25 de novembro é Dia da Black Friday. Veja as datas comemorativas de hoje, sexta

Também é o Dia da Madrinha e do orixá Oxalá. Veja celebrações de 25 de novembro para compartilhar nas redes sociais!

Fonte: Fashion Bubbles

Hoje é 25 de novembro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais e frases que podem ser compartilhadas nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 25 de novembro?

Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 25 de novembro cai em uma sexta-feira. Trata-se do 329º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 36 dias para 2023. Além disso, estamos na primavera e a fase da Lua é nova. Enfim, quem nasce em 25 de novembro é do signo de Sagitário.

Hoje é o vigésimo quinto dia do décimo primeiro mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de novembro de 2022. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de conteúdo para as redes sociais

Qual o horóscopo de hoje?

Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 25 de novembro?

Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos no dia 25 de novembro são de Sagitário. Sem dúvidas, os sagitarianos são conhecidos por serem sinceros, animados e aventureiros.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características extrovertidas e por isso, costumam ser comunicativas e não gostar da solidão. Além disso, também são pessoas de alma livre e por isso amam viajar e conhecer o mundo.

Sendo assim, escorpianos tendem a gostar de profissões que não exigem rotinas rígidas. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar com turismo, jornalismo ou educação.

O que se comemora no dia 25 de novembro?

Está se perguntando: afinal, 25 de novembro é dia de quê? Então, saiba mais sobre a Black Friday, Dia da Madrinha, Dia Nacional do Doador de Sangue, Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres e Dia da Baiana de Acarajé;

Black Friday

Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, O Black Friday (Sexta-feira preta, na tradução literal) cai em 25 de novembro. Isto por que, a data é comemorada anualmente após o Dia de Ação de Graças.

A Black Friday surgiu, nos Estados Unidos , a partir dos anos 1960, quando as lojas começaram a fazer promoções imperdíveis para os consumidores. Entretanto, no Brasil aconteceu pela primeira vez apenas em 2010, seguindo os formatos americanos.

Dessa forma, o Black Friday tem um sucesso enorme no mundo todo e muitas pessoas esperam o ano inteiro para aproveitar os preços do dia. Com isso, muitas lojas formam filas enormes durante a madrugada anterior ao grande evento, lotado de clientes a espera dos melhores preços do ano.

Dia da Madrinha

Em 25 de novembro celebramos o Dia da Madrinha. A data faz homenagem à figura feminina considerada por muitos uma segunda mãe.

Madrinhas, assim como padrinhos, podem ser consagradas em diversas etapas da vida de um indivíduo. Quando o bebê nasce, no batismo da criança, na crisma ou até em casamentos.

O papel da madrinha, segundo algumas convenções sociais e religiosas, é cuidar da criança, se caso acontecer algo que impeça que os pais façam isso.

Os brasileiros costumam apelidar carinhosamente suas madrinhas com “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”.

Em seguida, confira mensagens para desejar um feliz Dia da Madrinha:

  • Madrinha, hoje deixo um beijinho carinhoso, e o desejo que seu dia seja especial e muito alegre!
  • Minha madrinha querida, nesse dia quer lhe desejar muitas felicidades e agradecer imensamente pelo carinho.
  • Madrinha, você é tudo aquilo que descreve uma amizade de verdade, você é tudo de bom. Você é uma madrinha diferente, uma madrinha que faz um papel de amiga. Feliz data comemorativa!

Dia Nacional do Doador de Sangue

Outra data comemorativa de 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.  O marco homenageia as pessoas que doam sangue e também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

A data tem origem no dia do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. Estabelecida pelo Decreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964.

Todo doador de sangue tem direito a um dia de folga, em cada 12 meses.

Fonte: Coalize

Então, que tal aproveitar o marco e postar conteúdo nas suas redes sociais? Se você é da área de saúde, pode incentivar o gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar vidas de pessoas.

  • Logo após, veja Caju: 13 benefícios da fruta e da castanha para a saúde

Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres

Related Post

Celebramos também no dia 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. O objetivo do marco é alertar a sociedade quanto aos casos de violência e maus tratos contra as mulheres.

Segundo mostram as estatísticas, 1 em cada 3 mulheres sofre de violência doméstica. São alguns exemplos de maus tratos: violência física, psicológica e assédio sexual.

A data faz homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal. Ambas foram torturadas e assassinadas neste mesmo dia, em 1960, a mando de Rafael Trujillo, ditador da República Dominicana.

Conhecidas por “Las Mariposas”, as irmãs lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana.

  • Enquanto isso, confira Vitamina A para a mulher: importante elemento de beleza e saúde

Então, que tal aproveitar a data importante para criar conteúdo nas as redes sociais? Se você pode ajudar, ofereça assistência para o público feminino das suas mídias que sofre de violência doméstica, ou conhecem alguém que sofre. Assim, mostrando a importância da denúncia (ligação para 180).

Dia da Baiana de Acarajé

Mais uma celebração do dia 25 de novembro, o Dia da Baiana de Acarajé. A data faz homenagem à importante cultura da figura baiana do acarajé, nome que recebe as mulheres dedicadas à produção e venda de acarajé, entre outras comidas.

Um ícone popular do Brasil, a baiana produz iguarias, se veste com saia rodada, turbante e colares. Assim, características que marcam a tradição da cultura afro-brasileira.

O Dia da Baiana de Acarajé é mais celebrado no centro de Salvador, onde se concentram mais essas profissionais. Acontece um grande desfile nas ruas e, no final, uma missa ou culto para homenageá-las.

  • Logo depois, leia Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Fonte: Pinterest

Você cria conteúdo de culinária para as mídias sociais? Então que tal aproveitar a data e reproduzir a receita do acarajé?! Dessa forma, complemente o seu vídeo falando da história da iguaria.

Próximas datas comemorativas do mês de novembro

  • 26 de novembro – Dia do Corpo Auxiliar da Marinha e Dia Interamericano do Ministério Público;
  • 27 de novembro – Dia do Técnico da Segurança do Trabalho, Dia Nacional de Combate ao Câncer, Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama, Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho e Dia de Nossa Senhora das Graças;
  • 28 de novembro – Dia do Soldado Desconhecido e Cyber Monday;
  • 29 de novembro – Dia Nacional da Onça-Pintada e Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino;
  • 30 de novembro – Dia da Amizade Brasil-Argentina, Dia do Síndico, Dia do Teólogo, Dia Nacional do Evangélico, Dia do Estatuto da Terra e Dia em Memória de todas as Vítimas de Armas Químicas.

Sexta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a sexta-feira é dia de 1 orixá: Oxalá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é o Oxalá?

Oração para Oxalá. Fonte: Canva (adaptado)

Considerado o orixá mais poderoso de todos, Oxalá foi o primeiro a ser criado. Assim, é ele quem rege toda vida na terra. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas na cor branca

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Ebô, uma comida feita com milho branco bem lavado e cozido sem tempero ou sal.

Qual o santo do dia 25 de novembro?

Em 25 de novembro a Igreja Católica celebra a Santa Catarina de Alexandria. Das informações que se tem sobre Catarina, sabe-se que ela viveu no início do século IV.

No leito de sua morte trágica (decapitação), Santa Catarina viu o Arcanjo Miguel. Ela suplicou que Deus ouvisse as orações de todos que recorressem-lhe por sua intercessão. Catarina morreu aos 18 anos.

Hoje, portanto, a santa é conhecida por a padroeira dos estudantes, filósofos e professores. No Brasil, ela é a principal santa do Estado e da Ilha de Santa Catarina.

Oração a Santa Catarina de Alexandria

“Santa Catarina de Alexandria, que tivestes uma inteligência abençoada por Deus, abre a minha inteligência, faze entrar na minha cabeça as matérias de aula, dá-me clareza e calma na hora dos exames, para que possa ser aprovado(a). Eu quero aprender sempre mais, não por vaidade, nem só para agradar aos meus familiares e professores, mas para ser útil a mim mesmo, a minha família, à sociedade e à minha Pátria. Santa Catarina de Alexandria, conto contigo. Conta também tu comigo. Eu quero ser um(a) bom(a) cristão(a) para merecer a tua proteção. Amém.”

Fonte: Canva (adaptado)

25 de novembro: conclusão

Embora 25 de novembro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância.

São comemorações deste dia: Dia da Madrinha, Dia Nacional do Doador de Sangue, Dia Mundial de Ação de Graças, Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres e Dia da Baiana de Acarajé.

Ao mesmo tempo, é o Dia Santa Catarina de Alexandria. Fora que toda sexta-feira é dia do orixá Oxalá.

  • Por fim, confira também Feriados em 2022: Veja datas e dia da semana de todos!

Montagem: Equipe Fashion Bubbles

Atualizado por Thamyres Barbosa

Laila Lopes: 26 anos, mineira (atualmente morando na região serrana do RJ) e amante de seus bichos: 2 cachorros e muitos peixinhos. Redatora digital há 4 anos, com mais de 2000 artigos publicados na internet
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais