais, não deixe de prestar suas homenagens!

Ilustração com a bandeira do Brasil ao fundo, o símbolo da Intendência em destaque e a frase " Dia da Intendência" acima
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Aviador Naval

Contudo, o vigésimo terceiro dia de agosto também comemora o Dia do Aviador Naval. A data celebra a criação da Escola de Aviação, em 23 de agosto de 1916, apenas 10 anos após o primeiro voo do 14 Bis, de Santos Dumont.

Dessa maneira, a data celebra todos os profissionais da Aviação Naval, que, sem dúvidas, são essenciais para o sucesso da Marinha do Brasil.

Foto de um avião da aviação naval com a frase "Dia do Aviador Naval" em letras verde-água
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Mundial de Combate à Injustiça

No dia 23 de agosto, se comemora o Dia Mundial de Combate à Injustiça. A data tem como objetivo conscientizar a população acerca das injustiças que nós cometemos em nosso dia a dia.

Afinal, para mudar o mundo é preciso, primeiro, repensarmos as nossas próprias atitudes.

Gerencia um perfil nas redes sociais que fala sobre justiça? Então, que tal publicar um post falando sobre o que é justo e o que é injusto?

Foto do símbolo da justiça em uma escultura dourada com a frase "Dia Mundial de Combate à Injustiça" escrita ao lado
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de agosto

  • 24 de agosto – Dia da Infância, Dia dos Artistas, Dia Nacional da Comunidade Ucraniana e Dia de São Bartolomeu;
  • 25 de agosto – Dia do Soldado, Dia do Feirante, Dia da Legalidade e Dia Nacional da Educação Infantil;
  • 26 de agosto – Aniversário de Campo Grande, Dia do Catequista, Dia Internacional da Igualdade da Mulher, Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e Dia de São Zeferino;
  • 27 de agosto – Dia do Psicólogo, Dia do Corretor de Imóveis, Dia de São Celestino I e Dia de Santa Mônica;
  • 28 de agosto – Dia dos Bancários, Dia Nacional do Voluntariado, Dia da Avicultura, Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento e Dia de Santo Agostinho de Hipona;
  • 29 de agosto – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, Dia Nacional de Combate ao Fumo, Dia Internacional do Gamer, Dia Internacional contra Testes Nucleares e Dia de Santa Joana Maria da Cruz;
  • 30 de agosto – Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla e Dia de São Cesário de Arles;
  • 31 de agosto – Dia do Nutricionista, Dia Internacional do Blog e Dia de São Raimundo Nonato.

23 de agosto: conclusão

Embora 23 de agosto não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição, Dia da Intendência, Dia do Aviador Naval e Dia Mundial de Combate à Injustiça.

Ao mesmo tempo, é o dia de Santa Rosa de Lima, Santo Abúndio, Santo Irineu e São Ciríaco. Fora que toda terça é dia do orixá Oxumarê.

Compartilhe

Stories

Matérias Similares