Foto de prancheta com a data 8 de janeiro.

8 de janeiro é Dia do Fotógrafo. As datas comemorativas de hoje, domingo

Também é Dia de São Severino e dia do orixá Nanã Burukú. Veja as datas comemorativas de 8 de janeiro e imagens para compartilhar

Compartilhe

Hoje é dia 8 de janeiro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores.

Continue acompanhando!

Quando é dia 8 de janeiro?

Frase de bom dia escrita em fundo amarelo com desenhos de xícara de café, despertador, flores, sol e nuvem. Frase: "Bom dia! Que o seu dia seja colorido, repleto de alegrias, sorrisos e muita paz".
Fonte: Canva

Em 2023, 8 de janeiro cai em um domingo. Trata-se do oitavo dia do ano. Dessa forma, agora faltam 357 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é cheia e estamos no verão. Nascidos em 8 de janeiro, são do signo de Capricórnio.

Assim sendo, estamos no oitavo dia do primeiro mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de janeiro de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

 

Qual o signo de quem nasce em 8 de janeiro?

Fundo amarelo com desenho de signo de capricórnio. Escrito "Capricórnio, 22 dez - 20 jan, A capricorniana escala montanhas direto ao topo e sabe que paciência, perseverança e dedicação são as únicas maneiras de chegar lá.
Fonte: Canva

Nascidos no dia 8 de janeiro são de Capricórnio. Sem dúvidas, os capricornianos são conhecidos por serem pacientes e disciplinados.

Similarmente, pessoas desse signo costumam a planejar e traçar seus objetivos e metas e, por isso, não costumam confiar nos planos feitos por outras pessoas. Além disso, sabem que para conquistar seus objetivos precisam trabalhar muito e serem persistentes.

O que se comemora no dia 8 de janeiro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 8 de janeiro? Então, confira mais a seguir sobre Dia do Fotógrafo.

Dia do Fotógrafo

O Dia do Fotógrafo é comemorado todos os anos em 8 de janeiro. A data homenageia o profissional responsável em capturar momentos e eternizá-lo. O fotógrafo pode atuar na publicidade, no jornalismo, cinema e, inclusive, no campo artístico.

A data faz referência ao dia em que chegou a 1ª câmera fotográfica no Brasil, em 1840. No entanto, existem algumas controvérsias sobre a data exata, pois alguns consideram o dia 7 ou mesmo 16 de janeiro.

Foto de câmera e fotografias em homenagem ao Dia do Fotógrafo, 8 de janeiro.
Fonte: Canva

Próximas datas comemorativas do mês de dezembro

  • 9 de janeiro – Dia do Astronauta e Dia do Fico;
  • 10 de janeiro – Dia de São Gonçalo de Amarante;
  • 11 de janeiro – Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos e Dia Internacional do Obrigado;
  • 12 de janeiro – Aniversário de Belém e Dia Nacional do Empresário Contábil;
  • 13 de janeiro – Dia de Santo Hilário de Poitiers e Dia Internacional do Leonismo;

Domingo é dia de qual orixá?



Foto Orixá Nanã.
Fonte: Tungra



Nanã Burukú é o de domingo. Ela é o orixá dos mangues, do pântano. É a senhora da morte, responsável pela entrada (reencarnação) e saída (desencarnação) da alma. Nanã e Oxalá tiveram quatro filhos juntos: Omol/Obaluaiê, Oxumarê, Ewá e Ossaim.

Nanã é dona de um cajado, chamado ibiri. Suas roupas parecem encharcadas de sangue, orixá das águas calmas que mata na hora, e ela mata uma cabra sem usar faca. Seus fios de conta são lilás e branco.

Qual o santo do dia 8 de janeiro?

No dia 8 de janeiro, a Igreja católica celebra o São Severino.

São Severino

Hoje, 8 de janeiro, é dia de celebrar São Severino. O santo nasceu no século V, na África, e viveu no vale do Danúbio, onde na época o povo perecia após a morte do rei dos Hunos, Átila.

São Severino, então, foi um enviado de Deus para ser sinal do amor divino. Desse modo, fundou vários mosteiros e foi sinal de discernimento para várias pessoas se consagrarem ao todo poderoso.

O santo faleceu em 482, deixando um rastro de santidade para os seus filhos espirituais e para as autoridades.

Foto de mar com cruz no céu e oração a São Severino.
Fonte: Canva. Montagem: Laila Lopes

8 de janeiro: conclusão

Embora 8 de janeiro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância.

Em resumo, é comemorado neste marco o Dia do Fotógrafo.

Ao mesmo tempo, é o dia de São Severino. Fora que toda domingo é dia do orixá Nanã Burukú.

  • Por fim, leia 2022: política, mortes, desastres e principais notícias que marcaram o ano. Retrospectiva completa!
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias