25 de outubro é Dia do Dentista. As datas comemorativas de hoje, quarta

Hoje é o vigésimo quinto dia do décimo mês do ano, Dia Nacional do Macarrão. Veja celebrações de 25 de outubro e frases para compartilhar

Fonte: Canva (adaptado)

Hoje é dia 25 de outubro! Não é feriado nacional, porém um dia com celebrações importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a importância delas.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais, dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhadas nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 25 de outubro?

Fonte: Pexels. Montagem: Laila Lopes

Em 2023, 25 de outubro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 298º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 67 dias para 2024. Além disso, a fase da lua é crescente e estamos na primavera. Nascidos em 25 de outubro são do signo de escorpião.

Hoje é o vigésimo quinto dia do décimo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de outubro de 2023. Por lá você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

#actampads1#

Qual o signo de quem nasce em 25 de outubro?

Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos no dia 25 de outubro são de Escorpião. Sem dúvidas, os escorpianos são conhecidos por serem intensos, misteriosos e afetivos. Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características seletivas e por isso, costumam selecionar bem as amizades. Além disso, também são pessoas “oito ou oitenta”, o que pode gerar decisões precipitadas.

Sendo assim, escorpianos tendem a gostar de profissões que exigem a capacidade de ser decidido ou até mesmo emotivo. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como médicos, comunicadores e cientistas.

O que se comemora no dia 25 de outubro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 25 de outubro? Então confira mais sobre o Dia do Engenheiro Civil, Dia Nacional do Dentista, Dia Nacional da Saúde Bucal, Dia Nacional do Macarrão, Dia de São Crispim e São Crispiniano, Dia de São Frei Galvão, Dia do Sapateiro, Dia da Democracia e Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo;

Dia do Engenheiro Civil

Fonte: Canva (adaptado)

No dia 25 de outubro, celebra-se o Dia do Engenheiro Civil. A data foi estabelecida em 2013 através do Projeto de Lei nº 348 e celebra o profissional responsável pela construção civil Além disso, o dia também é uma homenagem ao Frei Antônio de Sant’Ana Galvão que é o padroeiro da construção civil no Brasil.

#actampads1#

Dia Nacional da Saúde Bucal

Fonte: Canva (adaptado)

Hoje, dia 25 de outubro se comemora o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data foi instituída pela Lei nº 10.465 de 2002 e tem como objetivo alertar a população acerca da importância do cuidado com a saúde bucal. Dessa maneira, também visa prevenir possíveis doenças bucais e dentárias, ressaltando a necessidade de visitar um dentista regularmente.

Dia Nacional do Macarrão

Fonte: Canva (adaptado)

No dia 25 de outubro, celebra-se o Dia Nacional do Macarrão. A data foi sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, através da Lei nº 13.050, em 2014.

O dia tem como objetivo homenagear este delicioso prato de origem italiana que, atualmente, está na mesa da maioria dos brasileiros. Afinal, o prato, com seus diversos molhos e acompanhamentos, é uma opção para muitos momentos.

Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo

Fonte: Facebook / Canva (adaptado)

O nanismo é classificado como uma doença física causada pela falta de crescimento, que se resulta na baixa estatura se comparada com outras pessoas da mesma idade e sexo.

#actampads1#

Assim, o Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo foi estabelecido em 2017, através da Lei nº 13.472 e tem como objetivo conscientizar a sociedade acerca do preconceito, além de incentivar a equidade em oportunidades de trabalho e qualidade de vida.

Dia da Democracia

Em 25 de outubro comemora-se o Dia da Democracia. O marco é celebrado em razão de um episódio histórico: o falecimento do jornalista Vladimir Herzog, que ocorreu nesta data, em 1975.

Vladimir morreu após ser torturado no DOI-CODI durante o regime militar. O fim de sua vida marcou o início da luta pela redemocratização do Brasil. A data tem grande importância, pois serve para valorizar o Estado democrático de Direito.

  • Logo depois, veja também Zuzu Angel: a estilista que usou a moda para enfrentar a Ditadura Militar
Fonte: Pexels. Montagem: Laila Lopes

Em seguida, confira frases sobre o Dia da Democracia para compartilhar:

#actampads1#
  • A democracia é a melhor forma de governo que existe atualmente;
  • “Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um.” – Fernando Sabino;
  • A democracia não é perfeita, mas ela garante que não cheguemos ao abismo!;
  • “Só podemos cobrar democracia se aplicarmos no nosso dia a dia um espírito democrático.” — Reinaldo Vasconcelos Pereira.

Dia do Dentista Brasileiro

A comemoração nacional do Dia do Dentista ocorre em 25 de outubro. Isso porque nessa mesma data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311. Este deu origem aos primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil. Especificamente no Rio de Janeiro e na Bahia.

Quem tornou a data que comemora o Dia do Dentista Brasileiro oficial foi uma portaria do Conselho Federal de Odontologia. Antes, quem exercia a profissão de dentistas eram os barbeiros, sangradores e cirurgiões, mas sempre na supervisão de um cirurgião-mór. O primeiro cirurgião-mór, cargo extinto em 1828, foi José S. C. Galhardo.

Vicente Cândido Sabóia, diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, instituiu o ensino da odontologia no Brasil em 1880.

Related Post
  • Para homenageá-los, preparamos um super especial do Dia do Dentista  com  30 mensagens
Fonte: Freepik. Montagem: Laila Lopes

Você trabalha como dentista? Então hoje é o dia perfeito para você divulgar o seu negócio! Mostre nas redes sociais o dia a dia no consultório, os atendimentos (claro que com autorização dos clientes), tire dúvidas, etc.

#actampads1#
  • Enquanto isso, veja também Dia do Dentista: 30 mensagens e frases para compartilhar

Dia do Sapateiro

Outro marco especial de 25 de outubro é o Dia do Sapateiro. O profissional desta profissão que, aliás é uma das mais antigas do mundo, se chama artesão.

Embora a profissão não seja tão usual, ainda é comum encontrar profissionais dedicados à confecção manual de sapatos ou reparo destes. No Brasil, a confederação Nacional do Ramo Vestuário da CUT celebra o marco anualmente. A data escolhida homenageia dois santos que são considerados os padroeiros dos sapateiros. São eles: São Crispim e São Crispiniano.

Fonte: Pexels. Montagem: Laila Lopes

Em seguida, veja frases sobre o marco para compartilhar:

  • O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos… Mas a beleza da caminhada depende de quem caminha conosco!
  • Dedicação à beleza de cada passo de muitas caminhadas.
  • “Não sei quem inventou sapatos de salto alto, mas todas as mulheres devem-lhe muito.” – Marilyn Monroe
  • A importância do trabalho dos sapateiros ainda prevalece. Feliz dia!
  • Logo depois, confira ainda Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Quarta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

#actampads1#

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Para agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 25 de outubro?

No dia 25 de outubro , a Igreja Católica celebra o dia de São Crispim e São Crispiniano e de São Frei Galvão

#actampads1#

Dia de São Crispim e São Crispiniano

Outra celebração de hoje (25 de outubro) é o Dia de São Crispim e São Crispiniano. O maro homenageia a figura de dois irmãos gêmeos, que são considerados os padroeiros dos sapateiros.

Crispim e Crispiniano ficaram conhecidos pelo carisma e também pelas pregações que faziam sobre Deus.
Os artesões sapateiros morreram sendo perseguidos e martirizados pelo Império Romano.

  • Ao mesmo tempo, veja Anjo da Guarda: Preces e imagens lindas para compartilhar
Fonte: Pexels. Montagem: Laila Lopes

Em seguida, veja oração a São Crispim e São Crispiniano:

“E vós ínclitos Patronos, que tão heroicamente empenhastes a vossa vida para atear na terra o amor de Jesus, intercedei por nós, para que seguindo o vosso exemplo possamos honrar sempre o nome cristão. Por Jesus Cristo Senhor Nosso. Assim seja”

#actampads1#

Dia de São Frei Galvão

Hoje, dia 25 de outubro, é dia de celebrar São Frei Galvão. A figura é considerada o primeiro santo nascido no Brasil. Dessa maneira, ele ficou conhecido por ser o fundador do Mosteiro da Luz, que é considerado um “Patrimônio Cultural da Humanidade”, pela UNESCO. O santo foi canonizado em 2007 por pelo Papa Bento XVI, em São Paulo.

Oração a Frei Galvão

“São Frei Galvão, Deus fez em Ti maravilhas e através de Ti anunciou o Evangelho do amor, do acolhimento e da misericórdia para com os mais fracos e sofredores.

Com o coração agradecido por tão grande dom à nação brasileira, nós Te pedimos: interceda por nós junto a Deus para que possamos vivenciar na comunidade eclesial, os valores evangélicos que de modo tão heroico viveste. Dá-nos a coragem e perseverança na fé e abertura ao Espírito Santo de Deus para que possamos ser sal da terra e luz do mundo. Amém”.

#actampads1#
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de outubro

  • 26 de outubro – Dia do Trabalhador da Construção Civil e Dia do Metroviário;
  • 27 de outubro – Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes e Dia do Engenheiro Agrícola;
  • 28 de outubro – Dia do Servidor Público, Dia da Engenharia da Aeronáutica, Dia Mundial do Judô e Dia de São Judas Tadeu;
  • 29 de outubro – Dia Nacional do Livro, Dia Mundial da Psoríase, Dia Mundial do AVC, Dia do Cerimonialista e Dia Nacional da Prevenção da Lavagem de Dinheiro;
  • 30 de outubro – Dia do Comerciário, Dia do Ginecologista, Dia da Decoração, Dia do Designer de Interiores, Dia do Fisiculturista, Dia do Balconista, Dia da Merendeira Escolar e Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo;
  • 31 de outubro – Halloween, Dia do Saci, Dia Mundial da Poupança, Dia Mundial das Cidades, Dia Nacional da Poesia, Dia da Dona de Casa, Dia Mundial do Comissário de Voo, Dia da Reforma Protestante e Dia Nacional da Proclamação do Evangelho.

Relacionadas

25 de outubro: conclusão

Embora não seja feriado o dia 25 de outubro, a data possui importantes comemorações. Em resumo, são celebrados neste dia: Dia do Engenheiro Civil, Dia Nacional do Dentista, Dia Nacional da Saúde Bucal, Dia Nacional do Macarrão, Dia do Sapateiro, Dia da Democracia e Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo; Ao mesmo tempo, é o Dia de São Crispim e São Crispiniano e Dia de São Frei Galvão.

Fonte: Canva (adaptado)
Fonte: Freepik. Montagem: Laila Lopes

Atualizado por Thamyres Barbosa.

Laila Lopes: 26 anos, mineira (atualmente morando na região serrana do RJ) e amante de seus bichos: 2 cachorros e muitos peixinhos. Redatora digital há 4 anos, com mais de 2000 artigos publicados na internet
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais