8 de abril é Aniversário de Cuiabá. As datas comemorativas de hoje, sábado

Hoje é o oitavo dia do quarto mês do ano, Dia do Combate ao Câncer e Dia da Natação. Confira as celebrações de 8 de abril, frases e cartões para compartilhar

Hoje é dia 8 de abril! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 8 de abril?

Nesse sentido, confira o cartão virtual de bom dia que você pode compartilhar nas suas rede sociais. Fonte: Canva (adaptado)

Em 2023, 8 de abril cai em uma sábado. Trata-se do 98º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 267 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é cheia e estamos na outono. Nascidos em 8 de abril são do signo de Áries.

Assim sendo, estamos no início do quarto mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de abril de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 8 de abril?

Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 8 de abril são de Áries. Sem dúvida, os arianos são conhecidos por serem pessoas sinceras, competitivas, corajosas e impacientes.

Similarmente, pessoas desse signo amam um novo desafio e por isso não gostam tanto de repetição. Sendo assim, tendem a ser líderes natos e por isso são mais propensos a trabalharem em áreas como empresário, bombeiro, cirurgião ou até mesmo de forma autônoma.

O que se comemora no dia 8 de abril?

Você não sabe o que se comemora no dia 8 de abril? Então, confira mais a seguir sobre o Aniversário de Cuiabá, Dia da Natação, Dia Mundial da Astronomia, Dia Mundial do Combate ao Câncer, Dia Nacional do Sistema Braille e Dia do Desbravador.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Aniversário de Cuiabá

No dia 8 de abril, celebra-se o Aniversário de Cuiabá. Fundada em Fundado em 1719, por Pascoal Moreira Cabral, a cidade completa 303 anos em 2023.

Dessa forma, apesar de não ser considerado um feriado municipal, a Prefeitura de Cuiabá decretou que a data será um ponto facultativo.

Fonte: Canva (adaptado)

Em seguida, confira mensagens de homenagem à Cuiabá.

Frases de Aniversário de Cuiabá

  • Parabéns para essa cidade tão apaixonante, que dia 8/04 completa mais um ano! Feliz Aniversário, Cuiabá!
  •  8 de abril é o aniversário de Cuiabá! Te carrego no peito, minha cidade!
  • Eu amo minha cidade, e hoje, mais do que nunca, é dia de declarar meu amor por ela. Feliz 08/04, Cuiabá!

Dia da Natação

No dia 8 de abril, se comemora o Dia da Natação. A data foi criada com a intenção de promover o esporte e incentivar a prática da atividade.

Dessa forma, a natação é considerada um dos esportes mais completos, ou seja, além de ter muitos benefícios para saúde, ela também é muito importante para o desenvolvimento físico do ser humano.

Sendo assim, neste dia, que tal promover algum evento envolvendo a natação? Podem ser campeonatos ou brincadeiras que envolvam a atividades dentro da água.

Fonte: Canva (adaptado)

Dia Mundial da Astronomia

Hoje, dia 8 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Astronomia. Embora não seja reconhecido pela ONU, e por isso não receber o nome “Internacional”, a data é celebrada por todos os astrônomos do Brasil.

Nesse sentido, a Astronomia é uma das ciências mais antigas da humanidade. Ela estuda, por meio da observação, o universo, sua imensidão e tudo que há nele, sejam planetas, estrelas, galáxias, satélites e etc.

Dessa forma, os astrônomos, profissionais que estudam esta ciência, estão sempre em busca das respostas para todas as perguntas que envolvem o cosmos.

Fonte: Canva (adaptado)

Dia Mundial do Combate ao Câncer

No dia 8 de abril, se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo conscientizar a população sobre a doença, também conhecida como neoplastia, e seus cuidados para prevenção.

Dessa forma, o câncer é considerado a segunda doença que mais mata. Por isso, é necessário que todos estejam informados sobre a importância de sempre se consultar com o médico

Afinal, somente com a população atenta a saúde, se tornam possíveis os diagnósticos precoces, o que evitaria o crescimento da doença.

Fonte: Canva (adaptado)
  • Veja também Retinoblastoma: detalhes do câncer raro da filha de Tiago Leifert

Dia Nacional do Sistema Braille

No dia 8 de abril, celebra-se o Dia Nacional do Sistema Braille. A data é uma homenagem ao nascimento de José Alvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil e também o responsável por trazer o método Braille para o país.

Nesse sentido, o Braille é uma ferramenta de códigos de alto relevo, que representa todas as letras do alfabeto, número e etc. Este sistema é o responsável por proporcionar autonomia no dia-a-dia de pessoas com deficiência visual ou cegas.

Related Post

Assim, o Dia Nacional do Sistema Braille visa conscientizar a sociedade acerca da necessidade da inclusão de pessoas com pouca visão ou cegas no sistema educacional brasileiro. 

Fonte: Canva (adaptado)
  • Leia também Cegueira: Dia Mundial da Visão fala sobre sintomas e prevenção

Dia do Desbravador

No dia 8 de abril, se comemora o Dia do Desbravador. A data é uma homenagem aos Desbravadores, também conhecidos como Clube de Desbravadores, que fazem parte do programa oficial da Igreja Adventista desde 1950.

Nesse sentido, o Clube de Desbravadores é um programa voltado para crianças e adolescentes, na faixa etária entre 10 e 15 anos, cujo objetivo é oferecer atividades que estimulem talentos, habilidades e percepções.

Nesse sentido, no Brasil, já existem mais de 155 mil desbravadores, reunidos em mais de 6.500 clubes.

Vale lembrar que qualquer jovem, dentro da faixa etária, pode participar independente de classe social, cor ou religião.

Fonte: Canva (adaptado)

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Para homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são nas cores branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para o orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 8 de abril?

No dia 8 de abril, a Igreja Católica celebra o dia de Nossa Senhora da Penha de França.

Nossa Senhora da Penha de França

Hoje, dia 8 de abril, a Igreja Católica celebra o Dia de Nossa senhora da Penha de França.

Também conhecida como Nossa Senhora da Penha, a Virgem Maria ganhou esse título após um monge, chamado Simão, encontrar uma imagem que estava enterrada em uma serra chamada Penha de França.

Então, logo depois, Simão construiu uma capelinha em homenagem à santa, na Espanha. Assim, quando ela começou a ficar famosa, tanto a Espanha quanto Portugal sofreram com uma peste que matou parte de suas populações.

Com isso, o povo, com medo, pediu a intervenção de Nossa Senhora da Penha e sem quaisquer explicações, a doença sumiu.

Então, sabendo que a Mãe de Deus tinha os concebido um milagre, a Câmara mandou construir um santuário de louvor em homenagem a Nossa Senhora da Penha em Lisboa.

Oração de Nossa Senhora da Penha de França

“Ó Maria Santíssima, Senhora da Penha, em cujas mãos Deus depositou os tesouros das suas graças e favores. Eis-me cheio de esperança, solicitando com humildade a graça de que hoje necessito (pedido), pela qual sou-lhe grato(a) desde este momento.

Recordai-vos, ó Senhora da Penha, que nunca se ouviu dizer que algum dos que em vós têm depositado toda a sua esperança tenha deixado de ser atendido, ó boa Mãe. Assisti-nos nas agruras da vida, para que façamos delas sementes para um mundo mais fraterno e mais humano. Enxugai o pranto das pessoas que sofrem e consolai os aflitos em suas necessidades. Tudo isso vos pedimos por Jesus, vosso Filho e nosso irmão.

Amém.”

Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de abril

  • 9 de abril – Dia Nacional do Aço e Dia Nacional da Biblioteca;
  • 10 de abril – Domingo de Ramos, Dia da Engenharia e Dia do Engenheiro Metalurgista;
  • 11 de abril – Dia do Infectologista, Dia da Escola de Samba e Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson;
  • 12 de abril – Dia do Obstetra, Dia Nacional do Humorista e Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado;
  • 13 de abril – Aniversário de Fortaleza, Dia do Hino Nacional Brasileiro, Dia do Beijo, Dia do Office-Boy, Dia da Carta Régia e Dia dos Jovens;
  • 14 de abril – Quinta-feira Santa, Dia Pan-Americano, Dia Mundial do Café, Dia do Técnico em Serviço de Saúde e Dia Nacional do Neurocirurgião;
  • 15 de abril – Sexta-feira Santa, Dia da Conservação do Solo, Dia Mundial da Arte, Dia do Desarmamento Infantil e Dia Mundial do Desenhista;

8 de abril: conclusão

Embora 8 de abril não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Aniversário de Cuiabá, Dia da Natação, Dia Mundial da Astronomia, Dia Mundial do Combate ao Câncer, Dia Nacional do Sistema Braille e Dia do Desbravador.

Ao mesmo tempo, é o Dia de Nossa senhora da Penha de França. Fora que todo sábado é dia dos orixás Oxum e Iemanjá.

Montagem: Paulo Costa
Thamyres Barbosa: Estudante de Letras na UFRJ, apaixonada por literatura, por moda e pelo mundo.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais